Início

Questões de Concursos SEGEP MA

Resolva questões de SEGEP MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q321196 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

A noção de ?socialização? guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q484359 | Geografia, Geografia Específica dos Estados, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Sobre a influência da Zona de Convergência Intertropical na costa nordeste do Brasil, a ocorrência de precipitações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q781277 | Engenharia de Pesca, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Condições estressantes na atividade aquícola, como má qualidade da água, uso indiscriminado de medicamentos sem orientação de médico veterinário e manejo alimentar inadequado, aumentam a demanda energética dos organismos e diminuem o seu desenvolvimento e crescimento. As medidas mais adequadas para o ganho de biomassa máxima dos organismos cultivados e o sucesso de um empreendimento de aquicultura são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q320185 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos ? e, então, associá-la à educação em direitos humanos. Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.

II. os direitos humanos.

III. a defesa de políticas afirmativas.

IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.

V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q534341 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Para a avaliação da permeabilidade de um corpo de prova de solo com 12 cm de comprimento e área da seção transversal 500 cm3, recolheu-se durante o ensaio um volume de água de 60 cm3 em 120 segundos, em um permeâmetro de carga constante (h = 120 cm). O coeficiente de permeabilidade do solo, em centímetros por segundo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q324688 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Numa concepção crítica, nas interações sociais e também no campo da educação, uma postura ?etnocêntrica? é aquela que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q385786 | Biologia, Recursos Hídricos, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Em um riacho adjacente à uma indústria farmacêutica, foi identificado estrogênio na água. Neste caso, o correto é classificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q323608 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Há uma somatória de fatores que contribuem para a construção de um modelo de educação que traduza as necessidades de um determinado povo.

Para Paulo Freire, não se pode esperar resultados positivos de um programa, seja educativo num sentido mais técnico ou de ação política, se,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q483133 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O índice de nomenclatura das cartas do mapeamento sistemático do Brasil pode auxiliar o usuário de produtos cartográficos a identificar uma folha topográfica que faz parte de uma série cartográfica. Além disso, o usuário pode determinar em qual folha está representado um ponto de coordenadas coletadas em campo. O índice de nomenclatura das cartas do mapeamento sistemático do Brasil representada na escala de 1:25.000 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q320097 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.

Por isso, o processo de alfabetização libertadora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q339765 | Raciocínio Lógico, Policial Penal Agente Penitenciário, SEGEP MA, FGV

O pátio interno de um presídio tinha uma forma retangular. Devido a uma reforma para aumentar o número de células carcerárias do presídio, esse pátio sofreu uma redução de 25% em cada uma de suas dimensões, mantendo a forma retangular. A área desse pátio sofreu uma redução de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q731401 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios Coletivos, Procurador do Estado de Segunda Classe, SEGEP MA, FCC

Em relação ao dissídio coletivo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q483451 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Um analista de geoprocessamento necessita realizar análises espaciais de proximidade e de vizinhança em um SIG. Para isso, ele deverá utilizar a estrutura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q484580 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os mapas são divididos em 3 tipos de documentos: topográfico, temático e especial. É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q485017 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

A altitude determinada utilizando um receptor GNSS não está relacionada ao nível médio do mar, isto é, ao geoide, mas a um elipsoide de referência com dimensões específicas. Portanto, é necessário conhecer a diferença entre as superfícies do geoide e do elipsóide, para que se possa obter a altitude acima do nível médio do mar. Desta forma, existe um grande interesse por um modelo de ondulação geoidal brasileiro cada vez mais preciso para aplicações nas áreas de mapeamento e engenharia. O geoide é limitado por uma superfície equipotencial definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q319893 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q484247 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Um especialista em geoprocessamento foi contratado para trabalhar com o software ArcGIS 10.1 em um projeto de mapeamento de Áreas de Preservação Permanente - APP?s ao longo dos cursos de água do Estado do Maranhão. Para isso, ele utilizou uma ferramenta do ArcGIS 10.1 para gerar automaticamente a APP ao longo do curso de água de um rio pequeno. Essa ferramenta é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q485253 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

A distância em linha reta entre as cidades de São Luis (MA) e Codó (MA) é de aproximadamente 220 quilômetros. Em um mapa planimétrico do Estado do Maranhão essa distância corresponde a 2,2 centímetros. A escala desse mapa é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q436744 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Procurador do Estado de Segunda Classe, SEGEP MA, FCC

Juiz do Trabalho ao qual seja imputada a prática de crime de homicídio será processado e julgado, criminalmente, perante o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q418586 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Procurador do Estado de Segunda Classe, SEGEP MA, FCC

Jonas firmou contrato com Sidney, por instrumento particular, emprestando-lhe R$10.000,00, os quais deveriam ser devolvidos em janeiro de 2010. Em fevereiro de 2014 Jonas faleceu, deixando somente herdeiros maiores e capazes. Em fevereiro de 2015, o espólio de Jonas ajuizou ação de execução contra Sidney, que, nos embargos, não abordou a questão da prescrição. Fê-lo, porém, em sede de recurso. O Tribunal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.