Questões de Concursos SEED PR

Resolva questões de SEED PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1045564 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Em uma escola que atende a etapa do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais), duas professoras regentes de turma com formação exclusiva em pedagogia têm experiência com alunos público-alvo da educação especial e solicitam o cumprimento integral da jornada de trabalho, atuando como professoras especializadas em educação especial na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Considerando a legislação sobre o tema, é correto afirmar que o pedido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1045566 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Ao final do ano letivo, uma escola que atende aos anos finais do ensino fundamental é procurada por cinco famílias de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) para efetivar as suas matrículas. Na organização do trabalho pedagógico para o ano seguinte, a equipe gestora, juntamente com os docentes, planeja a enturmação dos novos estudantes PAEE. Considerando as orientações legais e as diretrizes da educação inclusiva, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1087809 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Marcus foi nomeado para ser professor de matemática na rede pública do Paraná. Em comemoração por essa conquista, decidiu que irá iniciar uma coleção de carros, começando com a compra de 5 unidades, todas distintas entre si, que serão escolhidas com as seguintes características:

Cores: branco, preto, prata, azul ou vermelho;
Categorias: sedã ou SUV;
Modelos: 2023, 2024 ou 2025.

De acordo com esses critérios, o total de maneiras distintas que Marcus poderá começar sua coleção de carros é um número:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1071950 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O teatro é uma obra de arte social e comunal; nunca isso foi mais verdadeiro do que na Grécia antiga.
(BERTHOLD, 2011, p. 103.)

Em relação à tragédia grega, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os componentes dramáticos da tragédia arcaica eram um prólogo que explicava a história prévia, o cântico de entrada do coro, o relato dos mensageiros na trágica virada do destino e o lamento das vítimas.
( ) Seu enredo é composto pela peripécia, pelo reconhecimento e pela catástrofe. Seu objetivo é provocar a catarse, isto é, a purificação dos sentimentos.
( ) Os principais autores trágicos da antiguidade foram Ésquilo, Aristófanes e Sófocles.
( ) O traje do ator trágico consistia geralmente no quíton – túnica jônica ou dórica, usada na Grécia.
( ) As máscaras eram um item essencial no figurino e tinham um papel importante no clima da tragédia. Foi Ésquilo quem introduziu as máscaras de planos largos e solenes.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1026925 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Séries Iniciais, SEED PR, Consulplan, 2024

Em uma sacola com 18 balas, havia 4 de morango, 5 de cereja, 3 de uva e o restante era de mel. Assinale a alternativa que corresponde à fração de balas de mel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1022131 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Texto associado.
Read thoroughly to answer the following question.

Had the great pleasure of introducing my 14-year-old son to one of my favorite movies tonight. I saw SCREAM five times when it was released theatrically in 1996. I was a freshman in college and working part-time at my hometown movie theater, Cineplex Odeon in Bowie, Maryland, and I remember loving it so much that I would sometimes spend my 15-minute breaks in the back of the theater just to admire the filmmaking.
The movie absolutely knocked the wind out of me in '96, and I'm pleased to report that it still works beautifully for me today.
SCREAM is a riff on the high-school slasher film, where a group of friends are picked off one-by-one by a masked killer. The difference is that both the killer and the intended victims are aware of (and in some cases well-versed in) the very movies that created this genre, and try to use those tropes as a means of attack, or a way to survive. This kind of meta-genre deconstruction was pretty revolutionary in 1996, but SCREAM succeeds at being an exceptional slasher film even as it takes the genre apart, and that is truly miraculous to behold.
Kevin Williamson's script is crackling with wit, humor, and deep respect and love for the genre. Craven's direction is fluid, confident, and full of brilliant misdirection – it feels like watching close-up magic, and his slight of hand is balanced with some truly inspired set pieces and beautiful cinematography. The cast is wonderful, and I found myself smiling about just how affectionately I remember these characters. When the movie started, I didn't think “oh there's Neve Campbell, and there's Matt Lillard” – I was thinking “There's Sid, there's Stu.”
It's easy to forgot how revolutionary and astonishing the iconic opening sequence was, and I marvel now at the extended party set-piece, which takes up almost the entirety of the second half of the film. Just wonderful stuff.
SCREAM is a gleeful, brilliant deconstruction of the genre itself, breaking it apart with profound respect and love, and celebrating the very tropes it is exposing. There's a reason it had such impact on release, and that the franchise is still finding some fuel in the tank nearly three decades later. It's also a time capsule of the late 90's, and reminds me so much of my youth – I grinned when the sheriff asks Billy Loomis “Why do you have a cellular telephone, son?” This was, at the time, not an unreasonable question. It's a different world, but horror still works just as well.
If I would have told my 18 year-old self that someday I'd work with (and become great friends with) Matthew Lillard, enjoy meals and social deduction games with Kevin Williamson, and have a relaxed, casual dinner with Neve Campbell... I frankly would never have believed it. I've now gotten to personally thank those artists for the impact this film had on me, and that in and of itself only further blurs the lines between movies and reality – a sensation I faintly felt watching NEW NIGHTMARE in 1994, and felt completely with SCREAM. What a wild world this is.
This movie was formative for me, and changed the way I looked at what was possible in the genre. I loved it when I was 18, and I loved it tonight. And, my son also loved it... so a great evening all around.

(Available: https://letterboxd.com/flanaganfilm/films/reviews/ Accessed in: November/2024.)
Texts vary in style and structure when it comes to their objectives. The intended message and genre conventions in the previous text classify it as a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1022135 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Texto associado.
Read thoroughly to answer the following question.

Had the great pleasure of introducing my 14-year-old son to one of my favorite movies tonight. I saw SCREAM five times when it was released theatrically in 1996. I was a freshman in college and working part-time at my hometown movie theater, Cineplex Odeon in Bowie, Maryland, and I remember loving it so much that I would sometimes spend my 15-minute breaks in the back of the theater just to admire the filmmaking.
The movie absolutely knocked the wind out of me in '96, and I'm pleased to report that it still works beautifully for me today.
SCREAM is a riff on the high-school slasher film, where a group of friends are picked off one-by-one by a masked killer. The difference is that both the killer and the intended victims are aware of (and in some cases well-versed in) the very movies that created this genre, and try to use those tropes as a means of attack, or a way to survive. This kind of meta-genre deconstruction was pretty revolutionary in 1996, but SCREAM succeeds at being an exceptional slasher film even as it takes the genre apart, and that is truly miraculous to behold.
Kevin Williamson's script is crackling with wit, humor, and deep respect and love for the genre. Craven's direction is fluid, confident, and full of brilliant misdirection – it feels like watching close-up magic, and his slight of hand is balanced with some truly inspired set pieces and beautiful cinematography. The cast is wonderful, and I found myself smiling about just how affectionately I remember these characters. When the movie started, I didn't think “oh there's Neve Campbell, and there's Matt Lillard” – I was thinking “There's Sid, there's Stu.”
It's easy to forgot how revolutionary and astonishing the iconic opening sequence was, and I marvel now at the extended party set-piece, which takes up almost the entirety of the second half of the film. Just wonderful stuff.
SCREAM is a gleeful, brilliant deconstruction of the genre itself, breaking it apart with profound respect and love, and celebrating the very tropes it is exposing. There's a reason it had such impact on release, and that the franchise is still finding some fuel in the tank nearly three decades later. It's also a time capsule of the late 90's, and reminds me so much of my youth – I grinned when the sheriff asks Billy Loomis “Why do you have a cellular telephone, son?” This was, at the time, not an unreasonable question. It's a different world, but horror still works just as well.
If I would have told my 18 year-old self that someday I'd work with (and become great friends with) Matthew Lillard, enjoy meals and social deduction games with Kevin Williamson, and have a relaxed, casual dinner with Neve Campbell... I frankly would never have believed it. I've now gotten to personally thank those artists for the impact this film had on me, and that in and of itself only further blurs the lines between movies and reality – a sensation I faintly felt watching NEW NIGHTMARE in 1994, and felt completely with SCREAM. What a wild world this is.
This movie was formative for me, and changed the way I looked at what was possible in the genre. I loved it when I was 18, and I loved it tonight. And, my son also loved it... so a great evening all around.

(Available: https://letterboxd.com/flanaganfilm/films/reviews/ Accessed in: November/2024.)
The word “riff” in paragraph 3 is best replaced by:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q1021881 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, LEM Inglês, SEED PR, Consulplan, 2024

Texto associado.
Read the text to answer question

Less than half of Generation Z watch broadcast TV

Emma Saunders.
Culture reporter.

For the first time, less than half of 16 to 24-year-olds are now watching traditional TV each week.
Just 48% of young adults tuned in during an average week last year, compared with 76% just five years before (2018), according to Ofcom’s annual Media Nations report.
They watched traditional TV for an average of 33 minutes each day, down 16% year-on-year.
It will come as no surprise to many that the age group spent three times as long each day (1hr 33min) watching video-sharing platforms such as TikTok and YouTube.
Children between the ages of four and 15 are also switching off, with only 55% watching traditional TV each week last year, compared to 81% in 2018.
But there has also been a decline in middle-aged viewers (45 to 54), dropping from 89% to 84% since 2023, and a 5% drop in viewers aged between 65 and 75.
The over 75s slightly increased their traditional TV viewing, up 1% from last year, Ofcom said.
The overall viewing figures declined by 6% last year, although that was a slower fall than in 2022 (12%).
However, there was brighter news for radio. The first quarter of 2024 saw the highest number of weekly radio listeners across all devices in the last 20 years (just under 50 million). Listening time is up on last year to an average of 20.5 hours per week.
Much of this is down to commercial radio’s continued success – just over seven in 10 people aged 15 and over tune into commercial stations at least once a week (70.4%) compared to 55.6% for BBC stations.
But BBC Radio 2 was still the most popular UK station, and commercial radio had a slightly lower average listening time each week (14.0 hours compared to 14.2 hours for BBC stations).

Most watched programmes in 2023
New Year's Eve Fireworks – BBC One, 12.1m
Happy Valley – BBC One (series three, final episode) 12.1m
The Coronation of The King and Queen Camilla – BBC One, 12m
Eurovision Song Contest – BBC One, 10.1m
Strictly Come Dancing – BBC One (series 21 finale) – BBC One, 9.9m
I'm A Celebrity... Get Me Out of Here! – ITV1 (series 23, launch episode) – 9.9m
Beyond Paradise – BBC One (series one, episode one) – 9m
Death in Paradise – BBC One (series 12, episode two) – 8.7m
Glastonbury – BBC One (25 June) – 8.4m
Call the Midwife Holiday Special – BBC One – 8.4m

Music streaming
Streaming was the second most listened to form of audio last year, with 50% of adults using services such as Spotify each week.
Music streaming continues to account for two thirds of the total income for the record industry.

YouTube on Telly
Despite shifts in viewing habits, TV screens are becoming more popular for watching YouTube content.
The report says 34% of time spent watching YouTube at home is now on a TV set, up from 29% in 2022. This increases to 45% among children aged 4 to 15 – up from 36% in 2022.
YouTube’s total in-home use grew to 38 minutes per person per day in 2023, an increase of 20% year-on-year.
Overall, UK viewers watched more TV and video content at home in 2023, averaging 4hrs 31min a day (an increase of 6 minutes or 2% since 2022).
This was mainly driven by an increase in daily viewing to video-sharing platforms (including YouTube) and to broadcast video-on-demand services, such as iPlayer and ITVX.
Those services grew by 29% in 2023.

Subscription services
Overall daily viewing of subscription streaming services increased by six minutes to 38 minutes a day, with Netflix remaining the most popular service, accounting for half of all subscription video-on-demand viewing.
But those pay-for streaming services have plateaued in reach, with about two thirds of households (68%) using at least one last year, similar to 2022.
Yet the sector made just under £4bn in subscription revenue last year, up 22%, largely due to price increases.

(BBC, 2024, BBC website. Accessed: 12 August 2024. Available https://www.bbc.com/news/articles/crgm9z1dpkpo. Adapted.)
Consider the following sentence: “Music streaming continues to account for two thirds of the total income for the record industry.” (25th§). Another word found in the text that could replace the underlined term, without change in meaning, is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1069284 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

Fazei, ó Senhor, que voltemos já para Vós para nós não submergirmos, porque o nosso bem, que sois Vós mesmo vive, sem deficiência alguma, em Vós. Apesar de nos termos precipitado do nosso bem, não temos receio de o não encontrar quando voltarmos; porque, na nossa ausência, não desaba a nossa morada — a vossa eternidade.
(STO. AGOSTINHO: Confissões (397/401) Confissões – Santo Agostinho PDF Grátis | Baixe Livros.)
O tempo é, e sempre tem sido, um problema filosófico de grande interesse, principalmente em nossa época. Aliás, não só para filósofos e cientistas, mas também para o indivíduo comum, que está acostumado a organizar e realizar suas tarefas e experiências de acordo com a ideia de tempo concebida como sucessão de instantes traduzida em presente, passado e futuro. Agostinho de Hipona (354-430) foi um dos grandes pensadores a se preocupar com esta problemática e, dentre suas reflexões sobre o tema, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1069288 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

Algo que me deixava irritado era a improdutiva polêmica se cinema é arte ou não: já não me irrito, porque percebi que os que dizem não, o fazem apenas por esporte. O esporte de irritar os outros. Todo filme em potencial faz pensar. Do mais bobo ao mais hermético. E o mais bobo pode ser muito mais filosófico do que o hermético. Entretanto, quando a função é exclusivamente entreter, ainda que faça pensar (acidentalmente), será mais pobre. Então, se a função é de saída pensar, a chance de ser mais rico é maior.
(Paranhos, 2003.In: Revista Filosofia, Ciência & Vida. Nº 4. Editora Escala Educacional, p. 56.)
Em pouco tempo o cinema se tornou uma indústria; e hoje não podemos falar sobre ela sem mencionarmos a indústria cultural. Nos deparamos, às vezes, com uma banalização generalizada e com uma crescente padronização dos produtos culturais, que cada vez mais se apresentam simplificados. Na lógica da indústria cultural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1045561 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado com o uso de Libras ensina e enriquece os conteúdos curriculares, promovendo a aprendizagem dos alunos surdos na turma comum.

( ) A avaliação processual do aprendizado por meio da Libras é importante para que se verifique, pontualmente, a contribuição do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o aluno surdo na escola comum.

( ) É possível prescindir da organização do ambiente de aprendizagem se as explicações do professor em Libras propiciam uma compreensão das ideias complexas, contidas nos conhecimentos curriculares.

( ) Um ambiente educacional bimodal é crucial e indispensável, já que respeita a proposta inclusiva, bem como a estrutura da Libras como primeira língua e da língua portuguesa escrita como segunda língua.

( ) A quantidade de recursos visuais é primordial para facilitar a compreensão do conteúdo curricular em Libras.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1045575 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A partir da década de 2000, a educação brasileira passou a se constituir em um espaço mais inclusivo, conjugando igualdade e diferença como valores indissociáveis. Esse é o cenário de elaboração e instituição da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) em 2008. Acerca do PNEEPEI, analise as afirmativas a seguir.
I. Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. II. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. III. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1070893 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Reconhecida como o marco inicial do moderno teatro brasileiro, esta peça teatral estreou no ano de 1943. Via-se, pela primeira vez no Brasil, uma encenação na qual a ação se desenvolvia em três planos distintos: a realidade, a memória e a alucinação.
O texto anterior versa sobre a obra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1045559 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

O sintagma “necessidades especiais” não deve ser tomado como sinônimo de deficiências – intelectuais, sensoriais, físicas ou múltiplas –, pois abrange uma série de situações e/ou condições as quais qualquer um pode estar submetido em decorrência de uma limitação, temporária ou permanente, oferecendo obstáculos à vida em sociedade, considerando-se idade, sexo, fatores culturais, condições de saúde, quadros afetivo-emocionais, entre outros. (FERREIRA E GUIMARÃES, 2003, p. 32.)
Dito de outro modo, a fratura de uma perna, a senilidade, a depressão profunda ocasionada pela perda de um ente querido, a obesidade mórbida, a necessidade de uso permanente de medicamentos, órteses ou próteses, entre tantas outras adversidades a que se está sujeito, caracterizam uma situação de necessidades especiais e não se referem, necessariamente, a uma situação de deficiência. Fica evidente em todos esses exemplos que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1045570 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais (SEM) é um espaço que oferece o Atendimento Escolar Especializado (AEE) para os estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Em relação à organização e uso desse espaço, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1021885 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, LEM Inglês, SEED PR, Consulplan, 2024

Read the text thoroughly.
The game is changing. For the first time in history, the Paris 2024 Olympic and Paralympic Games will see an equal number of men and women competing. This 50:50 representation of athletes makes them the first to reach gender equality. Progress does not stop there. With an expected global audience of 3 billion, this year’s Games have been deliberately scheduled to make possible more balanced coverage of all events, putting all athletes in the spotlight. They will also feature more women’s and mixed events, offering more opportunities for women to win medals. A recent survey found that 80 per cent of female Fortune 500 CEOs played sports in their formative years, emphasizing the impact of early exposure to sport on the development of young women. A 2023 Deloitte report also revealed that 85 per cent of surveyed women who played sports as children believed the skills they developed were crucial to their professional success. This rises to 91 per cent for women in leadership roles, and 93 per cent for those earning USD 100,000 or more. Additionally, 92 per cent of global audiences agree it is important for girls to play sports, with 61 per cent considering them “very important”. Despite the positive data, girls drop out of sports by age 14 at twice the rate of boys due to social expectations and lack of investment in quality programs which is worsened by other factors. For example, 21 per cent of female professional athletes have experienced sexual abuse at least once as children in sport, compared with 11 per cent of male athletes. Efforts to track and respond to such cases are increasing worldwide, but gaps in the magnitude and prevalence of violence in sports persist, being prevention efforts are often lacking.
(Available: https://www.unwomen.org/en/news-stories/explainer/2024/07/five-things-to-know-about-women-and-sport. Adapted.)
As to the featured words, it is compatible information that:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1069283 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

O que é ser moral? Para que ser moral? As respostas a essas duas questões são cruciais para orientarmos nossa conduta em relação aos outros e a nós mesmos. O que entendemos por “bem” ou por “mal” pode definir que tipo de pessoa queremos ser e que compromisso temos com os valores éticos e morais. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Em um primeiro momento, o sujeito moral é o que age bem ou mal ao acatar ou transgredir as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas. No entanto, essa definição é incompleta. A moral refere-se à ação moral concreta, quando nos perguntamos: o que devo fazer? Como devo agir nessa situação? O que é certo? O que é condenável? [...]
(FREITAG, Bárbara, 1989.)

Podemos estabelecer algumas diferenças entre valores éticos e morais, bem como, em relação às teorias que se estabelecem acerca do tema, já que essas definições variam de acordo com a abordagem de cada filósofo. Em Aristóteles, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q1069286 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Área de Conhecimento Filosofia, SEED PR, Instituto Consulplan, 2022

A política do “pão e circo” (que no capitalismo apresenta de forma nítida sua extemporalidade), as execuções escabrosas de condenados e outros atentados contra a dignidade humana constituem um elemento indissociável do desenvolvimento civilizatório. Todos esses fenômenos sociais apresentam o ponto comum de associarem intrinsecamente a exaltação da visibilidade, da crueldade e do entretenimento público como mecanismos de poder sobre a subjetividade popular. O espetáculo apropriado pelo poder estabelecido muitas vezes apresenta uma capacidade de submissão das massas mais intensa que uma violência legítima do Estado.
(Bittencourt, 1996. In: Revista Filosofia, Ciência & Vida. Nº 8-Editora Escala Educacional, p. 56.)
Dentre os grandes debates da contemporaneidade, a questão do desenvolvimento midiático e as suas influências no cotidiano são sempre pauta importante. Jean Baudrillard dedica seus estudos, dentre outros assuntos, à compreensão da sociedade de massa e à massificação da sociedade. Aponta para o que ele qualificou de hiper-realidade, que condiz com a ideia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1069335 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Para estoicos como Marco Aurélio, a liberdade consiste em perceber o seu lugar no universo e em conformar-se com a lei da natureza que rege os céus, a estrutura social e até as partes da alma. Somos "livres" apenas quando agimos de acordo com a "razão correta". Agir de outra forma não seria livre porque ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1069340 | Filosofia, A Política, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Os princípios dos movimentos de desobediência civil estão geralmente reunidos sob a égide das consciências elevadas somadas às posições morais como: seriedade, sinceridade, profundidade de convicção e abnegação. Torna-se fundamental para seus pensadores diferenciar e estabelecer o contraste entre a desobediência civil e a violação da lei criminal. Houve mudanças nas formas de paradigma e nos objetivos da desobediência civil ao longo do século passado e inícios do de hoje, desde o ativismo militante das sufragistas em busca de seus direitos básicos de cidadania até as greves escolares do movimento climático jovem e manifestações em massa para exigir que os governos tomem medidas urgentes para combater a crise climática. Mesmo assim, a desobediência civil continua sendo uma parte duradoura e vibrante do ativismo político e, cada vez mais, se beneficia de alianças transnacionais. E, sem surpresa, muitos dos mais famosos desobedientes civis – Henry David Thoreau, Mohandas Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela – eram membros de grupos cujos direitos eles buscavam defender. Com base na reflexão sobre os movimentos de desobediência civil e, em especial, o pensamento de Martin Luther King Jr., analise as afirmativas abaixo:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é reconhecido por desenvolver os fundamentos filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação militante (uso da força) na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a resistência não violenta é moralmente superior à violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”, Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas ele defende os clérigos brancos moderados, os quais pediram paciência para que as disputas e questões fossem decididas nos tribunais e pediram à “comunidade negra” que praticasse a contenção.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.