Questões de Concursos SEED SE

Resolva questões de SEED SE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

91Q795066 | Filosofia, Professor, SEED SE, FCC

Verdade e falsidade podem ser predicados das proposições, nunca dos argumentos. Do mesmo modo, propriedades de validade ou invalidade só podem pertencer a argumentos dedutivos, mas nunca a proposições.

(I. Copi)

A partir desse esclarecimento de Copi é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q322972 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma que:

I. as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.

II. as propostas e debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado desse ideal.

III. a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como variável social.

IV. a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.

V. a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva técnica.

As afirmativas coerentes com as idéias do Prof. Azanha são, APENAS,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q471976 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

A capoeira, dentro da programação de Educação Física, tem sido aceita pela profusão de ritmos e movimentos específicos, sendo considerada como esporte de ataque e defesa com conotação política e cultural por vários especialistas. Diante dessa definição, pode-se caracterizar a capoeira como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q319775 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma supervisora, ao participar de uma reunião do conselho de classe de uma das escolas de seu setor, deparou-se com uma visão de disciplina como pré-requisito para o trabalho pedagógico escolar e entendida como comportamento ordeiro, indispensável para assimilar ensinamentos do professor em sala de aula. Concordando com Júlio G. Aquino, contrapôs, o entendimento da disciplina na escola como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q389817 | História, Professor, SEED SE, FCC

Durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici, a ditadura militar atingiu o apogeu no Brasil. Este governo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q334365 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, SEED SE, FCC

Leia atentamente a seguinte situação-problema:

A última pesquisa de intenção de voto, realiza com 2 600 eleitores de todo o país, apontou os seguintes percentuais:

Candidato 1 - 37,5%

Candidato 2 - 28,9%

Candidato 3 - 26,7%

Apesar dos resultados mostrarem a vitória do candidato 1, não há ainda certeza de que isso vá ocorrer, devido a uma série de fatores. Liste e justifique esses fatores que podem influir na alteração dos índices mostrados na pesquisa.

Analise as seguintes competências e habilidades:

I. Representação e comunicação: Interpretar e produzir textos nas diversas linguagens e formas.

II. Investigação e compreensão: Selecionar estratégias de resolução de problemas.

III. Contextualização sócio-cultural: Relacionar etapas da história da Matemática com a evolução da humanidade.

Na resolução eficiente da situação-problema apresentada, um aluno necessariamente mobilizará as competências e habilidades mencionadas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q388706 | História, Professor, SEED SE, FCC

"É uma humilhação ter que vir um branco de fora para dizer se a gente é índio, porque nossa identificação está na nossa cultura. Nós que temos que dizer se somos índios e não eles" (Indio Timbalalá).

Considere as afirmações abaixo.

I. Índio é aquele filho de índio que preserva sua cultura, sua religião, que aprende com seus antepassados e continua a ensinar para as futuras gerações.

II. Índio são todas as pessoas que pertencem a uma comunidade indígena e são por elas reconhecidas.

III. Índios são todos aqueles que se identificam étnica e culturalmente com um grupo indígena.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q336189 | Matemática, Professor, SEED SE, FCC

Atividade proposta em uma aula de Matemática:

"Construir modelos de poliedros, convexos ou não convexos, que respeitam a relação de Euler."

Leia as seguintes competências:

I. Acompanhar criticamente o desenvolvimento tecnológico contemporâneo.

II. Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos e propriedades.

III. Compreender as formas pelas quais a matemática influência nossa interpretação do mundo atual.

IV. Reconhecer e utilizar símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem matemática.

As competências necessárias para o aluno cumprir a tarefa proposta são APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q549601 | Informática, Secretário de Escola, SEED SE, FCC

Considere uma planilha cujas células C1, D1 e E1 contenham valores numéricos. Considere a célula A1 que recebe a fórmula "=MÉDIA(C1:E1)". Com base nessas informações, a célula A1 recebe a média

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q324589 | Pedagogia, Professor, SEED SE, FCC

Para Paulo Freire, ensinar é desafiar os educandos a que pensem sua prática, a partir da prática social, e com eles (os educandos), em busca dessa compreensão, estudar rigorosamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.