Início

Questões de Concursos SEEC RN

Resolva questões de SEEC RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1030498 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

Um órgão da Administração Pública Federal está realizando um processo seletivo para preencher uma vaga de Analista de TI, por meio de terceirização, tendo em vista as diretrizes do “governo digital”. Durante a entrevista, o recrutador avaliou o candidato e, após as avaliações, constatou que o candidato demonstrou entusiasmo para assumir desafios, além de domínio técnico na execução de tarefas gerais, mas revelou pouca familiaridade teórica com as tecnologias específicas exigidas pela vaga e com os processos da administração pública.

Com base nessa análise, à luz da gestão por competências, assinale a opção que apresenta as competências do candidato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1034343 | Pedagogia, Principais Autores, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Para trazer uma situação escolar em que o conhecimento não é inteligível, vamos lembrar os “macetes” no ensino de matemática, que podem facilitar uma sequência de raciocínios, porém, se não forem compreendidos efetivamente, não ajudarão na aprendizagem nem no sucessivo desenvolvimento do educando. Servirão, circunstancialmente, para resolver problemas escolares, mas não oferecerão subsídios para a solução de questões matemáticas, quando necessárias, ou para dar saltos de criatividade.

LUCKESI, Cipriano, Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2021, p. 111.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre teoria e práticas educacionais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Os saltos de criatividade devem-se as atividades escolares que empreguem artifícios pelos quais se obtêm de maneira rápida os resultados.
( ) Artifícios como “macetes” são facilitadores pela sua natureza de conhecimento inteligível.
( ) O “macete” soluciona, não apenas operações específicas, mas possui uma aplicabilidade universal.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1030422 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Professor de Filosofia, SEEC RN, FGV, 2025

A causa da gênese de uma coisa e a sua utilidade final, a sua efetiva utilização e inserção em um sistema de finalidades, diferem totalmente.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. (Adaptado.)

O método genealógico de Nietzsche é empregado em suas investigações sobre como os valores se constituem. Com relação a esse método, é correto afirmar que os valores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1030462 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

Os atuais avanços metodológicos e o desenvolvimento das técnicas de análise, bem como a profusão de estruturas conceituais, facilitam a criação de conhecimento, enquanto simultaneamente tendem a reduzir-se tematicamente os âmbitos de trabalho e de especialização de cada pesquisador ou pesquisadora. Neste momento encontramo-nos ante o risco de perder visões de conjunto, devido à excessiva compartimentação das parcelas do saber em espiral babélica, bem como aos inúmeros jargões específicos, um tanto obscurantistas, de cada uma delas. Deste modo, se reduz o fluxo de informações entre as pessoas dedicadas à pesquisa de diferentes disciplinas e subdisciplinas, assim como entre as comunidades científicas e o resto da sociedade.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado, p. 67.

O cenário descrito pelo trecho supracitado aponta para um processo com impactos diretos para a organização escolar. Assinale a opção que expressa o principal desses impactos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1034331 | Sociologia, Política, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O Estado é uma ilusão bem fundamentada, uma realidade que existe essencialmente porque acreditamos que ela existe. Esta realidade ilusória, mas validada coletivamente por meio do consenso, é o lugar para o qual somos remetidos quando recuamos em vários fenômenos, como títulos acadêmicos, títulos profissionais ou o calendário. Recuando cada vez mais, chegamos a um ponto que é a origem de tudo isso. Esta realidade misteriosa existe por seus efeitos e pela crença coletiva em sua existência, que é o princípio desses efeitos. Não se pode tocá-la com as mãos ou tratá-la da maneira que um agente da tradição marxista faria, dizendo: "O Estado faz isso", "O Estado faz aquilo". Poderia citar quilômetros de textos nos quais a palavra "Estado" aparece como sujeito das ações. Trata-se de uma ficção perigosa que nos impede de pensar o Estado. Portanto, como advertência, eu diria: cuidado, todas as frases que têm o Estado como sujeito são frases teológicas, o que não significa que sejam falsas, pois o Estadoé uma entidade teológica, ou seja, uma entidade que existe devido à crença.

Adaptado de: BOURDIEU, Pierre. Sobre el Estado. Cursos en el Collège de France (1989-1992). Barcelona: Anagrama, 2014, pp. 15-16.

Com base na leitura do trecho, analise as afirmativas a seguir e assinale a (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O autor descreve o Estado como uma realidade fictícia, sustentada por ideias preconcebidas e construídas socialmente, cuja existência é validada coletivamente pela crença das pessoas.
( ) O autor afirma que a materialidade do Estado decorre de suas ações concretas como sujeito histórico, capaz de alterar dinâmicas sociais.
( ) O autor considera que as manifestações do Estado não têm fundamento sólido, sendo ele uma ficção e vez de uma realidade.

Assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1030497 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

A Teoria da Administração Científica foi considerada revolucionária ao estabelecer novos padrões e conceitos para a administração. No entanto, essa abordagem não esteve isenta de críticas devido a algumas de suas limitações e pontos controversos.

Entre as principais críticas atribuídas a essa teoria, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1034338 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

Leia os dois trechos das músicas a seguir. O primeiro é a versão original da música “Mulheres”, de Toninho Geraes, e o segundo é uma adaptação da música, realizada por Doralyce Ferreira e Silvia Duffrayer.

I.
Nós somos mulheres de todas as cores De várias idades, de muitos amores Lembro de Elza Soares, mulher fora da lei Lembro Marielle, valente e guerreira De Chica Da Silva, Toda Mulher Brasileira Crescendo oprimida pelo patriarcado Meu corpo, minhas regras, agora mudou o quadro Mulheres cabeça e muito equilibradas Ninguém está confusa, não te perguntei nada São elas por elas Escute este samba que eu vou te cantar Eu não sei por que eu tenho que ser a sua felicidade Não sou a sua projeção, você é que se baste Meu bem, amor assim eu quero longe de mim Sou Mulher, sou dona do meu corpo e da minha vontade Fui eu que descobri poder e liberdade
Adaptado de: Música “Nós somos mulheres. Samba que elas querem” de Doralyce Ferreira e Silvia Duffrayer.

II.
Já tive mulheres de todas as cores De várias idades, de muitos amores Com umas até certo tempo fiquei Pra outras apenas um pouco me dei Já tive mulheres do tipo atrevida Do tipo acanhada, do tipo vivida Casada carente, solteira feliz Já tive donzela e até meretriz Mulheres cabeça e desequilibradas Mulheres confusas, de guerra e de paz Mas nenhuma delas me fez tão feliz Como você me faz Procurei em todas as mulheres a felicidade Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
Adaptado de: Música “Mulheres” de Toninho Geraes

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao procedimento de adaptação da versão original do samba.

I. Apropria-se de um elemento cultural que reforça papéis de gênero com o objetivo de questioná-lo e reformulá-lo de acordo com os interesses e os desejos de um grupo social.
II. Plagia uma expressão cultural ao reproduzir fielmente seu conteúdo sem fazer a devida atribuição de autoria.
III. Rejeita o estilo musical do samba que frequentemente perpetua a sexualização da mulher, representando-a como objeto de desejo masculino.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1034347 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1030508 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração, SEEC RN, FGV, 2025

A prática de recrutamento que, apesar de ser mais econômica e ágil em comparação às demais, pode comprometer a inovação e dificultar os processos de mudança na organização é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1030521 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

Em uma aula sobre Sistemas Operacionais, o professor Paulo explicou que esse software atua como um mediador entre o hardware e os aplicativos. Ele utilizou o exemplo de um laboratório de informática escolar, onde vários alunos utilizam computadores simultaneamente, e destacou como o sistema operacional gerencia os recursos para evitar conflitos e garantir o funcionamento eficiente dos programas.

Uma das funções principais de um sistema operacional em um laboratório de informática escolar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1022331 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, SEEC RN, FGV, 2025

Texto associado.

READ TEXT I AND ANSWER THE QUESTION THAT FOLLOWS IT:

TEXT I

Decolonizing English Language Teaching for Brazilian Indigenous Peoples


In an era of increasing contact between citizens of the diverse nations of the world, the far-reaching impacts of globalization are often linked to the propagation of English as a language for international communication in a variety of settings, including international trade, academic and scientific discourses, and diplomacy, among others. Given its status as an international language, English is also a highly-valued foreign language in Brazil, and its influence represents, at least symbolically, greater access to both national and global markets. As such, federal curricular standards require all students in Brazilian public schools to study English as a foreign language from middle to high school.


These standards also apply to the indigenous populations of Brazil. However, additional federal legislation regulates the ways that English and other subjects must be taught in indigenous communities. The Brazilian Constitution, ratified in 1988, represents a significant landmark in this respect, providing for the inclusion of 'specific, bilingual, differentiated, and intercultural' educational practices within indigenous school settings, thus guaranteeing each indigenous group the right to integrate their traditional knowledge, cultures, and languages into primary and secondary education curricula (Brazil, 1988).


As such, the question of how to teach English in indigenous settings in a way that values traditional cultures and knowledge in accordance with the specific, differentiated, and intercultural approach mandated by federal legislation must be addressed. The status of English as the language of globalization, along with its long history as an instrument of colonial imperialism, poses an ethical dilemma in the Brazilian indigenous educational context, given that its inclusion in indigenous school curricula presents an implicit risk of recreating and reinforcing neocolonial hierarchies of knowledge production that favor Western perspectives over traditional indigenous systems of knowledge.


In an effort to adapt English language teaching to the needs and demands of indigenous communities, contributions from the fields of postcolonial theory, English language teaching, and sociocultural approaches to language teaching will be connected to current Brazilian laws governing indigenous education. The aim is to investigate the possibilities for the teaching of a decolonized, local English that values traditional indigenous knowledge systems over neocolonial global influences which are often associated with English.


Adapted from: https://www.scielo.br/j/edreal/a/43bj8bSQDpQYPjQTX9jK9jb/

The head of the subject of “must be addressed” (3rd paragraph) is
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1030523 | Banco de Dados, Banco de Dados Relacionais, Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, SEEC RN, FGV, 2025

A diretora de uma escola propôs a criação de um sistema digital para armazenar e organizar os dados de matrículas, notas e frequências dos alunos. O professor Ricardo explicou que, para isso, é necessário utilizar um banco de dados, destacando a importância de organizar as informações em tabelas relacionadas para facilitar consultas e atualizações.

O principal benefício de utilizar um banco de dados relacionado para gerenciar as informações de uma escola é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1030526 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Relacione as concepções do papel da escola de acordo com as diferentes tendências pedagógicas.

1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional

( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.

A sequência correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1030528 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Os anos 80 são os da globalização. Os grupos empresariais e econômicos vão alcançando tamanhos que os convertem em independentes das economias nacionais: aprendem a escapar dos seus controles. Cada vez mais, as políticas econômicas passam a ser planejadas em nível supranacional. O desenvolvimento das telecomunicações serve, entre outras coisas, para facilitar a administração das empresas internacionais, das multinacionais. Atualmente, penso que ninguém discute que viemos em uma economia global na qual “todos os processos trabalham como uma unidade em tempo real por todo o planeta. Isto é, uma economia na qual o fluxo de capital, o mercado de trabalho, o mercado, o processo de produção, a organização, a informação e a tecnologia operam simultaneamente em nível mundial” (Castells, M., 1994, p. 38).

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 84.

O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar.

Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1030530 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p. 103.



O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.

Uma característica educacional do período é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1030553 | Geografia, Geografia Cultural, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O futebol era o esporte mais popular entre os negros da África do Sul. Mas, como tudo que acontecia naquele período, os brancos preferiam ter um campeonato só deles, mesmo sendo muito mais fracos. No gramado, nas arquibancadas, nos clubes sul-africanos, todos tinham a mesma cor de pele. A preferência monocromática começou a mudar em 1977, quando Saul Sacks, presidente do time de brancos Arcadia Shepherds, resolveu escalar o negro Vincent Julius no ataque do time.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2013. p.96.

Com relação ao contexto social, referente ao período histórico desse país, julgue os itens a seguir.

I. A transformação ocorrida no futebol foi reflexo da libertação de Nelson Mandela, que veio a se tornar presidente.
II. O processo de discriminação foi criado pela elite branca que controlava o país e sustentava-se no mito da superioridade racial europeia.
III. A segregação oficial prevista em legislação na África do Sul, o Apartheid, persiste até os dias de hoje sendo combatida por movimentos sociais negros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1030418 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Um dos fatores a ser monitorado durante a realização de exercícios voltados para a melhoria do condicionamento físico e desempenho é a intensidade do esforço dispendido. Alguns indicadores são sugeridos na literatura para auxiliar nesse controle, sendo a frequência cardíaca um deles.
Sobre o uso da frequência cardíaca durante o exercício, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Quando a frequência cardíaca máxima de uma pessoa é estimada por meio fórmulas preditivas baseadas na idade, o uso da frequência cardíaca como parâmetro para prescrição da intensidade relativa de exercícios pode gerar erros significativos.
( ) A frequência cardíaca de esforço de uma pessoa é influenciada por vários fatores não relacionados ao exercício, como estresse (estado emocional), desidratação, determinados medicamentos e temperatura e humidade ambiente.
( ) A frequência cardíaca é um indicador bastante preciso da intensidade de esforço de uma pessoa durante a realização de exercícios de força.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1030438 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Anos Iniciais, SEEC RN, FGV, 2025

Uma das formas do senso comum pedagógico é a de considerar que o educando é um ser incapaz de criar. Ele tem que reter e repetir os conhecimentos, e não inventá-los. Apesar das reclamações constantes de que os alunos não são criativos, a ação pedagógica, na maior parte das vezes, está pautada pela ideia de que o aluno é incapaz de criar, é um inválido do ponto de vista intelectual. Toda vez que o educando tenta sair do esquema linear do dia a dia, é cercado de diversas maneiras. As estratégias para delimitar seu campo de ação baseiam-se no lema “fazer as coisas como o professor quer”.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2021, p. 124. (adaptada).

A concepção descrita no texto acima se alia à perspectiva pedagógica conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1034285 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Professor de Ciências Biológicas, SEEC RN, FGV, 2025

No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O positivo e o A positivo. Juntos eles abrangem 70% de nossa população. Já o AB positivo e o AB negativo são os menos frequentes entre os brasileiros, respectivamente, com os percentuais de 2,5% e 0,5%. (Fonte: https://www.hemoam.am.gov.br)
Com relação à herança e compatibilidade entre os grupos sanguíneos, analise os itens a seguir:
I. O falso O (efeito Bombaim) se deve a genes localizados em um par de cromossomos diferentes do par de cromossomos onde estão os alelos do sistema ABO. Eles segregam independentemente na meiose, de acordo com a segunda lei de Mendel.
II. A eritroblastose fetal ocorre quando mulheres Rh negativo, já sensibilizadas anteriormente, têm filho Rh positivo.
III. Um indivíduo do grupo A, por apresentar a aglutinina A em suas hemácias, não possui o aglutinogênio anti-A em seu plasma.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1034327 | Sociologia, O Nascimento da Sociologia, Professor de Sociologia, SEEC RN, FGV, 2025

As afirmativas a seguir descrevem corretamente uma competência a ser desenvolvida no ensino de Sociologia, conforme estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.