Início Questões de Concursos SEEDUC RJ Resolva questões de SEEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SEEDUC RJ Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q223703 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJUma doença de grande recorrência na África, Índia e América do Sul é a esquistossomose. As diferentes espécies do gênero Schistosoma podem se alojar tanto nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino ou do fígado podendo ocasionar até graves lesões. A prevenção, melhor maneira de combater a doença, consiste em interromper o ciclo de vida do parasita, que pode, dentre outras formas, ser feito da seguinte maneira: ✂️ a) Evitar comer carne crua ou malcozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos, fi ltrar a água e lavar muito bem as verduras e legumes. ✂️ b) Construir instalações sanitárias adequadas para impedir que os ovos do esquistossomo presentes nas fezes da pessoa doente contaminem rios, lagos, açudes etc. ✂️ c) Ferver a água não tratada, lavar bem os alimentos consumidos, principalmente as verdura e frutas, pois são os principais agentes transmissores do esquistossomo. ✂️ d) Usar sempre calçados, que impedem a penetração das larvas pelos pés, a maneira mais comum de contrair a doença, evitando as praias que são frequentadas por cães que contaminam a areia com suas fezes. ✂️ e) A pessoa doente deve manter as mãos sempre limpas, escovando os espaços sob as unhas para eliminar os ovos do esquistossomo eventualmente presentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q225605 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJPode-se observar, analisar e investigar o esporte e o movimento sob várias perspectivas. O professor os observa questionando sob a perspectiva do que podem contribuir para a Educação. De acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), o pedagogo do esporte se ocupa com esporte e movimento, sob a perspectiva de um desenvolvimento razoável de crianças e jovens. Corresponde à análise do autor a seguinte afi rmativa: ✂️ a) O meio do movimento é a educação. ✂️ b) O meio da educação é o movimento. ✂️ c) Educação e movimento não interagem socialmente. ✂️ d) Educação e movimento se relacionam de forma hierárquica. ✂️ e) Educação e movimento reproduzem os preceitos da sociedade capitalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q221586 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJFonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina: ✂️ a) afi namento tônico ✂️ b) estado impulsivo ✂️ c) estado tônico-emocional ✂️ d) reações autoeróticas ✂️ e) diálogo corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q224685 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs células-tronco, sendo indiferenciadas, não são afetadas pela limitação telomérica, podendo continuar a se dividir durante o tempo de duração da vida do indivíduo. Células que sofrem transformações, como as cancerosas, também se multiplicam indefi nidamente. Essa característica está associada à: ✂️ a) incapacidade dessas células de promoverem o alongamento dos telômeros e, consequentemente aumentando a multiplicação celular ✂️ b) contínua produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ c) baixa produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ d) incapacidade dessas células de promoverem o encurtamento dos telômeros e, consequentemente, aumentando a multiplicação celular ✂️ e) capacidade dessas células de produzirem nucleotídeos resultantes de mutações cromossômicas que aumentam a multiplicação celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q227424 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNo processo evolutivo dos vertebrados, as pálpebras móveis e as glândulas lacrimais que lubrifi cam, limpam e protegem os olhos surgiram a partir dos anfíbios. São importantes adaptações para os animais: ✂️ a) que vivem exclusivamente no meio aquático, pois protegem os olhos da pressão da água ✂️ b) que passam a viver no ambiente terrestre que é seco e apresenta partículas em suspensão ✂️ c) arborícolas, pois protegem os olhos dos galhos e das folhas das árvores e também da incidência dos raios solares ✂️ d) que vivem exclusivamente no mar poderem eliminar os sais ingeridos pela água ✂️ e) manterem sua temperatura corpórea, em função da eliminação ou retenção de líquidos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q226518 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJOs conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes. Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão: ✂️ a) conceitual ✂️ b) procedimental ✂️ c) atitudinal ✂️ d) aberta ✂️ e) dialógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q227987 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNa maioria das vezes, os animais formam-se por reprodução sexuada a partir do zigoto. No entanto, em alguns casos, é possível um óvulo se desenvolver sem ter sido fecundado e dar origem a um novo indivíduo. Esse processo é conhecido por: ✂️ a) amensalismo ✂️ b) cissiparidade ✂️ c) partenogênese ✂️ d) gemiparidade ✂️ e) autofecundação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q227596 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJDentre as propriedades da água, duas são particularmente importantes no deslocamento da seiva mineral desde as raízes, onde é absorvida, até as folhas no topo das árvores. São elas: ✂️ a) calor latente de vaporização e de fusão ✂️ b) condensação e desidratação ✂️ c) hidrólise e síntese ✂️ d) coesão e adesão ✂️ e) insaturação e insolubilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q226471 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJO fígado é um dos órgãos mais importantes e versáteis do corpo humano. Ele realiza várias funções vitais ao organismo, como: ✂️ a) produzir a bile, que contém várias enzimas que digerem as gorduras ✂️ b) retirar o excesso de glicose e remover substâncias tóxicas do sangue ✂️ c) produzir glóbulos vermelhos e lançá-los na circulação sanguínea ✂️ d) retirar proteínas do sangue como aquelas que atuam na coagulação ✂️ e) produzir diversas substâncias como vitaminas e o ferro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q225894 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJKunz (2001) apresenta uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física escolar, destacando que o conteúdo principal do trabalho nesta área é o movimento humano. O autor refl ete sobre possibilidades de transformações didático-pedagógicas para o ensino de esportes baseando-se na Teoria Crítica para desenvolver uma concepção crítico-emancipatória. De acordo com o autor, esta concepção preconiza, como objetivos primordiais do ensino: ✂️ a) a cultura corporal como linguagem, o desenvolvimento de habilidades motoras e competência social acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ b) o desenvolvimento de autonomia, habilidades motoras e refl exão crítica acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ c) a competência social, a autonomia e as habilidades motoras acompanhadas de uma didática comunicativa ✂️ d) o desenvolvimento de competências motoras e da cultura corporal acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ e) o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva acompanhadas de uma didática comunicativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q224606 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJTodos os seres vivos, tanto os autótrofos quanto os heterótrofos, dependem da energia contida nos alimentos para suas atividades vitais. A maioria dos organismos vivos consegue essa energia através da: ✂️ a) respiração celular ✂️ b) digestão celular ✂️ c) reprodução celular ✂️ d) fagocitose celular ✂️ e) diálise celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q223651 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNo estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si: ✂️ a) os ossos dos braços dos seres humanos, dos membros anteriores do cavalo e das asas dos morcegos ✂️ b) os ossos das asas dos morcegos, dos membros posteriores das aves e as asas dos insetos ✂️ c) os ossos das nadadeiras da baleia, a tromba do elefante e as patas anteriores dos répteis ✂️ d) os ossos das orelhas dos cachorros, as vértebras dos seres humanos e as patas posteriores dos tigres ✂️ e) os ossos dos joelhos dos seres humanos, as articulações dos artrópodes e a clavícula das vacas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q226421 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJCastellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signifi cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura: ✂️ a) física ✂️ b) de movimento ✂️ c) dialógica ✂️ d) corporal ✂️ e) motora Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q223225 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJDe acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), a Educação se dirige sempre ao educando. Todavia, ela não pode restringir seu interesse a uma visão individualista. Com isso, pensa-se em um sujeito que possa participar nos campos de ações existentes, mas ao mesmo tempo está interessado no desenvolvimento de uma sociedade razoável, isto é, sociedade democrática capaz de participar de uma mudança social racional. Entretanto, há situações em que as defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor. A essa concepção de aula, o autor considera como modelo uma aula: ✂️ a) aberta ✂️ b) fechada ✂️ c) unilateral ✂️ d) crítico-social ✂️ e) negociada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q226679 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJIndivíduos do grupo sanguíneo O são considerados doadores universais, pois podem doar sangue para indivíduos de todos os outros grupos sanguíneos sem que haja aglutinação das hemácias. Isso acontece porque indivíduos do grupo O: ✂️ a) apresentam aglutininas e aglutinogênios no seu sangue ✂️ b) apresentam aglutinogênio em suas hemácias ✂️ c) apresentam aglutinogênio no seu plasma ✂️ d) não apresentam aglutininas no seu plasma ✂️ e) não apresentam aglutinogênios em suas hemácias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q220863 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJPor volta do sétimo dia após a concepção, o embrião, já no estágio de mórula, se implanta na mucosa uterina. Esse fenômeno é chamado de: ✂️ a) gastrulação ✂️ b) segmentação ✂️ c) fecundação ✂️ d) nidação ✂️ e) organogênese Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q222158 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJSegundo Daólio (2004), as questões socioculturais começam a ganhar corpo no debate acadêmico da Educação Física a partir da década de 1980, questionando o predomínio biológico. Para o autor, a discussão da área a partir da consideração da cultura ganha relevância com Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. Embora percorram caminhos diferentes, os autores chegam a alguns denominadores comuns. Entre tais denominadores, é possível destacar: ✂️ a) a necessidade de desequilíbrio entre a identidade pessoal e a identidade social e a não consideração da subjetividade ✂️ b) o fato de a Educação Física não contemplar, ao mesmo tempo, um saber fazer e um saber sobre esse fazer ✂️ c) a crítica à racionalidade científi ca e a importância da dimensão simbólica no comportamento humano ✂️ d) a crítica à racionalidade científi ca e a falta de importância da dimensão simbólica no comportamento humano ✂️ e) o fato de Educação Física contemplar um saber fazer e não contemplar um saber sobre esse fazer Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q226799 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJNa observação do espaço escolar, Salvador e Alves (in Monteiro e Cupolillo, 2011) analisam que a escola ainda possui características cartesianas. Na busca da superação deste paradigma, os autores desenvolvem a hipótese de que a Educação Física pode promover transformações no espaço escolar atuando contra a naturalização da competitividade exacerbada e jogos de cunho excludente, os quais valorizam em demasia habilidades motoras em desacordo com a capacidade da faixa etária. Nesse sentido, tais atividades nas aulas deveriam conter: ✂️ a) jogos com regras combinadas por todos, atividades corporais da cultura da localidade e jogos cooperativos ✂️ b) esportes com regras ofi ciais olímpicas, ginástica de característica fisiológica e jogos populares ✂️ c) danças e manifestações folclóricas, esportes coletivos de performance e jogos cooperativos ✂️ d) atividades corporais da cultura local, esportes individuais classifi catórios e manifestações folclóricas ✂️ e) esportes de alto rendimento, atividades corporais interdisciplinares e jogos populares Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q228042 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNos mamíferos, existem moléculas de proteínas que ocorrem normalmente, de forma não infecciosa. Quando os genes que codifi cam essas proteínas sofrem mutações, elas podem se tornar patogênicas provocando a doença da vaca louca, principalmente em rebanhos bovinos. No ser humano, essas doenças são menos conhecidas e apresentam incidência muito pequena. São consideradas encefalopatias espongiformes e o agente causador é conhecido como: ✂️ a) levedura ✂️ b) capsídeo ✂️ c) príon ✂️ d) metazoário ✂️ e) códon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q227301 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como: ✂️ a) aids, herpes genital, condiloma e tricomoníase ✂️ b) candidíase, leishmaniose, sífi lis e aids ✂️ c) amebíase, giardíase, toxoplasmose e blenorragia ✂️ d) leptospirose, erisipela, clamidíase e condiloma ✂️ e) sífi lis, blenorragia, clamidíase e cancro mole Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q223703 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJUma doença de grande recorrência na África, Índia e América do Sul é a esquistossomose. As diferentes espécies do gênero Schistosoma podem se alojar tanto nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino ou do fígado podendo ocasionar até graves lesões. A prevenção, melhor maneira de combater a doença, consiste em interromper o ciclo de vida do parasita, que pode, dentre outras formas, ser feito da seguinte maneira: ✂️ a) Evitar comer carne crua ou malcozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos, fi ltrar a água e lavar muito bem as verduras e legumes. ✂️ b) Construir instalações sanitárias adequadas para impedir que os ovos do esquistossomo presentes nas fezes da pessoa doente contaminem rios, lagos, açudes etc. ✂️ c) Ferver a água não tratada, lavar bem os alimentos consumidos, principalmente as verdura e frutas, pois são os principais agentes transmissores do esquistossomo. ✂️ d) Usar sempre calçados, que impedem a penetração das larvas pelos pés, a maneira mais comum de contrair a doença, evitando as praias que são frequentadas por cães que contaminam a areia com suas fezes. ✂️ e) A pessoa doente deve manter as mãos sempre limpas, escovando os espaços sob as unhas para eliminar os ovos do esquistossomo eventualmente presentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q225605 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJPode-se observar, analisar e investigar o esporte e o movimento sob várias perspectivas. O professor os observa questionando sob a perspectiva do que podem contribuir para a Educação. De acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), o pedagogo do esporte se ocupa com esporte e movimento, sob a perspectiva de um desenvolvimento razoável de crianças e jovens. Corresponde à análise do autor a seguinte afi rmativa: ✂️ a) O meio do movimento é a educação. ✂️ b) O meio da educação é o movimento. ✂️ c) Educação e movimento não interagem socialmente. ✂️ d) Educação e movimento se relacionam de forma hierárquica. ✂️ e) Educação e movimento reproduzem os preceitos da sociedade capitalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q221586 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJFonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina: ✂️ a) afi namento tônico ✂️ b) estado impulsivo ✂️ c) estado tônico-emocional ✂️ d) reações autoeróticas ✂️ e) diálogo corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q224685 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs células-tronco, sendo indiferenciadas, não são afetadas pela limitação telomérica, podendo continuar a se dividir durante o tempo de duração da vida do indivíduo. Células que sofrem transformações, como as cancerosas, também se multiplicam indefi nidamente. Essa característica está associada à: ✂️ a) incapacidade dessas células de promoverem o alongamento dos telômeros e, consequentemente aumentando a multiplicação celular ✂️ b) contínua produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ c) baixa produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ d) incapacidade dessas células de promoverem o encurtamento dos telômeros e, consequentemente, aumentando a multiplicação celular ✂️ e) capacidade dessas células de produzirem nucleotídeos resultantes de mutações cromossômicas que aumentam a multiplicação celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q227424 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNo processo evolutivo dos vertebrados, as pálpebras móveis e as glândulas lacrimais que lubrifi cam, limpam e protegem os olhos surgiram a partir dos anfíbios. São importantes adaptações para os animais: ✂️ a) que vivem exclusivamente no meio aquático, pois protegem os olhos da pressão da água ✂️ b) que passam a viver no ambiente terrestre que é seco e apresenta partículas em suspensão ✂️ c) arborícolas, pois protegem os olhos dos galhos e das folhas das árvores e também da incidência dos raios solares ✂️ d) que vivem exclusivamente no mar poderem eliminar os sais ingeridos pela água ✂️ e) manterem sua temperatura corpórea, em função da eliminação ou retenção de líquidos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q226518 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJOs conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes. Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão: ✂️ a) conceitual ✂️ b) procedimental ✂️ c) atitudinal ✂️ d) aberta ✂️ e) dialógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q227987 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNa maioria das vezes, os animais formam-se por reprodução sexuada a partir do zigoto. No entanto, em alguns casos, é possível um óvulo se desenvolver sem ter sido fecundado e dar origem a um novo indivíduo. Esse processo é conhecido por: ✂️ a) amensalismo ✂️ b) cissiparidade ✂️ c) partenogênese ✂️ d) gemiparidade ✂️ e) autofecundação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q227596 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJDentre as propriedades da água, duas são particularmente importantes no deslocamento da seiva mineral desde as raízes, onde é absorvida, até as folhas no topo das árvores. São elas: ✂️ a) calor latente de vaporização e de fusão ✂️ b) condensação e desidratação ✂️ c) hidrólise e síntese ✂️ d) coesão e adesão ✂️ e) insaturação e insolubilidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q226471 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJO fígado é um dos órgãos mais importantes e versáteis do corpo humano. Ele realiza várias funções vitais ao organismo, como: ✂️ a) produzir a bile, que contém várias enzimas que digerem as gorduras ✂️ b) retirar o excesso de glicose e remover substâncias tóxicas do sangue ✂️ c) produzir glóbulos vermelhos e lançá-los na circulação sanguínea ✂️ d) retirar proteínas do sangue como aquelas que atuam na coagulação ✂️ e) produzir diversas substâncias como vitaminas e o ferro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q225894 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJKunz (2001) apresenta uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física escolar, destacando que o conteúdo principal do trabalho nesta área é o movimento humano. O autor refl ete sobre possibilidades de transformações didático-pedagógicas para o ensino de esportes baseando-se na Teoria Crítica para desenvolver uma concepção crítico-emancipatória. De acordo com o autor, esta concepção preconiza, como objetivos primordiais do ensino: ✂️ a) a cultura corporal como linguagem, o desenvolvimento de habilidades motoras e competência social acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ b) o desenvolvimento de autonomia, habilidades motoras e refl exão crítica acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ c) a competência social, a autonomia e as habilidades motoras acompanhadas de uma didática comunicativa ✂️ d) o desenvolvimento de competências motoras e da cultura corporal acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ e) o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva acompanhadas de uma didática comunicativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q224606 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJTodos os seres vivos, tanto os autótrofos quanto os heterótrofos, dependem da energia contida nos alimentos para suas atividades vitais. A maioria dos organismos vivos consegue essa energia através da: ✂️ a) respiração celular ✂️ b) digestão celular ✂️ c) reprodução celular ✂️ d) fagocitose celular ✂️ e) diálise celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q223651 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNo estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si: ✂️ a) os ossos dos braços dos seres humanos, dos membros anteriores do cavalo e das asas dos morcegos ✂️ b) os ossos das asas dos morcegos, dos membros posteriores das aves e as asas dos insetos ✂️ c) os ossos das nadadeiras da baleia, a tromba do elefante e as patas anteriores dos répteis ✂️ d) os ossos das orelhas dos cachorros, as vértebras dos seres humanos e as patas posteriores dos tigres ✂️ e) os ossos dos joelhos dos seres humanos, as articulações dos artrópodes e a clavícula das vacas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q226421 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJCastellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signifi cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura: ✂️ a) física ✂️ b) de movimento ✂️ c) dialógica ✂️ d) corporal ✂️ e) motora Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q223225 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJDe acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), a Educação se dirige sempre ao educando. Todavia, ela não pode restringir seu interesse a uma visão individualista. Com isso, pensa-se em um sujeito que possa participar nos campos de ações existentes, mas ao mesmo tempo está interessado no desenvolvimento de uma sociedade razoável, isto é, sociedade democrática capaz de participar de uma mudança social racional. Entretanto, há situações em que as defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor. A essa concepção de aula, o autor considera como modelo uma aula: ✂️ a) aberta ✂️ b) fechada ✂️ c) unilateral ✂️ d) crítico-social ✂️ e) negociada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q226679 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJIndivíduos do grupo sanguíneo O são considerados doadores universais, pois podem doar sangue para indivíduos de todos os outros grupos sanguíneos sem que haja aglutinação das hemácias. Isso acontece porque indivíduos do grupo O: ✂️ a) apresentam aglutininas e aglutinogênios no seu sangue ✂️ b) apresentam aglutinogênio em suas hemácias ✂️ c) apresentam aglutinogênio no seu plasma ✂️ d) não apresentam aglutininas no seu plasma ✂️ e) não apresentam aglutinogênios em suas hemácias Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q220863 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJPor volta do sétimo dia após a concepção, o embrião, já no estágio de mórula, se implanta na mucosa uterina. Esse fenômeno é chamado de: ✂️ a) gastrulação ✂️ b) segmentação ✂️ c) fecundação ✂️ d) nidação ✂️ e) organogênese Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q222158 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJSegundo Daólio (2004), as questões socioculturais começam a ganhar corpo no debate acadêmico da Educação Física a partir da década de 1980, questionando o predomínio biológico. Para o autor, a discussão da área a partir da consideração da cultura ganha relevância com Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. Embora percorram caminhos diferentes, os autores chegam a alguns denominadores comuns. Entre tais denominadores, é possível destacar: ✂️ a) a necessidade de desequilíbrio entre a identidade pessoal e a identidade social e a não consideração da subjetividade ✂️ b) o fato de a Educação Física não contemplar, ao mesmo tempo, um saber fazer e um saber sobre esse fazer ✂️ c) a crítica à racionalidade científi ca e a importância da dimensão simbólica no comportamento humano ✂️ d) a crítica à racionalidade científi ca e a falta de importância da dimensão simbólica no comportamento humano ✂️ e) o fato de Educação Física contemplar um saber fazer e não contemplar um saber sobre esse fazer Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q226799 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJNa observação do espaço escolar, Salvador e Alves (in Monteiro e Cupolillo, 2011) analisam que a escola ainda possui características cartesianas. Na busca da superação deste paradigma, os autores desenvolvem a hipótese de que a Educação Física pode promover transformações no espaço escolar atuando contra a naturalização da competitividade exacerbada e jogos de cunho excludente, os quais valorizam em demasia habilidades motoras em desacordo com a capacidade da faixa etária. Nesse sentido, tais atividades nas aulas deveriam conter: ✂️ a) jogos com regras combinadas por todos, atividades corporais da cultura da localidade e jogos cooperativos ✂️ b) esportes com regras ofi ciais olímpicas, ginástica de característica fisiológica e jogos populares ✂️ c) danças e manifestações folclóricas, esportes coletivos de performance e jogos cooperativos ✂️ d) atividades corporais da cultura local, esportes individuais classifi catórios e manifestações folclóricas ✂️ e) esportes de alto rendimento, atividades corporais interdisciplinares e jogos populares Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q228042 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNos mamíferos, existem moléculas de proteínas que ocorrem normalmente, de forma não infecciosa. Quando os genes que codifi cam essas proteínas sofrem mutações, elas podem se tornar patogênicas provocando a doença da vaca louca, principalmente em rebanhos bovinos. No ser humano, essas doenças são menos conhecidas e apresentam incidência muito pequena. São consideradas encefalopatias espongiformes e o agente causador é conhecido como: ✂️ a) levedura ✂️ b) capsídeo ✂️ c) príon ✂️ d) metazoário ✂️ e) códon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q227301 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como: ✂️ a) aids, herpes genital, condiloma e tricomoníase ✂️ b) candidíase, leishmaniose, sífi lis e aids ✂️ c) amebíase, giardíase, toxoplasmose e blenorragia ✂️ d) leptospirose, erisipela, clamidíase e condiloma ✂️ e) sífi lis, blenorragia, clamidíase e cancro mole Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro