Início

Questões de Concursos SEE MG

Resolva questões de SEE MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q327145 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

402Q544089 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O Conteúdo Básico Comum (CBD) de Física procura focalizar elementos considerados essenciais na formação cultural e científica, sugerindo uma abordagem mais fenomenológica no primeiro ano do Ensino Médio. Para tanto, os conteúdos foram organizados desenvolvendo o conceito de energia. Tal opção pode ser justificada pelo fato de energia ser um tema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

403Q794983 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

De acordo com as Orientações Pedagógicas/MG para o tema “verdade e validade”, a avaliação do aprendizado destes conceitos deve preferencialmente ser realizada por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

404Q324727 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Se o idoso ou seus familiares não possuir condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento no âmbito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q326273 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Entende-se por minuta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q328396 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Na escola onde Marcelo trabalha utiliza-se apenas o Sistema Operacional Windows e um software para a criação e edição de textos. Em um momento de agitação do trabalho diário, ele apagou por engano um documento importante do pen drive utilizando a tecla delete. Arrependido, Marcelo deu um duplo clique no ícone da lixeira na área de trabalho e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q813120 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Analista Educacional, SEE MG, FCC

São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Entende-se por violência moral qualquer conduta que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q326219 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

O erro ganha dimensão construtiva e formativa quando o professor realiza a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q226035 | Português, Professor Educação Física, SEE MG, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 6, considere o texto seguinte.

Texto I

Os animais e a linguagem dos homens

Essa mania que tem o homem de distribuir pela escala zoológica medidas de valor e índices de comportamento que, na escala humana, sim, é que podem ser aferidos com justeza! Por que chamamos de zebra a uma pessoa estúpida, que não tem as qualidades da zebra? Esta sabe muito bem defender-se dos perigos pela vista, pelo olfato e pela velocidade, sem esquecer a graça mimética de suas listas, úteis para a dissimulação entre folhas. Se ela não é dócil às ordens do treinador, se não aprende o que este quer ensinar-lhe, tem suas razões. É um ensino que não lhe convém e que a humilha em sua espontaneidade. Repele a escravidão, que torna lamentá- veis os mais belos e inteligentes animais de circo, tão superiores a seus donos. Gosto muito de La Fontaine*, não nego; a graça de seus versos vende as fábulas, que são entretanto uma injúria revoltante à natureza dos animais, acusados de todos os defeitos humanos. O moralista procura corrigir falhas características de nossa espécie, atribuindo-as a bichos que, não sabendo ler, escrever ou falar as línguas literárias, não têm como defender-se, repelindo falsas imputações. O peru, o burro, a toupeira, a cobra, o ouriço e toda a multidão de seres supostamente irracionais, mas acusados de todos os vícios da razão humana, teriam muito que retrucar, se lhes fosse concedida a palavra num sistema verdadeiramente representativo, ainda por ser inventado. Sem aprofundar a matéria, inclino-me a crer que o nosso conhecimento dos animais é bem menos preciso do que o conhecimento que eles têm de nós. Não é à toa que nos temem e procuram sempre manter distância ou mesmo botar sebo nas canelas (ou asas ou barbatanas ou ...) quando o bicho-homem se aproxima. Muitas vezes nosso desejo de comunicação e até de repartir carinho lhes cheira muito mal. A memória milenar adverte-lhes que com gente não se brinca. Homens e mulheres que sentem piedade pelos animais, e até amor, constituem uma santa minoria, e eles salvarão a Terra. Mas será que os outros, a volumosa maioria, os caçadores, os torturadores, os mercadores de vidas, vão deixar? * La Fontaine ? fabulista francês do século XVII.

(Carlos Drummond de Andrade. Moça deitada na grama. Rio de Janeiro: Record, 1987, pp. 139-141, crônica transcrita com adaptações)

Considere o que está sendo afirmado com base em cada um dos segmentos abaixo. Está correto o que consta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q472737 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Educação Física com fins de uma formação cidadã dos alunos, de acordo com a Proposta Curricular/MG, deve ser orientada, no que se refere ao corpo e às práticas corporais, pelas seguintes diretrizes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q383682 | Biologia, Citologia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Sobre a célula, unidade estrutural e funcional dos seres vivos, está correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q545671 | Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Segundo as Diretrizes Pedagógicas do Novo Plano Curricular, a avaliação deve ser vista como um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q320400 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Tiago prepara ofícios e relatórios com frequência utilizando o Microsoft Word e o BrOffice Writer. Nesses editores de texto, Tiago possui grande agilidade nas tarefas rotineiras de criação e edição de textos. Normalmente, ele copia blocos de texto de um documento e cola em outro utilizando, respectivamente, as combinações de teclas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

414Q320727 | Pedagogia, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FCC

Os conselhos tutelares foram criados no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988 e estão descritos no artigo 227 que diz: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Neste sentido, a intervenção das escolas com relação às crianças e adolescentes que estiverem sob a tutela do Estado deverá atender aos seguintes aspectos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q324397 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCC

Para que a escola seja inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural existente em nossa sociedade, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q795150 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia chamam a atenção para o ‘papel peculiar da filosofia no desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e escrita’ (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. Para desenvolver essas competências de uma maneira especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição filosófica.

Segundo indica este texto, a História da Filosofia seria importante no currículo do Ensino Médio porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

417Q319524 | Pedagogia, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FCC

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q861135 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: a) a experiência de seu corpo docente, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; b) o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; c) a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

(Fonte: Art. 6º, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica /Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001).

Analise as seguintes asserções:

I. O Art. 6º, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), em consonância com a Declaração de Salamanca (1994), dispõe que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que os sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

PORQUE

II. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q485998 | Inglês, Gramática, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Attention: For questions 46-48, choose the suitable option to complete each sentence.

KK you ought to remember the past, be prepared to forgive those who have harmed you.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q485770 | Inglês, Gramática, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Attention: For questions 46-48, choose the suitable option to complete each sentence.

If we turned off home computers when not in use, we KK down their CO2 impact by 50 percent.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.