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Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q549190 | Informática, Memória, Professor, SEED SE, FCC

As memórias RAM entre 640 KB e 1 MB, as que estão acima de 1 MB e as que incorporam a elas uma parte do HD representam para os microcomputadores IBM PC, respectivamente, os conceitos de memórias

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82Q321830 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"O professor passa, sem processo de ruptura, da experiência passiva como aluno ao comportamento ativo como professor, sem que lhe seja colocado, em muitos casos, o significado educativo, social e epistemológico do conhecimento que transmite ou faz seus alunos aprenderem. Passa de aluno receptor a consumidor acrítico de materiais didáticos e a transmissor com seus alunos."

Gimeno Sacristán, em suas análises sobre as concepções epistemológicas do professor, comprovou que as posições pedagógicas frente a problemas relacionados com o ensino em geral e com os conteúdos do currículo, em professores em formação,

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83Q550249 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere uma planilha onde os valores de uma determinada coluna representem quantias monetárias. O comando do Excel que permite apresentar esses valores de acordo com o padrão monetário é

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84Q549398 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Algumas empresas da Internet são especializadas em indexar uma quantidade enorme de páginas pessoais e empresariais no mundo todo através de palavras-chave que, na maioria dos casos, são extraídas do próprio texto de cada uma delas individualmente. Essas empresas normalmente disponibilizam a consulta gratuitamente e são conhecidas no jargão da Internet como

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85Q389817 | História, Professor, SEED SE, FCC

Durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici, a ditadura militar atingiu o apogeu no Brasil. Este governo

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86Q324838 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Com relação à educação indígena, o artigo 78 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96) determina que cabe à União:

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87Q325206 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Terezinha A. Rios articula o conceito de competência com o de qualidade e argumenta que "a revolução tecnológica, a globalização da economia e da política, e os fenômenos sociais dela decorrentes trouxeram, ao campo da educação, novas provocações e inquietações" colocando para a Filosofia e a Didática, a necessidade de superação

I. do atraso tecnológico de nossas práticas pedagógicas escolares por meio de equipamentos e treinamento dos docentes em Tecnologia da Informação.

II. da fragmentação por meio de um diálogo dos saberes presentes na ação docente promovendo revisão didático-pedagógica fundamentada.

III. da massificação decorrente da globalização por meio da percepção clara das diferenças e especificidades, para um trabalho coletivo e interdisciplinar.

IV. da incompetência dos professores para alfabetizar, com investimentos na capacitação de alfabetizadores.

V. de um embate entre a razão instrumental e o irracionalismo, por meio da descoberta e valorização da sensibilidade, articulando todas as capacidades dos indivíduos.

Estão corretas APENAS as afirmativas

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88Q818748 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro afirmam que "a nova LDB – Lei no 9.394/96 não tomou por base o projeto que fora objeto de negociações ao longo dos oito anos de tramitação da matéria (...). A seção dedicada à educação básica de jovens e adultos resultou curta e pouco inovadora: seus dois artigos reafirmam o direito dos jovens e adultos trabalhadores ao ensino básico e o dever do poder público em oferecê-lo gratuitamente na forma de cursos e exames supletivos". E, em 1995 iniciou-se uma reforma educacional, "sendo implementada sob o imperativo de restrição do gasto público, tendo por objetivo descentralizar os encargos financeiros com a educação, racionalizando e redistribuindo o gasto público em favor do ensino fundamental obrigatório. Essas diretrizes de reforma educacional implicaram que o MEC mantivesse a educação básica de jovens e adultos na posição marginal que ela já ocupava nas políticas de âmbito nacional ..."

O principal instrumento da reforma em questão foi

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89Q322422 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Buscando soluções para garantir melhoras significativas nas escolas, Fullan e Hargreaves afirmam que uma "mudança educacional que não envolva os professores e que não tenha seu apoio costuma terminar como uma mudança para pior ou para nada". Há necessidade não só de um envolvimento dos professores, mas um tipo de envolvimento importante, que requer

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90Q549240 | Informática, Outlook, Professor, SEED SE, FCC

A criação e a manutenção de listas particulares de distribuição são funcionalidades disponíveis no MS Outlook 2000 por meio do recurso básico

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91Q319815 | Pedagogia, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 49 e 50.

A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

                    (Art. 23 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

O artigo da Lei a que o texto se refere identifica o princípio da

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92Q795066 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

Verdade e falsidade podem ser predicados das proposições, nunca dos argumentos. Do mesmo modo, propriedades de validade ou invalidade só podem pertencer a argumentos dedutivos, mas nunca a proposições.

(I. Copi)

A partir desse esclarecimento de Copi é correto afirmar que:

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93Q322972 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma que:

I. as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.

II. as propostas e debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado desse ideal.

III. a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como variável social.

IV. a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.

V. a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva técnica.

As afirmativas coerentes com as idéias do Prof. Azanha são, APENAS,

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94Q471976 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

A capoeira, dentro da programação de Educação Física, tem sido aceita pela profusão de ritmos e movimentos específicos, sendo considerada como esporte de ataque e defesa com conotação política e cultural por vários especialistas. Diante dessa definição, pode-se caracterizar a capoeira como

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95Q319775 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma supervisora, ao participar de uma reunião do conselho de classe de uma das escolas de seu setor, deparou-se com uma visão de disciplina como pré-requisito para o trabalho pedagógico escolar e entendida como comportamento ordeiro, indispensável para assimilar ensinamentos do professor em sala de aula. Concordando com Júlio G. Aquino, contrapôs, o entendimento da disciplina na escola como

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96Q389196 | História, Professor, SEED SE, FCC

Com o modelo econômico pelo governo militar a partir de 1964, com o apoio do capital internacional, o Estado nacional brasileiro procurou dinamizar o setor de extração mineral, principalmente a extração do petróleo, atividade que deu maior dinâmica a economia sergipana. Esse empreendimento coube a empresa estatal:

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97Q388706 | História, Professor, SEED SE, FCC

"É uma humilhação ter que vir um branco de fora para dizer se a gente é índio, porque nossa identificação está na nossa cultura. Nós que temos que dizer se somos índios e não eles" (Indio Timbalalá).

Considere as afirmações abaixo.

I. Índio é aquele filho de índio que preserva sua cultura, sua religião, que aprende com seus antepassados e continua a ensinar para as futuras gerações.

II. Índio são todas as pessoas que pertencem a uma comunidade indígena e são por elas reconhecidas.

III. Índios são todos aqueles que se identificam étnica e culturalmente com um grupo indígena.

É correto o que se afirma em

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98Q320537 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Marília P. Spósito, no livro Gestão Democrática, defende que a gestão democrática poderá constituir um caminho real de melhoria da qualidade de ensino se ela for concebida como mecanismo capaz de

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99Q336189 | Matemática, Professor, SEED SE, FCC

Atividade proposta em uma aula de Matemática:

"Construir modelos de poliedros, convexos ou não convexos, que respeitam a relação de Euler."

Leia as seguintes competências:

I. Acompanhar criticamente o desenvolvimento tecnológico contemporâneo.

II. Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos e propriedades.

III. Compreender as formas pelas quais a matemática influência nossa interpretação do mundo atual.

IV. Reconhecer e utilizar símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem matemática.

As competências necessárias para o aluno cumprir a tarefa proposta são APENAS

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100Q549601 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere uma planilha cujas células C1, D1 e E1 contenham valores numéricos. Considere a célula A1 que recebe a fórmula "=MÉDIA(C1:E1)". Com base nessas informações, a célula A1 recebe a média

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