Início

Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q471958 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O padrão de movimento "receber" utilizado na troca de passes em basquetebol, futebol, voleibol, handebol requer uma habilidade com ênfase no aspecto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q319024 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Projeto Pedagógico, se incorporado à prática dos educadores, pode constituir-se em ferramenta a serviço de uma escola aprendente e comprometida com uma educação de qualidade para todos. Nesta perspectiva,

I. é um documento que define as intenções da escola, origem das grandes linhas para o Plano Escolar.

II. é um ordenamento pedagógico, lógico e minucioso, elaborado para assegurar a continuidade do efetivo trabalho escolar.

III. sua construção requer a organização da intencionalidade coletiva dos participantes sobre o que a escola vai fazer e como vai fazer.

IV. é resultante de um conhecimento mínimo das condições existentes e um esforço de previsão das alterações possíveis.

V. é um documento que diz respeito à execução das ações, e que vai se transformando no processo de implementação, após sistemáticas avaliações.

 As afirmativas coerentes com as idéias de Albuquerque, Fonseca e do Jornal da UDEMO/2002, são APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q325027 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Apesar dos modernos meios de comunicação mostrarem as lutas indígenas no presente, o imaginário brasileiro continua associando o índio ao passado. Para superar esse problema torna-se necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q332666 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEED SE, FCC

Quando nasceu seu filho, Armando abriu uma poupança e depositou R$ 20,00. Armando fez novos depósitos a cada aniversário do filho, aumentando sempre o valor em R$ 5,00, de um depósito para o outro. Após o depósito referente ao 25o aniversário de seu filho, quanto Armando terá depositado desde o nascimento de seu filho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q388360 | História, Professor, SEED SE, FCC

A Constituição Brasileira prevê o direito à inclusão de uma língua indígena no currículo escolar, com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q322212 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Lourdes Marcelino Machado discutindo a gestão da Unidade Escolar, no artigo "Quem embala a escola" defende que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q323170 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma mãe procurou o Ministério Público, alegando não ter encontrado vaga em creche pública para matricular sua filha de três anos de idade. Baseada na LDB (Lei no 9.394/96). Esta mãe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q321412 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Gimeno Sacristán afirma que "a cultura escolar é mais que conteúdos", distinguindo duas concepções de currículo: a visão formal concebida como "a mera especificação em um documento, tão exaustiva de todos objetivos, áreas, conteúdos ou grandes temas e tópicos concretos que devem ser tratados na sala de aula" e a visão que denomina de "currículo real".

Segundo o autor, a análise do cotidiano escolar evidencia que o currículo real necessita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q472220 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

Especialistas defendem que o crescimento não é um processo independente e que fatores ambientais podem desempenhar papel importante na extensão dos limites do crescimento estabelecidas pela variável

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q816952 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 42 a 44.

Amadeu era um aluno complicado. Esmirrado e problemático. Vivia faltando às aulas e quando comparecia era sempre encaminhado para a diretoria por indisciplina. Já havia ultrapassado 50% de ausência. Estava na quarta série e já deveria estar na sexta. Célia, sua professora, andava muito preocupada e sempre tentava aproximar-se dele para tentar convencê-lo a comparecer às aulas e permanecer na escola. Um dia destes Amadeu chegou mais cedo do que de costume. Todos ficaram assustados quando perceberam que estava com o rosto inchado, cheio de hematomas e com uma expressão de desamparo. Apanhou do pai, cochichou para a professora um colega de classe. Célia não teve dúvida. Conversou com a direção da escola, convencida de que estavam esgotados os recursos escolares para solucionar o problema, e propôs que o caso fosse encaminhado às autoridades competentes...

O órgão que deve ser comunicado sobre o caso a que o texto se refere é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q332293 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEED SE, FCC

O quociente e o resto de 1 634 : 15 são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q321833 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere os itens abaixo.

I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica.

II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários - nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres.

III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.

Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q541430 | Probabilidade e Estatística, Média, Professor, SEED SE, FCC

Entre as meninas de uma escola secundária, a média da prova de Estatística foi de 5,60. Entre os meninos, a média na mesma prova foi de 5,90. Se os meninos são 3 2 do total de alunos da escola, a média de todos os alunos na prova de Estatística foi igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q319593 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Segundo Luiz Antônio Cunha, o dualismo do sistema de educação brasileiro vem sendo considerado um obstáculo ao seu desenvolvimento porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q324190 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:

Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.

II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.

III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.

Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q322211 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos, realizada em Salamanca, em 1994, explicita que a organização educacional deve considerar como alunado, "crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias lingüísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados".

Portanto, esta Declaração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q325921 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

O Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas oferece subsídios para:

I. a confecção de material didático apropriado ao meio indígena.

II. a elaboração de programas de educação escolar que melhor atendam aos anseios e interesses das escolas indígenas.

III. a homogeneização da educação escolar indígena e não indígena.

IV. a formação de educadores aptos a apoiar os professores indígenas e viabilizar seu trabalho.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q325925 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Sendo o Brasil uma nação pluriétnica e pluricultural, os professores devem mostrar o país como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q549187 | Informática, Access, Professor, SEED SE, FCC

No MS Access 2000, o arquivo de banco de dados "backend", de um aplicativo "front-end/back-end", normalmente contém

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q338684 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

As paredes de um escritório terão aumento de espessura após serem recobertas com tijolos de 4 centímetros, fibra de vidro de 2½ polegadas e uma camada de 6,5 milímetros de massa. Sabendo que uma polegada é igual a 2,54 centímetros, a espessura de cada parede aumentará em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.