Questões de Concursos SEE SP

Resolva questões de SEE SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q473479 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Considerando que a promoção da educação para a saúde é um dos objetivos da Educação Física na escola, assinale a alternativa que contém conteúdos que o professor deve trazer para as aulas para atingir tal objetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q472186 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Aprender a assistir a um espetáculo esportivo pode ser tão importante quanto saber praticar a modalidade esportiva a que se assiste.

Nesse sentido, é correto afirmar que é função das aulas de Educação Física
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q385032 | Biologia, Metodologia Científica, Professor II, SEE SP, VUNESP

Um experimento tentou provar se determinada vitamina podia repulsar mosquitos ou não. Para isso, o pesquisador selecionou aleatoriamente 800 pessoas saudáveis, sem doenças crônicas ou que estivessem consumindo algum medicamento para alguma doença e que viviam em uma região com muitos mosquitos. Quatrocentas delas consumiram uma cápsula contendo farinha e as outras quatrocentas consumiram uma cápsula contendo a vitamina por duas semanas. Após este período, os resultados foram analisados.

De acordo com o experimento, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q544452 | Física, Professor, SEE SP, VUNESP

O professor de Física deve desenvolver permanentemente atualização e aperfeiçoamento profissional. Nesse sentido, considere as seguintes afirmações:
I. Ele deve fazer pesquisa em Física, como ciência básica ou aplicada.
II. O seu trabalho como professor constitui parte essencial de seu campo prático de investigação científica e pedagógica.
III. A sua cultura científica, e também a geral, precisam ser continuamente promovidas.

Dentre essas afirmações, são plausíveis a um professor de Física da educação básica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q322838 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Responda às questões de números 21 a 25 com base no texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

A educação especial era fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, organizou-se tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, levando à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais. Essa organização, fundamentada no conceito de normalidade/ anormalidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q336900 | Matemática, Relações Trigonométricas, Professor, SEE SP, VUNESP

Considerando a medida dos ângulos em radianos, assinale a alternativa verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q433990 | Direito Constitucional, Educação, Diretor de Escola, SEE SP, CESGRANRIO

Observe o depoimento abaixo, feito por uma mãe de aluno.

— Hoje, passei o dia todo debatendo a educação de nossos filhos. O conselho de escola é uma reunião que deveria existir em todas as escolas, pelo menos uma vez por mês.

Esse depoimento faz referência a uma instância da administração de uma escola que representa diretamente o exercício de um princípio da educação presente na Constituição Brasileira de 1988.

Esse princípio é a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q386622 | Biologia, Resíduos sólidos, Professor II, SEE SP, VUNESP

Em uma sociedade de consumo como a nossa, é cada vez maior a produção de materiais que são descartados diariamente, trazendo uma série de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida. O Decreto Estadual n.º 38.356/98, que regulamenta a Lei Estadual de Resíduos Sólidos n.º 9.921/93 (In: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2003), estabelece um modelo de gestão que combina várias técnicas para o manejo dos diferentes componentes do fluxo de resíduos, e baseia-se em alguns princípios que visam a diminuição do desperdício, do volume de resíduos, proporcionam economia de recursos naturais e de energia, assim como reduzem a poluição do solo, da água e do ar.

Pode-se sintetizar esses princípios, na seguinte ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q320508 | Pedagogia, Professor II, SEE SP, VUNESP

O sistema sensorial mais importante que a pessoa cega possui para conhecer o mundo é o tato, que permite uma coleta de informação bastante precisa sobre os objetos próximos, mas é muito mais lento que a visão e, por isso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q320538 | Pedagogia, Professor de Educação Básica I, SEE SP, VUNESP

Conforme os estudos de Piaget sobre dever moral, uma criança quando julga mais culpado alguém que tenha quebrado dez copos sem querer do que alguém que somente tenha quebrado um durante uma ação ilícita, julgando o aspecto exterior da ação e não a intencionalidade desta, está na fase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q324278 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:

I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.

II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.

III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.

IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.

V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.

As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q242184 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo Perrenoud (1998), a avaliação formativa favorece a aprendizagem dos alunos e o ensino dos docentes. Na relação estabelecida entre essa avaliação e os programas e objetivos do ensino, o autor defende que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q244450 | Pedagogia, Globalização, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Escreve Milton Santos (2001):

Não se pode dizer que a globalização seja semelhante às ondas anteriores, nem mesmo uma continuação do que havia antes, exatamente porque as condições de sua realização mudaram radicalmente. É somente agora que a humanidade está podendo contar com essa nova qualidade da técnica, providenciada pelo que se está chamando de técnica informacional. Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico.

Diante dessa realidade, o autor vê a globalização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q10020 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo Santos (2001), a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista e, para entendê-la, há que considerar dois elementos fundamentais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q323848 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para atender ao artigo 12 da LDB (Lei no 9.394/96) , que incumbe a instituição de elaborar e executar sua proposta pedagógica, o gestor, tomando como norte os princípios da gestão democrática, tem o papel de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q10088 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q326147 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os domínios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q325569 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

O conselho de classe/série consiste em um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q386789 | Biologia, Citologia, Professor II, SEE SP, VUNESP

Supondo-se que os ribossomos e o complexo golgiense de uma célula fossem suprimidos, sem prejuízo dos demais componentes, a primeira alteração, decorrente da função que exercem, seria a interrupção instantânea da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q322917 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SEE SP, FCC

Para Tardif (2002), o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber não é somente utilizado como um meio no trabalho, mas é produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.