Questões de Concursos SEEAC

Resolva questões de SEEAC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1019270 | Espanhol, Substantivo Sustantivo, EJAPRISIONALSOCIOEDUCATIVO PROFESSOR PNSP2 LÍNGUA ESPANHOLA, SEEAC, IBFC, 2023

Assinale a alternativa em que os substantivos sejam todos invariáveis quanto ao gênero, por exemplo: el ayudante / la ayudante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1015431 | Libras, Papéis e Responsabilidades do Tradutorintérprete, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O intérprete de língua de sinais, no processo de interpretação, dialoga com o discurso do locutor, confabula com suas próprias experiências, com as diferentes vozes que o constitui e constrói um novo discurso direcionado ao interlocutor em potencial do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o aluno surdo. Sobre essas menções, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1019271 | Espanhol, Vocabulário Vocabulario, ENSINO REGULAR PROFESSOR PNSP2 LÍNGUA ESPANHOLA, SEEAC, IBFC, 2023

A palavra academia (português) e academia (em espanhol) são palavras heterofônicas porque; apesar de escrita semelhante ou igual nas duas línguas, a sílaba tônica está em posições diferentes. Assinale a alternativa em que todas as palavras sejam heterofônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1015432 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Lacerda, Santos e Caetano (2014) afirmam que para os surdos, os conceitos são organizados em língua de sinais. Explicar os conteúdos da sala de aula utilizando toda a potencialidade visual que essa língua tem é uma estratégia metodológica. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o objetivo dessa estratégia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1019272 | Espanhol, Verbos Verbos, ENSINO REGULAR PROFESSOR PNSP2 LÍNGUA ESPANHOLA, SEEAC, IBFC, 2023

Considerando seus conhecimentos sobre uso de modos e tempos verbais em espanhol, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A sentença “Mañana tengo que ir al supermercado porque no tengo comida por acá.” expressa que essa ação é planejada e, nestes casos, é correto usar o tempo presente do modo indicativo em espanhol.
( ) A sentença “Ojalá no te arrepientas más tarde.” expressa a ideia de que o suposto arrependimento ainda não aconteceu.
( ) A sentença “Esta semana estoy estudiando mucho más.”, contém uma perífrase de gerúndio.
( ) Na sentença “Ojalá haya comprado vino”, não podemos ter certeza absoluta de que este vinho em questão tenha sido comprado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1015433 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Com base em Albres e Neves (2010), assinale a alternativa que apresenta um processo de expressão do sistema de Libras que está relacionado ao sinal de “olho-caro”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1019273 | Espanhol, Artigos Artículos, ENSINO REGULAR PROFESSOR PNSP2 LÍNGUA ESPANHOLA, SEEAC, IBFC, 2023

Com relação ao uso dos artículos, analise as afirmativas abaixo.
I. Na sentença “La casa de Marta es nueva” o artigo “la” indica que se trata de uma casa específica, e não de qualquer casa.
II. Para expressar as horas em espanhol, não é necessário utilizar artigos definidos; portanto, a sentença “Son seis y cuarto.” está perfeitamente bem escrita.
III. A sentença “Hoy vamos a la fiesta,”, não admite a junção da preposição “a” com o artigo “la”.
IV. Na sentença “Juan es un hombre alegre”, o artigo definido é omitido porque “Juan” é um nome próprio.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1015434 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com Sparano-Tesser (2014) a mediação do intérprete em sala de aula é fundamental para propiciar o acesso à comunicação entre o aluno surdo e os ouvintes na sala de aula, por meio da Libras. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1019274 | Espanhol, Pronomes Pronombres, ENSINO REGULAR PROFESSOR PNSP2 LÍNGUA ESPANHOLA, SEEAC, IBFC, 2023

Texto associado.
Analise o texto abaixo para responder à questão.

“______ libro es una novela de amor que narra la vida de una muchacha que sufre a causa de una antigua tradición que no ______ permite casarse con el hombre que ama. Ella lucha por romper ______ costumbre y mientras, cocina platos deliciosos ya que cocinar es única vía que tiene para escapar al dolor y a la frustración de ______ vida.”

(CHAMORRO, César, et. Al. Todas las voces. Madrid; Difusión, 2012. p.57)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1015435 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Quadros (1997) afirma que, nas línguas de sinais, para referentes não-presentes, são estabelecidos pontos específicos (locais) no espaço de sinalização e que vários são os mecanismos utilizados referentes no espaço. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Fazer o sinal em uma localização particular (se a forma do sinal permitir).
( ) Apontar um substantivo em uma localização particular.
( ) Direcionar a cabeça e os olhos (e talvez o corpo) em direção a uma localização particular fazendo o sinal de um substantivo ou apontando para o substantivo.
( ) Usar o pronome depois de um sinal para um referente.
Assinale a alternativa que apresenta sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1015436 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Santiago (2013) afirma que na perspectiva enunciativo-discursiva, há sinais que assumem vários significados, apesar de apresentarem uma forma única. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A polissemia, entendendo a língua como sistema abstrato, interfere a um signo um universo de possibilidades e significação.
( ) A pragmática e a fonologia interferem na forma da língua, por isso os estudos pragmáticos visa descodificar o sistema da língua em seu uso.
( ) O campo da significação está inteiramente relacionado com o universo do sentido.
( ) A língua possui um caráter de novidade a cada enunciado, em cada situação,
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1015437 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Para Moura (2013) a escola tem um papel importante, para a criança surda, será no espaço escolar que ela poderá adquirir a língua e, portanto, desenvolver a linguagem, sem as restrições que normalmente aparecem no ambiente doméstico. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1015438 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Sobre as abordagens educacionais adotadas para alunos surdos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1015439 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O processo da composição dos sinais que envolve aspectos fonológicos. Diniz (2013) afirma que quando dois sinais formam um sinal composto, é comum que mudanças fonológicas ocorram, o que pode ser explicado por um conjunto de regras que alteram um ou mais parâmetros dos sinais. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1015440 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Sobre a formação de professores de língua de sinais, em alguns cursos a preocupação com a educação de surdos, com as novas tecnologias e com a produção de conteúdo multimídia ainda é incipiente. Assinale a alternativa correta que explique essa afirmativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1015441 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com o Decreto 5.626/2005 (que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, Lei de Libras), a formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1015442 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O fato das línguas de sinais se apresentarem na modalidade visual-espacial implica uma estrutura fonética e fonológica pautada na articulação dos sinais, envolvendo braços, mãos, dedos, tronco e face. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1015443 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

A institucionalização do atendimento educacional especializado – AEE deve prever na sua organização alguns critérios quanto ao espaço e profissionais da educação. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1015444 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

A Lei n° 12.319 de 1° de setembro de 2010 surge como marco legal para a categoria do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras pois, a partir dela, regulamenta enquanto profissão. No artigo 5° da referida Lei, elenca as atribuições para o exercício das suas competências. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Ensinar a Língua Brasileira de Sinais aos surdos e surdocegos quando estes ainda não adquiriram esta língua.
( ) Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didáticopedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.
( ) Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdoscegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa.
( ) Fomentar a construção dos conteúdos curriculares, das atividades didáticopedagógicas e dos processos avaliativos das instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior.
( ) Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1015445 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Como proposta de melhoria no desenvolvimento cognitivo na educação de sujeitos surdos, Castro (2013), relaciona características comuns entre os aspectos imagéticos presentes nos planos cinematográficos agrupados por Aumont (2009) aos aspectos da produção de narrativas em língua de sinais (LS). A partir dessa relação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No plano aproximado, o enquadramento focaliza detalhes de pessoas ou objetos com a intenção de ressaltar as emoções dos personagens.
( ) A diferença entre o plano geral e o plano em conjunto é que, além de ambientar o espectador ao lugar em que a cena acontece, também revela mais detalhes a medida em que o personagem principal da narrativa encontra-se focado mais próximo.
( ) Tendo bastante uso pelas produções cinematográficas nos EUA na primeira metade do século XX, o plano americano se caracteriza pela mostra dos personagens humanos, da cabeça aos joelhos.
( ) O plano Close Up também chamado de Primeiro Plano é uma tomada de câmera que mostra o personagem principal humano da cabeça ao tórax.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.