Questões de Concursos SEE MG

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21Q913721 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Avalie, com base na Lei nº 10.639/03, se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira é opcional.
( ) O conteúdo programático de História e Cultura Afro-Brasileira incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
As afirmativas são, respectivamente,
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22Q1069370 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

No livro VI d’A República, Platão propõe uma analogia entre o Sol e o Bem. O papel desempenhado por aquele, no terreno sensível, seria o mesmo que o desempenhado por este, no inteligível.

Ainda de acordo com essa imagem, é correto afirmar que a visão é a análoga sensível
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23Q913722 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Avalie, com base no que prevê a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, se as afirmativas a seguir estão corretas.
I. O conjunto das competências específicas e habilidades definidas para o Ensino Médio concorre para o desenvolvimento das competências gerais da Educação Básica e está articulado às aprendizagens essenciais estabelecidas para o Ensino Fundamental.
II. No Ensino Médio, o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes Linguagens.
III. No Ensino Médio, com a incorporação da Filosofia e da Sociologia, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe o aprofundamento e a ampliação da base conceitual e dos modos de construção da argumentação e sistematização do raciocínio
Estão corretas as afirmativas
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24Q1069371 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Em sua imediatez, a consciência de si é mero ser-para-si. Para obter a certeza de si mesmo, é preciso a integração do conceito de reconhecimento. O outro, de modo similar, espera por nosso reconhecimento para expandir-se na consciência de si universal. Cada consciência de si busca a absolutez. Ela quer ser reconhecida enquanto valor primordial desinserido da vida, como transformação da certeza subjetiva (Gewißheit) em verdade objetiva (Wahrheit).
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020

O autor reivindica que o humano só é de fato reconhecido quando considerado a partir de
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25Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”.
O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de
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26Q1069372 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado
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27Q913724 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

O caput do Art. 8º do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (Lei Estadual nº 23.197/2018) dispõe que: “O Estado atuará em regime de colaboração com a União e os municípios visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias deste PEE”.
Assinale a opção que contém uma informação incorreta quanto ao que dispõem os parágrafos do referido artigo.
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28Q1069373 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

O filósofo Benedictus de Spinoza iniciou sua atividade filosófica como um seguidor do pensamento de Descartes. Na sequência, ao desenvolver a sua própria filosofia, Spinoza
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29Q913725 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Com base no que dispõe a Lei nº 15.293/2004, que institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado, em seu Art. 17, avalie se as condições necessárias para que o servidor faça jus à progressão incluem:
I. encontrar-se em efetivo exercício.
II. ter cumprido o interstício de dois anos de efetivo exercício no mesmo grau.
III. ter recebido duas avaliações de desempenho individual satisfatórias desde a sua progressão anterior, nos termos das normas legais pertinentes.
Está correto o que se afirma em
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30Q1069374 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEE MG, FGV, 2023

O gênero não é um substantivo, mas tampouco é um conjunto de atributos flutuantes. O gênero é sempre um feito, ainda que não seja obra de um sujeito tido como preexistente à obra.
Adaptado de BUTLER, Judith. Problema de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

Segundo a filósofa, o gênero é um produto da
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31Q913726 | Direitos Humanos, Direitos Humanos, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.”
Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008.
O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas:
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32Q913727 | Pedagogia, Libâneo, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Os debates pedagógicos contemporâneos buscam reconsiderar diversos aspectos da pedagogia moderna. De acordo com Libâneo, esta última está estreitamente ligada a marcos históricos significativos, como o Iluminismo, a Revolução Francesa e a formação dos Estados Nacionais.
Embora apresente diversas vertentes, há características comuns, sendo uma delas
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33Q913728 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Segundo Bernard Charlot, a educação desempenha função fundamental no triplo processo por meio do qual um novo indivíduo vem a tornar-se propriamente humano, um membro da sua comunidade e, além disso, um indivíduo único.
As opções abaixo listam os componentes deste processo, à exceção de uma. Assinale-a.
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34Q913729 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Pensar a construção do conhecimento como um processo caracterizado pelo borramento das fronteiras disciplinares e pela lida com a incerteza, com a contradição e com a desordem é estar sob influência da teoria
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35Q913730 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

No século XXI, a formação integral deve abranger o domínio e a habilidade no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, as quais exercem papel fundamental em nossa sociedade atual. Nesse contexto, surge a proposta do letramento digital.
Esse conceito pode ser definido como
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36Q913731 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Pensadores e profissionais da educação percebem um descompasso entre as juventudes contemporâneas e os modelos de instituição e de ensino, o que coloca o desafio de enfrentar e resolver esse desencaixe entre a escola e os jovens.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a base desse problema é
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37Q913732 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

O Programa de Convivência Democrática da rede estadual de ensino de Minas Gerais, instituído pela Resolução SEE nº 4.662, de 24/11/2021, apresenta três eixos de atuação.
Um desses eixos é a
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38Q913733 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

Na rede estadual de Ensino de Minas Gerais, no que se refere à Educação Especial, as equipes do Serviço de Apoio à Inclusão das Superintendências Regionais de Ensino e o Serviço de Inspeção Escolar, conforme orienta a Resolução SEE nº 4.256/2020, de 07/01/2020, devem
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39Q913734 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

No âmbito escolar da rede estadual de educação de Minas Gerais, a gestão integrada da Rede de Proteção e Promoção de Direitos Humanos é realizada em cinco níveis.
Sobre o terceiro nível (Unidade Central da SEE), de acordo com a Resolução Conjunta SEE/SEDESE nº 8, de 10/12/2021, é correto afirmar que
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40Q913735 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

A Resolução SEE nº 4.055, de 17/12/2018, que dispõe sobre o registro e a atualização de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e a normatização do Diário Escolar Digital (DED) nas unidades das Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, define, em relação ao SIMADE WEB, que é uma atribuição do Inspetor Escolar
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