Início

Questões de Concursos SEFAZ RS

Resolva questões de SEFAZ RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q1030330 | Direito Administrativo, Licitação Nas Empresas Estatais, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

O Estado do Rio Grande do Sul, em observância às formalidades legais, criou a sociedade de economia mista XYZ, tornando-se imprescindível a elaboração e a divulgação de um Código de Conduta e Integridade da estatal.
Nesse cenário, considerando o disposto na Lei nº 13.303/2016, o Código de Conduta e Integridade da sociedade de economia mista XYZ disporá sobre os seguintes itens, que estão corretos à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q1034226 | Legislação Federal, Lei N 13 460 de 2017, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública, conforme disposições da Lei nº 13.460/17, avalie as afirmativas a seguir.

I. O Conselho de Usuários poderá avaliar os planos e orçamentos relativos aos serviços públicos e propor a alocação de dotações orçamentárias em projetos e regiões específicas.
II. Compete às Ouvidorias propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços.
III. O Conselho de Usuários poderá ser consultado quanto à indicação do ouvidor.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

723Q1030236 | Economia, Macroeconomia, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

No modelo IS-LM, as políticas fiscal e monetária têm diferentes impactos dependendo das condições da economia.
Sobre os casos-limite do modelo – caso clássico ou armadilha da liquidez – é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q1030245 | Programação, Linguagens de Programação, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Com relação às linguagens de programação para ciência de dados, linguagem Python e R, avalie cada afirmativa a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No Oracle R Enterprise, a execução do R incorporado (ou Embedded R) possibilita a chamada de scripts do R em sessões do R executadas no servidor do Oracle Database.
( ) A interoperabilidade entre Python e R pode ser estabelecida pelo pacote reticulate do R, que possibilita que no código R sejam utilizadas ambas as abordagens, em documentos R Markdown e no IDE RStudio.
( ) Os principais pacotes para manipulação de dados são o dplyr, para o R, e o Scikit-learn, para o Python.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q1030247 | Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de Ti, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

O Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) é o conjunto de processos que abrangem o planejamento, a execução e o monitoramento dos serviços de TI.
Considerando o SLA (Service Level Agreement), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q1030332 | Direito Administrativo, Bens Públicos Na Administração Pública, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

Depois que determinado evento climático adverso atingiu de forma severa o Estado Alfa, doações das mais variadas regiões do Brasil chegaram ao referido ente federativo, por meio de diferentes estradas. Além disso, foi possível constatar uma demanda elevada nos hospitais públicos da rede estadual.
Nesse cenário, considerando a classificação dos bens públicos à luz do critério da afetação pública, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q1030348 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

Na Gestão Estratégica Governamental, o planejamento é o processo no qual os órgãos públicos definem suas diretrizes, objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, baseando-se na identidade institucional e nos recursos disponíveis. Nesse processo, é fundamental que metodologias para medição de desempenho do setor público sejam usadas. Entre tais metodologias se destacam a Balanced Scorecard (BSC) e a Objective and Key Results (OKR).
Considerando as características de cada uma, classifique os itens a seguir como BSC (1) ou OKR (2).
( ) Na gestão pública, a metodologia permite a definição clara de metas de curto prazo alinhadas com as missões de longo prazo do governo, promovendo foco, alinhamento, e comprometimento entre diferentes níveis da administração.
( ) Os resultados dessa metodologia em serviços públicos devem ser medidos por meio de indicadores claramente definidos e relevantes para cada objetivo promovendo uma gestão mais dinâmica e adaptativa que pode melhor atender às necessidades dos cidadãos.
( ) Na metodologia aplicada nas organizações públicas, a perspectiva financeira não é o objetivo final, mas sim um meio para obtenção de recursos necessários para o cumprimento de sua função social, sendo assim, está orientada para a execução do orçamento público.
( ) Para implementar a metodologia nas organizações públicas, primeiramente deve-se adaptar as quatro perspectivas da ferramenta para refletir as diretrizes estratégicas institucionais.

A classificação correta, na ordem apresentada, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q1034221 | Auditoria Governamental, Processo de Auditoria, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

No planejamento da auditoria, em especial as auditorias operacionais, a identificação de causas é fundamental para a elaboração de propostas de encaminhamento que contribuam para a mitigação dos problemas identificados.
A detecção de causas exige a aplicação de técnicas específicas. Entre essas técnicas, aquela que apresenta graficamente a força da relação entre dois ou mais grupos de informações, por meio da disposição das causas em linhas e colunas em que se pode quantificar a relação entre cada par, é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q1030344 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

O processo Licitatório e as fases da despesa pública constituem etapas do Ciclo de Compras que, customizado para o setor público envolve, nesta ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q1034218 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

A ação popular é um importantíssimo instrumento constitucional de controle judicial da administração pública. Sobre a ação popular, considerando as jurisprudências dos Tribunais Superiores e as disposições legais pertinentes, avalie as afirmativas a seguir.

I. Para o Superior Tribunal de Justiça, a extinção da ação popular por perda de objeto decorrente da satisfação da pretensão do autor impede a condenação da parte ré ao pagamento de honorários.
II. Não cabe ação popular para impugnação de ato administrativo editado com vício de competência.
III. É possível aos analfabetos o ajuizamento de ação popular.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

731Q1034236 | Administração Financeira e Orçamentária, Princípios Orçamentários, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – eles são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina.
Relacione os Princípios Orçamentários a seguir, com suas respectivas definições:

I. Totalidade II. Periodicidade III. Exclusividade IV. Universalidade

( ) Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do Art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

( ) Previsto, de forma expressa, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, determina a existência de orçamento único para cada um dos entes federados – União, Estados, Distrito Federal e Municípios com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA).

( ) Estipulado, de forma literal, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir. Segundo o Art. 34 da Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

( ) Previsto no § 8º do Art. 165 da Constituição Federal de 1988, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.


Assinale a opção que indica a correspondência correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q1030319 | Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

A NBC TSP 01 estabelece normas e diretrizes para a apresentação das demonstrações contábeis aplicáveis ao setor público, visando proporcionar transparência, uniformidade e comparabilidade nas informações financeiras. Essa norma define princípios contábeis que orientam o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de elementos, como ativos, passivos, receitas e despesas nas demonstrações de entidades governamentais e organizações do setor público.
Relacione os termos a seguir, estabelecidos na NBC TSP 01, às respectivas definições:

I. Controle do ativo II. Condições sobre ativos transferidos III. Restrições sobre ativos transferidos IV. Especificações sobre ativos transferidos


( ) São especificações que determinam que os benefícios econômicos futuros ou o potencial de serviços incorporados no ativo devem ser consumidos pelo recebedor conforme especificado, ou os benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços devem ser devolvidos ao transferente.
( ) Ocorre quando a entidade pode utilizar ou se beneficiar do ativo em busca de seus objetivos e pode excluir, ou regular, o acesso de outras partes àquele benefício.
( ) São as especificações que limitam ou direcionam os objetivos pelos quais o ativo transferido pode ser utilizado, mas que não especificam que benefícios econômicos ou potencial de serviços futuros devem ser devolvidos ao transferente se não utilizados conforme especificado.
( ) São termos legais ou regulamentares, ou acordo obrigatório, impostos sobre o uso de ativo transferido por entidades externas à entidade que elabora as demonstrações contábeis.

Assinale a opção que indica a correspondência correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q1030334 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio Grande do Sul, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

Rodrigo, agente público, interessado na temática afeta ao combate à corrupção, verificou que o Decreto Estadual nº 56.237/2021 instituiu o Sistema e a Política de Governança, Gestão e Integridade do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a leitura da norma legal, o referido servidor se deparou com o seguinte conceito: Conjunto estruturado de mecanismos internos e medidas institucionais voltadas à prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, concebido em conformidade com as disposições do presente decreto.
Nesse cenário, considerando as disposições do Decreto Estadual nº 56.237/2021, se está diante do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q1030349 | Administração Pública, Governabilidade, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

É possível definir governança pública como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Nesse sentido, avalie se os princípios da governança pública incluem:
I. Capacidade de resposta. II. Integridade. III. Confiabilidade. IV. Monitoramento do desempenho da organização.

Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q1030352 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

Uma gestão que tem como foco a melhoria dos processos organizacionais da administração pública preenche um pré-requisito na busca pela excelência gerencial.
Considerando essa afirmação, assinale a opção que apresenta um exemplo de ferramenta que amplia uma simples técnica de avaliação e que viabiliza a consecução do referido pré-requisito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

736Q1034214 | Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de Ti, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Em uma estrutura de governança de dados centralizada, é comum que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q1090405 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Administrativo Fazendário, SEFAZ RS, CESPE CEBRASPE, 2018

Sete pessoas se dirigem para formar uma fila em frente ao único caixa de atendimento individual em uma agência bancária. Dessas sete pessoas, quatro são idosos. Um servidor da agência deverá organizar a fila de modo que os idosos sejam atendidos antes dos demais.

Nessa situação, a quantidade de maneiras distintas de se organizar a fila é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q1034213 | Engenharia de Software, Inteligencia Artificial, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

Em um problema de classificação binária com aprendizado de máquina, a técnica geralmente mais adequada para ajustar o modelo e evitar o overfitting é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q1034215 | Governança de TI, Cobit, Auditor do Estado Manhã, SEFAZ RS, FGV, 2025

O COBIT 5 é um framework, desenvolvido pelo ISACA, muito popular na governança de TI, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

740Q1030329 | Legislação Estadual, Lei Complementar N 10 098, Auditor do Estado Tarde, SEFAZ RS, FGV, 2025

Eduardo, servidor público no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, foi comunicado de que irá integrar comissão processante, no contexto de um processo administrativo disciplinar deflagrado em face de determinado agente público. Dessa forma, Eduardo resolveu analisar a legislação de regência, para tomar conhecimento prévio sobre a função que desempenhará.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei Complementar Estadual nº 10.098/1994, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.