Início

Questões de Concursos SEFAZ RS

Resolva questões de SEFAZ RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q168800 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Décio, plenamente capaz, faleceu e deixou um testamento cerrado, escrito a rogo por sua amiga Leila e assinado por ele — testamento válido, pois aprovado, antes de seu falecimento, por tabelião, na presença de duas testemunhas. Décio era casado e tinha três filhos com sua esposa, com quem vivia, além de uma filha adulterina com sua concubina.


Considerando essa situação hipotética e as disposições do Código Civil, Décio pode nomear como herdeiro testamentário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q169097 | Auditoria, Testes, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Após a emissão do seu relatório e antes da divulgação das demonstrações contábeis, um auditor independente tomou conhecimento de fato novo e não sabido que teria alterado o relatório.

Nesse caso, o auditor deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q820739 | Legislação Federal, Lei 11101 2005, Auditor Fiscal da Receita Federal AFRF, SEFAZ RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas sobre a recuperação econômica (Lei nº 11.101/2005): I. As sociedades simples poderão se valer do benefício da recuperação econômica judicial ordinária. II. O pedido de recuperação judicial ordinária deve vir instruído com o plano de recuperação econômica. III. A alienação judicial de filial, prevista no plano de recuperação judicial, estará livre de quaisquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor, inclusive nas de natureza tributária. Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q168463 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Sul, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

No caso de alienação fiduciária em garantia de veículo automotor, de acordo com a Lei estadual n.º 8.115/1985 do Rio Grande do Sul, considera-se contribuinte do IPVA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q677957 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial BP, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco II, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Determinado clube brasileiro de futebol adquiriu, por R$ 20 milhões, o passe de um jogador uruguaio, de um clube uruguaio de futebol. Imediatamente após a aquisição, o clube brasileiro recebeu uma proposta de um clube argentino para a compra do passe desse jogador uruguaio por R$ 40 milhões. 
Nessa situação, assinale a opção correta quanto à contabilidade do clube brasileiro, no que se refere ao passe do jogador uruguaio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q163187 | Direito Tributário, Administração Tributária, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

Autoridade fazendária lavrou termo de inscrição de dívida ativa contendo apenas os seguintes dados: nome do devedor, quantia devida, data da inscrição e número do processo administrativo do qual se originou.


De acordo com o CTN, o termo deveria conter, ainda, obrigatoriamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q677950 | Auditoria, Risco de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco III, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação a riscos, julgue os itens a seguir. 
I Risco do negócio ocorre quando o auditor independente necessita de laudos externos para a avaliação de alguma informação. 
II Se identificar risco significativo, a equipe de auditoria deverá solicitar interrupção do contrato com o cliente até que a questão seja sanada. 
III A avaliação do risco de distorção relevante pode mudar durante o curso da auditoria. 
IV Observação e inspeção são procedimentos utilizados para a avaliação de riscos. 
Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q51553 | Raciocínio Lógico, Técnico Tributário da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Fernanda, Juliana e Márcia estão em um baile de máscaras dançando com seus respectivos namorados. Em certo momento, elas trocam entre si as máscaras e os acompanhantes. Cada uma está com a máscara de uma segunda e com o namorado de uma terceira. A pessoa que está com a máscara de Fernanda está com o namorado de Juliana. Nessas condições, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q678171 | Contabilidade Geral, Investimentos, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco II, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à consolidação de demonstrações contábeis, julgue o item a seguir. 

I Trata-se de procedimento obrigatório para todas as sociedades por ações, abertas ou fechadas, e, ainda, para entidades limitadas, quando existirem investimentos em controladas, sem qualquer exceção.
II É admissível uma defasagem de até sessenta dias entre as datas das demonstrações contábeis das empresas consolidadas e da empresa consolidadora, desde que satisfeitas as demais condições exigíveis. 
III Devem ser excluídos das demonstrações os custos de estoque e os lucros ou prejuízos relativos a resultados ainda não realizados de negócios entre sociedades. IV Os resultados relativos ao goodwill decorrente de operações intragrupo devem ser evidenciados na consolidação. 
Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q161325 | Auditoria, Testes, Auditor, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE

A estratégia global e o plano de auditoria são processos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q166056 | Direito Empresarial e Comercial, Direito Societário, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

O contrato social de determinada empresa é silente quanto aos atos de gestão que seus administradores poderão praticar. Nesse contexto, no desempenho de suas funções de administradores dessa empresa, Carlos, com o auxílio de André, agiu com excesso, sem o conhecimento de um terceiro, Orlando, que foi prejudicado pela prática.


Nessa situação hipotética, na condição de administradores,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q678148 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco II, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Julgue os próximos itens, relativos a custo estimado e a custo padrão.
 I Custo estimado e custo padrão corrente têm a mesma fundamentação técnica e, portanto, são sinônimos. 
II O custo padrão ideal considera os melhores fatores de produção que devem estar à disposição da empresa, sem incorporar ineficiências. 
III Um dos aspectos que diferenciam o custo padrão ideal do custo padrão corrente é o fato de o primeiro ser uma meta de longo prazo, enquanto o segundo se refere a metas de curto e médio prazos. 
IV O custo padrão corrente é mais adequado para elaboração de orçamentos de produção que o custo padrão ideal. 
Estão certos apenas os itens 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q166602 | Auditoria, Testes, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Em auditoria, constatou-se que determinada empresa situada no estado do Rio Grande do Sul creditou-se de ICMS anteriormente cobrado e destacado na primeira via do documento fiscal referente à entrada de mercadoria destinada ao ativo permanente do estabelecimento. O bem foi adquirido em janeiro de 2018 e vendido em julho desse mesmo ano, tendo a empresa se apropriado de metade do valor do crédito decorrente da entrada dessa mercadoria no estabelecimento.

Nessa situação hipotética, nos termos da Lei estadual n.º 8.820/1989, esse ato praticado pela empresa é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q158214 | Informática, Internet, Assistente Administrativo, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Assinale a opção correspondente ao conceito de entrega sob demanda de poder computacional, armazenamento de banco de dados, aplicações e outros recursos de tecnologia da informação por meio de uma plataforma de serviços via Internet.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q164901 | Direito Constitucional, Organização do Estado União, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

A exploração de serviços de radiodifusão sonora bem como de sons e imagens pode ocorrer mediante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q524986 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Uma entidade é ré em duas ações judiciais. De acordo com os seus advogados, é possível a condenação da entidade na primeira ação, pois há jurisprudência favorável tanto à tese dos autores quanto à tese de defesa; na segunda ação, a probabilidade de condenação da entidade é remota, pois as decisões judiciais têm sido contrárias à tese da parte autora.

Nessa situação hipotética, a entidade deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q51566 | Matemática, Técnico Tributário da Receita Estadual, SEFAZ RS, FUNDATEC

Em uma repartição pública com 20 funcionários, são utilizadas, em média, 600 folhas, no período de um mês, para a impressão de relatórios. Na metade do mês, 20% dos funcionários entraram em férias. Com a queda de produtividade do setor, foram convocados mais 10 funcionários faltando 10 dias para o fechamento do mês. Supondo que todos os funcionários tem a mesma produtividade, quantas folhas serão necessárias para a impressão mensal dos relatórios?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q523262 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

No início de suas atividades de auditoria em uma empresa, um auditor independente, após a leitura dos manuais de utilização dos sistemas de compras da entidade, realizou questionamentos sobre o regime de alçadas e acompanhou o uso desses sistemas na prática, para verificar a eficácia e o desenho da operacionalização dos sistemas. Ele solicitou a um funcionário da empresa auditada que realizasse pedidos de compras fora de sua alçada estipulada nos manuais, para verificar se o sistema exibia algum erro.

Nesse caso, o auditor realizou um teste

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q678003 | Legislação Tributária Estadual, Auditor Fiscal da Receita Estadual Bloco III, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Na realização de auditoria em determinada empresa contribuinte de ICMS no estado do Rio Grande do Sul, constatou-se a utilização de equipamento de controle fiscal não autorizado pela administração tributária estadual e colocado em uso por terceira empresa de soluções comerciais. 
Nessa situação hipotética, conforme a Lei estadual n.º 6.537/1973, o auditor-fiscal responsável pela auditoria deverá aplicar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q166698 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Rio Grande do Sul, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Um auditor-fiscal da SEFAZ/RS verificou que uma empresa de fachada realizava a simulação de compra e venda de ferragens e sucatas com o objetivo de utilizar crédito de ICMS destacado em documentos fiscais, sem permissão regulamentar.

Nessa situação hipotética, de acordo com a Lei estadual n.º 6.537/1973, o auditor-fiscal deverá classificar a conduta empresarial como infração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.