Início

Questões de Concursos SEE MG

Resolva questões de SEE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q861116 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

“[...] não há,na administração da cidade, nenhuma ocupação, meu amigo, própria da mulher enquanto mulher, nem do homem, enquanto homem, mas as qualidades naturais estão distribuídas de modo semelhante em ambos os seres, e a mulher participa de todas as atividades, de acordo com a natureza, e o homem também, conquanto em todas elas a mulher seja mais débil do que o homem.”

(Fonte: PLATÃO. A República. Obras Completas, livro V, 1965, p. 455).

Com base na temática mencionada no texto acima, analise as asserções a seguir: I. O termo “Direitos da Mulher” diz respeito aos direitos objetivos e subjetivos reivindicados para mulheres em muitos países. Nos mais diversos lugares do mundo, esses direitos são institucionalizados e garantidos por uma legislação ou por costumes e comportamentos, mas, em muitos locais, eles são suprimidos ou ignorados.

PORQUE

II. É preciso criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e garantir seus direitos, pois entende que toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q472355 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve-se criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q324512 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Para facilitar o acesso, a permanência, a aprendizagem e a obtenção de conhecimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais, a escola que se propõe a ser inclusiva deve disponibilizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q472227 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Marcelino (1987), citado no texto da Proposta Curricular/MG, destaca algumas visões relativas ao lazer: utilitarista, romântica, moralista e compensatória. A visão utilitarista refere-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

365Q861131 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

O trabalho de orientação, acompanhamento, implementação e avaliação do processo ensino-aprendizagem na escola é fundamental para criar condições para a efetivação da prática pedagógica intencional. O Especialista da Educação Básica tem muitas atribuições e ficam sob sua responsabilidade aspectos fundamentais da organização escolar como conhecer seus estudantes, criar um clima educativo agradável, conciliar escola-comunidade e tantos outros.

Sobre as atribuições do cargo, cabe ao Especialista em Educação Básica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q471864 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Na seleção dos conteúdos complementares, no sentido de atender às necessidades e aos interesses dos alunos, devem ser considerados os elementos da realidade escolar como as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q544047 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

De acordo com a Proposta Curricular de Física/MG, o professor, ao elaborar seu plano de aula, deve atentar para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q861121 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas:

I. O Projeto de Ensino-Aprendizagem é produto do planejamento docente, e este deve estar articulado com o Projeto Político-Pedagógico.

II. O Projeto Político-Pedagógico é uma grande referência para todos os projetos da escola.

III. O planejamento docente terá muito mais consistência e organicidade se estiver articulado ao Projeto Político-Pedagógico.

IV. A relação entre o Projeto Político-Pedagógico e o planejamento docente de fato existe, independentemente da participação efetiva dos professores na tomada de decisões, na construção, na elaboração, na execução e na avaliação do Projeto Político-Pedagógico.

A relação Projeto Político-Pedagógico e Projeto de Ensino-Aprendizagem está corretamente expressa em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q444470 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Magali é empregada doméstica. Segundo a Constituição Federal brasileira, ela não terá direito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q545077 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Ao trabalhar o tema "motor e gerador elétrico", o professor de Física deve considerar, entre outros aspectos, que esse tema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q818252 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O conjunto de órgãos encarregados de assegurar a implementação das leis de proteção às crianças e aos adolescentes forma uma rede de proteção social. Quando a escola notifica a um dos órgãos a ocorrência de abuso, ela está contribuindo para o fortalecimento desta rede e consequente o funcionamento do sistema de proteção.

Nesse sentido, o ECA determina que os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q323740 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Ana Paula recebe frequentemente e-mails com publicidade de produtos que não lhe interessam. Irritada com tal situação, Ana Paula realizou uma ação em sua caixa de e-mail que faz com que, ao chegarem, essas mensagens in-desejadas não sejam depositadas em sua caixa de entrada.

A ação realizada por Ana Paula foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q794545 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q861122 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Interdisciplinaridade é o processo de interação e engajamento dos educadores, num trabalho conjunto, de interação de disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que exerçam a cidadania, mediante uma visão global de mundo e com capacidade para enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade.

(Fonte: LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995)

A interdisciplinaridade constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua já clássica fragmentação, uma vez que orienta a formação global.

PORQUE

A interdisciplinaridade se trata de uma proposta baseada em preceitos tayloristas, os quais se fundamentam na filosofia positivista, corrente criada pelo francês Auguste Comte.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q327678 | Pedagogia, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FCC

Therrién (1995) salienta o quanto os estudos sobre a formação do professor ainda persistem em uma dissociação entre a formação e a prática cotidiana, não enfatizando os saberes da experiência. Segundo o autor, esses saberes da experiência, que se caracterizam por serem originados na prática cotidiana da profissão, podem refletir tanto a dimensão da razão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

377Q325448 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

No Estatuto da Criança e do Adolescente, está previsto que é direito dos pais ou responsáveis

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q321397 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.

O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q327330 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Em relação à ética na Administração Pública, a Constituição Federal brasileira estabelece que a Administração Pública direta ou indireta obedecerá, dentre outros, aos princípios de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

380Q323017 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.