Questões de Concursos SEEDUC RJ

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41Q225933 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Soares (2001) realizou um estudo sobre a Educação Física no período entre 1850 e 1930, destacando que a área fora idealizada por médicos higienistas, tendo como base as ciências biológicas, a moral burguesa e integrou, de modo orgânico, o conjunto de procedimentos disciplinares dos corpos e das mentes, necessários à consecução da nova ordem capitalista em formação. A área ganhou status e atendeu a critérios de cientifi cidade naquele momento. De acordo com a autora, tais critérios estavam contidos na abordagem:

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42Q221586 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Fonseca (2009) sustenta que há uma relação de dependência entre as aquisições motoras da criança e as pessoas que a envolvem, um desdobramento de duas pessoas, uma forma de sociabilização sincrética a que denomina:

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43Q227987 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Na maioria das vezes, os animais formam-se por reprodução sexuada a partir do zigoto. No entanto, em alguns casos, é possível um óvulo se desenvolver sem ter sido fecundado e dar origem a um novo indivíduo. Esse processo é conhecido por:

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44Q227989 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Gallahue e Ozmun (2003) alertam que o período circumpúbere dura aproximadamente quatro anos e meio e que, em média, inicia e estabiliza-se, respectivamente, para meninos e meninas entre:

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45Q223651 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

No estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si:

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46Q225701 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

A magnifi cação trófi ca é um dos maiores problemas da atualidade em função do acúmulo constante no ambiente de subprodutos de indústrias químicas como o chumbo e o mercúrio e de também moléculas sintéticas como plásticos, detergentes e inseticidas. A matéria não biodegradável não é eliminada ou é eliminada muito lentamente. Para os seres humanos, isso é particularmente perigoso porque:

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47Q226471 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

O fígado é um dos órgãos mais importantes e versáteis do corpo humano. Ele realiza várias funções vitais ao organismo, como:

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48Q221868 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Os gêmeos monozigóticos se formam pela separação precoce do embrião. Uma de suas características é o fato de:

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49Q223917 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

A construção teórica da Educação Física ao longo dos séculos baseou-se em conceitos da Biologia e da Fisiologia. Tais pilares caracterizaram um conceito de corpo e movimento mecanizados e com vista ao controle e à disciplina. De acordo com Singulani e Cupolillo (in Monteiro e Cupolillo, 2011), tais infl uências têm origens no:

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50Q224685 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

As células-tronco, sendo indiferenciadas, não são afetadas pela limitação telomérica, podendo continuar a se dividir durante o tempo de duração da vida do indivíduo. Células que sofrem transformações, como as cancerosas, também se multiplicam indefi nidamente. Essa característica está associada à:

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51Q221358 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

São organismos eucariontes, uni ou pluricelulares, todos heterótrofos. Alguns são muito importantes para o ser humano, outros são parasitas e também existem os saprófi tos. Essas características são típicas dos organismos chamados de:

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52Q227001 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) declaram que a Educação Física foi introduzida na escola, basicamente, a partir de infl uências militares. Pode-se afi rmar que essa disciplina, há mais de cem anos, se assenta sobre uma concepção que sempre buscou a melhoria do desempenho físico, aliada a uma perspectiva compensatória e disciplinadora. A concepção de Educação Física descrita pelos autores corresponde à:

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53Q220863 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Por volta do sétimo dia após a concepção, o embrião, já no estágio de mórula, se implanta na mucosa uterina. Esse fenômeno é chamado de:

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54Q225993 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Assis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para:

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55Q228042 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Nos mamíferos, existem moléculas de proteínas que ocorrem normalmente, de forma não infecciosa. Quando os genes que codifi cam essas proteínas sofrem mutações, elas podem se tornar patogênicas provocando a doença da vaca louca, principalmente em rebanhos bovinos. No ser humano, essas doenças são menos conhecidas e apresentam incidência muito pequena. São consideradas encefalopatias espongiformes e o agente causador é conhecido como:

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56Q225743 | Biologia, Biologia Celular, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Todas as células são delimitadas pela membrana plasmática. Dentre as inúmeras funções dessa membrana, pode-se destacar:

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57Q226518 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes.
Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão:

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58Q223703 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

Uma doença de grande recorrência na África, Índia e América do Sul é a esquistossomose. As diferentes espécies do gênero Schistosoma podem se alojar tanto nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino ou do fígado podendo ocasionar até graves lesões. A prevenção, melhor maneira de combater a doença, consiste em interromper o ciclo de vida do parasita, que pode, dentre outras formas, ser feito da seguinte maneira:

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59Q227301 | Biologia, Professor Biologia, SEEDUC RJ, CEPERJ

As doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como:

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60Q223225 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), a Educação se dirige sempre ao educando. Todavia, ela não pode restringir seu interesse a uma visão individualista. Com isso, pensa-se em um sujeito que possa participar nos campos de ações existentes, mas ao mesmo tempo está interessado no desenvolvimento de uma sociedade razoável, isto é, sociedade democrática capaz de participar de uma mudança social racional. Entretanto, há situações em que as defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor. A essa concepção de aula, o autor considera como modelo uma aula:

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