Questões de Concursos SEED SE Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEED SE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCA maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se: ✂️ a) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza. ✂️ b) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza. ✂️ c) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude. ✂️ d) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas. ✂️ e) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 2Q342519 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEED SE, FCCUma prova consta de 6 questões de Matemática e 7 de Física. Cada aluno deve escolher 4 questões de Matemática e 2 de Física para responder. Quantas opções diferentes de escolha tem cada aluno? ✂️ a) 21 ✂️ b) 45 ✂️ c) 250 ✂️ d) 315 ✂️ e) 1 680 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 ▶️ Vídeo 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 3Q324402 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCAssim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe. (Aristóteles) A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre ✂️ a) dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo. ✂️ b) duas faculdades complementares: o hábito e a escolha. ✂️ c) dois elementos conflitantes: a razão e o hábito. ✂️ d) dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta. ✂️ e) dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 4Q329005 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCSegundo Maria Teresa Mantoan, a adesão à inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são diferentes uns dos outros e que os ambientes inclusivos devem concorrer para estimular os alunos, em geral, a se comportarem ✂️ a) disciplinadamente, para que se possa desenvolver atividades iguais para todos os alunos. ✂️ b) naturalmente, para que o professor possa atender individualmente todas as dificuldades dos alunos. ✂️ c) passivamente, para que o professor possa desenvolver seu planejamento de aula. ✂️ d) espontaneamente, diante das dificuldades cognitivas, sem a preocupação constante de produção de conhecimento. ✂️ e) ativamente, diante dos desafios do meio escolar, abandonando os estereótipos, os condicionamentos, as dependências. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 5Q319382 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCO Conselho Estadual aprovou por unanimidade, a Indicação no 08/97, que dispõe sobre o regime de progressão continuada no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Esta aprovação unânime aconteceu porque entenderam os conselheiros que esta Indicação I. atende às preocupações da nova LDB e reconhecem a complexidade e a amplitude das alterações propostas. II. permite às escolas a adoção de formas de progressão parcial ao longo dos ciclos, independente da seqüência do currículo. III. recomenda o amplo debate na rede e com a comunidade antes de sua efetiva implantação. IV. reconhece que a implantação da proposta depende, fundamentalmente, da competência pedagógica das escolas. Estão corretas APENAS as afirmativas ✂️ a) III e IV ✂️ b) II, III e IV ✂️ c) II e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) I, II, e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 6Q322395 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCO Diretor de uma escola constata que, apesar de garantido o desenvolvimento das atividades de compensação de ausência a partir do segundo bimestre, vários alunos do ensino fundamental, de 11 a 15 anos, não atingiram freqüência mínima determinada pela legislação vigente. Faz uma reunião com os pais desses alunos e providencia a realização de novas atividades de compensação durante as férias de janeiro, mas verifica que a freqüência continua baixa, configurando-se casos de abandono. Imediatamente, o Diretor ✂️ a) considera que os pais são os responsáveis pela situação desses alunos. ✂️ b) aguarda o comparecimento desses alunos para que justifiquem suas faltas. ✂️ c) encaminha ao Conselho Tutelar a relação dos alunos faltosos. ✂️ d) considera que já tomou as providências pedagógicas e legais cabíveis. ✂️ e) exime-se de outras iniciativas em razão do insignificante número de alunos faltosos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 7Q321204 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCPara Francisco Imbernón, se quisermos falar de qualidade de ensino, temos de analisar o que mudou nestes últimos vinte anos e que repercute na formação e no ensino. Uma das seis mudanças que o autor seleciona é: ✂️ a) O possível se torna impossível e podemos pressentir que as mais ricas possibilidades humanas permanecem ainda impossíveis de se realizar. Saibamos, então, esperar o inesperado e trabalhar pelo improvável. ✂️ b) O princípio da incerteza lógica, pois nem a contradição é sinal de falsidade, nem a não-contradição é sinal de verdade. ✂️ c) A necessidade de interpretar a realidade, antes de reconhecer onde está o realismo. ✂️ d) A despolitização da política, que se autodissolve na administração, na técnica (especialização), na economia, no pensamento quantificante (sondagens, estatísticas). ✂️ e) A mudança do condutivismo para o cognitivismo que levou a ver a formação não tanto como atualização, mas como criação de espaços de participação e reflexão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 8Q322975 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCDe acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I. maus tratos envolvendo alunos; II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores; III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares; IV. elevados níveis de repetência. Estão corretos APENAS ✂️ a) I, II e III ✂️ b) I, III e IV ✂️ c) II, III e IV ✂️ d) II e III ✂️ e) III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 9Q472135 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCCA prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a ✂️ a) maturação, socialização e flexibilidade. ✂️ b) motivação, socialização e maturação. ✂️ c) flexibilidade, força e maturação. ✂️ d) maturação, motivação e experiências anteriores. ✂️ e) talento inato, maturação e motivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 10Q323351 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC"Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que ensinando aprende, outro que aprendendo, ensina..." Segundo Paulo Freire, uma prática educativa NÃO pode ser ✂️ a) radical. ✂️ b) bancária. ✂️ c) libertadora. ✂️ d) progressista. ✂️ e) popular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDFPróximo →
1Q319052 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCA maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se: ✂️ a) à cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza. ✂️ b) às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza. ✂️ c) à perspectiva antropológica das reflexões socráticas sobre o homem, a justiça e a virtude. ✂️ d) à visão platônica de um mundo das idéias, caracterizado pela existência de formas eternas. ✂️ e) à busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador do devir e da permanência do mundo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
2Q342519 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Professor, SEED SE, FCCUma prova consta de 6 questões de Matemática e 7 de Física. Cada aluno deve escolher 4 questões de Matemática e 2 de Física para responder. Quantas opções diferentes de escolha tem cada aluno? ✂️ a) 21 ✂️ b) 45 ✂️ c) 250 ✂️ d) 315 ✂️ e) 1 680 Resolver questão 🗨️ Comentários 1 ▶️ Vídeo 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
3Q324402 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCAssim, pois, a virtude é um hábito de escolha, que se acha no meio termo em relação a nós, determinada pela razão e, como faria um sábio, eqüidistância entre dois vícios, um por excesso, o outro por falta. (...) Por isso é também grande e árdua a empresa a realizar-se: pois é grande empresa encontrar o meio termo de cada coisa, como achar o centro do círculo não é para qualquer um, mas para quem sabe. (Aristóteles) A partir do trecho acima, pode-se afirmar corretamente que, para Aristóteles, a virtude (excelência moral) é o meio termo entre ✂️ a) dois vícios: o mal absoluto e o bem supremo. ✂️ b) duas faculdades complementares: o hábito e a escolha. ✂️ c) dois elementos conflitantes: a razão e o hábito. ✂️ d) dois extremos: o mal por excesso e o mal por falta. ✂️ e) dois vícios: a falta de razão e o excesso de razão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
4Q329005 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCSegundo Maria Teresa Mantoan, a adesão à inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são diferentes uns dos outros e que os ambientes inclusivos devem concorrer para estimular os alunos, em geral, a se comportarem ✂️ a) disciplinadamente, para que se possa desenvolver atividades iguais para todos os alunos. ✂️ b) naturalmente, para que o professor possa atender individualmente todas as dificuldades dos alunos. ✂️ c) passivamente, para que o professor possa desenvolver seu planejamento de aula. ✂️ d) espontaneamente, diante das dificuldades cognitivas, sem a preocupação constante de produção de conhecimento. ✂️ e) ativamente, diante dos desafios do meio escolar, abandonando os estereótipos, os condicionamentos, as dependências. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
5Q319382 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCO Conselho Estadual aprovou por unanimidade, a Indicação no 08/97, que dispõe sobre o regime de progressão continuada no sistema de ensino do Estado de São Paulo. Esta aprovação unânime aconteceu porque entenderam os conselheiros que esta Indicação I. atende às preocupações da nova LDB e reconhecem a complexidade e a amplitude das alterações propostas. II. permite às escolas a adoção de formas de progressão parcial ao longo dos ciclos, independente da seqüência do currículo. III. recomenda o amplo debate na rede e com a comunidade antes de sua efetiva implantação. IV. reconhece que a implantação da proposta depende, fundamentalmente, da competência pedagógica das escolas. Estão corretas APENAS as afirmativas ✂️ a) III e IV ✂️ b) II, III e IV ✂️ c) II e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) I, II, e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
6Q322395 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCO Diretor de uma escola constata que, apesar de garantido o desenvolvimento das atividades de compensação de ausência a partir do segundo bimestre, vários alunos do ensino fundamental, de 11 a 15 anos, não atingiram freqüência mínima determinada pela legislação vigente. Faz uma reunião com os pais desses alunos e providencia a realização de novas atividades de compensação durante as férias de janeiro, mas verifica que a freqüência continua baixa, configurando-se casos de abandono. Imediatamente, o Diretor ✂️ a) considera que os pais são os responsáveis pela situação desses alunos. ✂️ b) aguarda o comparecimento desses alunos para que justifiquem suas faltas. ✂️ c) encaminha ao Conselho Tutelar a relação dos alunos faltosos. ✂️ d) considera que já tomou as providências pedagógicas e legais cabíveis. ✂️ e) exime-se de outras iniciativas em razão do insignificante número de alunos faltosos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
7Q321204 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCCPara Francisco Imbernón, se quisermos falar de qualidade de ensino, temos de analisar o que mudou nestes últimos vinte anos e que repercute na formação e no ensino. Uma das seis mudanças que o autor seleciona é: ✂️ a) O possível se torna impossível e podemos pressentir que as mais ricas possibilidades humanas permanecem ainda impossíveis de se realizar. Saibamos, então, esperar o inesperado e trabalhar pelo improvável. ✂️ b) O princípio da incerteza lógica, pois nem a contradição é sinal de falsidade, nem a não-contradição é sinal de verdade. ✂️ c) A necessidade de interpretar a realidade, antes de reconhecer onde está o realismo. ✂️ d) A despolitização da política, que se autodissolve na administração, na técnica (especialização), na economia, no pensamento quantificante (sondagens, estatísticas). ✂️ e) A mudança do condutivismo para o cognitivismo que levou a ver a formação não tanto como atualização, mas como criação de espaços de participação e reflexão. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
8Q322975 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCCDe acordo com o artigo 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I. maus tratos envolvendo alunos; II. casos de alunos que não simpatizem com seus professores; III. reiteração das faltas injustificadas e evasão escolar, esgotados os recursos escolares; IV. elevados níveis de repetência. Estão corretos APENAS ✂️ a) I, II e III ✂️ b) I, III e IV ✂️ c) II, III e IV ✂️ d) II e III ✂️ e) III e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
9Q472135 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCCA prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a ✂️ a) maturação, socialização e flexibilidade. ✂️ b) motivação, socialização e maturação. ✂️ c) flexibilidade, força e maturação. ✂️ d) maturação, motivação e experiências anteriores. ✂️ e) talento inato, maturação e motivação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
10Q323351 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC"Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que ensinando aprende, outro que aprendendo, ensina..." Segundo Paulo Freire, uma prática educativa NÃO pode ser ✂️ a) radical. ✂️ b) bancária. ✂️ c) libertadora. ✂️ d) progressista. ✂️ e) popular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro