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Questões de Concursos SEE PE

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41Q1069289 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os gregos criaram a filosofia porque não teriam temido o dilaceramento, a dualidade, o lado cruel e sombrio dos humanos e da natureza. Longe de serem os homens da moderação ou da medida, seriam as criaturas da desmedida - a hybris - e da luta sem trégua entre os contrários - do ágon, palavra grega que significa: batalha, luta, jogo, disputa interminável entre os opostos. Os gregos, antes de inventarem a filosofia, inventaram o que daria origem a ela: a tragédia.

Marilena Chauí. Introdução à história da filosofia.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

Na cultura grega, a tragédia surge como celebração em honra ao deus Apolo e se relaciona à origem da filosofia.

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42Q1069291 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os gregos criaram a filosofia porque não teriam temido o dilaceramento, a dualidade, o lado cruel e sombrio dos humanos e da natureza. Longe de serem os homens da moderação ou da medida, seriam as criaturas da desmedida - a hybris - e da luta sem trégua entre os contrários - do ágon, palavra grega que significa: batalha, luta, jogo, disputa interminável entre os opostos. Os gregos, antes de inventarem a filosofia, inventaram o que daria origem a ela: a tragédia.

Marilena Chauí. Introdução à história da filosofia.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

A filosofia grega surgiu nas cidades mais importantes, como Atenas e Delfos, e, ao longo dos séculos, transferiu-se para as colônias gregas.

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43Q1069294 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

Platão se tornou o principal influenciador dos filósofos pré-socráticos, e também dos sofistas, com sua doutrina das ideias, herdada do orfismo e dos pensadores egípcios.

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44Q1069295 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

Assim como há uma tripartição nas cidades, também as almas são tripartites, constituídas de uma parte racional, uma parte apetitiva e uma parte impetuosa.

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45Q1069301 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
O objeto da ideia que constitui a mente humana é o corpo, ou seja, um modo determinado da extensão, existente em ato, e não outra coisa.
Espinosa. Ética.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.

A expressão “existente em ato” pode ser compreendida a partir da distinção aristotélica entre potência e ato.

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46Q1071356 | Sem disciplina, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Os conceitos puros do entendimento não devem, pois, ser abstraídos das impressões dos sentidos, nem exprimir a receptividade das representações pelos sentidos, mas ter sua fonte na natureza do espírito; e não são, entretanto, nem o efeito do objeto, nem produzem o objeto.
Kant. Carta a Herz.

Considerando o fragmento da Carta a Herz, apresentado anteriormente, julgue o item que se segue.

Kant estabelece uma síntese entre racionalismo e empirismo na qual os pensamentos sem conteúdo são vazios e as intuições sem conceitos são cegas.

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47Q1069309 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Incapaz de contentar-se com as coisas transitórias desta vida, o ser humano se torna totalmente cético em relação a valores habituais que até então aceitara sem hesitação. No momento desse desespero divino, toma a decisão importante de descobrir e compreender o propósito da vida. É então que principia a verdadeira busca dos valores duradouros.

Maria L. S. Teles. Filosofia para o ensino médio.
Petrópolis – RJ: Vozes, 2010, p 17 (com adaptações).
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
O ceticismo é interpretado popularmente como descrença e, quando relacionado à postura do jovem estudante do ensino médio, como descrédito quanto ao que está sendo partilhado ou vivido; contudo, o ceticismo é uma corrente filosófica que questiona ocorrências, pensamentos e ideias.
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48Q1071359 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Aqui age um tipo humano que, em face de sua existência, não pode experimentar senão uma mistura de fastio, decepção e compaixão, pois o homem moderno é a representação acabada do rebanho anônimo e uniforme. Nossa sociedade de massas é a comunidade universal dos “últimos homens”: os satisfeitos filisteus utilitaristas, para quem a vida se limita à repetição incessante da monótona rotina dos deveres, a felicidade se identifica com o bem-estar, segurança e conforto; eficácia, conformismo, obediência e adestramento valem como virtudes capitais.

Oswaldo Giacóia Júnior. Para a genealogia da moral / Nietzsche.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

Na crítica à sociedade de massas, a figura do último homem, formulada por Nietzsche, corresponde à antítese da forma por ele denominada além-do-homem.

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50Q1080098 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Direito, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito da inclusão da pessoa com deficiência e do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o item subsecutivo.

Ao acompanhante de pessoa com deficiência serão conferidos os mesmos direitos deste no que diz respeito ao atendimento prioritário.

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51Q1069293 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

O diálogo A República, no qual Platão apresentou sua utopia ou projeto para a realização de uma cidade ideal, constitui uma referência para o pensamento político ocidental.

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52Q1069296 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Por ventura não é absolutamente forçoso que concordemos que em cada um de nós estão presentes as mesmas partes e caracteres que na cidade? (...) é difícil saber se executamos cada ação por efeito do mesmo elemento, ou cada ação por meio de seu elemento, visto que são três. Compreendemos, graças a um; irritamo-nos, por outro dos que temos em nós; desejamos, por um terceiro, o que toca aos prazeres da alimentação, da geração e quantos há gêmeos desses; ou então praticamos cada uma dessas ações com a alma inteira. Isto é que será difícil de determinar convenientemente.

Platão. A República

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

A ideia de justiça, objeto do diálogo A República, deve ser almejada tanto na configuração da alma dos indivíduos como na construção da cidade idealizada por Platão.

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53Q1071357 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Aqui age um tipo humano que, em face de sua existência, não pode experimentar senão uma mistura de fastio, decepção e compaixão, pois o homem moderno é a representação acabada do rebanho anônimo e uniforme. Nossa sociedade de massas é a comunidade universal dos “últimos homens”: os satisfeitos filisteus utilitaristas, para quem a vida se limita à repetição incessante da monótona rotina dos deveres, a felicidade se identifica com o bem-estar, segurança e conforto; eficácia, conformismo, obediência e adestramento valem como virtudes capitais.

Oswaldo Giacóia Júnior. Para a genealogia da moral / Nietzsche.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

A ideia de felicidade pensada por Nietzsche vincula-se ao desenvolvimento dos valores morais, principalmente a compaixão.

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54Q1080099 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Administrativo Educacional, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015 e suas alterações), julgue o item a seguir.

Além da oferta de ensino da LIBRAS e do Sistema Braille, o poder público é incumbido de assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar o uso de recursos de tecnologia assistiva, com o objetivo de ampliar habilidades funcionais dos estudantes.

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55Q1080182 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor Braillista, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.

Segundo o art. 4.º da Lei Brasileira de Inclusão, toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação.


Em face desse preceito legal, julgue o item a seguir.

A discriminação da pessoa com deficiência inclui ação ou omissão com o propósito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento de seus direitos.
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56Q1071358 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, SEE PE, CESPE CEBRASPE, 2022

Texto associado.
Aqui age um tipo humano que, em face de sua existência, não pode experimentar senão uma mistura de fastio, decepção e compaixão, pois o homem moderno é a representação acabada do rebanho anônimo e uniforme. Nossa sociedade de massas é a comunidade universal dos “últimos homens”: os satisfeitos filisteus utilitaristas, para quem a vida se limita à repetição incessante da monótona rotina dos deveres, a felicidade se identifica com o bem-estar, segurança e conforto; eficácia, conformismo, obediência e adestramento valem como virtudes capitais.

Oswaldo Giacóia Júnior. Para a genealogia da moral / Nietzsche.

Tendo como referência o fragmento de texto precedente, julgue o item subsecutivo.

Para a filosofia nietzschiana, a tarefa de uma transvaloração de todos os valores depende de eficácia, obediência e disciplina no extermínio da vontade de poder.

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