Início

Questões de Concursos SEED PR

Resolva questões de SEED PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1045549 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Sabemos que o referencial curricular da rede é o documento que define e estabelece, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os direitos de aprendizagem dos estudantes brasileiros para cada etapa/ano/série da educação básica por meio do desenvolvimento de competências e habilidades. É quase impossível, tendo em vista as dificuldades de aprendizagem, que todos avancem sem algum comprometimento; de outro lado, é importante compreender que não é possível que o estudante avance na escolaridade sem aprender e que, infelizmente, há um acúmulo de defasagens que precisará ser trabalhado. É preciso construir uma trajetória de aprendizagem que dê conta de recompor e interromper a produção de novas defasagens. Para que isso aconteça, a reorganização curricular é indispensável para que os estudantes avancem no desenvolvimento de outras habilidades, devendo ser orientada pelos critérios de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1070905 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Quanto à sua formulação lógica, o raciocínio “Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.” consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1045568 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996) e suas emendas, a educação bilíngue de surdos é entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1045572 | Pedagogia, Legislação da Educação, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Determinada professora que trabalha com as turmas do 9º em uma escola pública tem, distribuídos em suas turmas, uma estudante cega e dois estudantes surdos. Finalizadas as atividades do ano letivo um dos estudantes teve o rendimento abaixo do queria seria necessário para sua aprovação e, consequentemente, para a conclusão do ensino fundamental. A partir da análise das afirmativas a seguir e, considerando as orientações e os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir.
I. A professora, juntamente com a equipe pedagógica e a profissional de apoio, deve elaborar um Plano Individualizado para que o estudante possa se matricular novamente no 9º ano, realizando somente as atividades na Sala de Recursos Multifuncionais. II. O estudante deve ficar em dependência, cursando somente a disciplina de Geografia na escola, bem como as atividades da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), as demais disciplinas ele pode cursar em uma escola que oferte o ensino médio. III. A professora pode aprovar o estudante mesmo sem que ele tenha atingido o rendimento, garantindo o seu direito à terminalidade específica para a conclusão do ensino fundamental.
Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1069669 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Durante um debate filosófico, certo estudante argumentou: “o objetivo da lógica é organizar o pensamento humano, garantindo que ele seja claro e livre de contradições. Contudo, fiquei em dúvida sobre a diferença entre lógica formal e lógica simbólica”. Com base nos conceitos de lógica formal e lógica simbólica, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1069675 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

A transição do pensamento mítico para o pensamento filosófico foi marcada por uma mudança no modo como os gregos explicavam o mundo. Com base nas características do pensamento mitológico e a passagem para o logos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1071953 | Filosofia, O que É a Filosofia, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1069672 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a ética cristã, que introduziu uma nova perspectiva na história da filosofia centrada nos valores ensinados por Jesus Cristo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1069677 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

Na obra “Ética a Nicômaco”, Aristóteles afirma: “a virtude moral é uma disposição adquirida mediante o hábito”.
(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2006, p. 22.)

Santo Agostinho, representando a ética cristã, declara em “Confissões”: “não podemos alcançar a virtude sem o auxílio da graça divina”.
(AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Paulus, 2010, p. 45.)

Com base na Ética de Aristóteles e nos fundamentos da ética cristã, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1022141 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

A wh-question usually refers to the main clause which starts with the question word, however, questions can also refer to subordinate That-clauses. THAT must be dropped in:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1069339 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

De acordo com Bertrand Russell, assinale a alternativa que apresenta a principal diferença entre filosofia e ciência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1069341 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale a alternativa que melhor explica o princípio citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1070902 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Das coisas existentes, algumas são encargos nossos; outras não. São encargos nossos o juízo, o impulso, o desejo, a repulsa — em suma: tudo quanto seja ação nossa. Não são encargos nossos o corpo, as posses, a reputação, os cargos públicos — em suma: tudo quanto não seja ação nossa. Por natureza, as coisas que são encargos nossos são livres, desobstruídas, sem entraves. As que não são encargos nossos são débeis, escravas, obstruídas, de outrem. Lembra então que, se pensares livres as coisas escravas por natureza e tuas as de outrem, tu te farás entraves, tu te afligirás, tu te inquietarás, censurarás tanto os deuses como os homens. Mas se pensares teu unicamente o que é teu, e o que é de outrem, como o é, de outrem, ninguém jamais te constrangerá, ninguém te fará obstáculos, não censurarás ninguém, nem acusarás quem quer que seja, de modo algum agirás constrangido, ninguém te causará dano, não terás inimigos, pois não serás persuadido em relação a nada nocivo.
Internet:<www.devitastoica.com>. Tradução de Aldo Dinucci.
Ao tratar da distinção entre o que depende de nós e o que não depende de nós, o texto precedente apresenta princípios filosóficos do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1070914 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No momento em que a arte rompe com a ideia de ser cópia do real para ser considerada criação autônoma que tem a função de revelar as possibilidades do real, ela passa a ser avaliada de acordo com a autenticidade da sua proposta e sua capacidade de falar ao sentimento.
Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 403 (com adaptações).

Desde o século XIX, algumas reflexões relativas à estética vêm sendo revistas e reconstruídas, de modo que a arte como pensamento deixou de focar apenas no belo e no feio para tratar do assunto da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1069682 | Filosofia, A Política, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

[...] Por isso, se não já um Estado controlando e reprimindo, fazer a guerra contra os outros é a atitude mais racional que eu posso adotar (é preciso enfatizar esse ponto, para ninguém pensar que o “homem lobo do homem”, em guerra contra todos, é um anormal; suas ações e cálculos são os únicos racionais, no estado de natureza) […] O que Hobbes pede é um exame de consciência: “conhece-te a ti mesmo”. Estamos carregados de preconceitos, acha Hobbes, que vêm basicamente de Aristóteles e da filosofia escolástica medieval. Mas o mito de que o homem é sociável por natureza nos impede de identificar onde está o conflito, e de contê-lo. A política só será uma ciência se soubermos como o homem é de fato, e não na ilusão; e só com a ciência política será possível construirmos Estados que sustentem, em vez de tornarem permanente a guerra civil.
(WEFFORT, 2001, p. 55-58.)

Thomas Hobbes, um filósofo, teórico político e matemático inglês, foi considerado um dos principais expoentes do pensamento contratualista na filosofia política. Segundo esse filósofo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q1022134 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Edital n 138, SEED PR, Consulplan, 2024

Texto associado.
Read thoroughly to answer the following question.

Had the great pleasure of introducing my 14-year-old son to one of my favorite movies tonight. I saw SCREAM five times when it was released theatrically in 1996. I was a freshman in college and working part-time at my hometown movie theater, Cineplex Odeon in Bowie, Maryland, and I remember loving it so much that I would sometimes spend my 15-minute breaks in the back of the theater just to admire the filmmaking.
The movie absolutely knocked the wind out of me in '96, and I'm pleased to report that it still works beautifully for me today.
SCREAM is a riff on the high-school slasher film, where a group of friends are picked off one-by-one by a masked killer. The difference is that both the killer and the intended victims are aware of (and in some cases well-versed in) the very movies that created this genre, and try to use those tropes as a means of attack, or a way to survive. This kind of meta-genre deconstruction was pretty revolutionary in 1996, but SCREAM succeeds at being an exceptional slasher film even as it takes the genre apart, and that is truly miraculous to behold.
Kevin Williamson's script is crackling with wit, humor, and deep respect and love for the genre. Craven's direction is fluid, confident, and full of brilliant misdirection – it feels like watching close-up magic, and his slight of hand is balanced with some truly inspired set pieces and beautiful cinematography. The cast is wonderful, and I found myself smiling about just how affectionately I remember these characters. When the movie started, I didn't think “oh there's Neve Campbell, and there's Matt Lillard” – I was thinking “There's Sid, there's Stu.”
It's easy to forgot how revolutionary and astonishing the iconic opening sequence was, and I marvel now at the extended party set-piece, which takes up almost the entirety of the second half of the film. Just wonderful stuff.
SCREAM is a gleeful, brilliant deconstruction of the genre itself, breaking it apart with profound respect and love, and celebrating the very tropes it is exposing. There's a reason it had such impact on release, and that the franchise is still finding some fuel in the tank nearly three decades later. It's also a time capsule of the late 90's, and reminds me so much of my youth – I grinned when the sheriff asks Billy Loomis “Why do you have a cellular telephone, son?” This was, at the time, not an unreasonable question. It's a different world, but horror still works just as well.
If I would have told my 18 year-old self that someday I'd work with (and become great friends with) Matthew Lillard, enjoy meals and social deduction games with Kevin Williamson, and have a relaxed, casual dinner with Neve Campbell... I frankly would never have believed it. I've now gotten to personally thank those artists for the impact this film had on me, and that in and of itself only further blurs the lines between movies and reality – a sensation I faintly felt watching NEW NIGHTMARE in 1994, and felt completely with SCREAM. What a wild world this is.
This movie was formative for me, and changed the way I looked at what was possible in the genre. I loved it when I was 18, and I loved it tonight. And, my son also loved it... so a great evening all around.

(Available: https://letterboxd.com/flanaganfilm/films/reviews/ Accessed in: November/2024.)
In paragraph 2, the following match the same meaning EXCEPT:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1069340 | Filosofia, A Política, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Os princípios dos movimentos de desobediência civil estão geralmente reunidos sob a égide das consciências elevadas somadas às posições morais como: seriedade, sinceridade, profundidade de convicção e abnegação. Torna-se fundamental para seus pensadores diferenciar e estabelecer o contraste entre a desobediência civil e a violação da lei criminal. Houve mudanças nas formas de paradigma e nos objetivos da desobediência civil ao longo do século passado e inícios do de hoje, desde o ativismo militante das sufragistas em busca de seus direitos básicos de cidadania até as greves escolares do movimento climático jovem e manifestações em massa para exigir que os governos tomem medidas urgentes para combater a crise climática. Mesmo assim, a desobediência civil continua sendo uma parte duradoura e vibrante do ativismo político e, cada vez mais, se beneficia de alianças transnacionais. E, sem surpresa, muitos dos mais famosos desobedientes civis – Henry David Thoreau, Mohandas Gandhi, Rosa Parks, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela – eram membros de grupos cujos direitos eles buscavam defender. Com base na reflexão sobre os movimentos de desobediência civil e, em especial, o pensamento de Martin Luther King Jr., analise as afirmativas abaixo:
I. Entre outros conceitos, Martin Luther King Jr. é reconhecido por desenvolver os fundamentos filosóficos do ativismo não violento.
II. Martin Luther King Jr. era um defensor da ação militante (uso da força) na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
III. Martin Luther King Jr. argumenta que a resistência não violenta é moralmente superior à violência.
IV. Em sua “Carta de uma prisão de Birmingham”, Martin Luther King Jr. argumenta: “estou em Birmingham porque a injustiça está aqui”., mas ele defende os clérigos brancos moderados, os quais pediram paciência para que as disputas e questões fossem decididas nos tribunais e pediram à “comunidade negra” que praticasse a contenção.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1069343 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Questões filosóficas ligadas ao “Ser-Feminino” ou à condição humana do gênero feminino podem ser remontadas ao filósofo Marie-JeanAntoine-Nicolas de Caritat, Marques de Condorcet (1743 – 1794). Ele foi um inspirado defensor dos direitos humanos, contribuindo para o “Arqueofeminismo”, influenciando Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir. Esta “filosofia feminista” move-se por todas as principais tradições ocidentais da filosofia, além da própria filosofia contemporânea, incluindo a filosofia analítica, continental, pragmatista, somada a outras variantes e interseções. À medida que as filósofas feministas realizam trabalhos em campos filosóficos tradicionais, da ética à epistemologia, elas introduzem novos conceitos e perspectivas que transformaram a própria filosofia. As filosofias feministas também estão traduzindo tópicos filosóficos anteriormente não problematizados, ou pouco problematizado, como o corpo, classe e trabalho, deficiência, família, reprodução, self, trabalho sexual, tráfico humano e sexualidade. Também podemos notar que elas estão trazendo uma lente particularmente feminista para as questões da ciência, globalização, direitos humanos, cultura popular, raça e racismo. Com base na reflexão sobre os movimentos da filosofia feminista contemporânea, analise as afirmativas abaixo:

I. A filosofia de Simone de Beauvoir postula que se aprende a se tornar mulher.
II. A “ética do cuidado” (“ethics of care” ou “ethics or EoC”) é uma ética que prescreve abordagens cuidadosas e femininas para os problemas éticos contemporâneos, em especial, para questões ecológicas.
III. A ética feminista é uma abordagem da ética que visa, entre outras coisas, promover os interesses das mulheres.
IV. A teoria epistemológica do ponto de vista feminista afirma que diferentes grupos sociais têm tipos distintos tipos de conhecimentos.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1069348 | Filosofia, O Sujeito Moderno, FILOSOFIA, SEED PR, IBFC, 2023

Segundo Marcuse, a estética é uma experiência fundamental para o processo de libertar a consciência e o comportamento dos indivíduos. A arte torna-se uma “fantasia”, na qual o “aparente” desvela a verdade das coisas. Para Marcuse, a arte se manifesta diante das contradições internas e externas, buscando a contraposição com a representação da forma estética. Na expressão do próprio Marcuse:
“A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade estabelecida em determinar o que é ‘real’ e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é ‘mais real que a própria realidade’.”
(Fonte: MARCUSE, H. A dimensão estética. Trad. Maria Elisabete Costa. Lisboa: Edições 70, 1999; p. 33).
Refletindo sobre o texto acima e a Teoria Estética de Marcuse em geral, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1070894 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

No filme Terra em transe, de Glauber Rocha, percebe-se uma ruptura com bases estabelecidas na produção cinematográfica, dentre as quais se destaca o olhar das personagens diretamente para a câmera — e, consequentemente, para o espectador. Quando há o contato visual direto, propositalmente, entre o ator de teatro e um espectador, o mesmo recurso cênico acontece. No campo teatral, Bertold Brecht é reconhecido por ter desenvolvido essa técnica, que é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.