Início

Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q332670 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEED SE, FCC

A resolução de problemas é peça central para o ensino de Matemática, pois o pensar e o fazer se mobilizam e se desenvolvem quando o indivíduo está engajado ativamente no enfrentamento de desafios. Essa competência não se desenvolve quando propomos apenas exercícios de aplicação dos conceitos e técnicas matemáticas, pois, neste caso, o que está em ação é uma simples transposição analógica: o aluno busca na memória um exercício semelhante e desenvolve passos análogos aos daquela situação, o que não garante que seja capaz de utilizar seus conhecimentos em situações diferentes ou mais complexas.

(MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, p.112)

Com base no texto, analise as afirmações abaixo.

I. Na resolução de problemas, o tratamento de situações complexas e diversificadas oferece ao aluno a oportunidade de construir estratégias de resolução e argumentações.

II. O aluno busca na memória passos análogos aos de situações vividas anteriormente, e a aplicação ordenada desses passos garante, com certeza, o sucesso no enfrentamento de situações diferentes ou mais complexas.

III. Resolver um problema exige do aluno, unicamente, leitura cuidadosa e reflexiva.

Dessas afirmações, é correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q339921 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, SEED SE, FCC

Nelson tem no bolso 4 cartelas iguais. Em uma cartela está escrita a letra N, na outra, a letra U, na outra, a letra P, e na última a letra E. Nelson vai retirar sem olhar, uma cartela de cada vez de seu bolso. Qual é a probabilidade dele conseguir formar, na ordem de retirada, a palavra PNEU?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q337961 | Matemática, Professor, SEED SE, FCC

O professor de matemática aplicou 3 provas com pesos diferentes e, antes de devolvê-las corrigidas a seus alunos, comentou a nota de alguns:

Antônio - acertou 2 questões na primeira prova, 2 na segunda e 3 na terceira. Fez 29 pontos.

Miguel - acertou 1 questão na primeira prova, 3 na segunda e 1 na terceira. Fez 18 pontos.

Neusa - acertou 3 questões na primeira prova, 2 na segunda e 1 na terceira. Fez 23 pontos.

Depois desafiou:

- Me digam agora quantos pontos fez Marisa, que acertou 4 questões na primeira prova, nenhuma na segunda prova e 3 questões na terceira prova.

A resposta correta que o professor espera de seus alunos é que Marisa fez

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q810500 | Legislação Federal, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Mudanças econômicas e tecnológicas provocaram, a partir dos anos 80, em todo o planeta, um processo de revisão das funções tradicionalmente duais da educação secundária, buscando formar o aluno com um perfil mais condizente com as características da sociedade e da produção pós-industriais. As reformas decorrentes dessa revisão têm como características comuns, nos termos do Parecer CNE/CEB no 15/98,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q387999 | História, Professor, SEED SE, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. Os padres que viviam nas missões aprendiam a língua dos índios.

II. Índios aldeados prestavam serviços aos colonos mediante pagamento.

III. Os padres missionários estimulavam as práticas das religiões indígenas.

IV. As missões não se enquadravam nos objetivos da colonização portuguesa.

V. Os índios aldeados eram usados como força de combate nas lutas contra índios inimigos, negros fugitivos ou invasores estrangeiros.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q388021 | História, Professor, SEED SE, FCC

Considere o texto abaixo.

"Não conheceu feitores que lhe orientassem os serviços, nem fiscais que lhe exigissem o cumprimento estrito das tarefas; não conheceu cercas que lhe barrassem o caminhar solto e espontâneo, não sofreu o disciplinamento da proximidade de patrões rigorosos e muito menos a ação coercitiva do poder público. Não soa estranho, portanto, que o arrojo pessoal, o aventureirismo e um acentuado gosto pelas soluções violentas aflorasse num homem com estas características. Nos seus menores gestos, é possível surpreender os traços fortes da sobranceria, do orgulho exagerado, das susceptibilidades agudas especialmente no plano das questões de honra."

(Frederico Pernambucano de A. Melo. In. Maria Thetis Nunes. Sergipe Colonial I. Rio de Janeiro: Universidade Federal de Sergipe, 1989, p.105)

I. Distanciadas do litoral, onde estavam sediadas as autoridades representativas do poder metropolitano, os habitantes da zona de criação de gado viveram muito tempo entregues a si mesmo, sem organização administrativa e sem o alcance da atuação dessas autoridades.

II. A longa permanência dos holandeses na região contribuiu para a miscigenação da população nativa e para o desenvolvimento de uma sociedade com características específicas, próprias das zonas sertanejas dedicada à pecuária e à economia voltada para o mercado externo.

III. O desenvolvimento da criação de gado fez com que, no decorrer do século XVIII, começassem a destacar-se povoações de Campos do Rio Real, Riacho do Dantas, Simão Dias, Aquidabã, Nossa Senhora da Glória, Malhador, Curral das Pedras, Porto da Folha, Campo do Brito e Carira.

IV. No interior sergipano, três localidades denominadas Mocambo - uma no município de Aquidabã, outra no de Porto da Folha e uma terceira em Frei Paulo, atestam a importância da pecuária no desenvolvimento de f

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q472189 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O estudo do conhecimento das atividades que constituem o conteúdo de Educação Física, como jogo, esporte, ginástica e dança visa a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q325694 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Há uma expectativa de que as novas tecnologias trarão soluções rápidas aos problemas do ensino que as escolas enfrentam. José Manuel Moran afirma que as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, estabelecendo novas pontes entre o presencial e o virtual, entre o estarmos juntos e o estarmos conectados à distância, mas que o nosso maior desafio para um ensino e uma educação de qualidade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q321798 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para a aquisição da estabilidade dos servidores, são condições:

I. nomeação para exercer cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

II. nomeação para exercer cargo em comissão, em função de confiança, após cinco anos consecutivos ou dez, interpolados.

III. três anos de efetivo exercício no cargo.

IV. dois anos de efetivo exercício no cargo.

V. avaliação especial de desempenho, por Comissão instituída para essa finalidade.

VI. assiduidade, não tendo ultrapassado, nos dois primeiros anos, dez faltas injustificadas.

VII. comprovação, mediante processo administrativo, da excelência de seu desempenho.

VIII. haver denúncia por ato ilícito nos três primeiros anos de exercício do cargo.

 IX. não existe mais a figura da estabilidade aos funcionários públicos, a partir da Emenda Constitucional no 19/98, tendo sido substituída pelo direito à indenização por tempo de serviço.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q322273 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Segundo José Carlos Libâneo, a primeira condição para se realizar um planejamento é saber com segurança a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q389636 | História, Professor, SEED SE, FCC

A proximidade da área indígena dos Xokó é importante porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q794635 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

O conjunto das relações de produção (que corresponde ao grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais) constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de reprodução de vida material determina o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina seu ser; é seu ser social que, inversamente, determina sua consciência.

É correto afirmar que o texto acima apresenta uma visão característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q593323 | Química, Professor, SEED SE, FCC

Quando observamos a fumaça liberada pelo bico de uma chaleira com água fervente, estamos vendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q321722 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O Conselho Tutelar, criado no âmbito dos Municípios, é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q326676 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Na história da Supervisão de Ensino em nível de sistema, no Estado de São Paulo, o movimento sindical dos professores assumiu em alguns momentos, papel formador e orientador da categoria, em relação aos projetos educativos em curso e em relação a sua atuação junto às escolas, o que fortaleceu o sindicato. Isto revela, dentre outros, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q389429 | História, Professor, SEED SE, FCC

Na festa de São Benedito, celebrada no dia de Reis, em Lagarto, há dois folguedos: no 1o, são pretos, vestidos de reis e de príncipes, que fazem a guarda de honra de três rainhas; no 2o, são mulatas vestidas de branco e enfeitadas com fitas que vão em procissão, dançando e cantando música puramente brasileira.

As descrições identificam, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q321431 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

A avaliação da aprendizagem na escola traduz um referencial teórico que envolve uma concepção de educação e sociedade. A teoria é importante, sobretudo, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q795074 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

Precisamos nos desfazer de todas as idéias, de todas as crenças recebidas, ou seja, libertarmo-nos de todas as tradições, de todas as autoridades, se quisermos alguma vez reencontrar a pureza nativa da nossa razão, chegar à certeza da verdade.

(A. Koyré)

É correto afirmar que, nessa passagem, Koyré se refere

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q327571 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

O documento Referencial Curricular para as Escolas Indígenas foi escrito na expectativa de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.