Início

Questões de Concursos SEJUS DF

Resolva questões de SEJUS DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q201779 | Matemática, Sistemas de amortização, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

Uma dona de casa fez um empréstimo que será pago segundo o sistema americano de amortizações. Sabendo que o valor do empréstimo foi de R$ 28.926,82, e a taxa cobrada pela instituição financeira foi de 3,457% ao mês, o valor do juro mensal a ser pago por essa dona de casa será de, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q543032 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Estatístico, SEJUS DF, FUNIVERSA

Um escritor quer testar se a gráfica responsável por imprimir o seu livro cometeu erros de impressão. Sabendo que o livro citado possui um número de páginas que torna inviável a verificação de cada página impressa pela gráfica, assinale a alternativa que trata corretamente do assunto técnicas de amostragem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q428041 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Atendente de Reintegração Social, SEJUS DF, FUNIVERSA

Marcos foi levado à prisão em função do cometimento de crime inafiançável e imprescritível. Com base nas disposições constitucionais acerca do tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q202158 | Lei Orgânica do DF, Dos servidores públicos, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

Pedro é agente público e recebe estipêndio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. Diante dessa informação, é possível afirmar que Pedro não é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q453159 | Direito do Trabalho, Alteração no Contrato de Trabalho, Advogado, SEJUS DF, FUNIVERSA

Elizabeth exercia função de confiança em uma empresa de medicamentos que possuía filiais em várias cidades do Brasil. Depois de dez anos trabalhando em São Paulo, seu empregador resolveu transferi-la para Brasília. Insatisfeita, Elizabeth procurou advogado a fim de ajuizar reclamação trabalhista alegando alteração ilícita do contrato de trabalho. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q431582 | Direito Constitucional, Diversos, Atendente de Reintegração Social, SEJUS DF, FUNIVERSA

O chefe do Poder Executivo no Distrito Federal deve se preocupar com uma série de atribuições estabelecidas na Constituição Federal. Entretanto, não constitui competência do Distrito Federal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q205189 | Administração Financeira e Orçamentária, SIDOR, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

O Sistema Integrado de Dados Orçamentários (SIDOR) é o sistema de informática que dá suporte às atividades de elaboração da Lei Orçamentária Anual e à gestão de demandas por créditos adicionais, entre outras atividades. O Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) é o sistema de informática que processa a execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos e entidades da administração direta federal.

Não é uma característica do SIDOR ou do SIAFI

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q543479 | Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Estatístico, SEJUS DF, FUNIVERSA

Acerca da análise de séries temporais, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q733750 | Direito Processual Penal, Ação Civil, Advogado, SEJUS DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta a respeito da resposta do réu e da ação civil pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q320737 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A participação de todos os envolvidos no dia a dia da escola nas decisões relativas a seus rumos garante a produção de um planejamento no qual estejam contemplados os diferentes "olhares" da realidade escolar. Com relação ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q420111 | Direito Civil, Posse, Advogado, SEJUS DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta a respeito dos contratos, dos direitos reais e da responsabilidade civil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q204151 | Administração Financeira e Orçamentária, Restos a Pagar, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

As despesas empenhadas, liquidadas e não pagas até o término do exercício correspondem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q205027 | Administração Financeira e Orçamentária, Execução Orçamentária e Financeira, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

A Lei complementar n.º 101/2000, conhecida por Lei de Responsabilidade Fiscal, trouxe controles mais rigorosos a serem observadas pelo gestor público, além da obrigatoriedade de promover mais transparência das contas públicas. Nesse sentido, julgue os itens a seguir.

I O limite total com despesa de pessoal na União corresponde a 50% da Receita Corrente Líquida do Ente, dividido da seguinte forma: 2,5% para o Poder Legislativo (incluindo o Tribunal de Contas da União), 6% para o Poder Judiciário, 40,9% para o Poder Executivo e 0,6% para o Ministério Público da União.

II Os estados, Distrito Federal e municípios não poderão ultrapassar o limite de 60% de sua Receita Corrente Líquida.

III O Relatório Resumido de Execução Orçamentária tem como um de seus objetivos demonstrar a arrecadação de receitas e a execução de despesas, devendo ser elaborado bimestralmente e publicado em até quinze dias após o término do bimestre.

IV O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é que evidenciará a apuração dos gastos com pessoal, relativos ao período de um quadrimestre, sendo facultativo para os municípios com menos de 50 mil habitantes divulgar o RGF semestralmente.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q812560 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Especialista em Assistência Social, SEJUS DF, FUNIVERSA

A Lei n.º 9.784/1999 disciplina o processo administrativo no âmbito da administração federal, trazendo expressamente os princípios norteadores da atividade administrativa, entre os quais não se inclui a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q205248 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei Orçamentária Anual, Especialista em Assistência Social Ciências Contábeis, SEJUS DF, FUNIVERSA

Acerca das características e do processo de elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q467299 | Direito Tributário, Taxas, Advogado, SEJUS DF, FUNIVERSA

A taxa que o cidadão paga para o licenciamento de seu veículo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q430938 | Direito Constitucional, Educação, Pedagogo, SEJUS DF, FUNIVERSA

A União aplicará, anualmente, na manutenção e no desenvolvimento do ensino, nunca menos de 18%, e os estados, o Distrito Federal e os municípios 25%, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q469517 | Direito Tributário, Vigência da legislação tributária, Advogado, SEJUS DF, FUNIVERSA

Supondo que o Distrito Federal institua, em 30/6/2010, por lei publicada no dia 2/7/2010, uma taxa para custear serviços de limpeza pública, sem que fosse estabelecida a data de vigência da norma, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.