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Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 462Q319817 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCCAs novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como ✂️ a) tecnologias assistivas. ✂️ b) redes sociais. ✂️ c) metodologia montessoriana. ✂️ d) métodos indutivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 463Q326712 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCCDe acordo com a Lei nº 1.340/2006, configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Esta variedade de violência contra a mulher constitui ✂️ a) uma das formas de violação dos direitos humanos. ✂️ b) um problema de ordem familiar e financeira. ✂️ c) uma conduta desfavorável à educação da criança. ✂️ d) um aspecto da questão de gênero, restrito à ordem particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 464Q813500 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Analista Educacional, SEE MG, FCCUma senhora, avó de um dos alunos da escola da Vila Queiroz, também moradora deste bairro, relata que o pai do aluno, filho dela, quando alcoolizado fica agressivo e a agride; aponta as marcas roxas nos braços e um corte na cabeça. Diante disso, é preciso saber que os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde ✂️ a) ao abrigo de entidade social mais próxima da moradia da pessoa agredida. ✂️ b) aos programas comunitários do bairro. ✂️ c) ao Programa de Atendimento do Idoso da Secretaria da Saúde. ✂️ d) à autoridade policial e/ou Ministério Público. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 465Q326970 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCOs cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são: ✂️ a) A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional. ✂️ b) Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver. ✂️ c) Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando. ✂️ d) Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 466Q814479 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Analista Educacional, SEE MG, FCCAs pesquisas do IBGE (2005) indicam ampliação da expectativa de vida das pessoas no Brasil: aproximadamente 73 anos de idade para os homens e 75 anos para as mulheres. Estes dados apontam para a longevidade como fenômeno da nossa realidade atual; daí a necessidade de atenção especial a esse segmento da população por meio ✂️ a) de programas direcionados às famílias com pessoas idosas, considerando a longevidade a partir de 65 anos de idade. ✂️ b) de projetos de atendimento social, psicológico e de saúde às pessoas com idade igual ou superior a 70 anos, de acordo com a Lei nº 8.069/90. ✂️ c) da concretização da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) que regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. ✂️ d) da socialização dos dados epidemiológicos e sociais referentes à população com idade igual ou superior a 65 anos, segundo o Estatuto do Idoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 467Q471981 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCNo que se refere ao Eixo Temático - Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de ✂️ a) jogos e brincadeiras. ✂️ b) jogos e dança. ✂️ c) brincadeiras e esporte. ✂️ d) dança e esporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 468Q329031 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCNos documentos curriculares da SEE-MG que pautam a avaliação no estado, são determinados três níveis de desempenho para avaliação diagnóstica dos alunos. São eles: ✂️ a) Nível 1 ? conteúdos de fácil assimilação atingidos; Nível 2: conteúdos de média assimilação atingidos; Nível 3: conteúdos de difícil assimilação atingidos. ✂️ b) Nível 1 ? capacidades ainda não desenvolvidas; Nível 2: capacidades em desenvolvimento; Nível 3: capacidades já desenvolvidas pelos alunos. ✂️ c) Nível 1 ? conteúdos conceituais garantidos; Nível 2: conteúdos procedimentais garantidos; Nível 3: conteúdos atitudinais garantidos. ✂️ d) Nível 1 ? capacidades observáveis; Nível 2: capacidades implícitas; Nível 3: capacidades complexas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 469Q325883 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCCO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados ✂️ a) de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos. ✂️ b) do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios. ✂️ c) do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada. ✂️ d) de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 470Q795134 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCNas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à lógica e à argumentação, o professor do Ensino Médio é enfaticamente orientado a ✂️ a) mostrar como todo tipo de sentença possui um valor de verdade. ✂️ b) mostrar como a lógica não possui nenhuma relação com a linguagem comum. ✂️ c) não distinguir argumentos indutivos dos dedutivos, já que os mesmos possuem as mesmas características. ✂️ d) não lecionar lógica tendo por base apenas a silogística, que constitui uma pequena parte da lógica moderna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 471Q324784 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCCUma mulher, vítima de violência doméstica que resultou em lesões irreversíveis a sua saúde, como paraplegia e outras sequelas, se transformou em símbolo da luta contra essa forma de violência. O texto acima está se referindo à Lei ✂️ a) Maria da Penha. ✂️ b) Maria da Fé. ✂️ c) Maria da Glória. ✂️ d) Maria Aparecida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 472Q326160 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCO professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio ✂️ a) da utilização de materiais didáticos escritos. ✂️ b) da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos. ✂️ c) de atividades lúdicas que estimulem a leitura. ✂️ d) do desenvolvimento de projetos temáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 473Q913708 | Arquivologia, Modernismo, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Texto associado. Atenção: use o texto a seguir para responder à próxima questão. Observe o trecho inicial do romance “O Quinze”, de Rachel de Queiroz: “Depois de se benzer e de beijar duas vezes a medalhinha de São José, dona Inácia concluiu: ‘Dignai-vos ouvir nossas súplicas, ó castíssimo esposo da Virgem Maria, e alcançai o que rogamos. Amém.’ Vendo a avó sair do quarto do santuário, Conceição, que fazia as tranças sentada numa rede ao canto da sala, interpelou-a: — E nem chove, hein, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês... Nem por você fazer tanta novena... Dona Inácia levantou para o telhado os olhos confiantes: — Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.” Em termos de estilos de época, o trecho de Rachel de Queiroz pertence ✂️ a) à primeira geração do Modernismo. ✂️ b) à terceira geração do Romantismo. ✂️ c) à segunda geração do Modernismo. ✂️ d) ao Realismo em sua fase regionalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 474Q913714 | Matemática, Triângulos, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Considere um triângulo ABC. Um ponto D está sobre o lado AC de modo que CD = 2AD. Um ponto E está sobre o lado AB de modo que BE = 2AE. A razão entre as áreas dos triângulos ABC e ADE vale ✂️ a) 9,00. ✂️ b) 4,00. ✂️ c) 2,25. ✂️ d) 2,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 475Q913727 | Pedagogia, Libâneo, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Os debates pedagógicos contemporâneos buscam reconsiderar diversos aspectos da pedagogia moderna. De acordo com Libâneo, esta última está estreitamente ligada a marcos históricos significativos, como o Iluminismo, a Revolução Francesa e a formação dos Estados Nacionais. Embora apresente diversas vertentes, há características comuns, sendo uma delas ✂️ a) a ideia de uma natureza humana básica e universal como sujeito de conhecimento e de direitos. ✂️ b) a inclusão de matrizes étnico-culturais e epistemológicas diversas no ensino formal. ✂️ c) o conhecimento é entendido como estando condicionado pela obediência à autoridade do educador. ✂️ d) o posicionamento da imaginação e da subjetividade acima da razão e do conhecimento objetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 476Q913711 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Dado um número racional N, diz-se que o seu inverso é o número racional M tal que N x M = 1. Considere a seguinte sequência de operações: 1ª Ao inverso de um número racional P, acrescenta-se 1. 2ª Ao inverso do resultado obtido na operação anterior, acrescenta-se 1. 3ª Ao inverso do resultado obtido na operação anterior, acrescenta-se 1. Se o resultado obtido é 1,55, o valor de P está entre ✂️ a) 0 e 1. ✂️ b) 1 e 2. ✂️ c) 2 e 4. ✂️ d) 4 e 8. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 477Q913712 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Em uma fábrica, uma máquina engarrafadora recebe garrafas vazias e realiza 4 etapas sucessivas: lava, enche, coloca rótulo e prensa a tampinha. Os tempos gastos em cada etapa são: – lavar: 3,4 minutos; – encher: 2,5 minutos; – colocar rótulo: 1,3 minuto; – prensar tampinha: 30 segundos. O tempo total gasto para a realização das 4 tarefas é de ✂️ a) 6 minutos e 50 segundos. ✂️ b) 7 minutos e 40 segundos. ✂️ c) 7 minutos e 42 segundos. ✂️ d) 7 minutos e 50 segundos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 478Q913740 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Em 2000, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria técnico-pedagógica com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), criou o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Anualmente, o SIMAVE conta com a participação das escolas da rede estadual e das redes municipais mineiras e avalia o nível de apropriação de conhecimentos e habilidades alcançado pelos estudantes. Adaptado de Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica de Minas Gerais. Assinale a opção que apresenta uma avaliação que faz parte do SIMAVE. ✂️ a) Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) ✂️ b) Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) ✂️ c) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) ✂️ d) Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 479Q913713 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Uma moeda, quando lançada, pode dar cara ou coroa e a probabilidade de cada um desses possíveis resultados é 0,5. A moeda é lançada uma vez e o resultado é cara. Se essa moeda for lançada novamente, a probabilidade de que o novo resultado seja coroa é ✂️ a) 0. ✂️ b) 1/4. ✂️ c) 1/2. ✂️ d) 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 480Q913715 | Direitos Humanos, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Ana, líder de um grupo de estudo na área de direitos humanos, integrado por servidores públicos do Município Beta, os quais buscavam ampliar os seus conhecimentos nas horas vagas, foi questionada em relação à previsão, ou não, de deveres no âmbito da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ana respondeu corretamente que ✂️ a) não, pois a previsão de deveres, em um documento destinado a evitar o arbítrio do Estado, seria contraditório. ✂️ b) não, pois deveres, enquanto antítese dos direitos, são previstos em documentos específicos, não em declarações de direitos. ✂️ c) sim, pois o ser humano possui deveres para com a comunidade, na qual o livre desenvolvimento de sua personalidade é possível. ✂️ d) sim, pois os direitos assumem posição secundária na Declaração, sendo apenas o resultado dos deveres estabelecidos para o Estado e a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
461Q319995 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCDe acordo com os materiais da SEE-MG, é importante a comunicação dos resultados das avaliações para os familiares e comunidade escolar. As competências que mais auxiliam neste processo são conhecer ✂️ a) a comunidade e definir os limites de sua atuação no espaço escolar. ✂️ b) a legislação, o funcionamento do sistema e aplicar seus princípios e normas. ✂️ c) as famílias e viabilizar seu envolvimento na melhoria da educação. ✂️ d) a legislação e o funcionamento da instituição escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
462Q319817 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCCAs novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como ✂️ a) tecnologias assistivas. ✂️ b) redes sociais. ✂️ c) metodologia montessoriana. ✂️ d) métodos indutivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
463Q326712 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCCDe acordo com a Lei nº 1.340/2006, configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Esta variedade de violência contra a mulher constitui ✂️ a) uma das formas de violação dos direitos humanos. ✂️ b) um problema de ordem familiar e financeira. ✂️ c) uma conduta desfavorável à educação da criança. ✂️ d) um aspecto da questão de gênero, restrito à ordem particular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
464Q813500 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Analista Educacional, SEE MG, FCCUma senhora, avó de um dos alunos da escola da Vila Queiroz, também moradora deste bairro, relata que o pai do aluno, filho dela, quando alcoolizado fica agressivo e a agride; aponta as marcas roxas nos braços e um corte na cabeça. Diante disso, é preciso saber que os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde ✂️ a) ao abrigo de entidade social mais próxima da moradia da pessoa agredida. ✂️ b) aos programas comunitários do bairro. ✂️ c) ao Programa de Atendimento do Idoso da Secretaria da Saúde. ✂️ d) à autoridade policial e/ou Ministério Público. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
465Q326970 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCOs cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são: ✂️ a) A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional. ✂️ b) Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver. ✂️ c) Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando. ✂️ d) Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
466Q814479 | Legislação Federal, Lei n 10741 2003 Estatuto do Idoso, Analista Educacional, SEE MG, FCCAs pesquisas do IBGE (2005) indicam ampliação da expectativa de vida das pessoas no Brasil: aproximadamente 73 anos de idade para os homens e 75 anos para as mulheres. Estes dados apontam para a longevidade como fenômeno da nossa realidade atual; daí a necessidade de atenção especial a esse segmento da população por meio ✂️ a) de programas direcionados às famílias com pessoas idosas, considerando a longevidade a partir de 65 anos de idade. ✂️ b) de projetos de atendimento social, psicológico e de saúde às pessoas com idade igual ou superior a 70 anos, de acordo com a Lei nº 8.069/90. ✂️ c) da concretização da Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) que regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. ✂️ d) da socialização dos dados epidemiológicos e sociais referentes à população com idade igual ou superior a 65 anos, segundo o Estatuto do Idoso. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
467Q471981 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCNo que se refere ao Eixo Temático - Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de ✂️ a) jogos e brincadeiras. ✂️ b) jogos e dança. ✂️ c) brincadeiras e esporte. ✂️ d) dança e esporte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
468Q329031 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCNos documentos curriculares da SEE-MG que pautam a avaliação no estado, são determinados três níveis de desempenho para avaliação diagnóstica dos alunos. São eles: ✂️ a) Nível 1 ? conteúdos de fácil assimilação atingidos; Nível 2: conteúdos de média assimilação atingidos; Nível 3: conteúdos de difícil assimilação atingidos. ✂️ b) Nível 1 ? capacidades ainda não desenvolvidas; Nível 2: capacidades em desenvolvimento; Nível 3: capacidades já desenvolvidas pelos alunos. ✂️ c) Nível 1 ? conteúdos conceituais garantidos; Nível 2: conteúdos procedimentais garantidos; Nível 3: conteúdos atitudinais garantidos. ✂️ d) Nível 1 ? capacidades observáveis; Nível 2: capacidades implícitas; Nível 3: capacidades complexas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
469Q325883 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCCO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é composto por dados ✂️ a) de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e ENEM) e visa a construir um quadro de avaliação das escolas brasileiras com melhores e piores desempenhos. ✂️ b) do fluxo escolar e de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e permite diagnosticar a situação da qualidade da educação brasileira no país e em estados e municípios. ✂️ c) do fluxo escolar e de avaliação da aprendizagem de cada escola e permite ao estado definir sobre o envio de recursos para as escolas da rede pública e privada. ✂️ d) de desempenho dos alunos nas avaliações externas (SAEB e Prova Brasil) e sinalizam as metas a serem alcançadas pelas escolas a partir das definições decenais do PDE. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
470Q795134 | Filosofia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCNas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à lógica e à argumentação, o professor do Ensino Médio é enfaticamente orientado a ✂️ a) mostrar como todo tipo de sentença possui um valor de verdade. ✂️ b) mostrar como a lógica não possui nenhuma relação com a linguagem comum. ✂️ c) não distinguir argumentos indutivos dos dedutivos, já que os mesmos possuem as mesmas características. ✂️ d) não lecionar lógica tendo por base apenas a silogística, que constitui uma pequena parte da lógica moderna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
471Q324784 | Pedagogia, Assistente Técnico de Educação Básica, SEE MG, FCCUma mulher, vítima de violência doméstica que resultou em lesões irreversíveis a sua saúde, como paraplegia e outras sequelas, se transformou em símbolo da luta contra essa forma de violência. O texto acima está se referindo à Lei ✂️ a) Maria da Penha. ✂️ b) Maria da Fé. ✂️ c) Maria da Glória. ✂️ d) Maria Aparecida. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
472Q326160 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCO professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio ✂️ a) da utilização de materiais didáticos escritos. ✂️ b) da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos. ✂️ c) de atividades lúdicas que estimulem a leitura. ✂️ d) do desenvolvimento de projetos temáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
473Q913708 | Arquivologia, Modernismo, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Texto associado. Atenção: use o texto a seguir para responder à próxima questão. Observe o trecho inicial do romance “O Quinze”, de Rachel de Queiroz: “Depois de se benzer e de beijar duas vezes a medalhinha de São José, dona Inácia concluiu: ‘Dignai-vos ouvir nossas súplicas, ó castíssimo esposo da Virgem Maria, e alcançai o que rogamos. Amém.’ Vendo a avó sair do quarto do santuário, Conceição, que fazia as tranças sentada numa rede ao canto da sala, interpelou-a: — E nem chove, hein, Mãe Nácia? Já chegou o fim do mês... Nem por você fazer tanta novena... Dona Inácia levantou para o telhado os olhos confiantes: — Tenho fé em São José que ainda chove! Tem-se visto inverno começar até em abril.” Em termos de estilos de época, o trecho de Rachel de Queiroz pertence ✂️ a) à primeira geração do Modernismo. ✂️ b) à terceira geração do Romantismo. ✂️ c) à segunda geração do Modernismo. ✂️ d) ao Realismo em sua fase regionalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
474Q913714 | Matemática, Triângulos, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Considere um triângulo ABC. Um ponto D está sobre o lado AC de modo que CD = 2AD. Um ponto E está sobre o lado AB de modo que BE = 2AE. A razão entre as áreas dos triângulos ABC e ADE vale ✂️ a) 9,00. ✂️ b) 4,00. ✂️ c) 2,25. ✂️ d) 2,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
475Q913727 | Pedagogia, Libâneo, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Os debates pedagógicos contemporâneos buscam reconsiderar diversos aspectos da pedagogia moderna. De acordo com Libâneo, esta última está estreitamente ligada a marcos históricos significativos, como o Iluminismo, a Revolução Francesa e a formação dos Estados Nacionais. Embora apresente diversas vertentes, há características comuns, sendo uma delas ✂️ a) a ideia de uma natureza humana básica e universal como sujeito de conhecimento e de direitos. ✂️ b) a inclusão de matrizes étnico-culturais e epistemológicas diversas no ensino formal. ✂️ c) o conhecimento é entendido como estando condicionado pela obediência à autoridade do educador. ✂️ d) o posicionamento da imaginação e da subjetividade acima da razão e do conhecimento objetivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
476Q913711 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Dado um número racional N, diz-se que o seu inverso é o número racional M tal que N x M = 1. Considere a seguinte sequência de operações: 1ª Ao inverso de um número racional P, acrescenta-se 1. 2ª Ao inverso do resultado obtido na operação anterior, acrescenta-se 1. 3ª Ao inverso do resultado obtido na operação anterior, acrescenta-se 1. Se o resultado obtido é 1,55, o valor de P está entre ✂️ a) 0 e 1. ✂️ b) 1 e 2. ✂️ c) 2 e 4. ✂️ d) 4 e 8. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
477Q913712 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Em uma fábrica, uma máquina engarrafadora recebe garrafas vazias e realiza 4 etapas sucessivas: lava, enche, coloca rótulo e prensa a tampinha. Os tempos gastos em cada etapa são: – lavar: 3,4 minutos; – encher: 2,5 minutos; – colocar rótulo: 1,3 minuto; – prensar tampinha: 30 segundos. O tempo total gasto para a realização das 4 tarefas é de ✂️ a) 6 minutos e 50 segundos. ✂️ b) 7 minutos e 40 segundos. ✂️ c) 7 minutos e 42 segundos. ✂️ d) 7 minutos e 50 segundos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
478Q913740 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Em 2000, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria técnico-pedagógica com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), criou o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE). Anualmente, o SIMAVE conta com a participação das escolas da rede estadual e das redes municipais mineiras e avalia o nível de apropriação de conhecimentos e habilidades alcançado pelos estudantes. Adaptado de Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica de Minas Gerais. Assinale a opção que apresenta uma avaliação que faz parte do SIMAVE. ✂️ a) Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) ✂️ b) Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) ✂️ c) Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) ✂️ d) Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
479Q913713 | Matemática, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Uma moeda, quando lançada, pode dar cara ou coroa e a probabilidade de cada um desses possíveis resultados é 0,5. A moeda é lançada uma vez e o resultado é cara. Se essa moeda for lançada novamente, a probabilidade de que o novo resultado seja coroa é ✂️ a) 0. ✂️ b) 1/4. ✂️ c) 1/2. ✂️ d) 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
480Q913715 | Direitos Humanos, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023Ana, líder de um grupo de estudo na área de direitos humanos, integrado por servidores públicos do Município Beta, os quais buscavam ampliar os seus conhecimentos nas horas vagas, foi questionada em relação à previsão, ou não, de deveres no âmbito da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ana respondeu corretamente que ✂️ a) não, pois a previsão de deveres, em um documento destinado a evitar o arbítrio do Estado, seria contraditório. ✂️ b) não, pois deveres, enquanto antítese dos direitos, são previstos em documentos específicos, não em declarações de direitos. ✂️ c) sim, pois o ser humano possui deveres para com a comunidade, na qual o livre desenvolvimento de sua personalidade é possível. ✂️ d) sim, pois os direitos assumem posição secundária na Declaração, sendo apenas o resultado dos deveres estabelecidos para o Estado e a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro