Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q472471 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O ramo pedagógico da ciência da motricidade humana que se preocupa em educar o ser humano em movimento, a sua motricidade e corporeidade, é conhecido como educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q327254 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 5as a 8as séries do Ensino Fundamental, são estruturados por Áreas. Cada um apresenta caracterização da área, objetivos gerais da área e para os ciclos; conteúdos da área e por ciclo, critérios de avaliação e orientações didáticas. Além disso, incluem questões sociais na forma de temas transversais.

I. Os temas transversais podem se constituir em novas disciplinas com avaliações de desempenho, organizadas curricularmente de forma seriada ou por ciclos.

II. Os critérios de escolha dos temas transversais foram: urgência social, abrangência nacional, possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e favorecimento da compreensão da realidade e a participação social.

III. Além da indicação dos temas transversais gerais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Social, há abertura para inclusão de temas locais.

IV. O tema transversal Ética é chamado "transversal dos transversais" e seus conteúdos são: Respeito mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade.

V. Transversalidade e interdisciplinaridade são sinônimos, na orientação curricular dos parâmetros.

VI. A Transversalidade, quando adotada como modalidade curricular, pode substituir disciplinas do núcleo comum.

Quanto a esses temas, são corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q337361 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

A secretaria de uma escola possui cinco funcionários que trabalham em turnos de cinco horas, sem intervalos. O horário de funcionamento da secretaria é das 7:30 às 22:30 h, havendo sempre ao menos um funcionário em horário de trabalho. Nessas condições, o número máximo de funcionários que poderemos encontrar trabalhando na secretaria é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q320227 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Plano Escolar orientado pela intenção de assegurar o acesso e a permanência com aprendizagens significativas para todos os alunos, deve privilegiar ações educativas que propiciem possibilidades e oportunidades de

I. classificação dos alunos de acordo com seu desempenho, o que assegura a qualidade do processo e êxito dos resultados.

II. uso das horas de trabalho pedagógico coletivo como recurso que permite o acompanhamento das ações propostas.

 III. interação entre as vivências dos alunos fora da escola e os conteúdos curriculares desenvolvidos em sala de aula e outros espaços da escola.

IV. inserção das novas tecnologias nas práticas cotidianas de sala de aula, para assegurar a transmissão dos conteúdos mínimos.

V. desenvolvimento de procedimentos pedagógicos e uso de recursos didáticos coerentes com objetivos pretendidos.

As afirmativas coerentes com a proposta de Plano Escolar do enunciado são, APENAS,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q794931 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

Desde sempre o Iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas, completamente iluminada, a terra resplandece sob o sígno do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. Sua pretensão, a de dissolver os mitos e eliminar a imaginação, por meio do saber [...] O entendimento, que venceu a superstição, deve ter voz de comando sobre a natureza desenfeitiçada [...] O que os homens querem aprender da natureza é como aplicá-la para dominar completamente sobre ela e sobre os homens.

A partir do trecho acima é correto afirmar que, para Adorno e Horkheimer:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q321160 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

A professora Marli, que estava respondendo pela direção da escola, convencida da importância da teoria construtivista na prática escolar, determinou que todos os professores deveriam adotá-la em sala de aula...

A decisão da diretora a que o texto se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q331538 | Matemática, Equações Exponenciais, Professor, SEED SE, FCC

A raiz da equação 2.2x-3 + 2x = 6 ? é um número a, tal que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q319695 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

"A utilização de jogos potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, própria do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos [...]

(Kishimoto - 2000)

A partir do texto, a afirmação mais correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q326978 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ao afirmar que a avaliação "deverá ser assumida como instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que se possa avançar no processo de aprendizagem", Cipriano Luckesi explicita o entendimento de avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q815052 | Legislação Federal, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 42 a 44.

Amadeu era um aluno complicado. Esmirrado e problemático. Vivia faltando às aulas e quando comparecia era sempre encaminhado para a diretoria por indisciplina. Já havia ultrapassado 50% de ausência. Estava na quarta série e já deveria estar na sexta. Célia, sua professora, andava muito preocupada e sempre tentava aproximar-se dele para tentar convencê-lo a comparecer às aulas e permanecer na escola. Um dia destes Amadeu chegou mais cedo do que de costume. Todos ficaram assustados quando perceberam que estava com o rosto inchado, cheio de hematomas e com uma expressão de desamparo. Apanhou do pai, cochichou para a professora um colega de classe. Célia não teve dúvida. Conversou com a direção da escola, convencida de que estavam esgotados os recursos escolares para solucionar o problema, e propôs que o caso fosse encaminhado às autoridades competentes...

O encaminhamento a que o texto se refere está amparado pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.