Questões de Concursos SEE SP

Resolva questões de SEE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q473128 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.

A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q325908 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

Segundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola.

Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q384432 | Biologia, Educação Ambiental, Professor II, SEE SP, FCC

Uma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q336348 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEE SP, FCC

Apesar de ser um dos mais famosos matemáticos Bhaskara, que viveu no séc. XII, não contribuiu diretamente na elaboração da fórmula que leva seu nome. Na história da Matemática podemos encontrar egípcios, babilônios, gregos, outros hindus e chineses. Entre eles podemos destacar, Euclides, Diophanto, Al-Khowârizmî, Zhu Shijie (também chamado Chu Shih-Chieh).

No século XIX o método foi redescoberto por Willian George Horner e Theophilus Holdred e, um pouco antes por Paolo Ruffini. O que ficou conhecido como método de Horner, já tinha sido antecipado por Isaac Newton em 1669. No século XVI, François Viéte utilizou-se de simbolismo para representar esse processo.

A contribuição atribuída a Bhaskara serve para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q320735 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

De acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q10039 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Para Candau (2002), vem crescendo a consciência da positividade do caráter multicultural de cada país do continente latino-americano. Daí decorre a importância da educação intercultural para a afirmação de sociedades democráticas e igualitárias. Todavia, a perspectiva de interculturalidade apresenta uma grande complexidade, não pode ser trivializada. Nessa direção, a autora defende que esse processo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q386438 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

A escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo.

Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.

I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura.

II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais.

III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras.

IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU.

A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q320524 | Pedagogia, Assistente de Diretor de Escola, SEE SP, VUNESP

São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:

I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;

IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q325451 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q326238 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.

Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q320225 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola, na medida em que ela é o documento oficial em que estão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q322826 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:

I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;

II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;

III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;

IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;

V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.

Está correto o contido apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q10049 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Martha Kohl, em Castorina, J. A. (2003), refletindo sobre as contribuições de Vygotsky para a educação e o ensino escolar, analisa a intervenção do outro social. De acordo com Vygotsky, pode-se entender essa intervenção como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q323026 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Dada a diversidade dos alunos, o ensino não pode se limitar a proporcionar sempre o mesmo tipo de ajuda e intervenção ? é preciso diversificar os tipos de ajuda: fazer perguntas ou apresentar tarefas que requeiram diferentes níveis de raciocínio e realização; possibilitar respostas positivas, melhorando-as quando são insatisfatórias; não tratar de forma diferente os alunos com rendimento abaixo do esperado; estimular constantemente o progresso pessoal etc. Para que tudo isso seja possível, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q10021 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A globalização atual adota formas brutais para impor mudanças que levam à necessidade urgente de rever o que fazer com as coisas, as idéias e também com as palavras. Trata-se de uma dupla tirania: do dinheiro e da informação. Esta imposição é externa aos países e movida por empresas mundiais que competem entre si, sobrevivendo as que têm mais-valia maior. Segundo Santos (2001), qual o efeito, nos países, dessa imposição por mudanças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q325424 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor, SEE SP, FCC

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q10060 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Fonseca (2001), ao refletir sobre o Projeto Pedagógico das escolas, seu significado e sentido, com vistas ao sucesso escolar, defende, entre outras idéias, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q471834 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Ao ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho.

Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q320561 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Saviani afirma que, durante a década de 80, no período que ficou conhecido como de abertura democrática, emergiram no campo educacional as pedagogias contra- -hegemônicas, dentre elas, encontra-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q323839 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Segundo Amorim e Alves, para a aprendizagem da escrita Braille é preciso refinar as destrezas de manipulação e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.