Início

Questões de Concursos SEE MG

Resolva questões de SEE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q49353 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Em relação ao ensino da organização textual do discurso narrativo orientado pelo Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:

_________ é o conjunto de eventos que constitui o conteúdo narrado. Desenvolve-se pela ação das personagens no tempo e no espaço.___________ é a forma como os eventos são interligados e apresentados ao ouvinte ou leitor. 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q592308 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Três tubos de ensaio (I, II e III) contêm, cada um, 10 mililitros de água destilada a 25 °C. A esses tubos, foram adicionadas as seguintes massas de cloreto de sódio (NaCl):

Tubo I = 3,0 g Tubo II = 4,0 g Tubo III = 5,0 g

Sabendo-se que a solubilidade do NaCl a 25 °C é 36,0 g por 100 mL de água, após agitação, verificou-se existência de sólido e solução saturada em alguns tubos. O valor da massa de NaCl (s), em gramas, em cada um dos tubos I, II e III é, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q159646 | Matemática, Assistente Técnico, SEE MG, FCC

Um atleta, participando de uma prova de triatlo, percorreu 120 km da seguinte maneira: 1/10 em corrida,7/10 de bicicleta e orestante a nado. Esse atleta, para completar a prova, teve de nadar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q49295 | Pedagogia, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

A respeito do caráter não obrigatório do Ensino Religioso, a Constituição Federal (Artigo 210, parágrafo 1º) e a Constituição Estadual (Artigo 200, parágrafo único) determinam igualmente: 

I. Determinação federal: “O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental” (CF, Artigo 210, parágrafo 1º).
II. Determinação estadual: Em âmbito estadual, esse dispositivo constitucional é regulamentado, atualmente, pela Secretaria da Educação, através da Resolução nº 08 de 26 de janeiro de 2000, que “Dispõe sobre a Organização do Ensino nas Escolas Estaduais e dá Outras Providências”:

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q49324 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Sobre o ensino da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental que constam da proposta curricular do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os conteúdos dos currículos e programas, assim como as práticas de ensino, devem ser selecionados em função apenas do domínio de conceitos e classificações como fins em si mesmos. 
II. Devem compor o currículo da disciplina aqueles conteúdos considerados essenciais a vida em sociedade, especialmente aqueles cuja aprendizagem exige intervenção e mediação sistemáticas da escola, como é caso da leitura e da escrita.
como e caso da leitura e da escrita. 
III. O aluno deve reconhecer a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q49402 | Português, Professor de Geografia, SEE MG, FCC

Texto associado.
Texto I 

Os animais e a linguagem dos homens 

Essa mania que tem o homem de distribuir pela escala zoológica medidas de valor e índices de comportamento que, na escala humana, sim, é que podem ser aferidos com justeza! 

Por que chamamos de zebra a uma pessoa estúpida, que não tem as qualidades da zebra? Esta sabe muito bem defender-se dos perigos pela vista, pelo olfato e pela velocidade, sem esquecer a graça mimética de suas listas, úteis para a dissimulação entre folhas. Se ela não é dócil às ordens do treinador, se não aprende o que este quer ensinar-lhe, tem suas razões. É um ensino que não lhe convém e que a humilha em sua espontaneidade. Repele a escravidão, que torna lamentáveis os mais belos e inteligentes animais de circo, tão supe- riores a seus donos.

Gosto muito de La Fontaine*, não nego; a graça de seus versos vende as fábulas, que são entretanto uma injúria revoltante à natureza dos animais, acusados de todos os defeitos humanos. O moralista procura corrigir falhas características de nossa espécie, atribuindo-as a bichos que, não sabendo ler, escrever ou falar as línguas literárias, não têm como defender-se, repelindo falsas imputações. O peru, o burro, a toupeira, a cobra, o ouriço e toda a multidão de seres supostamente irracionais, mas acusados de todos os vícios da razão humana, teriam muito que retrucar, se lhes fosse concedida a palavra num sistema verdadeiramente representativo, ainda por ser inventado.

Sem aprofundar a matéria, inclino-me a crer que o nosso conhecimento dos animais é bem menos preciso do que o conhecimento que eles têm de nós. Não é à toa que nos temem e procuram sempre manter distância ou mesmo botar sebo nas canelas (ou asas ou barbatanas ou ...) quando o bicho-homem se aproxima. Muitas vezes nosso desejo de comunicação e até de repartir carinho lhes cheira muito mal. A memória milenar adverte-lhes que com gente não se brinca. Homens e mulheres que sentem piedade pelos animais, e até amor, constituem uma santa minoria, e eles salvarão a Terra. Mas será que os outros, a volumosa maioria, os caçadores, os torturadores, os mercadores de vidas, vão deixar? 

La Fontaine - fabulista francês do século XVII. 

(Carlos Drummond de Andrade. Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987, pp. 139-141, crônica transcrita com adaptações)
Identifica-se corretamente no texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q49334 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

O Eixo Temático I - Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais envolve o estudo do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Sobre o ensino desse tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q325130 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

O documento que não admite o uso de parágrafos, para que não se introduzam em seu texto acréscimos ou alterações, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q49331 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A adequação do nível de complexidade dos textos a serem utilizados é importante para o ensino de Língua Portuguesa. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q49360 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Um caminho metodológico a ser desenvolvido nas diferentes séries é o de confrontar as diferentes formas e usos da linguagem. Sobre o processo de avaliação do tópico a linguagem verbal e suas modalidades (fala e escrita), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A avaliação deve ser pautada por diferentes critérios, o que significa que os parâmetros são relativos.
II. A amplitude do tema exige um processo de avaliação também mais amplo, o que significa dizer que os textos, orais e escritos, devem estar submetidos a um processo de avaliação que leve em conta as suas funções e as suas opções linguísticas.
III. Recomenda-se que os critérios não sejam apenas pautados pela norma padrão, dada exatamente a grande variedade de usos e possibilidades de usos. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q49333 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A proposta curricular da Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, afirma que o trabalho com o que tradicionalmente se identifica como estudo de gramática e de estilística ocorrerá de forma integrada às demais dimensões do texto. Sobre esse trabalho, analise as afirmativas e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) 0 posicionamento de integração significa subordinar o estudo a eventuais características dos textos selecionados para leitura. 
( ) Ao escolher o gênero ou o tipo textual a ser estudado em uma etapa de ensino, o professor poderá e deverá selecionar, previamente, no repertório de recursos linguísticos, aquele ou aqueles que será mais oportuno estudar sistematicamente.
( )A apropriação consciente de recursos linguísticos específicos pode e deve ser tomada como objeto de estudo sistemático, de forma a garantir o controle sobre o que está sendo ensinado e aprendido pelos alunos. 
( ) Cabe ao professor selecionar os tópicos a serem estudados, mas sem considerar que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem.
( ) Cabe a escola e ao professor a tarefa de selecionar e sequenciar os conteúdos, considerando o que for, de um lado, possível a seus alunos e, de outro, necessário em função dos objetivos do projeto educativo da escola.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q49354 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Organizar um enunciado significa articular aspectos pragmáticos, semânticos e formais. No ensino da organização linguística do enunciado descritivo, tópico da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), o professor precisa de algumas condições. Sobre o processo de ensino, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para que o aluno produza uma sequência descritiva de modo reflexivo e consciente, necessita antes reconhecer quais recursos linguísticos podem ser acionados na produção desse gênero textual.
II. É importante que o professor avalie se o uso dos recursos, na estruturação dos enunciados descritivos, foram adequados e produziram o sentido desejado pelo autor, no ato da produção dos textos.
III. O aluno deve saber reconhecer como as frases e as partes de estruturas sintáticas se prestam a descrição e de como o uso diferenciado desses recursos sempre produz o mesmo sentido. 

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q49455 | Informática, Especialista em Educação, SEE MG, FCC

É um repositório de informações que modelam entidades do mundo real, como produto, cliente, funcionário etc. Nesse repositório é possível introduzir, modificar, remover, selecionar e organizar as informações armazenadas por meio de uma linguagem universal para gerenciamento de informações chamada SQL (Structured Query Language). 

O texto fala de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q49444 | Português, Especialista em Educação, SEE MG, FCC

Texto associado.
                                                                Texto I 

      No fim do século XIV, Portugal, vitimado por uma sucessão de administrações perdulárias, se convertera em um reino endividado. Sem alternativas para produzir riquezas em seu território, a coroa voltou os olhos para o mar. Essa epopeia em busca de riquezas é narrada pelo jornalista mineiro Lucas Figueiredo em Boa Ventura!. Calcada sobre um minucioso levantamento histórico, a obra traça um quadro desolador da penúria em que então vivia Portugal e retrata as adversidades que enfrentou para achar uma solução: a chamada Corrida do Ouro brasileira, que se deu entre os anos de 1697 e 1810. 
      Foi o sonho dourado português que levou dom Manuel ardenar, em março de 1500, a viagem de Pedro Álvares Cabral ao desconhecido. Depois de atingir o arquipélago de Cabo Verde, o jovem navegador voltou a proa de sua caravela para o Ocidente, com a missão de salvar a coroa da falência. O rei apostou nas terras ermas e inexploradas do Novo Mundo. Para ele, poderia estar ali a fonte rápida e repleta de riquezas que guindariam Portugal à fartura. 
      A pressão de Lisboa levou o governador-geral Tomé de Sousa a organizar a primeira expedição oficial em busca do metal, seduzido pelos rumores sobre a existência de uma montanha dourada margeada por um lago também de ouro - local fantástico que os nativos chamavam de Sabarabuçu. A comitiva partiu de Pernambuco em 5 de novembro de 1550, e os homens que se embrenharam na floresta nunca mais foram vistos. Mas o mito de Sabarabuçu levaria à organização de outras dezenas de expedições no decorrer dos 121 anos seguintes - todas fracassadas. 
      Em 1671, o paulista Fernão Dias, uma das maiores fortunas da região, aceitou o pedido de Lisboa para empreender mais uma missão em busca de Sabarabuçu. Ao contrário de seus antecessores, porém, o bandeirante não partiu sem antes analisar os erros daqueles que haviam perecido na floresta, devorados por animais ferozes ou índios e mortos eles próprios pela fome e pelas adversidades naturais. Os preparativos levaram três anos. Ciente de que era impossível que centenas de homens sobrevivessem sem uma linha de abastecimento, Dias ordenou que, à medida que se embrenhassem na floresta, os pioneiros providenciassem a plantação de lavouras e a criação de animais. Ao longo de toda a rota que interligava a vila de São Paulo ao que hoje é o Estado de Minas Gerais, Dias montou a infraestrutura necessária para o que seria a primeira experiência bem sucedida dos portugueses na busca de riquezas. Em sete anos de trabalhos, ele percorreu 900 quilômetros entre São Paulo e Minas. Morreu no caminho de volta para casa, sem jamais ter alcançado a lendária Sabarabuçu. Mas fizera algo ainda mais extraordinário: havia inaugurado a primeira via de interligação entre o litoral e o interior do país em um terreno antes intransponível. 
      Doze anos depois da morte de Fernão Dias, surgiram as primeiras notícias dando conta da localização de ouro onde hoje é Minas Gerais. Com a descoberta de novas lavras, o sonho de ouro continuava a mover os aventureiros. Em 1700, o bandeirante Borba Gato deu as boas novas ao governador: havia encontrado Sabarabuçu. Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". 
      Localizada onde hoje é a cidade de Sabará, a terra batizada com o nome mítico por Borba Gato incendiou a imaginação dos europeus. Dessa forma, a corrida do ouro levou um dos lugares mais hostis de que se tinha notícia a abrigar o embrião do que viria a ser o estado de governança no Brasil. 


                                    (Leonardo Coutinho. Veja, 30 de março de 2011, pp. 134-136, com adaptações)
Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". (5º parágrafo) 

É correto depreender do emprego das aspas que isolam a expressão grifada acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q49355 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Vários autores, entre os quais poetas renomados, já chamaram a atenção para a inutilidade da poesia. Outros a viram como algo perigoso, seguindo a opinião de Platão. O fato é que, inútil ou perigosa, a poesia nunca nos deixa indiferentes. Sobre o ensino da reconstrução do texto literário poético, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q325045 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento “Digníssimo”, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q49352 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino da organização textual do discurso narrativo. Sobre essas orientações, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q49345 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Para o ensino das vozes do texto, o Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, propõe atividades como identificar vozes locutoras no texto e seus respectivos alocutários. Em relação às atividades propostas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q49425 | Pedagogia, Professor de Geografia, SEE MG, FCC

Leia o texto a seguir. 

Você consegue ficar um mês inteiro fora das redes sociais? Eu (quase) consegui 

Juliana, 32 anos, editora do UOL Tecnologia, viciada em Twitter e em Instagram. Usuária de Facebook − só porque não tem mais como ficar fora − e ex-dependente do Orkut. Com perfil de quem checa redes sociais antes de dormir, ao acordar, esperando o elevador, quando almoça sozinha, em toda e qualquer fila e também de quem acompanhava suas timelines no trânsito (até me convencer dos perigos deste hábito), decidi que abandonaria meus perfis virtuais durante um mês. Inteiro. 

(http://m.tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/09/09/voce-consegue-ficar-um-mes-inteiro-fora-das-redes-sociais-eu-quase-consegui.htm)

O conteúdo do texto pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.