Questões de Concursos SEEDPR

Resolva questões de SEEDPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q899170 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

Quando “o professor propõe frequentemente atividades que não provocam dificuldades verdadeiras para o aluno, com medo que ele perca a motivação para aprender ou com receio que não seja capaz de realizar a atividade; aprova o trabalho do aluno sem que ele tenha demonstrado um esforço para a realização; resolve o problema no lugar do aluno, logo que ele apresenta dificuldades; não desafia ou provoca dúvida, contrapondo ideias; coloca na mochila do aluno o material necessário para os deveres e para as lições de casa ou resolve a tarefa do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para Alunos com Deficiência Intelectual” está praticando a Pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q883339 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais, SEEDPR, Consulplan, 2024

As escolas são meios privilegiados para o desenvolvimento da autonomia corporal e vivências de diversos modelos de movimentos corporais provenientes da cultura em que a criança se encontra. Nesses espaços a criança extrai, experimenta, ajusta e constrói movimentos corporais provenientes da inserção e interação num grupo diferente do seu meio familiar. Esta prática pedagógica poderá ser norteada por três eixos: 1) autonomia e identidade corporal; 2) socialização; 3) ampliação do conhecimento de práticas corporais.
(SEED, 2012, p. 67.)
Analise o contexto a seguir:
A professora do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública organizou uma atividade com as crianças. A atividade consistia em uma tarde de desafios. Então ela disse: “hoje faremos uma tarde de desafios. Vamos dividir a turma em cinco grupos com quatro alunos e o grupo que cumprir todos os desafios ganhará um prêmio ao final da aula. Se todos os grupos cumprirem os desafios, todos ganharão.” Assim, foram andando em direção a uma praça perto da escola. O primeiro desafio foi andar de mãos dadas, sem soltá-las, com o grupo. O segundo desafio, brincar de vivenciar situações. A professora mostrava cartazes com situações, como todos estão em um navio e o mar está super agitado; todos estão em um brinquedo no parque de diversões que balança bem alto de um lado pro outro e, para não cair, é preciso dar as mãos; está vindo uma tempestade e a porta está fechada. para fugir da chuva todos precisam virar três cambalhotas, um atrás do outro, e entrar por um vão na porta (fictícia). O terceiro e último desafio foi fazer um desenho coletivo do grupo sobre os desafios da tarde, com tintas e giz de cera em um papel colado no mural do parque.

Assinale a afirmativa que indica quais eixos a professora desenvolveu realizando a tarde de desafios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q906463 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

[...] Na medida em que a ação da colonização se consubstanciava, novos discursos em prol do trabalho eram produzidos, separando cada vez mais os indígenas cristãos – os fiéis – daqueles que não aceitavam e resistiam às regras – os infiéis – cujos discursos eram atentados pelas concepções ocidentais de ócio e vício.
(SANTOS, 2012, p. 34.)
Os indígenas, em sua dinâmica cultural, em muito se diferenciavam dos colonizadores europeus, isso é público e notório, e no contexto da colonização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q906468 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

O Segundo Reinado (1840-1889) foi um período marcado por significativos avanços econômicos e culturais no Brasil. Nesse período, a dinamização das estradas de ferro e a construção do Porto de Santos, símbolos do progresso e da modernidade, conviveram com as estruturas arcaicas da escravidão e dos latifúndios. Trata-se de um evento econômico importante que ocorreu durante o Segundo Reinado, contribuindo para o desenvolvimento do país naquele momento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q906237 | Biologia, Mutações e alterações cromossômicas, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Sobre os conceitos de genética e diagnóstico da Síndrome de Down, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A síndrome de Down só pode ser diagnosticada após o nascimento, uma vez que não há testes de confirmação na fase gestacional.
( ) O cromossomo extra geralmente vem do pai e o risco de um casal ter um bebê com um cromossomo extra aumenta gradualmente à medida que o pai envelhece.
( ) Mulheres com síndrome de Down possuem uma probabilidade de 50% de gerar filhos que também apresentem a condição. Por outro lado, a infertilidade é comum em homens com síndrome de Down, exceto naqueles casos em que a síndrome se manifesta na forma de mosaicismo.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q906275 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Ciências, SEEDPR, Consulplan, 2024

O ser humano apresenta um sistema nervoso dividido em dois grandes grupos: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Sobre esses dois sistemas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q906295 | Filosofia, Mito e Filosofia, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Do ponto de vista topográfico, uma pólis, no seu núcleo urbano, dividia-se com frequência em duas partes, que podiam ter surgido primeiro independentemente: a acrópole, colina fortificada e centro religioso, e a ásty ou cidade baixa, cujo ponto focal era o lugar de reunião (posteriormente também um mercado com lojas), a ágora. Um terceiro elemento muitas vezes presente era o porto, mas esse podia também formar uma aglomeração separada, embora próxima (é o caso do Pireu, principal porto de Atenas). [...] Por fim, o território rural semeado de aldeias (khóra) completava o quadro da cidade-Estado.
(CARDOSO, 1985, p. 21 e 22.)

Essa visão topográfica é mais uma interpretação histórica do que dos gregos, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q883340 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Séries Iniciais, SEEDPR, Consulplan, 2024

A arte é conhecimento construído pelo homem através dos tempos, é uma forma de significação da realidade e expressão de subjetividades, de identidades sociais e culturais, as quais foram construídas historicamente. (SEED, 2019, s/p.)
Sobre os objetivos de aprendizagem de artes integradas – Patrimônio Cultural e Artes e Tecnologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Construir um espaço cultural com fotos, reportagens, convites, catálogos, emissão de opinião, curiosidades, entre outros, sobre eventos culturais locais relacionados às artes visuais, dança, música e teatro, na sala de aula, para que ao aluno saiba sobre a vida cultural de seu munícipio, valorize-a e se sinta-se pertencente ao mesmo.
II. Conhecer produtores de arte e suas obras: artes visuais, dança, música e teatro, que representam em seus trabalhos artísticos temáticas lúdicas, que abordam brincadeiras, brinquedos, fatos inusitados, criança, infância etc., para compará-los entre si e com seus contextos.
III. Relacionar obras de arte e objetos artísticos de diferentes períodos (pré-história à contemporaneidade) a linguagens audiovisuais (cinema, televisão, computador, vídeo e outros) e midiáticas.
IV. Saber pesquisar na internet, de forma reflexiva, ética, crítica e criativa, sobre artistas visuais e suas obras, grupos musicais, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q906454 | Geografia, Conceitos Demográficos, Geografia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A dinâmica demográfica brasileira é caracterizada por complexos padrões de crescimento populacional, migração interna e mudanças na estrutura etária e familiar. Tendo como referência a dinâmica demográfica brasileira, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q906228 | Biologia, Uma visão geral da célula, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Um estudo publicado em março de 2024, na Nature Communications, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, descobriram que certas enzimas produzidas pelo corpo humano, como APOBEC3A e APOBEC3B, podem agir de forma inadequada sobre o DNA das células, induzindo mutações que, em alguns casos, contribuem para o desenvolvimento do câncer. Essa descoberta tem implicações significativas para a compreensão de como as células podem prevenir mutações cancerígenas e ressalta a importância de entender os conceitos de catálise enzimática. Sobre os conceitos de catálise em ambiente celular, analise as afirmativas a seguir.

I. As enzimas, assim como qualquer catalisador, aumentam a velocidade das reações direta e inversa pelo mesmo valor.
II. As enzimas aumentam a energia de ativação necessária para que as reações químicas ocorram, acelerando o processo metabólico.
III. A constante de Michaelis é utilizada para descrever a cinética de uma enzima em relação ao seu substrato.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q906239 | Biologia, Classificação biológica, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

A nomenclatura binominal de Lineu (nome latinizado) é categórico para a biologia, pois fornece um sistema padronizado de nomenclatura científica que facilita a comunicação clara e precisa sobre espécies em todo o mundo. Tendo em vista a nomenclatura binomial de Lineu, analise o nome científico “Copaifera reticulata Ducke” e assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q899179 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

De um modo geral, trata-se de um amplo empreendimento de ensino projetado para oferecer oportunidades aos alunos com limitações acentuadas – e que apresentam baixo nível de aprendizagem diante das propostas mais comumente difundidas – aprenderem as habilidades que são importantes para torná-los independentes, competentes, produtivos e felizes em diversas áreas importantes da vida, familiar e em comunidade, seguindo uma proposta de ensino que visa a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. A ideia básica é que o ensino esteja orientado para promover a interação positiva desse aluno com o meio em que vive, sendo aquilo que facilita o desenvolvimento de habilidades essenciais, a participação em uma grande variedade de ambientes integrados (FALVEY, 1982). Para determinar se uma atividade deve ou não integrar essa proposta curricular, o professor se pergunta: caso o aluno não aprenda a desempenhar esta atividade, alguém terá que fazer isto para ele? Se a resposta for sim, a atividade muito provavelmente deverá ser incluída (FALVEY, 1982). Partindo do pressuposto que educação não é só “escolaridade” no sentido de conteúdos meramente acadêmicos, e que todas as pessoas podem beneficiar-se da educação sistemática e assistemática, notadamente junto aos alunos com deficiências consideradas mais graves, surgiu a necessidade de se trabalhar, sob uma ótica educacional, também as chamadas “atividades de vida diária” e “as atividades de vida prática” oportunizando aos alunos maior independência e autonomia em seus hábitos e atitudes, possibilitando à pessoa sentir-se útil. Incluindo não só os asseios corporais e cuidados domésticos, mas também as atividades relacionadas com o lazer, a vida comunitária, o transporte e tantas outras.
(Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals. Adaptado.)
As informações apresentadas são compatíveis com o seguinte currículo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q899182 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

A flexibilização curricular pode configurar variadas modificações no fazer pedagógico, para remover as barreiras que impedem a aprendizagem e a participação dos alunos que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização (CARVALHO, 2001, 2004.), não sendo desenvolvidas apenas pelos professores. Constituem-se ações que visam à implementar flexibilização curricular, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q903534 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Segurança, SEEDPR, Consulplan, 2024

A educação vem passando por grandes transformações e as instituições de ensino estão sendo intimadas a repensarem suas práticas de ensino e metodologias de aprendizagem. Nesse sentido, as metodologias ativas estão alinhadas com a educação na contemporaneidade e vêm sendo impulsionadas em conjunto a novas práticas, mediadas pelo uso de tecnologias. Elas representam uma abordagem pedagógica que coloca o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo sua atuação como protagonista de sua experiência educativa. Considerando as implicações pedagógicas no uso das metodologias ativas, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q883335 | Pedagogia, Séries Iniciais, SEEDPR, Consulplan, 2024

O Ensino Fundamental – anos iniciais é organizado em cinco anos de escolarização e também torna-se muito importante considerar a articulação com a Educação Infantil, afirmando o caráter lúdico da aprendizagem e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, assim como o período de alfabetização, que agora deve acontecer nos dois primeiros anos desta etapa, devendo ser o trabalho pedagógico organizado e sistematizado para esse fim. (SEED - Referencial Curricular do Paraná, 2019.)
Quanto ao quadro organizador curricular nos anos iniciais, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q905151 | Turismo, Turismo internacional, Turismo, Hospitalidade e Lazer, SEEDPR, Consulplan, 2024

CRISE “Espanha tem novos protestos contra o turismo e o aumento dos preços da moradia” – Jornal do Tempo. Nos últimos meses tem-se acompanhado as diversas manifestações que vem acontecendo na Espanha com a temática do turismo. (Disponível em: https://www.otempo.com.br/mundo/. Acesso em: agosto de 2024.)
De acordo com a proposição e, baseado na notícia anterior, qual tipo de turismo tem sido questionado como uma ameaça e que traz grandes prejuízos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q906465 | História, Civilizações PréColombianas Maias, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

A guerra entre os Astecas teve um papel fundamental para a expansão e a manutenção do império erigido, em grande parte no território denominado, hoje, como México. Esse império, que fora sendo construído a partir de meados da primeira metade do século XV, se estendeu no tempo até a chegada dos espanhóis, em 1519, e, territorialmente, por todo o vale do México, submetendo diversos povos que habitavam nesse vale ao seu jugo. Basicamente, a guerra propiciava tanto a obtenção de prisioneiros de guerra para sacrificá-los em louvor aos seus deuses quanto angariar tributos forçados, cuja cessão era essencial para o fortalecimento do Estado Asteca. Nesse sentido, considerando a importância bélica na vida Asteca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q906466 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, História, SEEDPR, Consulplan, 2024

O filósofo Karl Marx, em um de seus escritos na obra, dizia que “as revoluções são a locomotiva da história”. Disso, compreende-se que as revoluções têm a capacidade de transformar a ordem estabelecida, criando algo novo. Na transição da Idade Moderna para a Contemporânea, o principal grupo social que realizou revoluções que geraram profundas mudanças nas estruturas político-econômicas foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q906232 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, SEEDPR, Consulplan, 2024

No núcleo celular, o DNA se associa a proteínas específicas para formar uma estrutura compacta e organizada, cuja condensação varia ao longo do ciclo celular. Durante a interfase, algumas regiões do DNA permanecem altamente compactadas. A forma mais condensada da cromatina na interfase denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q906303 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, SEEDPR, Consulplan, 2024

Na filosofia ética, uma das principais preocupações é entender os princípios que governam as ações humanas e a determinação do que é correto ou incorreto fazer. Entre as alternativas a seguir, qual delas descreve corretamente uma teoria ética específica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.