Início

Questões de Concursos SEE SP

Resolva questões de SEE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q340813 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEE SP, FCC

Duas avós e seus cinco netos serão colocados um ao lado do outro para tirarem uma fotografia. Sabendo que todos os netos deverão ficar entre as duas avós, de quantas maneiras diferentes as avós e seus netos podem organizar-se para a fotografia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q338283 | Matemática, Números reais e complexos, Professor II, SEE SP, VUNESP

Sabe-se que 1 é uma das raízes da equação x3 - – 2x2 + 3x – 2 = 0. Pode-se afirmar, dessa forma, que as demais raízes são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q10042 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Em "A Religação dos Saberes - O desafio do século XXI", Morin (2004) dialoga com textos de inúmeros colaboradores sobre a produção do conhecimento, com pressupostos da dialógica ou lógica da complexidade, herdeira e superadora da lógica racional, da Ciência Moderna.

Considere o trecho que se segue do autor, para responder à questão abaixo.

Quando nos limitamos às disciplinas compartimentadas - ao vocabulário, à linguagem própria a cada disciplina -, temos a impressão de estar diante de um quebra-cabeças, cujas peças não conseguimos juntar a fim de compor uma figura. Mas, a partir do momento em que temos um certo número de instrumentos conceituais que permitem reorganizar os conhecimentos (...), temos a possibilidade de começar a descobrir o semblante de um conhecimento global, mas não para chegar a uma homogeneidade no sentido holista, uma homogeneidade que sacrifique a visão das coisas particulares e concretas em nome de uma espécie de névoa generalizada. Sem dúvida, é a relação que é a passarela permanente do conhecimento das partes ao do todo, do todo ao das partes (...).

Na doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos para o Ensino Médio, tanto no Parecer CNE 15/1998, quanto nos fundamentos das Propostas Curriculares do Estado de São Paulo, encontramos a valorização de princípios coerentes com o pensamento de Morin. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q325178 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q10090 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q474640 | Espanhol, Gramática, Professor II, SEE SP, VUNESP

Señale las contracciones que existen en español:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q323981 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Martín (et al) declara que nos últimos anos, houve, na Espanha, um grande avanço em tecnologia de reabilitação e adaptação. Potencializaram-se tanto o desenho e a fabricação como a importação e a divulgação de suportes técnicos.

O programa de varredura em tela é indicado como um suporte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q332961 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Sérgio fez algumas experiências com um termômetro. Quando o mesmo atingiu 15°C ele o colocou no congelador. Algum tempo depois, a temperatura caiu 20°C. Quanto passou a ser a temperatura registrada no termômetro?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q10058 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada.

Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto.

O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q5967 | Português, Professor de Educação Básica, SEE SP, VUNESP

Texto associado.
texto prova Professor de Educação Básica - SEE SP - Português

Leia o texto para responder às questões de números 4 e 5.

O desafio é combater a discriminação que a escola opera
atualmente, não só quando cria o fracasso explícito daqueles
que não consegue alfabetizar, como também quando impede
aos outros – os que aparentemente não fracassam – chegar
a ser leitores e produtores de textos competentes e autônomos.
O desafio que devemos enfrentar, nós que estamos
comprometidos com a instituição escolar, é combater a discriminação
desde o interior da escola; é unir nossos esforços
para alfabetizar todos os alunos, para assegurar que todos
tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita
como ferramentas essenciais de progresso cognoscitivo e de
crescimento pessoal.

(Delia Lerner, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o
necessário, 2002, p.29)
O texto tem como interlocutores primeiros as pessoas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q543086 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em uma urna, cujo interior não era possível de se enxergar, havia 10 cartões, sendo 3 verdes e 7 vermelhos. Dez pessoas, ordenadas por um sorteio, tirarão dessa urna, cada uma, um cartão. As pessoas que tirarem os cartões verdes participarão de um sorteio final, cujo prêmio é R$ 10.000,00, em dinheiro. Pela ordem, a 1.ª pessoa tirou um cartão vermelho; a 2.ª pessoa tirou um cartão verde; a 3.ª pessoa tirou um cartão vermelho. A probabilidade de as duas próximas pessoas participarem do sorteio final é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q387077 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

O corpo humano produz diversos hormônios. Vejamos alguns exemplos: a insulina regula o nível de glicose no sangue; a adrenalina coloca o organismo em estado de prontidão; a tiroxina ou triiodotironina estimula o metabolismo geral do organismo; a ocitocina favorece o parto e a amamentação; a prolactina estimula a produção de leite nas glândulas mamárias. Esses hormônios são produzidos, respectivamente, pelas seguintes glândulas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q321667 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, SEE SP, FCC

Vivemos numa sociedade dinâmica. A partir desta constatação, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importância e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q321212 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta

não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis

que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e

na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do

pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar

com a turma a(o):

I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;

II – direito ao respeito unilateral;

III – direito a uma vida digna;

IV – direito a oportunidades para realizar projetos;

V – zelo pelos valores individualizados.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q244394 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise os seguintes fundamentos sobre avaliação.

I. Valorização de indícios que revelem o desenvolvimento dos alunos, sob qualquer ângulo.
II. O referencial assenta-se nos critérios de excelência em cada fragmento do conhecimento, mesmo que para poucos, ao invés de conhecimentos básicos para todos.
III. Permite disponibilizar ao professor e equipe escolar informações precisas sobre os processos de aprendizagem dos alunos.
IV. Relação professor/aluno baseada em apoio e parceria.
V. A progressão continuada sugere menor investimento no ensino do que a idéia de promoção automática o faz.

Incorporam-se à concepção de progressão continuada exposta na obra: A construção da Proposta Pedagógica da Escola, da SEE/SP/CENP, 2000, apenas as contidas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q319001 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q10055 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise a seguinte situação:

Um professor de Língua Portuguesa dividiu sua classe em subgrupos para escrever uma carta ao diretor da escola pedindo liberação do prédio nos fins de semana para atividades esportivas e culturais. Em cada grupo, um observador registraria todas as discussões que ocorressem durante a elaboração da carta. Ao final da escrita, o grupo deveria discutir o que ocorrera durante a produção e chegar a um consenso sobre os aspectos essenciais do ato de escrever. (Mello, 2004)

As características da situação proposta pelo professor evidenciam um caso daquilo que a autora denomina transposição didática, que significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q387150 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Observe algumas etapas da digestão de alimentos pelo corpo humano.

I. Início da digestão de amido.

II. Início da digestão de proteínas.

III. A digestão se completa e a maior parte dos nutrientes é absorvida.

IV. Ação da bile, do suco pancreático e do suco entérico.

V. Absorção de água, formação e acúmulo de fezes.

As regiões do tubo digestório humano em que essas etapas da digestão ocorrem são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q331201 | Matemática, Políedros, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Uma professora propôs uma brincadeira para seus alunos: “adivinhe qual é o polígono”. Ela escreveu na lousa as seguintes pistas:

I. o polígono é um paralelogramo;

II. seus lados têm a mesma medida.

Dessa forma, conclui-se que esse polígono é um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q328140 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Alunos com distúrbios neuromotores podem apresentar algumas alterações como aversão a certos tipos de estímulos táteis (defensividade tátil) e intolerância ao movimento, bem como alterações na discriminação tátil. Esse tipo de reação, com propostas para o tratamento, foi estudado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.