Questões de Concursos SEED PR

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121Q1069671 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Joana é professora de filosofia e propôs aos seus alunos uma reflexão sobre a diferença entre lógica e dialética. Ela explicou que a lógica formal se concentra na estrutura dos argumentos e a dialética tem um objetivo mais amplo. Com base na relação entre lógica e dialética, assinale a afirmativa correta.
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122Q1069673 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Os pensadores da Escola Jônica buscaram explicar o mundo por meio de um princípio único e racional, denominado arché. Com base nos fundamentos da Escola Jônica, identifique corretamente o elemento que cada pensador considerava como arché.
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123Q1069679 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A oposição entre Heráclito e Parmênides representa um marco no pensamento filosófico dos Pré-socráticos, destacando abordagens opostas à realidade. Sobre as ideias de Heráclito e Parmênides, assinale a afirmativa correta.
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124Q1069681 | Filosofia, A Política, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Maquiavel teve curta passagem em cargos públicos no governo florentino, em um período complicado, de grande instabilidade política, no qual o poder passava de mão em mão em espaços de tempo relativamente curtos. Nessa troca de governantes, o referido escritor acaba demitido e exilado em seu próprio país, proibido de ocupar qualquer cargo público, inclusive com uma estadia na prisão. Já em liberdade, retorna à propriedade herdada de seus pais, e vive modestamente longe do glamour da vida pública. Nesse período recluso, ele passa a examinar os pensadores clássicos, e redige suas obras, dentre as quais cabe destacar a mais importante, que marcou seu nome na história do pensamento político: “O Príncipe”.
(WEFFORT, 2001, p. 16.)

Nessa obra em específico (O Príncipe), Maquiavel:
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125Q1022137 | Inglês, Orações Condicionais Conditional Clauses, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

An English teacher handed this text to his/her students with the following sentence highlighted. Analyze his criteria to do so:

If I would have told my 18 year-old self that someday I'd work with (and become great friends with) Matthew Lillard, enjoy meals and social deduction games with Kevin Williamson, and have a relaxed, casual dinner with Neve Campbell… I frankly would never have believed it.

I. Use of spoken and informal language.
II. Non-standard use of past unreal conditional structure.
III. Commas to enhance formality.
IV.Conversational tone as a way to create a sense of familiarity.

The correct items are:
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126Q1069336 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

A teoria do conhecimento de Kant teve como um dos seus principais objetivos justificar a possibilidade de conhecimento científico no século XVIII. De acordo com Kant, assinale a alternativa que apresenta qual conhecimento estaria fora dos limites do “conhecimento possível”.
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127Q1069347 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Para a antiga filosofia grega era mais importante a questão “por que ser moral?” do que a questão “o que é moral?”. O paralelo que Platão realiza entre as partes da alma e as partes da sociedade reduz estas duas perspectivas para uma só ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
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128Q1070892 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Em relação à performance, o Teatro do Oprimido visa estimular o espectador a preparar ações reais que o levem a buscar a própria libertação. Nesse sentido, o Teatro do Oprimido tem o objetivo de
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129Q1070907 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Segundo algumas das principais teorias políticas dos séculos XVII e XVIII, contrato social consiste em uma concepção que busca explicar
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130Q1070913 | Filosofia, A Política, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Para Marx, a alienação não é puramente teórica, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu. Isso ocorre porque, na economia capitalista, prevalece a lógica de mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, adquire um valor de troca, diferentemente de quando fabricamos o que é necessário para a existência (casas, roupas, livros), produtos que têm utilidade vital, valor de uso.
Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 70 (com adaptações).
Com relação ao assunto do texto precedente, é correto afirmar que, no novo contexto capitalista, de acordo com a perspectiva marxista, também pensada pelos frankfurtianos, quando o operário vende a sua força de trabalho mediante salário, esta se transforma em
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131Q1045569 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Determinada escola pública que oferta a etapa do ensino fundamental, em um município localizado no interior do estado, recebe uma criança com deficiência que vem com sua família procurando uma vaga para se matricular; entretanto, não apresenta o laudo médico. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), como a escola deverá proceder?
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132Q1071952 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A tragédia grega teve um papel significativo na transição do mito ao logos, sendo um marco cultural e intelectual da Grécia Antiga. Nesse contexto, como a tragédia grega contribuiu para a formação do pensamento filosófico?
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133Q1071954 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes está discutindo o que diferencia a filosofia das outras formas de conhecimento, como a ciência e o mito. Um deles afirma que a filosofia busca explicações racionais e sistemáticas, enquanto o mito se baseia na tradição oral e nas narrativas simbólicas. Já outro estudante argumenta que a filosofia nasceu de uma ruptura com as explicações míticas, mas mantendo um vínculo com a busca por respostas sobre a existência e o mundo. Com base nas características do pensamento filosófico, é correto afirmar que a filosofia:
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134Q1069675 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A transição do pensamento mítico para o pensamento filosófico foi marcada por uma mudança no modo como os gregos explicavam o mundo. Com base nas características do pensamento mitológico e a passagem para o logos, assinale a afirmativa correta.
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135Q1069683 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Em um pequeno retrocesso temporal, século XIX, a história mostra o estabelecimento das ciências humanas e sociais. Entretanto, sua base é epistemológica advinda das ciências naturais, nas quais o método positivista de pesquisa era a observação fundamentada em experimentação, dado que os positivistas não admitiam haver diferenças entre tais ciências. Esse posicionamento dificultou a sistematização das ciências humanas para se organizar como uma ciência autônoma, a qual não somente explica, mas compreende e interpreta o ser humano com sua complexidade, além de considerar a cultura e o contexto histórico no qual está inserido nas investigações.
(CAMARGO, 2004.)

Em se tratando de métodos científicos, tendo em vista as peculiaridades das ciências humanas e sociais:
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136Q1024149 | Inglês, Verbos Verbs, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Although higher education institutions offer self-paced massive open online courses (MOOCs) on platforms like edX, little systematic effort has been made to examine their instructional design features. Therefore, to review self-paced MOOCs on edX and examine their instructional design features for those interested in designing and offering them is essential. Aiming at offering reliable data, a significative amount of MOOCs that represent engineering, computer science, communications, business and management should be randomly selected for analysis if a realistic view is sought. Moreover the instructional design features of the MOOCs ought to be organized in terms of course structure and elements of course information, as well as types of instructional videos, assessments, and online discussion boards, for by catering to those aspects, issues of current instructional design features will be also involved.
(Available in: https://www.tandfonline.com, Adapted.)

According to what is inferred from usage, the ING forms are:
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137Q1022136 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Texto associado.
Read thoroughly to answer the following question.

Had the great pleasure of introducing my 14-year-old son to one of my favorite movies tonight. I saw SCREAM five times when it was released theatrically in 1996. I was a freshman in college and working part-time at my hometown movie theater, Cineplex Odeon in Bowie, Maryland, and I remember loving it so much that I would sometimes spend my 15-minute breaks in the back of the theater just to admire the filmmaking.
The movie absolutely knocked the wind out of me in '96, and I'm pleased to report that it still works beautifully for me today.
SCREAM is a riff on the high-school slasher film, where a group of friends are picked off one-by-one by a masked killer. The difference is that both the killer and the intended victims are aware of (and in some cases well-versed in) the very movies that created this genre, and try to use those tropes as a means of attack, or a way to survive. This kind of meta-genre deconstruction was pretty revolutionary in 1996, but SCREAM succeeds at being an exceptional slasher film even as it takes the genre apart, and that is truly miraculous to behold.
Kevin Williamson's script is crackling with wit, humor, and deep respect and love for the genre. Craven's direction is fluid, confident, and full of brilliant misdirection – it feels like watching close-up magic, and his slight of hand is balanced with some truly inspired set pieces and beautiful cinematography. The cast is wonderful, and I found myself smiling about just how affectionately I remember these characters. When the movie started, I didn't think “oh there's Neve Campbell, and there's Matt Lillard” – I was thinking “There's Sid, there's Stu.”
It's easy to forgot how revolutionary and astonishing the iconic opening sequence was, and I marvel now at the extended party set-piece, which takes up almost the entirety of the second half of the film. Just wonderful stuff.
SCREAM is a gleeful, brilliant deconstruction of the genre itself, breaking it apart with profound respect and love, and celebrating the very tropes it is exposing. There's a reason it had such impact on release, and that the franchise is still finding some fuel in the tank nearly three decades later. It's also a time capsule of the late 90's, and reminds me so much of my youth – I grinned when the sheriff asks Billy Loomis “Why do you have a cellular telephone, son?” This was, at the time, not an unreasonable question. It's a different world, but horror still works just as well.
If I would have told my 18 year-old self that someday I'd work with (and become great friends with) Matthew Lillard, enjoy meals and social deduction games with Kevin Williamson, and have a relaxed, casual dinner with Neve Campbell... I frankly would never have believed it. I've now gotten to personally thank those artists for the impact this film had on me, and that in and of itself only further blurs the lines between movies and reality – a sensation I faintly felt watching NEW NIGHTMARE in 1994, and felt completely with SCREAM. What a wild world this is.
This movie was formative for me, and changed the way I looked at what was possible in the genre. I loved it when I was 18, and I loved it tonight. And, my son also loved it... so a great evening all around.

(Available: https://letterboxd.com/flanaganfilm/films/reviews/ Accessed in: November/2024.)
Analyze the following statements:

I. Praising technical features of the movie indicates the author’s appreciation for it.
II. “Scream” deeply influenced the author’s professional and personal growth.
III. The author is in disbelief on his current relationship with some cast and crew members of the film.
IV.The author finds connection only with his youth in regard to the movie script.

All of them are true, EXCEPT:
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138Q1022139 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Students were asked to read the text thoroughly and and answer the following questions about the movie “Scream”:

• Who was the director?
• What is the release date?
• Who played the characters?
• Who wrote the script?

This activity is an example of:
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139Q1069344 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Houve no século XVII uma influente concepção sobre o mundo, a qual foi compartilhado por muitos filósofos do período, por exemplo, Locke. Trata-se da filosofia corpuscular mecanicista. Para Locke, essa teoria é a única que se deu a tarefa de explicar, de um modo inteligível, as qualidades dos corpos. Duas características da paisagem intelectual de Locke são salientes para a compreensão de sua filosofia da ciência, uma relativa à metodologia da nova ciência e a outra relativa ao seu conteúdo. A primeira é a nova abordagem metodológica para entender o mundo natural, acompanhada por profundas mudanças nas concepções de indução e conhecimento científico e nas fronteiras disciplinares. A segunda característica saliente é a teoria científica dominante de sua época, a hipótese corpuscular da nova ciência. Com base na reflexão sobre a filosofia corpuscular mecanicista do século XVII e da visão científica de Locke em particular, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia corpuscular mecanicista considera os corpos observáveis como essencialmente compostos de partículas materiais ou corpúsculos. II. A filosofia corpuscular mecanicista considera o impulso (ação por impacto de superfície) como o principal, senão o único, meio de comunicar o movimento entre os corpos físicos. III. As principais teses de Locke, tais como ele as desenvolveu no Ensaio acerca do entendimento humano, são elaboradas em estreita conjunção com a hipótese corpuscular; notavelmente a noção de união entre essências reais e nominais cuja consequência é a união entre qualidades primárias e secundárias. IV. Locke, no oitavo capítulo do segundo livro do Ensaio acerca do entendimento humano, realiza uma distinção entre qualidades primárias e secundárias. Essa hipótese lhe permite explicar a natureza da sensação; a qual constitui uma das fontes do conhecimento.
Estão corretas as afirmativas:
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140Q1045563 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

As mudanças na política educacional decorrem, muitas vezes, da atuação dos movimentos sociais representativos de diferentes segmentos. Um exemplo dessa atuação foi o reconhecimento, pela Lei nº 14.191/2021, que trata da educação bilíngue de surdos como modalidade de educação escolar, incluindo esse direito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos. II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início na etapa do ensino fundamental, e se estenderá até a educação superior. III. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos da Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua, e em português escrito, como primeira língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante. IV. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
Está correto o que se afirma apenas em
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