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Questões de Concursos SEE MG

Resolva questões de SEE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q653276 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Átomos de mesmo elemento que ganham estabilidade ao perder elétrons tendem a se unir entre si por ligação

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382Q794478 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à relação entre mito e logos, Platão é assinalado como um filósofo que o professor deve contemplar na sua aula. Isto porque, no pensamento de Platão,

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383Q320399 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

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384Q794469 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,

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385Q473149 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Proposta Curricular de Educação Física do Ensino Médio e Fundamental da Secretaria de Educação de Minas Gerais propõe que é por meio de vivências corporais e interações sociais éticas que o aluno, entre outras, amplia sua capacidade de

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386Q319009 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Tudo o que se discute em determinada reunião de pais e mestres deve ficar registrado em

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387Q810540 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Analista Educacional, SEE MG, FCC

De acordo com a Lei nº 1.340/2006, a política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de ações não-governamentais.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da escola a promoção de
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388Q319660 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O colegiado escolar tem caráter

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389Q795061 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

No que se refere ao ensino do tema universalismo versus relativismo moral, o professor de filosofia deve apresentar a discussão procedendo a uma

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390Q321512 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir

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391Q794618 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

É denominado correto APENAS o argumento que

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392Q795184 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A validade lógica de um argumento é determinada

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393Q654774 | Química, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A neutralização de uma solução ácida pode ser realizada pela adição de materiais com propriedades alcalinas, como

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394Q861136 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Conselho Escolar é o órgão máximo de deliberações dentro da escola, possui funções consultiva, fiscal e mobilizadora e atua nas questões técnicas, pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar. Como órgão coletivo, adota a gestão participativa e democrática da escola, a tomada de decisão consensual, visando à melhoria da qualidade do ensino.

Com relação ao Conselho Escolar, analise as seguintes afirmações:

I. Sua função consultiva lhe confere poderes suficientes para elaborar normas para a organização e o funcionamento da escola, contribuir na construção do Projeto Político-Pedagógico, aprovar e tomar decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras, incluindo o gerenciamento dos recursos públicos destinados à unidade escolar.

II. O caráter democrático do Colegiado Escolar encontra respaldo na Constituição Federal de 1988, artigo 206, inciso VI, que estabelece a gestão democrática do ensino público na forma da lei e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, artigo 14, inciso II, que assegura a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

III. Os representantes são escolhidos por indicação da diretoria e da coordenação pedagógica da escola. As pessoas manifestam o interesse em compor o Conselho Escolar e, após uma análise rígida do perfil e da disponibilidade, os integrantes são escolhidos.

IV. O Conselho Escolar é constituído pelos vários segmentos que compõem uma escola: alunos, pais, professores, funcionários e gestores.

É CORRETO afirmar que

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395Q861141 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394/1996, um dos marcos legais que fundamentam a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017):

Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (BRASIL, 1996)

Considerando a LDBEN nº 9.394/96 e as proposições da BNCC (BRASIL, 2017), é CORRETO afirmar:

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396Q433254 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Considere as seguintes assertivas a respeito dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos:

I. É a todos assegurada, mediante o pagamento de uma taxa pré-fixada pelo poder público, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

II. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

III. É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Segundo a Constituição Federal brasileira, está correto o que se afirma APENAS em

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397Q160469 | Português, Assistente Técnico, SEE MG, FCC

Texto associado.

Atenção: Use o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 5.

Depois de subir uma serra que parecia elevar-se do caos, o taubateano Antônio Dias de Oliveira se deparou com uma vista inebriante: uma sequência de morros enrugados, separados por precipícios e vales. No fundo desses grotões, corriam córregos de água transparente. O mais volumoso deles era o Tripuí. Foi nele que Antônio Dias encontrou um ouro tão escuro que foi chamado de ouro preto. A região, que ficaria conhecida como Ouro Preto, tinha uma formação geológica rara. Portugal tinha enfim seu Eldorado. O ouro era encontrado nas margens e nos leitos dos rios, e até à flor da terra. Já em 1697, el-rei pôde sentir em suas mãos o metal precioso do Brasil. Naquele ano, doze navios vindos do Rio de Janeiro aportaram em Lisboa. Além do tradicional açúcar, traziam ouro em barra. A presença do metal na frota vinda do Brasil era tão inusitada que espiões franceses pensaram que o ouro era proveniente do Peru. Mas logo todos saberiam da novidade e o mundo voltaria seus olhos para o Brasil. Como só havia dois caminhos que levavam às lavras, o trânsito de ambos se intensificou. Os estrangeiros que chegavam por Salvador ou Recife se embolavam às massas vindas do Nordeste. Juntos, desciam às minas acompanhando o rio São Francisco até o ponto em que este se encontra com o rio das Velhas, já em território mineiro. Os portugueses que desembarcavam no Rio de Janeiro seguiam o fluxo dos moradores da cidade. Em Guaratinguetá, portugueses e fluminenses agregavam-se às multidões vindas do Sul e de São Paulo e, unidos, subiam o chamado Caminho Geral do Sertão, que terminava nas minas. Foi dessa forma desordenada e no meio do sertão bruto que pela primeira vez o Brasil se encontrou.

(Adaptado de: Lucas Figueiredo. Boa Ventura!. Rio de Janeiro, Record, 2011, pp. 120; 131; 135)

Segundo o texto,

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398Q325200 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Recém-chegado à escola, o diretor José começou a participar das reuniões de Conselhos de Classe e observou que a pauta desses encontros era a discussão dos professores acerca dos problemas disciplinares dos alunos. Para a consolidação de uma gestão escolar que visa ao aprimoramento do trabalho escolar, o diretor definiu como objetivo estratégico refletir com a equipe sobre o papel do Conselho de Classe, que é

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399Q794506 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Um dos desafios do professor ao ensinar filosofia política ao aluno do Ensino Médio é

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400Q327145 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de

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