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Questões de Concursos SEE MG

Resolva questões de SEE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q861133 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

A Constituição de 1988, considerada como a “Constituição Cidadã”, é fundamental para a formação da sociedade brasileira e para a consolidação do Estado democrático de direito no Brasil. Ela expressa um enorme avanço no que diz respeito à ampliação dos direitos individuais e sociais e é fundamental para a consolidação da noção de cidadania.

No artigo 3º, encontramos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que são:

I. Garantir o desenvolvimento nacional.

II. Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

III. Garantir a solução pacífica dos conflitos, sempre que possível.

IV. Assegurar a livre manifestação do pensamento, visando ao anonimato.

V. Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

VI. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Está CORRETO o que se afirma em:

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322Q326536 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Na correspondência oficial, subscritor é o mesmo que

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323Q861115 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

“As profundas contradições que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violações destes direitos [Direitos Humanos] em consequência da exclusão social, econômica, política e cultural que promove a pobreza, as desigualdades, as discriminações, os autoritarismos, enfim, as múltiplas formas de violência contra a pessoa humana. Essas contradições também se fazem presentes no ambiente educacional (escolas, instituições de educação superior e outros espaços educativos). Cabe aos sistemas de ensino, gestores/as, professores/as e demais profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades, envidar esforços para reverter essa situação construída historicamente. Em suma, essas contradições precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização dos Direitos Humanos.” (PARECER CNE/CP, n. 8/2012)

A Educação em Direitos Humanos vem sendo entendida como uma mediação necessária de acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, bem como um alicerce para a mudança social. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

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324Q323856 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Madalena, diretora de uma escola de ensino fundamental, tem observado que a participação dos pais dos alunos ocorre apenas nas reuniões de pais ao final de cada semestre. A partir desse diagnóstico, ela convida a equipe escolar para refletir e planejar formas de promover a participação da comunidade na escola. Sua decisão pauta-se

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325Q320883 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Fazem parte da atuação do diretor

I. o planejamento estratégico que visa o aprimoramento da escola.

II. a resolução dos problemas da comunidade do entorno da escola.

III. as ações que visam a qualidade do ensino.

IV. a administração cotidiana da escola a partir da avaliação interna.

V. a gestão centralizada e responsável pelas decisões da escola.

Está correto o que consta APENAS em

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326Q158743 | Português, Assistente Técnico, SEE MG, FCC

Texto associado.

Atenção: Use o texto abaixo para responder às questões de números 6 a 8.

Eu, etiqueta

Em minha calça está grudado um nome

Que não é meu de batismo ou de cartório

Um nome... estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

Que jamais pus na boca, nessa vida,

Em minha camiseta, a marca de cigarro

Que não fumo, até hoje não fumei.

Minhas meias falam de produtos

Que nunca experimentei

Mas são comunicados a meus pés. [...]

Desde a cabeça ao bico dos sapatos,

São mensagens,

Letras falantes,

Gritos visuais,

Ordens de uso, abuso, reincidências.

Costume, hábito, premência, Indispensabilidade,

E fazem de mim homem-anúncio itinerante,

Escravo da matéria anunciada. [...]

Não sou ? vê lá ? anúncio contratado.

Eu é que mimosamente pago

Para anunciar, para vender [...]

Por me ostentar assim, tão orgulhoso

De ser não eu, mas artigo industrial,

Peço que meu nome retifiquem.

Já não me convém o título de homem.

Meu nome novo é Coisa.

Eu sou a Coisa, coisamente.

(Carlos Drummond de Andrade. Corpo. Rio de Janeiro, Record, 1984)

O verso em que o poeta se dirige diretamente ao leitor, incluindo-o em sua fala, está em:

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327Q324493 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Maria trabalha na secretaria da escola ABCD. Foi incumbida pelo diretor de criar o inventário do patrimônio da escola. Para isso, deverá relacionar em uma planilha todos os bens que compõem o patrimônio escolar, como móveis, veículos e equipamentos. Nessa planilha haverá cálculos e a representação de valores na forma gráfica.

Os softwares adequados para Maria realizar essa tarefa são
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328Q159319 | Português, Assistente Técnico, SEE MG, FCC

Texto associado.

Atenção: Use o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 5.

Depois de subir uma serra que parecia elevar-se do caos, o taubateano Antônio Dias de Oliveira se deparou com uma vista inebriante: uma sequência de morros enrugados, separados por precipícios e vales. No fundo desses grotões, corriam córregos de água transparente. O mais volumoso deles era o Tripuí. Foi nele que Antônio Dias encontrou um ouro tão escuro que foi chamado de ouro preto. A região, que ficaria conhecida como Ouro Preto, tinha uma formação geológica rara. Portugal tinha enfim seu Eldorado. O ouro era encontrado nas margens e nos leitos dos rios, e até à flor da terra. Já em 1697, el-rei pôde sentir em suas mãos o metal precioso do Brasil. Naquele ano, doze navios vindos do Rio de Janeiro aportaram em Lisboa. Além do tradicional açúcar, traziam ouro em barra. A presença do metal na frota vinda do Brasil era tão inusitada que espiões franceses pensaram que o ouro era proveniente do Peru. Mas logo todos saberiam da novidade e o mundo voltaria seus olhos para o Brasil. Como só havia dois caminhos que levavam às lavras, o trânsito de ambos se intensificou. Os estrangeiros que chegavam por Salvador ou Recife se embolavam às massas vindas do Nordeste. Juntos, desciam às minas acompanhando o rio São Francisco até o ponto em que este se encontra com o rio das Velhas, já em território mineiro. Os portugueses que desembarcavam no Rio de Janeiro seguiam o fluxo dos moradores da cidade. Em Guaratinguetá, portugueses e fluminenses agregavam-se às multidões vindas do Sul e de São Paulo e, unidos, subiam o chamado Caminho Geral do Sertão, que terminava nas minas. Foi dessa forma desordenada e no meio do sertão bruto que pela primeira vez o Brasil se encontrou.

(Adaptado de: Lucas Figueiredo. Boa Ventura!. Rio de Janeiro, Record, 2011, pp. 120; 131; 135)

A presença do metal na frota vinda do Brasil era tão inusitada que espiões franceses pensaram que o ouro era proveniente do Peru. (2º parágrafo) De acordo com o contexto, o termo grifado na frase acima significa:

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329Q334740 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Um homem paga por um plano de saúde, para ele e sua esposa, uma mensalidade de R$ 365,00 cada; para cada um dos seus 3 filhos, o valor é R$ 232,00. Como, no próximo mês, ele completará 59 anos, sua mensalidade sofrerá um acréscimo de 12%. Então, a partir do próximo mês, a despesa desse homem com plano de saúde para ele e toda família será de

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330Q434822 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Em regra, o acumulo remunerado de dois cargos públicos de professor é

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331Q472549 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Com relação ao Eixo Temático - Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem

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332Q384791 | Biologia, Citologia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Alguns constituintes básicos das células, presentes em todos os seres vivos, são moléculas orgânicas de grandes dimensões, as macromoléculas, genericamente conhecidas como carboidratos, lipídios e proteínas que atuam como material estrutural e de reserva dos seres vivos.

Considerando a constituição química geral de plantas e animais, está correto afirmar que
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333Q813454 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Em relação à finalidade do Conselho Tutelar, é correto afirmar que

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334Q384410 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Na Biologia há um consenso em torno da hipótese de que a vida surgiu e se diversificou em ambiente aquático e somente depois, de forma gradativa, os organismos conquistaram o ambiente terrestre.

Com relação à conquista do meio terrestre pelos animais cordados, é correto afirmar que
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335Q474809 | Espanhol, Língua Espanhola e Educação, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC - Língua Estrangeira - Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Segundo a Proposta Curricular/MG, a proposta que contempla o trabalho com recursos não-verbais ou não-linguísticos que compõem a superfície textual é:

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336Q861117 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

“A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”. (Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).

Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:

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337Q340593 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Antonio, Bruno e Celso disputaram uma corrida. Dadas as condições físicas e de preparo, Bruno tem o triplo de chances de vencer Antonio e Celso tem o quádruplo de chances de vencer Bruno. Dessa forma, a probabilidade de Bruno vencer é de

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338Q861125 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

A educação é um dos principais mecanismos de transformação de uma nação; assim, é função das escolas, a partir de princípios democráticos, estimular a formação dos cidadãos em todos os aspectos: cultural, social, político e econômico, bem como a formação de valores que respeitem as diversidades étnicas e raciais, presentes na sociedade. Nesse processo, o diálogo da educação com a cultura é essencial, pois é na dimensão da cultura que compreendemos as práticas humanas, enquanto práticas significativas, viabilizando, assim, diferentes formas de interpretação das experiências humanas. A interdisciplinaridade dos saberes somente torna-se possível em constante diálogo com as experiências vividas entre os atores culturais e suas integrações no mundo e na cultura de cada um deles, sejam essas de raça, gênero, classe, idade etc. Por fim, é necessário que o processo educacional estabeleça diálogos com as realidades culturais, pois a diversidade cultural é uma condição constituinte da formação humana e está presente em qualquer sociedade e em diversos espaços sociais pelos quais transitamos ao longo do processo histórico.

Sabendo desses princípios, está INCORRETO o que se afirma em:

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339Q592328 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Para demonstrar o funcionamento do dispositivo de segurança conhecido como airbag, um professor realizou uma reação química e encheu de gás um balão de aniversário com capacidade de 2 litros. A reação química testada foi a seguinte:

NaHCO3 (s) + HCl (aq) ? H2O (l) + CO2 (g) + NaCl (aq)

Para encher o balão em sua capacidade máxima nas CATP, foi necessário reagir com o ácido uma quantidade mínima de bicarbonato, em gramas, de

Dados:

Massas molares (g/mol):

H = 1

C = 12

O = 16

Na = 23

Cl = 35,5

Volume molar de um gás nas CATP: 25 L/mol

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340Q653094 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O número de elétrons da camada de valência do átomo de fósforo no seu estado fundamental é

Dado: Número atômico do fósforo = 15
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