Início

Questões de Concursos SEFAZPR

Resolva questões de SEFAZPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q1008864 | Estatística, Medidas de Posição, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

Um conjunto de 36 idades de funcionários de uma sociedade empresária tem média 42 e mediana 41. Quatro novos funcionários serão incorporados ao grupo. As idades desses quatro são 38, 38, 42 e 50.
Em relação aos novos valores da média e da mediana desse grupo de 40 funcionários, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1008851 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Uma Tabela Dinâmica é um modo interativo de resumir rapidamente grandes quantidades de dados.

Em relação às tabelas dinâmicas e sua utilização, analise as afirmativas a seguir.

I. São usadas para subtotalizar e agregar dados numéricos, resumir dados por categorias e subcategorias e criar cálculos e fórmulas personalizados.
II. Nela é possível mover linhas para colunas ou colunas para linhas (ou "dinamizar") para ver diferentes resumos dos dados de origem.
III. É possível filtrar, classificar, agrupar e formatar de modo condicional o subconjunto de dados mais útil e interessante para dar foco nas informações desejadas.
IV. Permite expandir e recolher níveis de dados para destacar seus resultados e fazer uma busca detalhada nos dados de resumo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q1008856 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Cinco amigos – Ana, Bruno, Carla, Daniel e Elisa – participaram de uma competição de lógica. Cada um terminou em uma colocação diferente (1º ao 5º lugar).

Sabe-se que:

– Ana não ficou em primeiro nem em último.
– Bruno ficou exatamente uma posição à frente de Carla.
– Daniel ficou à frente de Elisa, mas não foi o vencedor.
– Carla não ficou em nenhuma das posições extremas (1º ou 5º).
– Elisa ficou duas posições atrás de Ana.

Com base nas informações acima, assinale a opção que indica a pessoa que ficou em terceiro lugar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q1008877 | Legislação Federal, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

A Portaria SGD/MGI nº 750/2023 foi editada para estabelecer um modelo para a contratação de serviços de desenvolvimento, manutenção e sustentação de software, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) do Poder Executivo Federal.
De acordo com a narrativa e considerando as disposições do Anexo I da Portaria SGD/MGI nº 750/2023, avalie as afirmativas a seguir.

I. Software de atividade-meio é o processo que transforma requisitos, arquitetura e design, incluindo interfaces, em ações que criam um elemento ou componente de software de acordo com as práticas de codificação previamente estabelecidas, usando técnicas, especialidades ou disciplinas de desenvolvimento de software. Esse processo resulta em um software que segue uma arquitetura e design estabelecidos.
II. Produto de software ou software é o conjunto de programas, procedimentos, rotinas ou scripts, componentes, Application Programming Interface (API), webservices, incluindo os dados e a documentação associada.
III. Backlog do produto é utilizado para apoio de atividades de gestão ou administração operacional, como, por exemplo, softwares de recursos humanos, ponto eletrônico, portaria, biblioteca, gestão de patrimônio, controle de frotas, gestão eletrônica de documentos, e que não têm por objetivo o atendimento às áreas finalísticas para a consecução de políticas públicas ou programas temáticos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q1008847 | Informática, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Em uma planilha do Excel contendo dados de uma pesquisa sobre saúde mental, observa-se que a taxa de resposta sobre a severidade da depressão é menor entre os homens em comparação com as mulheres.

Considere que a primeira coluna da planilha representa o campo “sexo” e está completamente preenchida, mas há dados ausentes na segunda coluna – “severidade da depressão”.

Sabendo que a ausência dessas respostas está relacionada ao sexo dos respondentes (uma variável observável), mas não à severidade em si, assinale a opção que indica como podemos classificar os valores não preenchidos na coluna B da planilha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1008885 | Direito Tributário, Legislação do Direito Tributário, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

Em relação à competência tributária e ao papel da lei complementar no Sistema Tributário Nacional, avalie as afirmativas a seguir.

I. A lei complementar desempenha papel relevante no direito tributário, sendo necessária para definir elementos essenciais dos impostos (fato gerador, base de cálculo e contribuintes), para instituir tributos no exercício da competência residual da União e para dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre os entes federados.
II. Com fundamento no princípio federativo, os Estados e o Distrito Federal podem, por meio de lei ordinária estadual, dispor sobre matérias como a base de cálculo do ICMS, desde que não ultrapassem os limites previstos pela Constituição Federal.
III. Segundo o STF, a lei complementar que instituiu certa contribuição, cuja matriz jurídica consta expressamente na Constituição, tem natureza materialmente ordinária no que tange aos dispositivos que tratam da contribuição, mantendo apenas a forma de lei complementar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q1008849 | Estatística, Principais distribuições de probabilidade, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Um gerente se deparou com a seguinte situação na sua empresa: o departamento A diz que leva em média 10 dias para finalizar um projeto com desvio-padrão de 3 dias. Já o departamento B diz que leva em média 12 dias para finalizar o projeto com desvio-padrão de dois dias.

Para verificar se havia diferença significativa entre os tempos de finalização dos projetos, ele resolveu aplicar um teste estatístico de hipótese considerando que as distribuições do tempo eram provenientes de uma distribuição normal e que não se conhecem as variâncias populacionais.

Supondo que o gerente utilizou a ferramenta Análise de Dados do Microsoft Excel para realizar o teste, assinale a opção que indica a ferramenta de análise mais adequada para os propósitos do gerente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q1008835 | Economia, Contabilidade Nacional PIB, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Em relação à composição do Produto Interno Bruto (PIB) pela ótica da demanda agregada, avalie as afirmativas a seguir.

I. O consumo das famílias é um dos componentes mais estáveis do PIB pela ótica da demanda agregada, sendo influenciado por fatores como a renda disponível e a taxa de juros.
II. Os investimentos em máquinas, equipamentos e construção de fábricas integram o componente “Formação Bruta de Capital Fixo” do PIB.
III. As exportações líquidas (exportações menos importações) são contabilizadas como parte da despesa agregada, e um saldo negativo implica redução do PIB.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q1008890 | Direito Tributário, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

Durante procedimento fiscal regular, um auditor tributário do Estado do Paraná solicitou documentos que continham informações protegidas por sigilo comercial da sociedade empresária fiscalizada.
Neste caso, segundo as disposições do Código Tributário Nacional, o auditor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q1008893 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

A sociedade empresária Consultoria ABC Ltda. foi contratada para prestar serviços de assessoria empresarial. No contrato, ficou estipulado que a contratante, Indústrias Totais S.A., seria responsável pelo pagamento de todos os tributos incidentes sobre o serviço, inclusive o ISSQN devido pela Consultoria ABC.
A Consultoria ABC emitiu a nota fiscal correspondente, mas não recolheu o ISSQN no prazo legal. O Município, ao fiscalizar a Consultoria ABC, lavrou auto de infração exigindo o imposto não pago. Em sua defesa, a Consultoria ABC alega que a responsabilidade pelo pagamento é da contratante, conforme prevê a cláusula contratual.
Com base nessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q1008859 | Português, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

Assinale a frase em que o termo sublinhado se refere a algo expressamente mencionado antes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1008892 | Direito Tributário, Tributos Municipais, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

A Fazenda Pública Municipal, após procedimento regular de fiscalização, constatou que a sociedade empresária Comércio Varejista Ltda. deixou de recolher o ISSQN referente aos meses de janeiro a junho de 2019.
A sociedade empresária foi notificada do lançamento de ofício, incluindo o principal, juros e multa, em 15 de agosto de 2024, e não apresentou impugnação administrativa.
Considerando as regras sobre constituição e extinção do crédito tributário, especialmente a decadência e a prescrição, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1008837 | Economia, Macroeconomia, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Em uma economia fechada, o governo apresenta déficit orçamentário persistente, a relação dívida/PIB está crescendo ao longo do tempo e a taxa real de crescimento da economia é menor que a taxa real de juros da dívida pública.

Supondo que os gastos públicos e a carga tributária permaneçam constantes como proporção do PIB, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1008842 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Em 31/12/2024, uma sociedade empresária cuja moeda funcional é o Real (R$) apresentava os seguintes saldos em seu balanço patrimonial:

• Disponibilidades: R$ 200.000,00;
• Equipamentos: R$ 300.000,00;
• Patrimônio Líquido: R$ 500.000,00.

Em 01/01/2025, quando a cotação do dólar estava em R$ 6,30, a sociedade empresária adquiriu máquinas dos Estados Unidos por US$50,000 para pagamento em 120 dias.

Na elaboração das demonstrações contábeis trimestrais, a sociedade empresária verificou que a cotação do dólar em 31/03/2025 era de R$ 5,70. Nessa data, especialistas do mercado previam que, na data do pagamento da dívida, a cotação do dólar seria de R$ 6,50.

Assinale a opção que indica o passivo da sociedade empresária em 31/03/2025.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1008867 | Banco de Dados, Auditor Fiscal Manhã, SEFAZPR, FGV, 2025

Assinale a opção que melhor descreve o principal objetivo da transformação de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1008836 | Economia, Setor Público, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

A política fiscal é uma das principais ferramentas de intervenção do governo na economia e envolve o uso de tributos e gastos públicos para atingir determinados objetivos macroeconômicos. Considerando os fundamentos da política fiscal, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1008845 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Considere uma planilha de dados criada para controlar a venda de produtos de uma empresa, confeccionada no Microsoft Excel.

A coluna A apresenta as datas em que cada venda unitária de produto foi realizada, no formato DD/MM/AAAA. A coluna B apresenta o respectivo valor, em reais, da venda de cada produto.

Sobre a análise e a manipulação de dados nessa planilha, analise as afirmativas a seguir.

I. A fórmula/função: =CONT.SES(A:A;">=01/01/2024"; A:A; "<=31/03/2024") pode ser utilizada para contar quantos pedidos foram realizados entre 01/01/2024 e 31/03/2024.
II. A fórmula/função:=TEXTO(HOJE();"DD/MM/AAAA") retorna a data atual formatada no padrão dia/mês/ano como um texto.
III. A fórmula / função: =SOMASES(B:B; A:A; ">= 01/01/2024"; A:A; "<=31/03/2024") retorna a quantidade de vendas realizadas no primeiro trimestre de 2024.

Está correto o que se afirmar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1008844 | Contabilidade Geral, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Em 01/01/2025, uma sociedade empresária adquiriu um terreno por R$ 400.000,00. Os impostos incidentes para a transferência da propriedade foram de R$ 8.000,00.

No momento da compra, a sociedade empresária não havia definido como usaria o terreno, classificando seu uso como indeterminado.

Assinale a opção que indica, na data da compra, a apresentação do terreno no Balanço Patrimonial da sociedade empresária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q1008840 | Direito Tributário, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Relacione os princípios da tributação ótima, listados a seguir, às características desejáveis dos tributos e seus efeitos.

1. Progressividade.
2. Neutralidade.
3. Não Cumulatividade.
4. Extrafiscalidade.

( ) Contribui com a redução das desigualdades sociais.
( ) Possibilita a redução do custo final de produção por meio da compensação de créditos tributários de etapas iniciais de uma cadeia de produção.
( ) Intervém no equilíbrio econômico e contribui com o meio-ambiente.
( ) Impacta de forma inócua as decisões econômicas dos indivíduos.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1008854 | Informática, Auditor Fiscal Tarde, SEFAZPR, FGV, 2025

Um servidor da área administrativa decidiu automatizar uma tarefa diária que envolve baixar planilhas recebidas por e-mail, consolidar os dados em um único arquivo Excel e enviar um relatório diário por e-mail.

Levando em conta que ele busca uma ferramenta intuitiva, acessível a usuários finais e que não exija conhecimentos técnicos avançados em TI, assinale a opção que indica a ferramenta mais adequada a ser empregada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.