Início

Questões de Concursos SEFAZRJ

Resolva questões de SEFAZRJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q977832 | Segurança da Informação, ISO 27002, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é apresentada recomendação de segurança em norma padrão a usuários de dispositivos endpoint corporativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1017514 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens a seguir, em relação aos requisitos especificados no Decreto n.º 11.462/2023, no que se refere à adoção do sistema de registro de preços (SRP) para a contratação de execução de obras e serviços de engenharia.

I existência de termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo padronizados, sem complexidade técnica e operacional
II necessidade permanente ou frequente de obra ou serviço a ser contratado

III inviabilização da seleção de agente por meio de processo de licitação em decorrência da flutuação constante do valor da prestação e das condições de contratação

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q977840 | Contabilidade de Custos, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No âmbito de uma empresa industrial, o sistema de produção por ordem apresenta como características, em regra,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q1017523 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14133 de 2021, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base na Lei n.º 14.133/2021, assinale a opção em que é corretamente indicada a sanção que, prevista para ser aplicada ao responsável por infração administrativa, deve ser previamente submetida a análise jurídica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q977865 | Direito Tributário, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere às atribuições e responsabilidades do auditor fiscal da receita estadual do Rio de Janeiro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q977877 | Direito Empresarial e Comercial, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é indicada, conforme legislação empresarial, uma característica própria da sociedade cooperativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q1017586 | Administração Financeira e Orçamentária, Estágios da Receita e Despesa, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

A arrecadação das receitas públicas envolve uma sequência de atos administrativos ordenados, denominados estágios da receita. Considerando os estágios definidos na legislação orçamentária federal e na administração financeira orçamentária, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q977676 | Economia, Conhecimentos Específicos II, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto 2A3


Em uma economia hipotética, o produto interno bruto a preços de mercado foi mensurado no valor de $ 300, as rendas dos residentes e das firmas domésticas auferidas no exterior foram de $ 40, as rendas obtidas no país pelos não residentes e pelas firmas estrangerias foram de $ 75, a depreciação foi estimada em $ 30, os impostos indiretos totalizaram $ 100, e as transferências indiretas foram de $ 30.
O valor do produto nacional líquido a preço de mercado da economia hipotética referida no texto 2A3 é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q977677 | Economia, Conhecimentos Específicos II, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

No modelo IS-LM, se a curva IS for menos inclinada,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1017640 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção correta em relação aos atos administrativos e aos agentes públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q977729 | Direito Tributário, Conhecimentos Específicos II, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Ainda à luz das disposições da Lei estadual n.º 5.139/2007, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1017488 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Especialidade AdministrativoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Com a transição do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, a administração pública passou a ser marcada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q977828 | Segurança da Informação, Norma 27005, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é apresentado item a ser necessariamente considerado na definição de critérios básicos de impacto desenvolvidos em função do montante dos danos ou custos à organização causados por um evento relacionado à gestão de riscos de segurança da informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q977857 | Direito Constitucional, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Lei estadual que seja anterior à promulgação da CF e com ela seja incompatível pode ser impugnada por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q977862 | Direito Administrativo, Conhecimentos Específicos I, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos serviços públicos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1017606 | Economia, Microeconomia, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Supondo que um lanche fast-food seja considerado um bem inferior, ceteris paribus, um aumento da renda dos estudantes que consomem esse tipo de alimentação causará
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1017607 | Economia, Microeconomia, Especialidade EconômicoFinanceira, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens a seguir, relativos a rendimentos de escala.

I Se F(θx, θy) > θF(x, y), há rendimentos decrescentes de escala.
II A função de produção y = x1/2y1/2 tem retornos constantes a escala.
III Quando há rendimentos crescentes de escala, as isoquantas situam-se cada vez mais próximas à medida que os insumos aumentam ao longo da linha.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1017638 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com as disposições da CF acerca da ordem econômica e financeira, julgue os itens a seguir.

I A ordem econômica é fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa.

II É finalidade da ordem econômica assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social.
III O tratamento favorecido para todas as empresas de pequeno porte é um dos princípios regentes da ordem econômica.
IV Em regra, é assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente da autorização de órgãos públicos. V Cabe a leis complementares dispor sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições integrantes do sistema financeiro nacional.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1017643 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Conhecimentos Gerais para Todos os Cargos, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os seguintes itens, em relação à responsabilidade civil do Estado.

I A responsabilidade civil do Estado é subjetiva, fundada no risco integral, devendo haver a demonstração da ação do agente e o resultado.
II A culpa exclusiva da vítima é causa excludente de responsabilidade do Estado, ao passo que a culpa concorrente não interfere na responsabilidade, uma vez que esta é objetiva.
III A responsabilidade civil de concessionária de serviço público é objetiva em relação aos usuários e subjetiva em relação aos não usuários.
IV O Estado deve indenizar o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q977719 | Direito Tributário, Conhecimentos Específicos II, SEFAZRJ, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do processo administrativo tributário no estado do Rio de Janeiro, julgue os seguintes itens, com base no Decreto lei Estadual n.º 5/1975.

I Considera-se instaurado o contencioso tributário com a apresentação da impugnação pelo contribuinte.
II A impugnação terá efeito suspensivo quando formalizada por escrito dentro do prazo de 30 dias da comunicação do ato impugnado.
III São admitidos todos os meios legais para a comprovação dos fatos arguidos na impugnação.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.