Início

Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q328203 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A escola indígena deve ser um espaço de interlocução entre os saberes da sociedade indígena e de aquisição de outros conhecimentos. Para que isso ocorra é necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q334365 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEED SE, FCC

Leia atentamente a seguinte situação-problema:

A última pesquisa de intenção de voto, realiza com 2 600 eleitores de todo o país, apontou os seguintes percentuais:

Candidato 1 - 37,5%

Candidato 2 - 28,9%

Candidato 3 - 26,7%

Apesar dos resultados mostrarem a vitória do candidato 1, não há ainda certeza de que isso vá ocorrer, devido a uma série de fatores. Liste e justifique esses fatores que podem influir na alteração dos índices mostrados na pesquisa.

Analise as seguintes competências e habilidades:

I. Representação e comunicação: Interpretar e produzir textos nas diversas linguagens e formas.

II. Investigação e compreensão: Selecionar estratégias de resolução de problemas.

III. Contextualização sócio-cultural: Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.

Na resolução eficiente da situação-problema apresentada, um aluno necessariamente mobilizará as competências e habilidades mencionadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q549503 | Informática, Word, Professor, SEED SE, FCC

Uma tabela criada no MS Word 2000 possui, por padrão,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q323837 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ana Maria Saul analisa a questão da avaliação educacional, apontando seus diversos objetos e níveis de abrangência, as influências internacionais de doutrina pedagógica e de técnica e questiona a relação linear de que mudanças na avaliação levam à melhoria do processo ensino-aprendizagem, fetichizando a avaliação, tornando-a o centro da aula. Baseada nestas e em outras ponderações, a autora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q548880 | Informática, PowerPoint, Professor, SEED SE, FCC

Para exibir uma figura, como um item de segundo plano, em todos os slides de uma apresentação no MS Power Point 2000, normalmente utiliza-se um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q388995 | História, Professor, SEED SE, FCC

Na tradição oral dos índios Xokó da Ilha de São Pedro até hoje restam as lembranças do último frade capuchinho que, no séc. XIX, entre eles viveu por quase trinta anos. Seu nome é Frei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q320475 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Para Regina Leite Garcia, a avaliação da aprendizagem sempre foi "uma atividade de controle que visava selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros". Uma das propostas da autora, para que se mude esta prática, é a ênfase no processo e não no produto, considerando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q319843 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para abordar o ofício de professor de modo mais concreto, Philippe Perrenoud faz uso de um inventário de competências que contribuem para redelinear a atividade docente. Reconhece que são múltiplos os significados atribuídos à noção de competência e esclarece que se orienta pelo significado de competência como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q325252 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Respondendo algumas perguntas, Charles Hadji nas suas conclusões provisórias, destaca que avaliação

I. é uma operação de leitura orientada da realidade, é tomar partido.

II. é pronunciar, incisivamente, julgamentos de valor sobre uma situação observada. I

II. é elemento chave da negociação didática e momento forte em um processo de regulação.

IV. formativa é um combate diário, exige coragem para ousar falar e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q548562 | Informática, Access, Professor, SEED SE, FCC

NÃO é um tipo de "consulta ação" utilizada no MS Access 2000:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q549375 | Informática, PowerPoint, Professor, SEED SE, FCC

Os painéis de estrutura de tópicos, de anotações e de slide são apresentados simultaneamente, pelo MS Power Point 2000, no modo de exibição

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q324589 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Para Paulo Freire, ensinar é desafiar os educandos a que pensem sua prática, a partir da prática social, e com eles (os educandos), em busca dessa compreensão, estudar rigorosamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q549997 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

A Área de Transferência é um recurso do sistema operacional Windows disponível nos aplicativos Word, Excel, entre outros, para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q549523 | Informática, Outlook, Professor, SEED SE, FCC

Um arquivo de pasta particular do MS Outlook 2000, contém uma extensão .pst e poderá ser localizado no disco rígido,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q325933 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

São características da Escola Nova:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q472672 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

Na idade entre 10 e 13 anos meninos e meninas apresentam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q319637 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"A gente se sente envergonhado quando vive num país que trata tão mal aqueles que se encarregam de educar nossos filhos."

Fernando Hernández, ao citar a frase acima, explicita que não é possível recriar a escola se não se modificam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q548796 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Ao utilizar o Excel, o usuário tem o comando Classificar, no menu Dados, à sua disposição. O uso deste comando permite

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q818463 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma Diretora solicita a você orientações sobre matrícula no ensino fundamental, de um adolescente de 13 anos, sem escolaridade anterior. De imediato, você recomenda a leitura dos artigos 23 e 24 da LDB, mas antecipa, resumidamente, que ela deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q320861 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Segundo a LDB, na educação infantil, a avaliação far-se-á:

I. sem o objetivo de promoção;

II. mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças;

III. através de avaliação formativa;

IV. através de testes objetivos e subjetivos.

São corretos APENAS os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.