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Questões de Concursos SEEC RN

Resolva questões de SEEC RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1030501 | Administração Geral, Organizações, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma empresa está passando por uma reestruturação organizacional para alinhar suas operações ao planejamento estratégico. Durante as discussões, foram analisados diferentes tipos de estruturas organizacionais, cada um com vantagens e desafios específicos que podem impactar o desempenho e a comunicação interna.

Com base nos tipos de estruturas organizacionais, assinale a opção que descreve corretamente as características desses modelos.
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62Q1030505 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma organização decidiu implementar um novo sistema de avaliação de desempenho para melhorar o alinhamento entre os objetivos individuais e os objetivos estratégicos da empresa. Durante a discussão, a equipe de RH apresentou diferentes métodos de avaliação de desempenho que poderiam ser utilizados.

Com base nos diferentes métodos de avaliação de desempenho, assinale a opção que associa corretamente o método com sua descrição.
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63Q1030511 | Análise de Balanços, Análise por Índices, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Uma empresa do setor de varejo está analisando sua saúde financeira com foco em avaliar sua capacidade de honrar compromissos de curto prazo. Durante a análise, a diretoria definiu que seria utilizado o Indicador de Liquidez Seca para a análise, que deveria ser de pelo menos 1,5 para garantir segurança financeira.

A empresa apresenta os seguintes dados:

• Ativo Circulante: R$ 1.200.000
• Passivo Circulante: R$ 800.000
• Estoques: R$ 400.000
• Ativo Imobilizado: R$ 500.000
• Contas a Receber: R$ 300.000

Com base nesses valores, determine o Indicador de Liquidez Seca e avalie se a empresa atingiu o objetivo estabelecido.
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64Q1030515 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A professora Clara está organizando uma aula prática para os alunos do ensino médio sobre redes de computadores. Ela planeja utilizar um diagrama que mostra como diferentes dispositivos em uma rede doméstica (computador, impressora, smartphone e roteador) estão conectados. Durante a aula, Clara pergunta aos alunos qual é a importância de um roteador nessa configuração e como ele contribui para o funcionamento da rede.

Com base nos conceitos básicos de redes de computadores, a principal função do roteador em uma rede doméstica é
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65Q1022335 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT III AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:

Plastic Dreams


by Sarah Thompson

Plastic dreams, oh plastic dreams, a vision turned nightmare,


Once a symbol of progress, now a burden we must bear.


Our landfills overflow with your synthetic remains,


A haunting testament to our unsustainable chains.


Plastic dreams, oh plastic dreams, a promise unfulfilled,


Your convenience a facade, your consequences concealed.


Let us wake from this slumber, this toxic desire,


To create a world where nature's essence can inspire.


In our hands lies the power, to choose a different fate,


To abandon plastic dreams and embrace a sustainable state.


For only through conscious choices, can we break this vicious spell,


And ensure a future where our planet and poetry can dwell.



From: https://poemverse.org/poems-about-plasticwaste/#2_the_sea_s_lament_by_michael_anderson

In the first line, the poet reveals that her dreams have become
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66Q1030534 | Física, Eletricidade, Professor de Física, SEEC RN, FGV, 2025

Para tomar um banho de 45 minutos utilizando um chuveiro elétrico de 4000 W, uma pessoa consome uma quantidade de energia elétrica.
Uma lâmpada de 25 W, que fica acesa 8 horas por dia, pode funcionar gastando a mesma energia por
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67Q1030421 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Segundo as Regras Oficiais de Basquetebol da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em uma partida, quando no julgamento de um árbitro há um contato desnecessário em um jogador em movimento ofensivo, causado por jogador defensor para parar a progressão da equipe atacante na transição, sem visar a bola e antes do início de um ato de arremesso, deve ser assinalada uma falta
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68Q1030454 | História, História do Brasil, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

A tese de que na Cabanagem houve várias “cabanagens” parece ter fundamento. Os interesses dos segmentos do grande contingente de “despossuídos” que participaram do movimento, e que foram responsáveis pela sua radicalização, chocaram-se com os das lideranças político-partidárias que estiveram à frente dos cabanos.

Fonte: JUNIOR, José Alves de Souza. Cabanagem, revolução amazônica, 1830-1840. São Paullo: Fundação Lauro Campos, 2022, p.73.

Assinale a opção que descreve corretamente a composição do movimento da Cabanagem.
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69Q1051207 | Português, Sintaxe, Professor de Língua Portuguesa, SEEC RN, FGV, 2025

Assinale a opção em que se encontra uma oração subordinada adverbial concessiva.
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70Q1030493 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre as regras relativas à observação dos fatos sociais, segundo Émile Durkheim e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O sociólogo deve tratar os fatos sociais como coisas.
( ) O sociólogo deve analisar os fatos sociais, guiando-se pela sua própria subjetividade.
( ) O sociólogo deve se estudar os fatos sociais, se afastando sistematicamente todas as preconcepções.
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71Q1030494 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Quando se traduz o substantivo "tempo" com sua forma verbal e se estuda o problema da determinação do tempo, logo se percebe que não se podem separar completamente as determinações dos acontecimentos sociais e dos fatos físicos. Com a evolução das medições humanas do tempo, aumenta a relativa autonomia da determinação social do tempo em relação à medição do tempo dos fatos não humanos; sua vinculação se tornou mais indireta, mas nunca desapareceu, sendo na verdade indissolúvel. Por muito tempo, entretanto, as exigências sociais humanas impulsionaram a determinação do tempo através dos astros. Podemos demonstrar sem muita dificuldade que a evolução da determinação natural do tempo foi e continuou dependente do desenvolvimento das exigências sociais humanas, embora tenha sempre havido influências recíprocas.

Adaptado de ELIAS, Norbert. Sobre el tiempo. México: Fondo de Cultura Económica, 2010, p. 66.

A partir da interpretação de Norbert Elias, é correto afirmar que
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72Q1030503 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Dentre as teorias de liderança mais reconhecidas, a liderança transformacional e a liderança transacional oferecem abordagens distintas para gerenciar e influenciar equipes.

Com base nessas teorias, a principal diferença entre esses dois estilos de liderança é que
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73Q1030507 | Administração Geral, Atribuições das Áreas de Gestão, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Analise as assertivas a seguir, acerca do processo de segmentação de clientes, prática comumente utilizada no marketing para identificar grupos específicos no mercado.

I. Segmentação psicográfica, que leva em conta valores, estilo de vida, personalidade e interesses dos consumidores.
II. Segmentação demográfica, que considera fatores como idade, gênero, renda, e nível educacional.
III. Segmentação firmográfica, que classifica os consumidores de acordo com as vantagens específicas que eles procuram em um produto ou serviço.

Estão correto o que se afirma em
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74Q1034354 | Pedagogia, Educação Infantil, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ambientes específicos para estímulo à criatividade, que honram o esforço imaginativo do pensamento, e igualmente ricos em produtos diversificados que se alternam sempre, guardados por algum tempo para depois reaparecerem, tais como botões, caixas de papelão, canudos de refrigerantes, ferramentas simples, espelhos, lentes de aumento, computadores em desuso, rádios de pilha, despertadores, papel, tintas, perucas velhas, tesouras sem ponta, lápis de cor, panos coloridos, cartazes, chapéus, bonecos, quebra-cabeças, fantasias, etc.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 72.

O trecho em destaque aponta as condições favoráveis para o desenvolvimento de capacidades cognoscitivas.

Assinale a opção que indica à qual etapa do ensino corresponde.
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75Q1038000 | Geografia, População, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

“Não são apenas as regiões impróprias para uma agricultura satisfatória que se estão despovoando, mas todos os campos cujo povoamento ultrapassa o limiar da capacidade de emprego numa agricultura moderna e mecanizada visando à famosa paridade das rendas entre a família rural e a família urbana reivindicada pelas organizações camponesas.”

GEORGE, P. Geografia da População. São Paulo: DIFEL, 1975. Saber p.56

O movimento de fuga de tais populações rurais está ligado a

( ) Introdução de modernas tecnologias produtivas até mesmo em áreas anecúmenas.
( ) Fertilidade de solos, fato que acelera sua apropriação e utilização econômica por grandes monoculturas de exportação.
( ) Saída de mão de obra qualificada, sem qualquer tipo de espaço de trabalho no meio rural moderno.

As afirmativas são, respectivamente,
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76Q1030449 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Os envolvidos também desempenhavam diferentes formas de trabalho simbólico ao cocriar a crença coletiva de que todos os vassalos tinham acesso ao ouvido do governante. A ficção do diálogo entre governados e governante era um pilar da confiança dos vassalos na monarquia. Foi desse diálogo epistolar e da construção de confiança que surgiu a comunicação em todo o mundo. De fato, esse intercâmbio não apenas deu origem a muitas de suas leis, mas também moldou profundamente a sociedade nas Índias e constituiu, em si, um elemento fundamental de um projeto coletivo. Sob essa perspectiva, os Estados e sua formação não são simplesmente produtos de aparatos coercitivos que se impõem sobre comunidades passivas, mas o resultado de processos comunicativos que tornaram ambas as partes mais poderosas.
Adaptado de: MASTERS, Adrian. We, the King: Creating Royal Legislation in the Sixteenth-Century Spanish New World. Cambrigde: Cambridge University Press, 2023, pp. 7-8.

Com base na leitura do trecho, assinale a opção que apresenta corretamente a interpretação do autor sobre o projeto da monarquia hispânica sobre seus domínios na época moderna.
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77Q1034325 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Analise as afirmativas a seguir:

I. Ação social afetiva refere-se a condutas impulsionadas por sentimentos e paixões, como aquelas reações espontâneas, não racionalizadas, que ocorrem na impulsividade do instante.
II. Ação social tradicional refere-se a comportamentos moldados por desejos e identidades individuais, com uma percepção consciente de suas motivações.
III. Ação social racional refere-se a comportamentos planejados, que são orientados para obtenção de uma finalidade específica.

Está correto o que se afirma em
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78Q1034328 | Sociologia, Cidadania e Movimentos Sociais, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia a seguir a resposta de Debora Diniz à pergunta “O que querem as mulheres que pedem a descriminalização do aborto?”

A descriminalização é a retirada desse dispositivo, dessa coisa do código penal que diz que se uma mulher fizer aborto ela vai presa. É uma a cada 5 mulheres aos 40 anos [que aborta]! Pelo menos meio milhão de mulheres a cada ano. Uma em cada 5 mulheres com até 40 anos que você conhece, eu conheço. Essa é uma mulher comum, ela tem filhos, ela vai à igreja, vai ao templo, trabalha, ela não tem o perfil de uma “mulher fora da lei”. É uma mulher comum que se vê diante de uma necessidade de saúde, uma necessidade de vida, e ela tem que ir à clandestinidade para fazer um aborto, seja para comprar medicamentos, buscar uma clínica ou, se ela tem mais dinheiro, pegar um avião para um país onde o aborto é legalizado. Por que a descriminalização é tão importante? Quando você retira o crime de uma prática você pode falar dela abertamente. As instituições do Estado podem desenhar políticas para prevenir, para proteger e para cuidar. Como se previne o aborto? Há estudos sistemáticos que mostram que uma mulher quando faz o aborto, alguma coisa está errada em sua vida. Seja no uso dos métodos, ou ela teve efeitos colaterais ou ela não soube usar, ou porque ela é muito jovem e sofre violência sexual dentroda própria casa. Então quando o aborto é crime essa mulher entra na situação de saúde e não fala a verdade, ela tem medo de ser denunciada. A descriminalização permite inclusive diminuir a taxa de abortos, que é o que tanto querem aqueles que querem prender as mulheres.

Adaptado de: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/02/politica/1533241424_946696 .html

Com base na leitura, é correto afirmar que preocupação com a busca pelo aborto clandestino destaca, na interpretação da entrevistada,
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79Q1034329 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Na falsificação de produtos (bens e serviços), marcas e/ou patentes, esses são copiados, imitados ou reproduzidos por uma organização ou rede, sem qualquer autorização ou remuneração de quem legalmente detém direitos sobre tal patrimônio intangível e tangível, com vistas à obtenção de vantagem financeira via comercialização. A marca que vai ser falsificada é, necessariamente, bem conhecida e sobretudo valorizada por um público que a consome ou gostaria de consumi-la. É uma prática que se reveste de certas propriedades da pirataria do passado, acrescida de traços modernos. Incide uma contrafação, pois essa falsificação é fraudulenta, ao violar o direito de propriedade industrial que legalmente pertence a terceiros. Por sua vez, os compradores podem estar cientes (o que usualmente acontece) ou não da ilegitimidade daquilo que adquirem. Num astuto modo de uso, o consumidor não pretende passar, nos seus círculos, a mercadoria falsa por verdadeira, para eliminar o risco social de serdesmascarada. Em vez disso, cria para si uma narrativa algo favorável e até prestigiosa, mediante: a) a exibição de conhecimentos sobre a marca original; b) comentários sobre viagens ao exterior em que o produto foi adquirido; c) exposição de um perfil de comprador esperto.

Adaptado de: STREHLAU, Suzane; André Torres; Filipe Quevedo-Silva. O valor percebido no luxo falsificado pelo cliente de artigo legítimo: uma investigação qualitativa, Revista de Administração da UNIMEP. v.13, n.3, 2015, pp. 75 – 77.

As afirmativas descrevem corretamente o comportamento social em relação aos produtos falsificado, à exceção de uma. Assinale-a.
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80Q1030495 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Um professor de Sociologia propôs, como atividade didática, uma roda de conversa para pensar sobre diferentes visões de mundo. Para isso, selecionou a leitura e o debate do seguinte trecho escrito por Ailton Krenak na pandemia de coronavírus.

Essa dor talvez ajude as pessoas a responder se somos de fato uma humanidade. Nós nos acostumamos com essa ideia, que foi naturalizada, mas ninguém mais presta atenção no verdadeiro sentido do que é ser humano. De modo que há uma subhumanidade que vive numa grande miséria, sem chance de sair dela – e isso também foi naturalizado. É terrível o que está acontecendo, mas a sociedade precisa entender que não somos o sal da terra. Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Desde pequenos, aprendemos que há listas de espécies em extinção. Enquanto essas listas aumentam, os humanos proliferam, destruindo florestas, rios e animais. Somos piores que a COVID-19. Esse pacote chamado humanidade vai sendo deslocado de maneira absoluta desse organismo que é a Terra, vivendo numa abstração civilizatória que suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos.

Adaptado de: KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das Letras, 2020, pp. 5-6.

Analise as afirmativas a seguir sobre as habilidades desenvolvidas como resultado dessa atividade.

I. Identificar a relação entre fenômenos sociais e contextos históricos: princípio da desnaturalização.
II. Diferenciar a abordagem sociológica do senso comum: princípio do estranhamento.
III. Identificar, analisar e discutir as circunstâncias sociais, políticas, e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas.

Está correto o que se afirma em
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