Questões de Concursos SEEDPR

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61Q906290 | Filosofia, Os PréSocráticos, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

É consenso entre os especialistas que a aventura intelectual vivida pela ciência moderna teve como seus precursores mais remotos os gregos. No período medieval mais tardio, que do ponto de vista da evolução do pensamento ocidental, viu prosperar o casamento da filosofia grega com a teologia do cristianismo, conhecido como período escolástico (início do século IX até o final do século XVI), essas amarras se tornaram ainda mais fortes. Agora, poderosas razões políticas e religiosas faziam com que fosse sumamente importante controlar conhecimento e pensamento teóricos, mantendo-os dentro do escopo do pensamento religioso. (ABRANTES, P. C, 1998.)

Esses filósofos denominados precursores acabaram merecendo a denominação conjunta de Pré-Socráticos e ficaram de certa maneira conhecidos, entre outros fatores:
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62Q906291 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Para a compreensão do alcance da filosofia no mundo ocidental, imprescindível se faz voltarmos nossas atenções à antiguidade grega, responsável pelo surgimento das primeiras especulações a respeito do homem, daquilo que lhe é tangível e daquilo que transcende a sua capacidade sensorial. A análise histórica permitir-nos entender a gradativa construção dessa civilização e do incomensurável edifício cultural erigido em seu seio. (BITTAR, 1994.)

Já é um consenso que o surgimento da filosofia está intrinsecamente ligado à histórica da Grécia, onde:
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63Q906292 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Braudel apresenta a capacidade do mediterrâneo de difundir rapidamente a materialidade, especialmente em decorrência da crescente navegação das populações costeiras. O aspecto do Mar Mediterrâneo como via de transmissão, não só de objetos, mas também de códigos e ideias, é justamente a razão pela qual esse autor o considera uma “espécie de planeta onde tudo circulou precocemente” e um dos “centros vivos do universo”, que interliga os continentes africano, europeu e asiático em um espaço unitário. (BRAUDEL, 2001, p. 30-31.)

Embora existam várias críticas em relação a essa visão de Braudel sobre o Mar Mediterrâneo, os gregos:
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64Q906293 | Filosofia, Mito e Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A filosofia nasce por uma desconstrução inicial das estruturas automáticas da vida, ou seja, de sua obviedade. Assumimos uma atitude filosófica no momento que passamos a questionar o automatismo e a obviedade do real. A filosofia consiste, em suas linhas gerais e determinantes, na crítica da realidade, crítica que se dirige em todos os sentidos, inclusive a si mesma, como autocrítica. [...] Filosofia tem muito a ver com a reflexão crítica; com uma postura reflexiva; um pensar profundo; aprender a pensar de modo sistemático e coerente.
(Souza, 2003.)

O termo filosofia é atribuído ao filósofo e matemático Pitágoras, que viveu no século V a.C.; para ele:
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65Q906294 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, o que se diz é que desfizeram aquelas características da autoridade e do poder. Embora, no começo, gregos e romanos tivessem conhecido a organização econômico-social de tipo despótico ou patriarcal, um conjunto de medidas foram tomadas pelos primeiros dirigentes – os legisladores – de modo a impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei, senhor da terra, da justiça e das armas, representante da divindade.
(Disponível em: https://territoriosdefilosofia.wordpress.marilenachaui.com. Acesso em: agosto de 2024.)

Em se tratando, especificamente, da visão de Aristóteles:
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66Q906295 | Filosofia, Mito e Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Do ponto de vista topográfico, uma pólis, no seu núcleo urbano, dividia-se com frequência em duas partes, que podiam ter surgido primeiro independentemente: a acrópole, colina fortificada e centro religioso, e a ásty ou cidade baixa, cujo ponto focal era o lugar de reunião (posteriormente também um mercado com lojas), a ágora. Um terceiro elemento muitas vezes presente era o porto, mas esse podia também formar uma aglomeração separada, embora próxima (é o caso do Pireu, principal porto de Atenas). [...] Por fim, o território rural semeado de aldeias (khóra) completava o quadro da cidade-Estado.
(CARDOSO, 1985, p. 21 e 22.)

Essa visão topográfica é mais uma interpretação histórica do que dos gregos, pois:
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67Q906296 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

De onde nasce, pois, o interesse pela sabedoria? Por que o homem quer saber mais e mais? A essa questão, Aristóteles responde: “Todos os homens, por natureza, tendem ao saber”.
(ARISTÓTELES, 2001, p. 3, 980ª 1-2.)

O conceito de filosofia está intrinsecamente ligado ao conceito e à própria essência da sabedoria. O homem é o ser que pergunta e a filosofia é:
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68Q906297 | Filosofia, Platão e o Mundo das Ideias, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O êthos, grafado com eta, remonta a Homero, e o éthos, com epsílon, a Ésquilo, o fundador da tragédia grega. O êthos, na grafia de Homero, remonta ao século VII a.C., e comparece com uma significação um tanto abstrata, na medida em que designa os usos e os costumes enquanto relativos a modos (genéricos) de viver, ou seja, a uma sabedoria. Éthos, em Ésquilo (525- 456 a.C.), designa mais ou menos a mesma coisa, mas, fundamentalmente, a tradição, no sentido de o que é habitual, corriqueiro, usual, etc., e que vem a se impor como uma sabedoria.
(Spinelli, 2009, p. 9.)

Vários foram os filósofos a se debruçarem nas questões relacionadas a Ética. Para Platão, por exemplo, a ética:
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69Q906298 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Segundo Mário Bunge, uma Epistemologia é útil se satisfaz às seguintes condições:

Refere-se à ciência propriamente dita; ocupa-se de problemas filosóficos que se apresentam no curso da investigação científica ou na reflexão sobre problemas, métodos e teorias da ciência. Propõe soluções claras para tais problemas, soluções consistentes em teorias rigorosas e inteligíveis, adequados à realidade da investigação científica, sendo capaz de distinguir a ciência autêntica da pseudociência. É capaz de criticar programas e mesmo resultados errôneos, como conseguir novos enfoques promissores. (BUNGE, Mario, 1980.)

Epistemologia trata-se de um termo utilizado pela primeira vez pelo filósofo escocês James Frederick Ferrier (1808-1864). Podese compreender que a epistemologia estuda:
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70Q906299 | Filosofia, Lógica Nascimento e seus Elementos, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A tarefa da lógica sempre foi a de classificar e organizar as inferências válidas, separando-as daquelas que não são. A importância dessa organização não deve ser subestimada, pois usam-se inferências (de preferência válidas) tanto na vida comum como nas ciências formais, sendo um exemplo a matemática. (ASSIS, 1990, p. 12.)
A lógica trabalha com meios que permitem que o pensamento proceda de forma correta, e faz parte de uma gama de contextos, tanto na ciência quanto em outras áreas e situações. A lógica:
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71Q906300 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

O estudo da lógica tem por objetivo organizar as ideias de modo rigoroso para que não haja erro nas conclusões de nossos raciocínios, ela faz parte do nosso cotidiano sempre que conversamos com alguém sobre qualquer assunto, usamos de argumentos lógicos para explicar ou convencer alguém sobre algo, sendo assim, é importante que compreendamos no que se baseia o raciocínio. O primeiro filósofo que trabalhou a lógica com rigor foi Aristóteles, antes dele, Platão e os sofistas já faziam uso dessa ideia na prática da argumentação em meio a Ágora, mas nenhum deles chegou a explanar e analisar esse sistema como fez o estagirita, nos textos compilados no livro Órganon.
(Disponível em: https://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/projetos_75/logica_2.pdf. Acesso em: agosto de 2024.)

Para que o silogismo, fundamento básico da lógica aristotélica, tenha sentido, Aristóteles estabeleceu algumas regras entre os termos e proposições, as quais podemos destacar:
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72Q906301 | Filosofia, Lógica Nascimento e seus Elementos, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] a lógica relaciona-se com a correção do pensamento e também é a arte de bem pensar. [...] É a ciência das formas do pensamento, visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio. A lógica estuda a correção do raciocínio. [...]. A lógica estuda e ensina a colocar ordem no pensamento. (Forbellone e Eberspãcher – 2005, p. 1-2.)

Existe um certo consenso entre vários autores acerca do conceito e significado da lógica. Na verdade, é possível afirmar que:
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73Q906302 | Filosofia, Os PréSocráticos, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em todos eles, a noção de physis está associada a alguma coisa que é fundamental e radical (constitui a base e a raiz) e que, possuindo o atributo da permanência, subjaz ao que é mutável e transitório. Esse princípio é, portanto, constitutivo, mas é também, dentro do pensamento pré-socrático, principalmente originário e formativo (gerativo). (BURTT, E. A., 1984.)

Os pré-socráticos foram os primeiros a levarem o mundo ao conhecimento científico. Eles deram os passos iniciais para construção de um pensamento racional e, portanto, foram importantíssimos para o progresso da humanidade. Em relação aos seus representantes:
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74Q899135 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A seleção dos conteúdos é feita com base em alguma intenção, a qual é a expressão do Projeto Político-Pedagógico (PPP), construído coletivamente pela comunidade escolar. Este é o momento em que o projeto de sociedade se efetiva no currículo e para tal deve sair do papel e passar para a prática docente junto aos discentes. Ou seja, a partir da proposta pedagógica, a qual reúne a concepção das disciplinas em torno da concepção de educação sistematizada no PPP, o professor planeja suas aulas e organiza seu plano de trabalho docente. Concebendo-se o pedagogo como o mediador e o articulador desse projeto na escola, que se consolida, principalmente através do plano de trabalho docente e do trabalho efetivo do professor em sala de aula, se constitui como seu trabalho, especificamente junto ao professor de cada disciplina:

I. Dar suporte ao trabalho docente, utilizando-se do conhecimento próprio da sua função, dos componentes técnico-práticos, psicológicos, sociopolíticos, decorrentes das ciências auxiliares da educação, no ato educativo levando o aluno a apropriar-se da matéria, objeto do processo de ensino e aprendizagem.
II. Articular os conteúdos à concepção de homem, sociedade e educação pensados coletivamente no PPP da escola e, a partir daí, direcionar explicitamente a prática educativa.
III. Fazer a articulação entre a teoria e a metodologia, dentro das condições concretas de ensino e aprendizagem, uma vez que deve conhecer as possibilidades e as relações dos diversos contextos que a constituem.
IV. Prever e prover, de forma sistemática, os recursos e a distribuição do tempo e espaço escolares, para que as atividades planejadas sejam realizadas, além de analisá-las quanto à sua efetividade para promoção da aprendizagem.

Está correto o que se afirma em
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75Q906303 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Na filosofia ética, uma das principais preocupações é entender os princípios que governam as ações humanas e a determinação do que é correto ou incorreto fazer. Entre as alternativas a seguir, qual delas descreve corretamente uma teoria ética específica?
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76Q899136 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

O legado de Doug Lemov é um conjunto robusto de práticas educacionais que ajudaram a transformar a maneira como o ensino é abordado, tornando-o mais eficaz e acessível para educadores e alunos em todo o mundo. Para ele, os fatores-chave para dar uma aula efetiva do tipo “eu/nós/vocês” incluem não apenas a maneira e a sequência em que o trabalho cognitivo é apresentado aos alunos, mas também a velocidade com a qual o trabalho cognitivo lhes é entregue. Essa última parte requer que o professor verifique o tempo todo o nível de compreensão do conceito trabalhado que os alunos estão alcançando. De acordo com Lemov, para um “vocês” efetivo:

I. Os alunos precisam praticar e praticar. Alguns aprendem a nova habilidade na terceira vez que fazem; outros só vão aprender na décima vez. Muito poucos aprendem logo na primeira ou na segunda vez.
II. No final da prática independente, os alunos devem poder resolver completamente sozinhos os problemas no nível de complexidade em que serão avaliados.
III. Os alunos devem ser capazes de responder perguntas em formatos diferentes, com um número significativo e plausível de variações e variáveis.
IV. À medida que alguns alunos demonstram domínio do conteúdo mais rapidamente do que outros, podem ajudar os que ainda não compreenderam o conteúdo proposto.

Está correto o que se afirma em
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77Q906304 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Durante uma conferência sobre ética e moral, um estudante levanta a mão e pergunta ao palestrante: “professor, considerando as distinções entre ética e moral estudadas, como essas distinções podem nos ajudar a entender melhor as decisões tomadas em situações complexas, como a escolha entre dizer a verdade e proteger alguém de um dano?”. Qual é a resposta mais apropriada do palestrante, considerando a definição de ética e moral?
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78Q899137 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “A técnica ‘equilíbrio emocional’ de Doug Lemov é fundamental para ajudar os professores a manterem um ambiente de aprendizagem positivo e produtivo, equilibrando intervenções corretivas com encorajamento apropriado para sustentar a motivação e o engajamento dos alunos.”
PORQUE
II. “A técnica ‘equilíbrio emocional’ envolve o uso do ‘elogio preciso’, que se concentra em fornecer feedback específico e positivo aos alunos, destacando exatamente os comportamentos e ações que eles executaram corretamente, promovendo, assim, um reforço detalhado e construtivo.”

Assinale a alternativa correta.
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79Q906305 | Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Em uma sociedade democrática fictícia, o governo decide implementar uma nova lei de vigilância para combater ameaças terroristas. A lei permite que as autoridades monitorem as comunicações pessoais de todos os cidadãos sem necessidade de autorização judicial. Um grupo de cidadãos preocupados se reúne para discutir as implicações dessa nova lei. Entre as alternativas a seguir, qual o argumento mais adequado, com base nos princípios da filosofia política, para criticar a implementação dessa lei?
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80Q899138 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A principal razão da avaliação em larga escala no cenário da educação brasileira está relacionada ao seu objetivo fundamental: fornecer informações qualificadas para tomadas de decisão em diferentes níveis educacionais. Nesse contexto, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma ferramenta crucial para o monitoramento e a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), seus instrumentos são desenvolvidos para informar sobre:

I. Atendimento escolar; equidade.
II. Ensino e aprendizagem.
III. Investimento; gestão.
IV. Profissionais da educação.
V. Cidadania, direitos humanos e valores.

Está correto o que se afirma em
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