Questões de Concursos SEEDUC RJ Resolva questões de SEEDUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEEDUC RJ Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q225933 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJSoares (2001) realizou um estudo sobre a Educação Física no período entre 1850 e 1930, destacando que a área fora idealizada por médicos higienistas, tendo como base as ciências biológicas, a moral burguesa e integrou, de modo orgânico, o conjunto de procedimentos disciplinares dos corpos e das mentes, necessários à consecução da nova ordem capitalista em formação. A área ganhou status e atendeu a critérios de cientifi cidade naquele momento. De acordo com a autora, tais critérios estavam contidos na abordagem: ✂️ a) positivista ✂️ b) marxista ✂️ c) pós-moderna ✂️ d) racional cognitiva ✂️ e) crítica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 42Q221586 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJFonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina: ✂️ a) afi namento tônico ✂️ b) estado impulsivo ✂️ c) estado tônico-emocional ✂️ d) reações autoeróticas ✂️ e) diálogo corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 43Q227987 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNa maioria das vezes, os animais formam-se por reprodução sexuada a partir do zigoto. No entanto, em alguns casos, é possível um óvulo se desenvolver sem ter sido fecundado e dar origem a um novo indivíduo. Esse processo é conhecido por: ✂️ a) amensalismo ✂️ b) cissiparidade ✂️ c) partenogênese ✂️ d) gemiparidade ✂️ e) autofecundação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 44Q227989 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJGallahue e Ozmun (2003) alertam que o período circumpúbere dura aproximadamente quatro anos e meio e que, em média, inicia e estabiliza-se, respectivamente, para meninos e meninas entre: ✂️ a) 13 e 17 anos; 11 e 15 anos ✂️ b) 11 e 15 anos; 9 e 13 anos ✂️ c) 9 e 13 anos; 13 e 17 anos ✂️ d) 11 e 15 anos; 10 e 14 anos ✂️ e) 10 e 14 anos; 9 e 13 anos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 45Q223651 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNo estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si: ✂️ a) os ossos dos braços dos seres humanos, dos membros anteriores do cavalo e das asas dos morcegos ✂️ b) os ossos das asas dos morcegos, dos membros posteriores das aves e as asas dos insetos ✂️ c) os ossos das nadadeiras da baleia, a tromba do elefante e as patas anteriores dos répteis ✂️ d) os ossos das orelhas dos cachorros, as vértebras dos seres humanos e as patas posteriores dos tigres ✂️ e) os ossos dos joelhos dos seres humanos, as articulações dos artrópodes e a clavícula das vacas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 46Q225701 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJA magnifi cação trófi ca é um dos maiores problemas da atualidade em função do acúmulo constante no ambiente de subprodutos de indústrias químicas como o chumbo e o mercúrio e de também moléculas sintéticas como plásticos, detergentes e inseticidas. A matéria não biodegradável não é eliminada ou é eliminada muito lentamente. Para os seres humanos, isso é particularmente perigoso porque: ✂️ a) devido à redução da biomassa na passagem de um nível trófi co para outro, os seres dos últimos níveis acabam absorvendo doses altas dessas substâncias ✂️ b) pela cadeia alimentar, o mercúrio pode chegar a uma concentração perigosa nos organismos dos peixes e matar todo o plâncton, destruindo o ecossistema ✂️ c) a bioacumulação acontece segundo o gradiente de fl uxo de energia que sempre passa dos consumidores para os decompositores ✂️ d) as moléculas sintéticas atravessam toda a cadeia alimentar depositando-se nos corpos de todos os seres vivos e só sendo decompostas após a morte ✂️ e) a matéria não biodegradável é uma das maiores causadoras das mutações gênicas entre os seres humanos que são expostos às suas radiações Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 47Q226471 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJO fígado é um dos órgãos mais importantes e versáteis do corpo humano. Ele realiza várias funções vitais ao organismo, como: ✂️ a) produzir a bile, que contém várias enzimas que digerem as gorduras ✂️ b) retirar o excesso de glicose e remover substâncias tóxicas do sangue ✂️ c) produzir glóbulos vermelhos e lançá-los na circulação sanguínea ✂️ d) retirar proteínas do sangue como aquelas que atuam na coagulação ✂️ e) produzir diversas substâncias como vitaminas e o ferro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 48Q221868 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJOs gêmeos monozigóticos se formam pela separação precoce do embrião. Uma de suas características é o fato de: ✂️ a) poderem apresentar sexos iguais ou diferentes como quaisquer irmãos ✂️ b) apresentarem identidade genética, pois se originam do mesmo zigoto ✂️ c) serem gerados, de um modo geral, através da reprodução assistida ✂️ d) serem o resultado da fecundação de um óvulo por vários espermatozoides ✂️ e) não possuírem genótipo capaz de sofrer infl uências do meio ambiente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 49Q223917 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJA construção teórica da Educação Física ao longo dos séculos baseou-se em conceitos da Biologia e da Fisiologia. Tais pilares caracterizaram um conceito de corpo e movimento mecanizados e com vista ao controle e à disciplina. De acordo com Singulani e Cupolillo (in Monteiro e Cupolillo, 2011), tais infl uências têm origens no: ✂️ a) pensamento moderno, na fragmentação cartesiana e na concepção newtoniana de corpo ✂️ b) raciocínio lógico, na concepção transformadora e na separação entre corpo e mente ✂️ c) contexto emancipatório, na concepção marxista e na teoria da unidade corpo/mente ✂️ d) pensamento dialético, na fragmentação do esporte e cultura e no contexto conservador ✂️ e) contexto tradicional, no pensamento positivista e na prática dialógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 50Q224685 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs células-tronco, sendo indiferenciadas, não são afetadas pela limitação telomérica, podendo continuar a se dividir durante o tempo de duração da vida do indivíduo. Células que sofrem transformações, como as cancerosas, também se multiplicam indefi nidamente. Essa característica está associada à: ✂️ a) incapacidade dessas células de promoverem o alongamento dos telômeros e, consequentemente aumentando a multiplicação celular ✂️ b) contínua produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ c) baixa produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ d) incapacidade dessas células de promoverem o encurtamento dos telômeros e, consequentemente, aumentando a multiplicação celular ✂️ e) capacidade dessas células de produzirem nucleotídeos resultantes de mutações cromossômicas que aumentam a multiplicação celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 51Q221358 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJSão organismos eucariontes, uni ou pluricelulares, todos heterótrofos. Alguns são muito importantes para o ser humano, outros são parasitas e também existem os saprófi tos. Essas características são típicas dos organismos chamados de: ✂️ a) bactérias ✂️ b) fungos ✂️ c) vírus ✂️ d) algas ✂️ e) protozoários Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 52Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAlvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à: ✂️ a) cultura corporal ✂️ b) cultura corporal de movimento ✂️ c) cultura física ✂️ d) aptidão física ✂️ e) psicomotricidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 53Q220863 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJPor volta do sétimo dia após a concepção, o embrião, já no estágio de mórula, se implanta na mucosa uterina. Esse fenômeno é chamado de: ✂️ a) gastrulação ✂️ b) segmentação ✂️ c) fecundação ✂️ d) nidação ✂️ e) organogênese Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 54Q225993 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAssis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para: ✂️ a) a superação da sociedade capitalista ✂️ b) a reforma da sociedade capitalista ✂️ c) o combate à ameaça socialista ✂️ d) o desenvolvimento da indústria do entretenimento e do esporte ✂️ e) o aprimoramento do olimpismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 55Q228042 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNos mamíferos, existem moléculas de proteínas que ocorrem normalmente, de forma não infecciosa. Quando os genes que codifi cam essas proteínas sofrem mutações, elas podem se tornar patogênicas provocando a doença da vaca louca, principalmente em rebanhos bovinos. No ser humano, essas doenças são menos conhecidas e apresentam incidência muito pequena. São consideradas encefalopatias espongiformes e o agente causador é conhecido como: ✂️ a) levedura ✂️ b) capsídeo ✂️ c) príon ✂️ d) metazoário ✂️ e) códon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 56Q225743 | Biologia, Biologia Celular, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJTodas as células são delimitadas pela membrana plasmática. Dentre as inúmeras funções dessa membrana, pode-se destacar: ✂️ a) formar uma barreira intransponível à saída de substâncias ✂️ b) proteger o glicocálix ✂️ c) impedir a entrada de venenos ✂️ d) apresentar permeabilidade seletiva ✂️ e) favorecer a impenetrabilidade dos sais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 57Q226518 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJOs conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes. Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão: ✂️ a) conceitual ✂️ b) procedimental ✂️ c) atitudinal ✂️ d) aberta ✂️ e) dialógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 58Q223703 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJUma doença de grande recorrência na África, Índia e América do Sul é a esquistossomose. As diferentes espécies do gênero Schistosoma podem se alojar tanto nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino ou do fígado podendo ocasionar até graves lesões. A prevenção, melhor maneira de combater a doença, consiste em interromper o ciclo de vida do parasita, que pode, dentre outras formas, ser feito da seguinte maneira: ✂️ a) Evitar comer carne crua ou malcozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos, fi ltrar a água e lavar muito bem as verduras e legumes. ✂️ b) Construir instalações sanitárias adequadas para impedir que os ovos do esquistossomo presentes nas fezes da pessoa doente contaminem rios, lagos, açudes etc. ✂️ c) Ferver a água não tratada, lavar bem os alimentos consumidos, principalmente as verdura e frutas, pois são os principais agentes transmissores do esquistossomo. ✂️ d) Usar sempre calçados, que impedem a penetração das larvas pelos pés, a maneira mais comum de contrair a doença, evitando as praias que são frequentadas por cães que contaminam a areia com suas fezes. ✂️ e) A pessoa doente deve manter as mãos sempre limpas, escovando os espaços sob as unhas para eliminar os ovos do esquistossomo eventualmente presentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 59Q227301 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como: ✂️ a) aids, herpes genital, condiloma e tricomoníase ✂️ b) candidíase, leishmaniose, sífi lis e aids ✂️ c) amebíase, giardíase, toxoplasmose e blenorragia ✂️ d) leptospirose, erisipela, clamidíase e condiloma ✂️ e) sífi lis, blenorragia, clamidíase e cancro mole Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 60Q223225 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJDe acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), a Educação se dirige sempre ao educando. Todavia, ela não pode restringir seu interesse a uma visão individualista. Com isso, pensa-se em um sujeito que possa participar nos campos de ações existentes, mas ao mesmo tempo está interessado no desenvolvimento de uma sociedade razoável, isto é, sociedade democrática capaz de participar de uma mudança social racional. Entretanto, há situações em que as defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor. A essa concepção de aula, o autor considera como modelo uma aula: ✂️ a) aberta ✂️ b) fechada ✂️ c) unilateral ✂️ d) crítico-social ✂️ e) negociada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
41Q225933 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJSoares (2001) realizou um estudo sobre a Educação Física no período entre 1850 e 1930, destacando que a área fora idealizada por médicos higienistas, tendo como base as ciências biológicas, a moral burguesa e integrou, de modo orgânico, o conjunto de procedimentos disciplinares dos corpos e das mentes, necessários à consecução da nova ordem capitalista em formação. A área ganhou status e atendeu a critérios de cientifi cidade naquele momento. De acordo com a autora, tais critérios estavam contidos na abordagem: ✂️ a) positivista ✂️ b) marxista ✂️ c) pós-moderna ✂️ d) racional cognitiva ✂️ e) crítica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
42Q221586 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJFonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina: ✂️ a) afi namento tônico ✂️ b) estado impulsivo ✂️ c) estado tônico-emocional ✂️ d) reações autoeróticas ✂️ e) diálogo corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
43Q227987 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNa maioria das vezes, os animais formam-se por reprodução sexuada a partir do zigoto. No entanto, em alguns casos, é possível um óvulo se desenvolver sem ter sido fecundado e dar origem a um novo indivíduo. Esse processo é conhecido por: ✂️ a) amensalismo ✂️ b) cissiparidade ✂️ c) partenogênese ✂️ d) gemiparidade ✂️ e) autofecundação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
44Q227989 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJGallahue e Ozmun (2003) alertam que o período circumpúbere dura aproximadamente quatro anos e meio e que, em média, inicia e estabiliza-se, respectivamente, para meninos e meninas entre: ✂️ a) 13 e 17 anos; 11 e 15 anos ✂️ b) 11 e 15 anos; 9 e 13 anos ✂️ c) 9 e 13 anos; 13 e 17 anos ✂️ d) 11 e 15 anos; 10 e 14 anos ✂️ e) 10 e 14 anos; 9 e 13 anos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
45Q223651 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNo estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si: ✂️ a) os ossos dos braços dos seres humanos, dos membros anteriores do cavalo e das asas dos morcegos ✂️ b) os ossos das asas dos morcegos, dos membros posteriores das aves e as asas dos insetos ✂️ c) os ossos das nadadeiras da baleia, a tromba do elefante e as patas anteriores dos répteis ✂️ d) os ossos das orelhas dos cachorros, as vértebras dos seres humanos e as patas posteriores dos tigres ✂️ e) os ossos dos joelhos dos seres humanos, as articulações dos artrópodes e a clavícula das vacas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
46Q225701 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJA magnifi cação trófi ca é um dos maiores problemas da atualidade em função do acúmulo constante no ambiente de subprodutos de indústrias químicas como o chumbo e o mercúrio e de também moléculas sintéticas como plásticos, detergentes e inseticidas. A matéria não biodegradável não é eliminada ou é eliminada muito lentamente. Para os seres humanos, isso é particularmente perigoso porque: ✂️ a) devido à redução da biomassa na passagem de um nível trófi co para outro, os seres dos últimos níveis acabam absorvendo doses altas dessas substâncias ✂️ b) pela cadeia alimentar, o mercúrio pode chegar a uma concentração perigosa nos organismos dos peixes e matar todo o plâncton, destruindo o ecossistema ✂️ c) a bioacumulação acontece segundo o gradiente de fl uxo de energia que sempre passa dos consumidores para os decompositores ✂️ d) as moléculas sintéticas atravessam toda a cadeia alimentar depositando-se nos corpos de todos os seres vivos e só sendo decompostas após a morte ✂️ e) a matéria não biodegradável é uma das maiores causadoras das mutações gênicas entre os seres humanos que são expostos às suas radiações Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
47Q226471 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJO fígado é um dos órgãos mais importantes e versáteis do corpo humano. Ele realiza várias funções vitais ao organismo, como: ✂️ a) produzir a bile, que contém várias enzimas que digerem as gorduras ✂️ b) retirar o excesso de glicose e remover substâncias tóxicas do sangue ✂️ c) produzir glóbulos vermelhos e lançá-los na circulação sanguínea ✂️ d) retirar proteínas do sangue como aquelas que atuam na coagulação ✂️ e) produzir diversas substâncias como vitaminas e o ferro Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
48Q221868 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJOs gêmeos monozigóticos se formam pela separação precoce do embrião. Uma de suas características é o fato de: ✂️ a) poderem apresentar sexos iguais ou diferentes como quaisquer irmãos ✂️ b) apresentarem identidade genética, pois se originam do mesmo zigoto ✂️ c) serem gerados, de um modo geral, através da reprodução assistida ✂️ d) serem o resultado da fecundação de um óvulo por vários espermatozoides ✂️ e) não possuírem genótipo capaz de sofrer infl uências do meio ambiente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
49Q223917 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJA construção teórica da Educação Física ao longo dos séculos baseou-se em conceitos da Biologia e da Fisiologia. Tais pilares caracterizaram um conceito de corpo e movimento mecanizados e com vista ao controle e à disciplina. De acordo com Singulani e Cupolillo (in Monteiro e Cupolillo, 2011), tais infl uências têm origens no: ✂️ a) pensamento moderno, na fragmentação cartesiana e na concepção newtoniana de corpo ✂️ b) raciocínio lógico, na concepção transformadora e na separação entre corpo e mente ✂️ c) contexto emancipatório, na concepção marxista e na teoria da unidade corpo/mente ✂️ d) pensamento dialético, na fragmentação do esporte e cultura e no contexto conservador ✂️ e) contexto tradicional, no pensamento positivista e na prática dialógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
50Q224685 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs células-tronco, sendo indiferenciadas, não são afetadas pela limitação telomérica, podendo continuar a se dividir durante o tempo de duração da vida do indivíduo. Células que sofrem transformações, como as cancerosas, também se multiplicam indefi nidamente. Essa característica está associada à: ✂️ a) incapacidade dessas células de promoverem o alongamento dos telômeros e, consequentemente aumentando a multiplicação celular ✂️ b) contínua produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ c) baixa produção da enzima telomerase por essas células, adicionando novos nucleotídeos às extremidades do DNA dos cromossomos ✂️ d) incapacidade dessas células de promoverem o encurtamento dos telômeros e, consequentemente, aumentando a multiplicação celular ✂️ e) capacidade dessas células de produzirem nucleotídeos resultantes de mutações cromossômicas que aumentam a multiplicação celular Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
51Q221358 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJSão organismos eucariontes, uni ou pluricelulares, todos heterótrofos. Alguns são muito importantes para o ser humano, outros são parasitas e também existem os saprófi tos. Essas características são típicas dos organismos chamados de: ✂️ a) bactérias ✂️ b) fungos ✂️ c) vírus ✂️ d) algas ✂️ e) protozoários Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
52Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAlvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à: ✂️ a) cultura corporal ✂️ b) cultura corporal de movimento ✂️ c) cultura física ✂️ d) aptidão física ✂️ e) psicomotricidade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
53Q220863 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJPor volta do sétimo dia após a concepção, o embrião, já no estágio de mórula, se implanta na mucosa uterina. Esse fenômeno é chamado de: ✂️ a) gastrulação ✂️ b) segmentação ✂️ c) fecundação ✂️ d) nidação ✂️ e) organogênese Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
54Q225993 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJAssis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para: ✂️ a) a superação da sociedade capitalista ✂️ b) a reforma da sociedade capitalista ✂️ c) o combate à ameaça socialista ✂️ d) o desenvolvimento da indústria do entretenimento e do esporte ✂️ e) o aprimoramento do olimpismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
55Q228042 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJNos mamíferos, existem moléculas de proteínas que ocorrem normalmente, de forma não infecciosa. Quando os genes que codifi cam essas proteínas sofrem mutações, elas podem se tornar patogênicas provocando a doença da vaca louca, principalmente em rebanhos bovinos. No ser humano, essas doenças são menos conhecidas e apresentam incidência muito pequena. São consideradas encefalopatias espongiformes e o agente causador é conhecido como: ✂️ a) levedura ✂️ b) capsídeo ✂️ c) príon ✂️ d) metazoário ✂️ e) códon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
56Q225743 | Biologia, Biologia Celular, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJTodas as células são delimitadas pela membrana plasmática. Dentre as inúmeras funções dessa membrana, pode-se destacar: ✂️ a) formar uma barreira intransponível à saída de substâncias ✂️ b) proteger o glicocálix ✂️ c) impedir a entrada de venenos ✂️ d) apresentar permeabilidade seletiva ✂️ e) favorecer a impenetrabilidade dos sais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
57Q226518 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJOs conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes. Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão: ✂️ a) conceitual ✂️ b) procedimental ✂️ c) atitudinal ✂️ d) aberta ✂️ e) dialógica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
58Q223703 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJUma doença de grande recorrência na África, Índia e América do Sul é a esquistossomose. As diferentes espécies do gênero Schistosoma podem se alojar tanto nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino ou do fígado podendo ocasionar até graves lesões. A prevenção, melhor maneira de combater a doença, consiste em interromper o ciclo de vida do parasita, que pode, dentre outras formas, ser feito da seguinte maneira: ✂️ a) Evitar comer carne crua ou malcozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos, fi ltrar a água e lavar muito bem as verduras e legumes. ✂️ b) Construir instalações sanitárias adequadas para impedir que os ovos do esquistossomo presentes nas fezes da pessoa doente contaminem rios, lagos, açudes etc. ✂️ c) Ferver a água não tratada, lavar bem os alimentos consumidos, principalmente as verdura e frutas, pois são os principais agentes transmissores do esquistossomo. ✂️ d) Usar sempre calçados, que impedem a penetração das larvas pelos pés, a maneira mais comum de contrair a doença, evitando as praias que são frequentadas por cães que contaminam a areia com suas fezes. ✂️ e) A pessoa doente deve manter as mãos sempre limpas, escovando os espaços sob as unhas para eliminar os ovos do esquistossomo eventualmente presentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
59Q227301 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJAs doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como: ✂️ a) aids, herpes genital, condiloma e tricomoníase ✂️ b) candidíase, leishmaniose, sífi lis e aids ✂️ c) amebíase, giardíase, toxoplasmose e blenorragia ✂️ d) leptospirose, erisipela, clamidíase e condiloma ✂️ e) sífi lis, blenorragia, clamidíase e cancro mole Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
60Q223225 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJDe acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), a Educação se dirige sempre ao educando. Todavia, ela não pode restringir seu interesse a uma visão individualista. Com isso, pensa-se em um sujeito que possa participar nos campos de ações existentes, mas ao mesmo tempo está interessado no desenvolvimento de uma sociedade razoável, isto é, sociedade democrática capaz de participar de uma mudança social racional. Entretanto, há situações em que as defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor. A essa concepção de aula, o autor considera como modelo uma aula: ✂️ a) aberta ✂️ b) fechada ✂️ c) unilateral ✂️ d) crítico-social ✂️ e) negociada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro