Início

Questões de Concursos SEE SP

Resolva questões de SEE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q327265 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.

Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.

Ensinar crianças com deficiências físicas/neuromotoras, de um modo geral, não requer revisões drásticas de currículo. Em sala de aula, para facilitar a aprendizagem desses alunos, pode-se ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q10087 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Conforme o disposto na Constituição do Estado de São Paulo, de 5/10/89, com suas alterações supervenientes,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q821766 | Legislação Federal, Lei n 12527 2011 Lei de Acesso à informação, Analista de Tecnologia, SEE SP, VUNESP

Os procedimentos previstos na Lei n.º 12.527/2011 destinam- se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e, dentre outras, com a seguinte diretriz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q324807 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O protagonismo juvenil encontra na escola um espaço para iniciação na vida pública. Uma das formas de exercício deste protagonismo são as assembléias de classe, que se configuram, segundo Sayão e Aquino (2004), como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q10029 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, J. A. R. (2007), em artigo publicado na Revista APASE nº 6 sobre o FUNDEB, analisa alguns aspectos do controle social como parte do processo de democratização, com base nos preceitos constitucionais. A respeito do controle social de ações governamentais, ele afirma que

I. o controle social deve ser encarado como um pesado fardo pela sociedade civil; por não poder confiar nos governantes, ela se vê obrigada a vigiá- los e, se preciso, puni-los.
II. no processo de redemocratização, a expressão "controle social" passou a ser aclamada numa perspectiva de incorporar a participação da comunidade na gestão das políticas públicas, com reflexos na Constituição Federal/88, obtidos pela atuação do movimento social.
III. a participação da sociedade em funções de planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas levou à institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas, como espaços públicos legítimos de articulação entre governo e sociedade.
IV. diferentemente de outros conselhos criados com ênfase num discurso de parceria para melhoria dos serviços, os conselhos do FUNDEF, agora FUNDEB, tiveram que ser instalados num clima de confronto com os governos para "acabar com os desmandos na aplicação de verbas vinculadas" à educação.

Está correto o contido apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q325758 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Atualmente, acionadores de computadores utilizados com pessoas com severo comprometimento motor respondem a movimentos por contato ou pressão muito sutis. No caso de uma pessoa que ficou tetraplégica por acidente de carro, com esmagamento das vértebras C 5 a C 6, pode ser indicado o acionador por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q483760 | Geografia, Geografia Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em 2011, um forte terremoto resultou em um tsunami que atingiu o Japão, causando destruição e mortes. Anteriormente, em 2004, um forte terremoto também resultou em um tsunami que atingiu a Indonésia, causando grande destruição e deixando mais de 200 mil mortes.

Sobre os dois eventos, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q387072 | Biologia, Biologia molecular, Professor II, SEE SP, FCC

Processos metabólicos como respiração celular, transcrição, replicação, fotossíntese e tradução podem apresentar uma pequena frequência de erros durante sua realização. Em relação ao funcionamento celular, alguns desses erros são naturalmente corrigidos, enquanto outros podem desencadear profundas alterações no comportamento da célula e de suas descendentes se ocorrerem durante a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q10096 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A Deliberação CEE nº 01/99 disciplina a "a autorização de funcionamento de estabelecimentos e cursos presenciais de Ensino Fundamental, Médio e de educação profissional de nível técnico, no sistema estadual de ensino de São Paulo", balizando os procedimentos de supervisão dos estabelecimentos de ensino, quanto aos seguintes aspectos:

I. ação reguladora do Poder Público, fiscalizando e supervisionando os estabelecimentos de ensino, a fim de verificar o cumprimento das normas legais, avaliar a qualidade do ensino ministrado e cobrar dos responsáveis pela unidade escolar descumprimentos das normas estabelecidas.
II. fortalecimento do grau de autonomia das instituições escolares sobre o desenvolvimento do ensino e, em contrapartida, cobrando-lhes maior responsabilidade nos aspectos educativos de sua competência.
III. competência do órgão supervisor para fazer exigências além das previstas nas normas gerais da educação ou nas específicas do sistema de ensino aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação.
IV. competência da Secretaria de Estado da Educação para autorizar o funcionamento das instituições criadas por leis específicas, experimentais ou mantidas por universidades públicas.
V. instauração de diligência ou sindicância por autoridade competente, por falta de atendimento aos padrões de qualidade e a ocorrência de irregularidade de qualquer ordem, obedecidos os procedimentos estabelecidos em lei ou regulamento.

Está de acordo com a citada Deliberação, apenas o contido em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q243983 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q10031 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q242030 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q10070 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

As proposições de Macedo (2005), elaboradas sob a perspectiva construtivista, buscam fundamentar sua proposta de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q481982 | Geografia, Urbanização, Professor, SEE SP, VUNESP

Em uma cidade hipotética, o preço de um terreno pode variar em função:

I. de seu tamanho;
II. de sua localização em relação à área central, serviços e equipamentos de infra-estrutura;
III. das características socioeconômicas de sua vizinhança.

Dessa forma, pode-se considerar que o espaço geográfico apresenta-se, ao mesmo tempo, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q387283 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, SEE SP, VUNESP

Problemas crônicos como o diabete, a hipertensão e as doenças cardíacas são bastante frequentes em populações modernizadas. Alguns fatores, possivelmente, contribuem para a elevação nas taxas em relação a populações tradicionais. Entre esses fatores, pode-se destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q324291 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

A distrofia muscular é uma doença de origem genética ou hereditária e natureza geralmente progressiva. Segundo Cardona Martín et al., está correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q327631 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Responda às questões de números 21 a 25 com base no texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, tendo seu público alvo definido. Nos casos que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos. Pode-se dizer que, dentre os transtornos funcionais específicos, estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q323675 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Quando uma criança nasce sem um dos membros superiores devido a uma malformação congênita, ou se ela perde um membro por acidente, coloca-se em movimento a discussão sobre uso de uma prótese estética ou funcional. Como integrante da equipe de profissionais que trabalham com a criança que rejeita a prótese, cabe ao professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q327539 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEE SP, FCC

A professora de 3º ano apresentou a seguinte situação-problema:

Leonardo é 6 anos mais velho que João, que tem 5 anos.

Quantos anos Leonardo tem? Em relação ao campo aditivo, o problema citado relaciona-se essencialmente com o significado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.