Início

Questões de Concursos SEFAZ RJ

Resolva questões de SEFAZ RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q820943 | Legislação Federal, Lei Complementar 131 2009, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FCC

De acordo com a Lei Complementar no 131/2009, os Estados que não assegurarem a transparência mediante liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público, não poderão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q211435 | Legislação Tributária, Escrituracao Fiscal Digital EFD, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

A respeito da Escrituração Fiscal Digital - EFD, analise as afirmativas a seguir.

I. A EFD compõe-se da totalidade das informações fiscais, em meio digital, necessárias à apuração dos impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
II. Para garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica da EFD, as informações devem ser prestadas em arquivo digital com assinatura digital do contribuinte, certificada por entidade credenciada pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
III. O contribuinte obrigado à EFD poderá escriturar o livro Registro de Apuração do ICMS, modelo 9, de forma diversa, desde que autorizado pela autoridade competente.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q107425 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Quanto ao objeto de gasto na classificação da despesa pública, segundo sua natureza, a reunião de elementos que apresentam as mesmas características denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q110827 | Administração Financeira e Orçamentária, Antecipação da Receita Orçamentária ARO, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Para a contratação de operações de crédito por antecipação da receita orçamentária será imprescindível o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q110106 | Direito Constitucional, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

A greve nos serviços públicos essenciais é regulada por lei federal. Dentre as regras que podem ser aplicadas está a de que os trabalhadores devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q166282 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

O projeto de lei relativo ao plano plurianual relacionado ao orçamento da União deve ser apreciado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q168959 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

NÃO é atribuição legal do Auditor Fiscal da Receita do Estado do Rio de Janeiro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q109154 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O ente federativo que não divulgar o Relatório de Gestão Fiscal, nos prazos e condições estabelecidos em lei, estará impedido, até que a situação seja regularizada, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q457419 | Direito Empresarial e Comercial, Direito de Propriedade Industrial, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

A respeito das patentes, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q109542 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Segundo o Manual de Demonstrativos Fiscais, a fórmula correta para a apuração do montante da despesa líquida de pessoal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q746089 | Economia, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FCC

Considere:

I. As Contas Capital e Financeira contemplam: Conta Capital, Investimentos Brasileiros no Exterior, Investimentos Estrangeiros no Brasil e Rendas Líquidas de Fatores de Produção Externos.

II. O Saldo em Transações Correntes contempla: Balança Comercial, Balança de Serviços, Rendas Líquidas de Fatores de Produção Externos e Transferências Unilaterais.

III. As Contas Capital e Financeira contemplam: Conta Capital, Investimentos Brasileiros no Exterior, Investimentos Estrangeiros no Brasil e Ativos de Reservas Internacionais.

IV. O Saldo em Transações Correntes contempla: Balança Comercial, Balança de Serviços, Ativos de Reservas Internacionais e Transferências Internacionais.

V. Caso o déficit em Transações Correntes seja superior ao superávit da Conta Capital e Financeira, haverá uma redução das Reservas Internacionais.

De acordo com a estrutura do Balanço de Pagamentos Brasileiro, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q107402 | , Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Um número N é defi nido pela expressão : N = a + 10b + 100c + 1000d, onde a, b, c e d são números naturais compreendidos entre 0 e 9, inclusive. Sabendo que d + b - c - a = 0, pode-se afi rmar que o número N, para quaisquer valores de a, b, c e d, é divisível por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q163979 | Economia, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ RJ, FCC

O Produto Interno Bruto - PIB a preços de mercado mede o total dos bens e serviços produzidos pelas unidades residentes que têm como destino um uso final (exclui consumo intermediário). Considerando-se a ótica de mensuração do PIB pela demanda, é correto afirmar que o seu cômputo é dado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q168117 | Matemática, Juros e descontos compostos, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

O valor do desconto racional composto de um título cujo valor nominal é R$ 25.000,00, se o prazo de vencimento é de 2 anos e a taxa de desconto é de 25% ao ano, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q110525 | Direito Constitucional, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Consoante as regras constitucionais, no regime de subsídios aplicados aos Estados federados no Poder Judiciário terá como teto máximo a remuneração percebida pelo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q341566 | Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FCC

Em um clube com 440 associados ocorre uma eleição para presidente, em que os dois primeiros colocados, entre 6 candidatos, passam para um segundo turno. Se, no primeiro turno, todos os 440 associados votam, cada um, em apenas um dos candidatos, então o número mínimo de votos que assegura a um determinado candidato a sua participação no segundo turno é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q108874 | Auditoria, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O instrumento mediante o qual se busca selecionar os programas com base em questões que atribuam valor para os critérios de relevância, risco e materialidade é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q110695 | Auditoria, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

Para extrair conclusões razoáveis que sirvam de base para o relatório de auditoria, o auditor deverá obter evidências apropriadas de auditoria. Nesse sentido, a medida da qualidade das evidências, sua pertinência em relação a determinados critérios e sua confi abilidade corresponde ao conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q108924 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Interno, SEFAZ RJ, CEPERJ

O Relatório de Gestão Fiscal, estabelecido pela Lei Complementar n° 101?2000, deverá ser emitido pelos titulares dos poderes e órgãos ao final de cada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q740489 | Economia, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FCC

Grande parte do debate sobre a política tributária se estabelece em torno do fato de "se os ricos pagam uma parcela justa de impostos". Uma das formas de se avaliar essa questão adequadamente é verificar quanto as famílias de diferentes níveis de renda pagam de tributos, em proporção à renda, no atual sistema tributário.

Nesse sentido, os sistemas tributários podem ser classificados em três tipos, a saber:

I. Um sistema tributário com imposto em que os contribuintes com altas rendas e aqueles com rendas menores pagam a mesma fração de sua renda.

II. Um sistema tributário com imposto em que os contribuintes com altas rendas pagam uma fração menor de sua renda que os contribuintes com rendas menores.

III. Um sistema tributário com imposto em que os contribuintes com altas rendas pagam uma fração maior de sua renda que aqueles com rendas menores.

Os sistemas tributários I, II e III contêm, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.