Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q816952 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 42 a 44.

Amadeu era um aluno complicado. Esmirrado e problemático. Vivia faltando às aulas e quando comparecia era sempre encaminhado para a diretoria por indisciplina. Já havia ultrapassado 50% de ausência. Estava na quarta série e já deveria estar na sexta. Célia, sua professora, andava muito preocupada e sempre tentava aproximar-se dele para tentar convencê-lo a comparecer às aulas e permanecer na escola. Um dia destes Amadeu chegou mais cedo do que de costume. Todos ficaram assustados quando perceberam que estava com o rosto inchado, cheio de hematomas e com uma expressão de desamparo. Apanhou do pai, cochichou para a professora um colega de classe. Célia não teve dúvida. Conversou com a direção da escola, convencida de que estavam esgotados os recursos escolares para solucionar o problema, e propôs que o caso fosse encaminhado às autoridades competentes...

O órgão que deve ser comunicado sobre o caso a que o texto se refere é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q321833 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere os itens abaixo.

I. Participação dos profissionais da escola na elaboração da proposta pedagógica.

II. Participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, direção, professores, pais, alunos e funcionários - nos processos consultivos e decisórios, através do conselho de escola e associação de pais e mestres.

III. Transparência nos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, garantindo-se a responsabilidade e o zelo comum na manutenção e otimização do uso, aplicação e distribuição adequada dos recursos públicos.

Uma gestão escolar baseada nos princípios a que os itens se referem caracteriza-se como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q541430 | Probabilidade e Estatística, Média, Professor, SEED SE, FCC

Entre as meninas de uma escola secundária, a média da prova de Estatística foi de 5,60. Entre os meninos, a média na mesma prova foi de 5,90. Se os meninos são 3 2 do total de alunos da escola, a média de todos os alunos na prova de Estatística foi igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q319593 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Segundo Luiz Antônio Cunha, o dualismo do sistema de educação brasileiro vem sendo considerado um obstáculo ao seu desenvolvimento porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q324190 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Os autores Juan Ignácio Pozo e Yolanda Postigo Angon, em capítulo do livro "A solução de Problemas" - Editora Artmed -Porto Alegre, 1998, definem critérios para a formulação de problemas em sala de aula. Em um trecho do livro, citam:

Para que se configurem verdadeiros problemas que obriguem o aluno a tomar decisões, planejar e recorrer à sua bagagem de conceitos e procedimentos adquiridos, é preciso que as tarefas sejam abertas, diferentes umas das outras, ou seja, imprevisíveis. Um problema é sempre uma situação de alguma forma surpreendente.

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I. Exigir que as tarefas propostas sejam resolvidas segundo estratégias pré-definidas e acordadas entre todo o grupo classe.

II. Propor tarefas abertas que admitam vários caminhos possíveis de resolução.

III. Enunciar tarefas de modo a evitar que o aluno faça, de antemão, associação da tarefa com um tipo de problema conhecido.

Está de acordo com o texto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q322211 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos, realizada em Salamanca, em 1994, explicita que a organização educacional deve considerar como alunado, "crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de população nômade, crianças pertencentes a minorias lingüísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados".

Portanto, esta Declaração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q338684 | Matemática, Aritmética e Algebra, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

As paredes de um escritório terão aumento de espessura após serem recobertas com tijolos de 4 centímetros, fibra de vidro de 2½ polegadas e uma camada de 6,5 milímetros de massa. Sabendo que uma polegada é igual a 2,54 centímetros, a espessura de cada parede aumentará em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q325921 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

O Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas oferece subsídios para:

I. a confecção de material didático apropriado ao meio indígena.

II. a elaboração de programas de educação escolar que melhor atendam aos anseios e interesses das escolas indígenas.

III. a homogeneização da educação escolar indígena e não indígena.

IV. a formação de educadores aptos a apoiar os professores indígenas e viabilizar seu trabalho.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q325925 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Sendo o Brasil uma nação pluriétnica e pluricultural, os professores devem mostrar o país como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.