Início

Questões de Concursos SEE MG

Resolva questões de SEE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q593927 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

William Justin Kroll, em 1946, mostrou que o titânio podia ser obtido comercialmente pela redução do TiCl4 com magnésio metálico. No processo Kroll, representado pela equação de óxido-redução não balanceada

TiCl4 + Mg ? MgCl2 + Ti

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

342Q813420 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A gestão democrática no ensino público sustenta-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q861129 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Organizar o processo de matrícula em uma escola é bastante trabalhoso, pois envolve a organização de data e prazos, a definição do número de turmas em função da capacidade física que se tem para receber os estudantes.

A respeito desse tema e considerando-se as orientações legais, avalie as asserções a seguir:

I. A matrícula deve ser cancelada quando o estudante deixar de comparecer à Escola por 30 dias consecutivos, após o início das aulas.

II. A matrícula de estudantes transferidos de outra escola pode ser feita em qualquer época do ano, considerando a disponibilidade de vaga da instituição.

III. A matrícula dos estudantes deve ser feita anualmente e não pode haver qualquer forma de preferência ou discriminação dos estudantes em função da sua origem, gênero, cor, etnia e idade.

IV. A matrícula da população em idade escolar ao Ensino Fundamental é formalizada pelo Cadastro Escolar e, no seu ato, cabe aos professores da Escola entregar, por escrito, cópia das responsabilidades dos pais.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q545569 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Considerando o ensino de Física na educação básica, a utilização de textos históricos e o estudo da História da Ciência ou alguns de seus aspectos deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q591394 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A água deionizada ou desmineralizada utilizada nos laboratórios é inadequada para o consumo humano porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q544400 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O isótopo carbono-14 é radiativo e utilizado para a determinação da idade de fósseis. A meia vida desse elemento é de cerca de 5.000 anos. Um esqueleto que apresenta 25% desse elemento em relação ao normal deve ter morrido há, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q794828 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Com o advento da Idade Moderna, começam a ocorrer mudanças, como:

I. A técnica passa a se vincular à ciência.

II. A filosofia começa a perder a primazia para a ciência.

III. A matemática passa a ser mais valorizada em detrimento da lógica.

IV. A teologia começa a se tornar o principal objeto de estudos.

V. A física passa a investigar as finalidades internas a cada ser natural.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q861132 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a qualidade social da educação brasileira é uma conquista a ser construída coletivamente de forma negociada e compreendida a educação como um processo de produção e socialização da cultura da vida, garantindo a presença dos sujeitos das aprendizagens na escola.

(Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013).

Considerando os requisitos pressupostos desse documento sobre a qualidade social, no tocante ao Ensino Médio, é verdadeiro afirmar a necessidade de:

I. concretização do caráter instrumental do currículo, utilizando-se recursos tecnológicos de preparação para o trabalho.

II. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.

III. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias e dos agentes da comunidade interessados na Educação.

IV. realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social, desenvolvimento e direitos humanos, cidadania, trabalho, ciência e tecnologia, lazer, esporte, turismo, cultura e arte, saúde e meio ambiente.

V. Valorização da ação didático-metodológica do professor, permeada por dimensões técnicas, capazes de desenvolver habilidades propedêuticas.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q545339 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Dois resistores ôhmicos R1 e R2 podem ser associados em série ou em paralelo. Quando associados em série e ligados a uma fonte de tensão V, o resistor R2 dissipa uma potência duas vezes maior que R1. Se forem associados em paralelo e ligados à mesma tensão, a potência dissipada por R1 em relação à dissipada por R2 é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q806492 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Mariana, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, foi levada à diretoria por não prender seu cabelo crespo durante as aulas. No entanto, outras alunas de cabelo comprido e liso frequentavam as aulas sem nenhuma restrição.

Esta situação contraria o disposto no ECA, quando a lei estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q327803 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis (ECA, Art.15).

Segundo a legislação, o direito à liberdade compreende vários aspectos, dentre eles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q794771 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A objetividade, de maneira geral, se define como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q794520 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O ensino da lógica é importante principalmente porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q812178 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Uma gestão, com base nos princípios da atual legislação educacional, deve orientar o processo de formulação do projeto político-pedagógico da escola a partir da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q861138 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

A educação quilombola é uma demanda social e cultural que se insere nas políticas públicas brasileiras pelo direito à diferença, seguida do movimento de reconhecimento de grupos que foram excluídos ao longo da história e de suas lutas por igualdade na diferença, como no caso das populações negras brasileiras e das comunidades indígenas. Há séculos que os atores diretos de tais mobilizações, os quilombolas, lutam contra a negação de suas tradições, seus discursos e seus saberes presentes em seus territórios.

Assim, sobre as etapas e modalidades da Educação Básica, conforme a Resolução da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – (SEE/MG) nº 3.658, de 24 de novembro de 2017 que institui as “Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais”, analise as afirmativas a seguir:

I. A Educação Infantil se constitui como a primeira etapa da Educação Básica, na qual se privilegiam práticas de cuidar e educar, é um direito das crianças dos povos quilombolas, de oferta obrigatória pelo poder público municipal para crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade.

II. A decisão pela matrícula e frequência das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade é uma opção dos familiares quilombolas, a partir de suas referências culturais e de suas demandas.

III. A Educação Escolar Quilombola no âmbito da Educação Básica deve compreender todas as etapas e modalidades de ensino de oferta, segundo as competências definidas nos termos da legislação vigente.

IV. A oferta da Educação Infantil Quilombola deverá garantir à criança o direito de permanecer, prioritariamente, na escola mais próxima do seu espaço comunitário de referência, evitando o seu deslocamento para outras localidades.

V. O Ensino Fundamental, direito humano, social, público, objetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve articular-se, no contexto da Educação Escolar Quilombola, com os conhecimentos institucionais, com o direito à identidade étnico-racial, e com a dinâmica própria de organização de cada comunidade quilombola, tendo o respeito à diversidade como valor fundamental.

Explicam o que compete às etapas e modalidade da Educação Quilombola no contexto da Educação Básica, apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q321158 | Pedagogia, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FCC

Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q595007 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Utilizando uma corrente de 100 mA, a eletrodeposição de 1,0 g de níquel a partir de Ni2+ (aq), sobre uma bijuteria de aço inox levaria o tempo, em minutos, de

Dados: Massa molar do níquel = 58,7 g/mol Constante de Faraday = 9,65 × 104 C/mol
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q814688 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Na Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente gozam de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q471442 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Considerando-se o Eixo Temático - Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q328821 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O currículo da Educação Básica deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.