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Questões de Concursos SEEC RN

Resolva questões de SEEC RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1037999 | Geografia, Urbanização, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

Vista como uma forma de organização do espaço pelo ser humano, a cidade pode ser considerada, como a expressão concreta de processos sociais na forma de um ambiente físico construído sobre o espaço geográfico.
CORREA, L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997. p.121.

A partir da concepção do autor sobre a construção deste tipo específico de geográfico, julgue os itens a seguir.

I. Local onde os processos sociais produzem forma, movimento e conteúdo, originando uma paisagem uniforme na organização espacial da metrópole.
II. Área de acumulação de capital, onde as condições para a reprodução da força-de-trabalho podem mais plenamente ser realizadas.
III. Espaço onde emerge a metrópole moderna, produto da economia de mercado afetada pela industrialização, e por uma complexa sociedade estratificada.

Está correto o que se afirma em
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42Q1030400 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

As opções identificam corretamente as competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à exceção de uma. Assinale-a
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43Q1030403 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

No Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, o componente Arte está inserido na área de Linguagens pois:
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44Q1030440 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

Sua forma mais típica é a conversação didática. Às vezes, denomina-se, também, aula dialogada, mas a conversação é algo mais. Não consiste meramente em respostas dos alunos às perguntas do professor, em uma conversa “fechada” em que os alunos pensem e falem o que o professor já pensou e falou, como uma aula de catecismo. A conversação didática é “aberta” e o resultado que dela decorre supõe a contribuição conjunta do professor e dos alunos.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017, p. 233 (adaptado).

O método didático acima descrito consiste em
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45Q1034332 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre o materialismo histórico.

I. O materialismo histórico é uma tradição de pensamento idealista, que tem como objetivo a subversão da ordem social vigente.
II. O materialismo histórico-dialético entende as classes sociais como opostas, reconhecendo sua relação dialética desde os primórdios da humanidade.
III. O materialismo histórico possui um caráter científico, visando compreender a sociedade a partir de sua realidade concreta.

Está correto o que se afirma em
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46Q1030496 | Administração Geral, Teoria da Contingência, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as assertivas a seguir, utilizando como base as teorias da administração desenvolvidas ao longo da história.

I. Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, dotados de sentimentos, desejos e temores.
II. Os indivíduos alcançam suas satisfações por meio dos grupos sociais com que interagem.
III. Os operários devem se especializar nas tarefas para aumentar a eficiência produtiva.

Está condizente com a teoria das relações humanas o que se afirma em
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47Q1034350 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Sobre o projeto pedagógico-curricular (PPC) das escolas da educação básica, avalie as afirmações abaixo.

I. É o documento que reflete as intenções, princípios, valores, objetivos e ideais da direção escolar.
II. Estabelece pontos de partida e de chegada comuns, fiando-se em uma unidade teórico-metodológica do trabalho docente.
III. Representa o passo inicial na concretização do processo de planejamento, indispensável à exequibilidade do ensinoaprendizagem.

Está correto o que se afirma em
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48Q1030524 | Algoritmos e Estrutura de Dados, Algoritmos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

O professor Rafael estava explicando para seus colegas pedagogos como uma programação avançada pode ser aplicada na criação de sistemas inteligentes para educação. Ele deu um exemplo de um algoritmo que analisa o desempenho dos alunos em avaliações online e sugere conteúdos personalizados para cada um, com base em suas dificuldades.

O principal objetivo de utilizar algoritmos avançados em sistemas educacionais é
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49Q1030405 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

Ao atingir as ramificações finais do axônio, o impulso nervoso provoca o esvaziamento (exocitose) de várias vesículas sinápticas, com a liberação de neurotransmissores (também chamados mensageiros químicos, mediadores químicos ou neuro-hormônios), substâncias químicas que se difundem pela sinapse e se ligam a proteínas da membrana (receptores) de outro neurônio. (Fonte: LINHARES, S. et al. Biologia hoje. Volume 2. São Paulo: Ática, 2016.)

Entre as substâncias a seguir, são exemplos de neurotransmissores
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50Q1030425 | Filosofia, A Política, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções. Trata-se, pois, de saber que convenções são essas.
ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social. São Paulo: Abril, 1973. (Adaptado.)

Rousseau é um dos autores fundamentais do pensamento político moderno. Segundo o filósofo, a ordem social se origina
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51Q1030446 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

A necessidade das autoridades eclesiásticas por provas físicas dos fenômenos sagrados faz parte de um fenômeno mais amplo já observado pelos historiadores da espiritualidade feminina da Idade Média tardia: a predominância das mulheres entre as santas visionárias e a persistente tendência dos hagiógrafos masculinos de traduzir as experiências místicas internas de suas sujeitas femininas em sinais corporais perceptíveis, como estigmas, feridas sangrentas, lactação e outros fenômenos místicos. Isto conferiu uma importância especial aos corpos das mulheres santas, que eram vistas como recipientes de seus poderes sobrenaturais, e pode ser a razão pela qual os contemporâneos parecem ter embalsamado os corpos das futuras santas mais frequentemente do que os dos santos homens — um fato que ajuda a explicar a restrição das anatomias sagradas, nesse período, a corpos femininos. Por outro lado, esse foco nos corpos mortos das mulheres santas parece também ter refletido uma necessidade especial de prova por parte dos clérigos homens quando a santidade feminina estava em questão.
Adaptado de PARK, Katharine. The secrets of Women: Gender, Generation, and the Origins of Human Dissection. New York: Zone Books, 2006, pp. 58- 59.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que um dos elementos que explica a relação entre os corpos femininos e o contexto da Idade Média tardia foi
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52Q1034333 | Sociologia, Política, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de Estado Democrático de Direito.
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53Q1034336 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a afirmativa que descreve corretamente os estudos de gênero como categoria analítica para estudos sociológicos.
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54Q1030506 | Gestão de Pessoas, Educação Corporativa, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

As rápidas transformações no ambiente profissional e o ritmo acelerado das mudanças levaram as organizações à adoção de programas de educação corporativa. Esses programas têm como objetivo capacitar e desenvolver os colaboradores, alinhando suas aptidões às necessidades da empresa, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais e a adaptação aos desafios do mercado.

Com base nesse contexto, avalie as assertivas a seguir.

I. Assiduidade
II. Perpetuidade
III. Morosidade

Representam princípios da educação corporativa o que se afirma em
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55Q1044441 | Geografia, Regionalização Brasileira, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

A longa história do espaço nordestino manifesta-se na configuração de sub-regiões que exibem características econômicas e sociais particulares.

MAGNÓLIO, D. Conhecendo o Brasil: Região Nordeste. São Paulo: Moderna, 2000. p.39

Com base na divisão territorial do trabalho característica da região, correlacione as colunas.

(A) Zona da Mata
(B) Agreste
(C) Sertão
(D) Meio Norte

( ) Fruticultura irrigada em área de comprometimento hídrico.
( ) Existência de atividades extrativistas com saberes hereditários.
( ) Monoculturas mecanizada de exportação e grandes núcleos urbanos.
( ) Transição climática com produção voltada para o abastecimento do litoral oriental.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada
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56Q1030395 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p, 2010, p. 62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
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57Q1030415 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Evidências na literatura científica indicam diferentes benefícios da prática regular de atividades físicas, assim como da realização de exercícios, para a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
A respeito dessa relação, é correto afirmar que
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58Q1030460 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Não é mais aceitável conviver com uma escola onde os alunos, ao entrarem, “pendurem” no cabide imaginário das convenções protocolares sua auto-estima e sua alegria em se conhecer, suas mágoas e suas frustrações.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 62.

O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
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59Q1034334 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Embora os rolos – no qual os filmes residem enquanto potência fílmica – sejam palpáveis, o filme em si não é. Não pode ser tocado, tampouco visto sem que seja projetado. À medida que o projetor roda, dando às gravações velocidade suficiente para gerar a ilusão do movimento, cabe aos espectadores, sem tempo para fixar o olhar e o entendimento em um ou outro aspecto determinado da sequência de imagens que lhe é mostrada, juntar algumas impressões do que acaba de ser visto para formatar um ponto de vista ou uma interpretação. Tanto o que faz “eleger” alguns dentre os incontáveis sinais possíveis como os mais significativos de um filme quanto o modo como os interpreta não pode ser desvinculado de seus desejos e conhecimentos prévios. Em outras palavras, o processo não é desvinculado das particularidades daquele que o vê, de sua memória e de seu saber.

Adaptado de: NASCIMENTO, Nayara. Amor em telas – amor e tecnologia digital em filmes dos anos 2010. Tese de doutorado em Sociologia da Universidade de São Paulo, 2022, p. 21.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a compreensão sociológica da autora sobre o ato de consumir produções audiovisuais.
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60Q1030499 | Gerência de Projetos, Pmbok e Processos de Gerenciamento de Projetos, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma Secretaria Municipal está desenvolvendo um projeto para modernizar o atendimento ao público por meio da implementação de um novo sistema de atendimento ao cidadão. Para garantir o sucesso desse projeto, o gestor público encarregado deve adotar práticas de gestão de projetos utilizando o Guia PMBOK como referência, considerando questões como alocação de recursos, cumprimento de prazos e transparência nos resultados.
Com base nos fundamentos da gestão de projetos, as áreas de conhecimento que devem ser priorizadas para garantir o sucesso do projeto são
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