Questões de Concursos SEEDUC RJ

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21Q225554 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Para Gallahue e Ozmun (2003), o desenvolvimento humano é um processo composto pelo crescimento, pela maturação, pela experiência e pela adaptação de forma:

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22Q223003 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A formação de pseudópodes, projeções revestidas por membranas que permitem o deslocamento de algumas células, é causada por:

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23Q226588 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos da Cidade do Rio de Janeiro, em 2016, alguns setores da Educação Física temem que a infl uência do esporte no sistema escolar volte a subordinar hegemonicamente a Educação Física escolar aos códigos e sentidos da instituição esportiva. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), esses códigos podem ser resumidos em:

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24Q220974 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Quando se refere à sucessão ecológica primária, está-se falando de colonização de áreas que nunca foram habitadas como é o caso de superfícies de rochas. Dentre os organismos pioneiros mais comuns, encontram-se os:

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25Q228404 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Observa-se que verduras temperadas com sal não devem ser preparadas com muita antecedência, pois acabam murchando. Isso acontece porque as células das verduras:

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26Q221493 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente estuda a transmissão combinada de duas ou mais características. Pelos conhecimentos atuais de divisão celular, sabe-se que essa Lei só é válida quando:

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27Q227386 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Em um determinado momento, devido à intensidade luminosa, as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem. A intensidade luminosa em que isso ocorre é chamada de ponto de compensação da luz. Isso é importante para a vida das plantas porque:

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28Q224315 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Na pesquisa sobre avaliação na dinâmica das aulas de Educação Física escolar, Souza (in Pereira & Souza, 2011) conceituou uma matriz analítica das tendências de avaliação do ensino-aprendizagem.
Tal estudo defi niu como propósito do processo avaliativo o julgamento qualitativo realizado por professores e alunos em busca da transformação social. Tal propósito da avaliação, no campo do ensino-aprendizagem está contido na tendência:

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29Q222798 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Quando o embrião humano se implanta no útero, este é uma bola de células com uma massa celular interna e uma cavidade cheia de líquido. A parede da bola, a massa celular interna e a cavidade interna são chamadas, respectivamente, de:

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30Q224606 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Todos os seres vivos, tanto os autótrofos quanto os heterótrofos, dependem da energia contida nos alimentos para suas atividades vitais. A maioria dos organismos vivos consegue essa energia através da:

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31Q227424 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

No processo evolutivo dos vertebrados, as pálpebras móveis e as glândulas lacrimais que lubrifi cam, limpam e protegem os olhos surgiram a partir dos anfíbios. São importantes adaptações para os animais:

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32Q222564 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011) a prática da avaliação em educação física escolar tem sido predominantemente realizada de forma classifi catória, autoritária e coercitiva. A autora observa que a avaliação deve ser um processo contínuo, com envolvimento de professores, alunos e famílias, sendo utilizada para diagnosticar as realidades e orientar a tomada de decisões do ambiente escolar. Nesse sentido, o processo de avaliação compreende que é necessário:

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33Q225894 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Kunz (2001) apresenta uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física escolar, destacando que o conteúdo principal do trabalho nesta área é o movimento humano. O autor refl ete sobre possibilidades de transformações didático-pedagógicas para o ensino de esportes baseando-se na Teoria Crítica para desenvolver uma concepção crítico-emancipatória. De acordo com o autor, esta concepção preconiza, como objetivos primordiais do ensino:

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34Q222823 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A teoria evolucionista de Darwin é baseada, principalmente, nos pressupostos da ancestralidade comum e da seleção natural. Como exemplo de seleção natural, pode-se citar:

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35Q226421 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Castellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signifi cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura:

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36Q224886 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Ao formular o plano de curso para suas turmas do ensino médio, Arildo, professor de Educação Física do C.E. Comunidade Ômega, em Magé, RJ, decidiu nele inserir conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas a fi m de subsidiar os estudantes para o autogerenciamento de atividades corporais. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN do Ensino Médio, espera-se que, no decorrer do curso, os alunos sejam capazes de:

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37Q226679 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Indivíduos do grupo sanguíneo O são considerados doadores universais, pois podem doar sangue para indivíduos de todos os outros grupos sanguíneos sem que haja aglutinação das hemácias. Isso acontece porque indivíduos do grupo O:

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38Q224633 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Durante a gestação humana, o útero aumenta consideravelmente de tamanho e peso. Após o parto, ele readquire seu tamanho normal graças à ação das:

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39Q226425 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

O DNA é capaz de se duplicar e transmitir a informação hereditária para as células-fi lhas, além de produzir o RNA que comanda a síntese de proteínas no citoplasma. Pode acontecer de haver "enganos" quando o DNA se duplica, o que pode levar ao aparecimento de uma nova característica. Esses acontecimentos denominam-se, respectivamente:

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40Q224906 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

As chuvas ácidas modifi cam a composição química do solo e das águas, atingindo as cadeias alimentares. Também atingem estruturas metálicas, monumentos e edifi cações. A Baixada Santista, em São Paulo, é a região brasileira mais afetada. Os gases causadores dessas chuvas originam-se principalmente:

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