Questões de Concursos SEED PR

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101Q1070904 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

A partir do século XIII, desenvolveu-se um cenário intelectual que adquiriria um caráter de notável unidade, sobretudo com os manuais de Toletus, de Rubio e dos conimbricenses. Trata-se, de acordo com Étienne Gilson, “daquele aristotelismo cristianizado e de método essencialmente dialético. (...) Na origem desse movimento de ideias está o ensino dos mestres da Faculdade de Artes, que não têm outra função fora comentar ou, como se dizia na época, ‘ler’ sucessivamente diante de seus alunos todos os tratados conhecidos de Aristóteles”.

O texto precedente aborda características

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102Q1070906 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No seu livro Introdução à filosofia ocidental, o professor Antony Flew diz que filosofia consiste em argumentos “sempre, do início ao fim” e, como não há argumentos no pensamento oriental (ou conforme ele pensa), por consequência não existe filosofia no pensamento oriental. De modo similar, refere-se à tradição filosófica africana. Contudo, quando ele diz que sem argumentação e clarificação não há filosofia, tecnicamente falando, ele identifica filosofia com uma argumentação tipicamente ocidental. Em outras palavras, ele quer dizer que, se a atividade reflexiva não estiver baseada na argumentação e clarificação típicas do pensamento ocidental (recomendado pela tradição analítica anglo-saxã), ela não é filosofia. Em primeiro lugar, a essência da filosofia não é o argumento, mas a reflexão, o que faz com que não tomemos a argumentação tipicamente ocidental como padrão para a filosofia. Em qualquer lugar existe reflexão acerca das questões fundamentais sobre o ser humano e o mundo (seja qual for a forma de reflexão empreendida), isto é, filosofia.
Joseph I. Omoregbe. Filosofia Africana: Ontem e Hoje. Internet:<www.filosofiaafricana.weebly.com> (com adaptações).
A partir da crítica apresentada no texto anterior, de Joseph Omoregbe, infere-se que, para esse autor,
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103Q1070911 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se. Eis por que é necessário a um príncipe que quiser manter-se, aprender a poder não ser bom e a valer-se ou não disso segundo a necessidade.
Nicolau Maquiavel. O Príncipe. Ed. Martins Fontes (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, é correto afirmar que Maquiavel recomenda ao príncipe, isto é, ao governante, que este
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104Q1070914 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No momento em que a arte rompe com a ideia de ser cópia do real para ser considerada criação autônoma que tem a função de revelar as possibilidades do real, ela passa a ser avaliada de acordo com a autenticidade da sua proposta e sua capacidade de falar ao sentimento.
Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 403 (com adaptações).

Desde o século XIX, algumas reflexões relativas à estética vêm sendo revistas e reconstruídas, de modo que a arte como pensamento deixou de focar apenas no belo e no feio para tratar do assunto da
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105Q1071949 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Considere que a professora de educação física utilizou jogos dramáticos para desenvolver a expressão corporal e a criatividade dos alunos. Durante as atividades, os alunos exploraram diferentes papéis e narrativas. Sobre os jogos dramáticos, assinale a afirmativa INCORRETA.
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106Q1069656 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A beleza é a manifestação sensível da ideia.
(HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Estética: A Ideia e o Ideal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997, p. 42.)

Com base na citação de Hegel, melhor representa a concepção de beleza na arte, segundo a filosofia idealista:
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107Q1069665 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O surgimento da filosofia na Grécia Antiga foi profundamente influenciado por fatores históricos e culturais que transformaram a maneira como os gregos entendiam o mundo e interagiam em sociedade. Dentre os fatores a seguir relacionados, qual foi o mais significativo para o desenvolvimento do pensamento filosófico grego?
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108Q1069668 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

De acordo com Aristóteles, a felicidade (eudaimonia) é o bem supremo a ser alcançado pelo ser humano. Sobre a ética aristotélica e o conceito de felicidade, assinale a afirmativa correta.
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109Q1069672 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a ética cristã, que introduziu uma nova perspectiva na história da filosofia centrada nos valores ensinados por Jesus Cristo, assinale a afirmativa correta.
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110Q1022140 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

The dialogue describing an everyday purchase situation was presented for role playing, and oral practice, being the underlined segments examples of:

Salesman: Madam, how may I help you?
Customer: I’m looking for a leather purse.
Salesman: What size do you prefer?
Customer: Medium.
Salesman: What about the brand?
Customer: Maybe an Italian one in red.
Salesman: It won’t be a problem. The section on the left has new famous Italian arrivals but I’m not sure we have all of them in red.
Customer: The variety there seems far less. Anyway I will see the second, fourth and sixth red Italian ones on the first row to start with.
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111Q1069342 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

John Locke (1632-1704), foi um dos fundadores do chamado “empirismo britânico”, importante linha filosófica dos séculos XVII e XVIII. Ficou famoso por defender a tese de que todas as nossas ideias vêm da experiência e por enfatizar a necessidade de evidências empíricas para a formulação das leis científicas. Ele desenvolveu uma epistemologia empirista e reflexões sobre a compreensão humana, criando teses que influenciaram os empiristas posteriores, como David Hume. Considerando-se a relação entre a Filosofia de Locke e o Empirismo Britânico dos séculos XVII e XVIII, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) De acordo com Locke, as qualidades primárias dos corpos não são, de forma alguma, semelhantes a esses corpos.

( ) A evidência empírica pode mostrar que o princípio da indução é verdadeiro.

( ) Locke aceita a visão de que temos ideias inatas sobre verdades metafísicas.

( ) Locke argumenta que mesmo que existissem verdades particulares com as quais todos os homens concordassem, esse fato não provaria a existência de ideias inatas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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112Q1069348 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
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113Q1070897 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

As relações das filosofias de Sócrates e Platão com Protágoras caracterizam-se por
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114Q1070898 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

— Não tens vergonha nenhuma, Sócrates, e interpreta as coisas de maneira a desvirtuares o meu argumento. — De modo algum, meu excelente amigo. Mas explica mais claramente o que queres dizer.
— Pelo visto não sabes – prosseguiu ele – que, dentre os Estados, há os que vivem sob o regime da monarquia, outros da democracia, e outros da aristocracia? — Como não havia de sabê-lo? — Ora, em cada Estado, não é o governo que detém a força? — Exatamente. — Certamente que cada governo estabelece as leis de acordo com sua conveniência: a democracia, leis democráticas; a monarquia, monárquicas; e os outros, da mesma maneira. Uma vez promulgadas essas leis, fazem saber que é justo para os governos aquilo que lhes convém, e castigam os transgressores, a título de que violaram a lei e cometeram uma injustiça. Aqui tens, meu excelente amigo, aquilo que eu quero dizer, ao afirmar que há um só modelo de justiça em todos os Estados – o que convém aos poderes constituídos. Ora estes é que detêm a força. De onde resulta, para quem pensar corretamente, que a justiça é a mesma em toda a parte: a conveniência do mais forte.
Platão. A República
Do embate entre Trasímaco e Sócrates é possível constatar que as teses de Trasímaco sobre a justiça
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115Q1070900 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Primeiro, então, se algo foi dito com acerto e detalhadamente pelos pensadores anteriores, passemos em revista a sua contribuição; depois, à luz das constituições que colecionamos, examinemos as instituições que preservam ou destroem as cidades, e as que preservam ou destroem as várias espécies de constituições, e as razões pelas quais umas cidades são bem administradas e outras, ao contrário, são mal administradas. Quando tivermos estudado convenientemente estes assuntos é mais provável que possamos ver de maneira mais abrangente qual das várias espécies de constituição é a melhor, e como cada constituição deve ser estruturada, e quais as leis e costumes que uma constituição deve incorporar para ser a melhor.

Aristóteles. Ética a Nicômaco.

Do conjunto da obra de Aristóteles, é correto afirmar que

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116Q1045562 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Ao estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional, a Lei nº 9.394/1996 (LDB/1996) expressa a luta por direitos e as tensões que marcam a educação brasileira. As alterações e as emendas incorporadas ao longo do tempo pretendem a sua atualização frente às demandas sociais que se apresentam em momentos históricos distintos. É o caso da educação especial, que, na referida Lei, é definida como:
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117Q1070909 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Um dos princípios básicos do existencialismo, tal como proposto por Jean-Paul Sartre no ensaio O existencialismo é um humanismo, é o de que
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118Q1045573 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Nos anos subsequentes à sua aprovação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) vai incorporando ao texto original novos direitos, conceitos e nomenclaturas que buscam atender às demandas de diferentes representações da sociedade brasileira. É o caso do Capítulo que trata da educação especial. Considerando o texto da LDB/1996, é correto afirmar que:
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119Q1071948 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Daniel, professor de educação física, iniciou um projeto com seus alunos sobre danças urbanas. Durante as aulas, ele buscou explorar as características, estilos e influências culturais que compõem essa modalidade, promovendo, assim, reflexões sobre a expressão corporal. Sobre as danças urbanas, assinale a afirmativa INCORRETA.
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120Q1069671 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Joana é professora de filosofia e propôs aos seus alunos uma reflexão sobre a diferença entre lógica e dialética. Ela explicou que a lógica formal se concentra na estrutura dos argumentos e a dialética tem um objetivo mais amplo. Com base na relação entre lógica e dialética, assinale a afirmativa correta.
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