Questões de Concursos SEE SP Resolva questões de SEE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEE SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q473128 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPO método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva. A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos ✂️ a) passam a questionar suas experiências com jogos populares e a valorizar mais os jogos esportivos tradicionais. ✂️ b) passam a trazer para a escola suas experiências com jogos populares, confrontando-as com os jogos esportivos tradicionais. ✂️ c) entendem melhor o significado e a dinâmica dos jogos em menor espaço de tempo. ✂️ d) desenvolvem mais rapidamente o domínio das habilidades motoras que exigem equilíbrio. ✂️ e) conseguem selecionar melhor o esporte que desejam praticar fora das aulas de Educação Física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola. Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é ✂️ a) coordenar o trabalho dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola. ✂️ b) coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos vários segmentos e a superação dos conflitos deles decorrentes. ✂️ c) coordenar o trabalho de professores, alunos e funcionários administrativos na elaboração do projeto pedagógico da escola, evitando, assim, que interesses particulares se sobreponham aos interesses coletivos. ✂️ d) impor as determinações legais aos seus subordinados, para evitar interferência direta dos órgãos centrais. ✂️ e) manter pais e responsáveis afastados da elaboração do projeto pedagógico da escola, pois esta é uma atribuição que cabe aos profissionais da educação, pois assim o gestor evita conflitos de interesses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q384432 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, FCCUma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige ✂️ a) que o meio ambiente seja preservado o mais intocado possível, possibilitando a sobrevivência das espécies existentes, inclusive a humana. ✂️ b) a interpretação do meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e as bases física e biológica dos processos vitais. ✂️ c) o reconhecimento da separação entre aspectos culturais e sociais daqueles ditos naturais para possibilitar a manutenção da vida na Terra. ✂️ d) interpretações das intervenções humanas no ambiente, baseadas mais em valores socioculturais e menos nos aspectos ecológicos. ✂️ e) que o papel da espécie humana no ambiente seja considerado de maneira distinta frente às outras espécies. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q336348 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE SP, FCCApesar de ser um dos mais famosos matemáticos Bhaskara, que viveu no séc. XII, não contribuiu diretamente na elaboração da fórmula que leva seu nome. Na história da Matemática podemos encontrar egípcios, babilônios, gregos, outros hindus e chineses. Entre eles podemos destacar, Euclides, Diophanto, Al-Khowârizmî, Zhu Shijie (também chamado Chu Shih-Chieh). No século XIX o método foi redescoberto por Willian George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes por Paolo Ruffini. O que ficou conhecido como método de Horner, já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669. No século XVI, François Viéte utilizou-se de simbolismo para representar esse processo. A contribuição atribuída a Bhaskara serve para ✂️ a) determinar quais são os números primos compreendidos entre 1 e 100. ✂️ b) determinar medidas proporcionais em figuras semelhantes. ✂️ c) relacionar as medidas dos catetos com a hipotenusa de um triângulo retângulo. ✂️ d) a resolução de uma equação de 2o grau. ✂️ e) determinar o máximo divisor comum entre dois ou mais números. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q320735 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPDe acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso ✂️ a) leva a escola a analisar sua forma de ensinar, o quê, o como e para quem, enfrentando os desafios postos pela evasão, repetência, discriminação, exclusão. ✂️ b) continua sendo do aluno, uma vez que a escola reluta em admiti-lo como seu e lhe atribui deficiências que são do próprio ensino ministrado por ela. ✂️ c) provoca a escola a assumir sua identidade, refletindo sobre a prática pedagógica como necessidade de se reavaliar a fim de que possa haver avanços na educação. ✂️ d) pode gerar avaliações externas com percentual de indicadores abaixo do esperado, causando forte impacto no ensino. ✂️ e) torna necessária a criação de propostas e políticas de inclusão educacional que de fato contemplem as diferenças no interior da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q10039 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROPara Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é ✂️ a) sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados. ✂️ b) realizado, essencialmente, por meio de apresentações de danças, músicas e outros aspectos das diversas culturas. ✂️ c) mediado por um currículo específico e exclusivo para determinados subgrupos no interior da escola. ✂️ d) uma preocupação apenas das disciplinas afins, como Sociologia, Filosofia, Língua Materna e Educação Artística. ✂️ e) uma das formas de educação compensatória das diferenças culturais entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q386438 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESPA escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo. Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações. I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura. II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais. III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras. IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU. A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas ✂️ a) IV ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I e III. ✂️ d) I e IV. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSão princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica: I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares; IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q325451 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento." FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32). Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a: ✂️ a) fazer, ser, comandar e coordenar. ✂️ b) conhecer, viver junto, fazer e ser. ✂️ c) viver junto, fazer, ser e comandar. ✂️ d) ser, comandar, coordenar e conhecer. ✂️ e) comandar, coordenar, conhecer e viver junto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q326238 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIONuma reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares. Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular? ✂️ a) Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual. ✂️ b) A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases. ✂️ c) A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem. ✂️ d) A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação. ✂️ e) Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q320225 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCA Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão ✂️ a) apontados os aspectos a serem contemplados diante da legislação atual. ✂️ b) indicadas as mudanças com a introdução do currículo estadual. ✂️ c) registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. ✂️ d) salientados os problemas enfrentados no espaço pedagógico com os alunos. ✂️ e) enumerados, para fins de consulta, os deveres e obrigações da atual gestão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q322826 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPMantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são: I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental; II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos; III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência; IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar; V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família. Está correto o contido apenas em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. ✂️ e) IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q10049 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROMartha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como ✂️ a) o processo de internalização do material cultural que molda o indivíduo, definindo limites e possibilidades de sua construção pessoal. ✂️ b) a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural. ✂️ c) uma postura diretiva e autoritária do sujeito que intervém, implicando uma volta à educação tradicional. ✂️ d) o processo de internalização que se constitui de ações controladas a partir das situações de intersubjetividade. ✂️ e) cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q323026 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCDada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção ? é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso ✂️ a) organizar a turma pelo rendimento dos alunos e formar equipes fixas, para que os alunos com melhor rendimento não se sintam desmotivados. ✂️ b) aplicar avaliações regulares para intervir e oferecer apoio em atividades que não estejam ao alcance da turma, com especial atenção aos erros cometidos pelos alunos. ✂️ c) tomar medidas de organização do grupo, de tempo e de espaço e, ao mesmo tempo, de organização dos próprios conteúdos, que possibilitem a atenção às necessidades individuais. ✂️ d) oferecer apoio e assistência de natureza emocional e intelectual durante as atividades propostas, para que os alunos se sintam acolhidos pelo professor. ✂️ e) oferecer, com frequência, o mesmo tipo de ajuda e intervenção para que os alunos possam avançar nos conhecimentos e sintam necessidade de fazer perguntas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q10021 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROA globalização atual adota formas brutais para impor mudanças que levam à necessidade urgente de rever o que fazer com as coisas, as idéias e também com as palavras. Trata-se de uma dupla tirania: do dinheiro e da informação. Esta imposição é externa aos países e movida por empresas mundiais que competem entre si, sobrevivendo as que têm mais-valia maior. Segundo Santos (2001), qual o efeito, nos países, dessa imposição por mudanças? ✂️ a) Os países se tornam mais definidos em sua identidade nacional, como reação dialética à tendência de homogeneização. Há uma busca interna de avanço tecnológico para não desaparecer na feroz competição que se trava entre as economias nacionais. Nesse movimento, é freqüente os estados se tornarem autoritários. ✂️ b) O efeito não é uniforme para todos os países. Quando o país é adiantado na economia e na tecnologia, sua identidade é reforçada e todas as camadas sociais beneficiam-se da mais-valia. Já os atrasados, chegam a "negar" sua identidade cultural e têm a maioria da população pauperizada e uma minoria enriquecida. ✂️ c) É um efeito fragmentador, pela imposição da competição e do individualismo que solapam os vínculos de solidariedade; há também um efeito de enraizamento de cada um a seu território, na forma de bens imóveis, como contrapartida da velocidade das mudanças. ✂️ d) É um efeito aglutinador sobre os países como totalidades político-econômicas, fazendo com que formem blocos para competirem com mais força no mercado global. Em cada país, os estados nacionais, mesmo as ditaduras, sofrem um processo de modernização tecnológica, para viabilizar o funcionamento dos blocos. ✂️ e) É um efeito fragmentador. As fronteiras se tornam porosas para o dinheiro e a informação; os países, enquanto estrutura em movimento, perdem visibilidade; o estado se omite quanto aos interesses das populações e se torna mais forte e ágil, mais presente, ao serviço da economia dominante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q325424 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCCCurrículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa ✂️ a) indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às novas gerações. ✂️ b) nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos. ✂️ c) comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias. ✂️ d) arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter universal. ✂️ e) ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q10060 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROFonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que ✂️ a) o sucesso do projeto começa com o apoio incondicional dos órgãos centrais e regionais, fundamentais para dar o rumo às decisões da comunidade escolar. ✂️ b) o projeto, enquanto atividade humana, é um exercício de exclusiva racionalidade e deve ser construído de modo a não sofrer qualquer alteração no percurso. ✂️ c) a introdução da prática de projetos permite realizar uma inversão metodológica que fortalece o senso comum. ✂️ d) o projeto deve ser entendido como o conjunto articulado de propostas e planos de ação, em função de finalidades fundadas em valores previamente explicitados e assumidos. ✂️ e) a liderança do Diretor de escola legitima a condução das ações por ele definidas e a seleção dos segmentos das comunidades interna e externa para desempenhá-los. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q471834 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPAo ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho. Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolve ✂️ a) a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético e a comunicação humana. ✂️ b) a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético, mas não a comunicação humana. ✂️ c) a comunicação humana, a criatividade, a sensibilidade, mas não o sentido estético. ✂️ d) a sensibilidade e a criatividade, mas não o sentido estético e a comunicação humana. ✂️ e) o sentido estético e a sensibilidade, mas não a criatividade e a comunicação humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q320561 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESPSaviani afirma que, durante a década de 80, no período que ficou conhecido como de abertura democrática, emergiram no campo educacional as pedagogias contra- -hegemônicas, dentre elas, encontra-se a ✂️ a) pedagogia dos excluídos. ✂️ b) educação inclusiva. ✂️ c) pedagogia da prática. ✂️ d) educação revolucionária. ✂️ e) pedagogia marxista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q323839 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPSegundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e ✂️ a) a flexibilização dos punhos e cotovelos. ✂️ b) o tato, a audição e a propriocepção. ✂️ c) o sentido cinestésico e a propriocepção. ✂️ d) o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos. ✂️ e) o uso da força dos braços e o tato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q473128 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPO método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva. A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos ✂️ a) passam a questionar suas experiências com jogos populares e a valorizar mais os jogos esportivos tradicionais. ✂️ b) passam a trazer para a escola suas experiências com jogos populares, confrontando-as com os jogos esportivos tradicionais. ✂️ c) entendem melhor o significado e a dinâmica dos jogos em menor espaço de tempo. ✂️ d) desenvolvem mais rapidamente o domínio das habilidades motoras que exigem equilíbrio. ✂️ e) conseguem selecionar melhor o esporte que desejam praticar fora das aulas de Educação Física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSegundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola. Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é ✂️ a) coordenar o trabalho dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola. ✂️ b) coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos vários segmentos e a superação dos conflitos deles decorrentes. ✂️ c) coordenar o trabalho de professores, alunos e funcionários administrativos na elaboração do projeto pedagógico da escola, evitando, assim, que interesses particulares se sobreponham aos interesses coletivos. ✂️ d) impor as determinações legais aos seus subordinados, para evitar interferência direta dos órgãos centrais. ✂️ e) manter pais e responsáveis afastados da elaboração do projeto pedagógico da escola, pois esta é uma atribuição que cabe aos profissionais da educação, pois assim o gestor evita conflitos de interesses. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q384432 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, FCCUma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige ✂️ a) que o meio ambiente seja preservado o mais intocado possível, possibilitando a sobrevivência das espécies existentes, inclusive a humana. ✂️ b) a interpretação do meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e as bases física e biológica dos processos vitais. ✂️ c) o reconhecimento da separação entre aspectos culturais e sociais daqueles ditos naturais para possibilitar a manutenção da vida na Terra. ✂️ d) interpretações das intervenções humanas no ambiente, baseadas mais em valores socioculturais e menos nos aspectos ecológicos. ✂️ e) que o papel da espécie humana no ambiente seja considerado de maneira distinta frente às outras espécies. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q336348 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE SP, FCCApesar de ser um dos mais famosos matemáticos Bhaskara, que viveu no séc. XII, não contribuiu diretamente na elaboração da fórmula que leva seu nome. Na história da Matemática podemos encontrar egípcios, babilônios, gregos, outros hindus e chineses. Entre eles podemos destacar, Euclides, Diophanto, Al-Khowârizmî, Zhu Shijie (também chamado Chu Shih-Chieh). No século XIX o método foi redescoberto por Willian George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes por Paolo Ruffini. O que ficou conhecido como método de Horner, já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669. No século XVI, François Viéte utilizou-se de simbolismo para representar esse processo. A contribuição atribuída a Bhaskara serve para ✂️ a) determinar quais são os números primos compreendidos entre 1 e 100. ✂️ b) determinar medidas proporcionais em figuras semelhantes. ✂️ c) relacionar as medidas dos catetos com a hipotenusa de um triângulo retângulo. ✂️ d) a resolução de uma equação de 2o grau. ✂️ e) determinar o máximo divisor comum entre dois ou mais números. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q320735 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPDe acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso ✂️ a) leva a escola a analisar sua forma de ensinar, o quê, o como e para quem, enfrentando os desafios postos pela evasão, repetência, discriminação, exclusão. ✂️ b) continua sendo do aluno, uma vez que a escola reluta em admiti-lo como seu e lhe atribui deficiências que são do próprio ensino ministrado por ela. ✂️ c) provoca a escola a assumir sua identidade, refletindo sobre a prática pedagógica como necessidade de se reavaliar a fim de que possa haver avanços na educação. ✂️ d) pode gerar avaliações externas com percentual de indicadores abaixo do esperado, causando forte impacto no ensino. ✂️ e) torna necessária a criação de propostas e políticas de inclusão educacional que de fato contemplem as diferenças no interior da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q10039 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROPara Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é ✂️ a) sempre inacabado, visando uma relação dialógica entre culturas e grupos involucrados. ✂️ b) realizado, essencialmente, por meio de apresentações de danças, músicas e outros aspectos das diversas culturas. ✂️ c) mediado por um currículo específico e exclusivo para determinados subgrupos no interior da escola. ✂️ d) uma preocupação apenas das disciplinas afins, como Sociologia, Filosofia, Língua Materna e Educação Artística. ✂️ e) uma das formas de educação compensatória das diferenças culturais entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q386438 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESPA escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo. Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações. I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura. II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais. III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras. IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU. A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas ✂️ a) IV ✂️ b) III e IV. ✂️ c) I e III. ✂️ d) I e IV. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESPSão princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica: I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares; IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e IV. ✂️ c) III e IV. ✂️ d) I, II e III. ✂️ e) II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q325451 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento." FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32). Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a: ✂️ a) fazer, ser, comandar e coordenar. ✂️ b) conhecer, viver junto, fazer e ser. ✂️ c) viver junto, fazer, ser e comandar. ✂️ d) ser, comandar, coordenar e conhecer. ✂️ e) comandar, coordenar, conhecer e viver junto. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q326238 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIONuma reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares. Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular? ✂️ a) Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual. ✂️ b) A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases. ✂️ c) A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem. ✂️ d) A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação. ✂️ e) Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q320225 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCCA Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão ✂️ a) apontados os aspectos a serem contemplados diante da legislação atual. ✂️ b) indicadas as mudanças com a introdução do currículo estadual. ✂️ c) registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. ✂️ d) salientados os problemas enfrentados no espaço pedagógico com os alunos. ✂️ e) enumerados, para fins de consulta, os deveres e obrigações da atual gestão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q322826 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPMantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são: I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental; II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos; III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência; IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar; V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família. Está correto o contido apenas em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. ✂️ e) IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q10049 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROMartha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como ✂️ a) o processo de internalização do material cultural que molda o indivíduo, definindo limites e possibilidades de sua construção pessoal. ✂️ b) a construção e a elaboração por parte do indivíduo dos significados que lhe são trazidos pelo grupo cultural. ✂️ c) uma postura diretiva e autoritária do sujeito que intervém, implicando uma volta à educação tradicional. ✂️ d) o processo de internalização que se constitui de ações controladas a partir das situações de intersubjetividade. ✂️ e) cada situação de interação com o mundo social, em que o indivíduo traz consigo determinadas possibilidades de interpretação e ressignificação do material cultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q323026 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCCDada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção ? é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso ✂️ a) organizar a turma pelo rendimento dos alunos e formar equipes fixas, para que os alunos com melhor rendimento não se sintam desmotivados. ✂️ b) aplicar avaliações regulares para intervir e oferecer apoio em atividades que não estejam ao alcance da turma, com especial atenção aos erros cometidos pelos alunos. ✂️ c) tomar medidas de organização do grupo, de tempo e de espaço e, ao mesmo tempo, de organização dos próprios conteúdos, que possibilitem a atenção às necessidades individuais. ✂️ d) oferecer apoio e assistência de natureza emocional e intelectual durante as atividades propostas, para que os alunos se sintam acolhidos pelo professor. ✂️ e) oferecer, com frequência, o mesmo tipo de ajuda e intervenção para que os alunos possam avançar nos conhecimentos e sintam necessidade de fazer perguntas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q10021 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROA globalização atual adota formas brutais para impor mudanças que levam à necessidade urgente de rever o que fazer com as coisas, as idéias e também com as palavras. Trata-se de uma dupla tirania: do dinheiro e da informação. Esta imposição é externa aos países e movida por empresas mundiais que competem entre si, sobrevivendo as que têm mais-valia maior. Segundo Santos (2001), qual o efeito, nos países, dessa imposição por mudanças? ✂️ a) Os países se tornam mais definidos em sua identidade nacional, como reação dialética à tendência de homogeneização. Há uma busca interna de avanço tecnológico para não desaparecer na feroz competição que se trava entre as economias nacionais. Nesse movimento, é freqüente os estados se tornarem autoritários. ✂️ b) O efeito não é uniforme para todos os países. Quando o país é adiantado na economia e na tecnologia, sua identidade é reforçada e todas as camadas sociais beneficiam-se da mais-valia. Já os atrasados, chegam a "negar" sua identidade cultural e têm a maioria da população pauperizada e uma minoria enriquecida. ✂️ c) É um efeito fragmentador, pela imposição da competição e do individualismo que solapam os vínculos de solidariedade; há também um efeito de enraizamento de cada um a seu território, na forma de bens imóveis, como contrapartida da velocidade das mudanças. ✂️ d) É um efeito aglutinador sobre os países como totalidades político-econômicas, fazendo com que formem blocos para competirem com mais força no mercado global. Em cada país, os estados nacionais, mesmo as ditaduras, sofrem um processo de modernização tecnológica, para viabilizar o funcionamento dos blocos. ✂️ e) É um efeito fragmentador. As fronteiras se tornam porosas para o dinheiro e a informação; os países, enquanto estrutura em movimento, perdem visibilidade; o estado se omite quanto aos interesses das populações e se torna mais forte e ágil, mais presente, ao serviço da economia dominante. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q325424 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCCCurrículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa ✂️ a) indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às novas gerações. ✂️ b) nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos. ✂️ c) comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias. ✂️ d) arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter universal. ✂️ e) ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q10060 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETROFonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que ✂️ a) o sucesso do projeto começa com o apoio incondicional dos órgãos centrais e regionais, fundamentais para dar o rumo às decisões da comunidade escolar. ✂️ b) o projeto, enquanto atividade humana, é um exercício de exclusiva racionalidade e deve ser construído de modo a não sofrer qualquer alteração no percurso. ✂️ c) a introdução da prática de projetos permite realizar uma inversão metodológica que fortalece o senso comum. ✂️ d) o projeto deve ser entendido como o conjunto articulado de propostas e planos de ação, em função de finalidades fundadas em valores previamente explicitados e assumidos. ✂️ e) a liderança do Diretor de escola legitima a condução das ações por ele definidas e a seleção dos segmentos das comunidades interna e externa para desempenhá-los. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q471834 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPAo ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho. Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolve ✂️ a) a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético e a comunicação humana. ✂️ b) a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético, mas não a comunicação humana. ✂️ c) a comunicação humana, a criatividade, a sensibilidade, mas não o sentido estético. ✂️ d) a sensibilidade e a criatividade, mas não o sentido estético e a comunicação humana. ✂️ e) o sentido estético e a sensibilidade, mas não a criatividade e a comunicação humana. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q320561 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESPSaviani afirma que, durante a década de 80, no período que ficou conhecido como de abertura democrática, emergiram no campo educacional as pedagogias contra- -hegemônicas, dentre elas, encontra-se a ✂️ a) pedagogia dos excluídos. ✂️ b) educação inclusiva. ✂️ c) pedagogia da prática. ✂️ d) educação revolucionária. ✂️ e) pedagogia marxista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q323839 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESPSegundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e ✂️ a) a flexibilização dos punhos e cotovelos. ✂️ b) o tato, a audição e a propriocepção. ✂️ c) o sentido cinestésico e a propriocepção. ✂️ d) o uso da força da mão e a flexibilidade de punhos e dedos. ✂️ e) o uso da força dos braços e o tato. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro