Questões de Concursos SEMAD ES

Resolva questões de SEMAD ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q782854 | Agrimensura, Engenheiro, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Existem atualmente dezenas de sistemas de geoinformações que estão sendo comercializados ou distribuídos gratuitamente. Todos esses sistemas têm, em comum, a capacidade de desempenhar operações de superposição ou integração de dados e mapas de forma eficaz. Julgue os itens subseqüentes, relativos a sistemas de geoinformações.

Dois exemplos de sistemas de geoinformações de domínio público são o SPRING e o GRASS.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q472200 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q321379 | Pedagogia, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da educação a distância (EAD), julgue os itens a seguir.

Os cursos de treinamento não-presenciais só podem ocorrer em instituições que possuam laboratórios de informática.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q473425 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor verificou a necessidade de enviar uma carta para os pais, explicando o resultado da enquete e as decisões tomadas pelo grupo, solicitando que, em caso de desacordo, não discutissem o assunto com as crianças, para não gerar confusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q473320 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A inviabilidade da construção de uma proposta coletiva indica que a melhor opção para se obter uma melhoria da qualidade de ensino é a valorização da experiência educacional de cada professor, referendada pela prática e marcada por convicções e crenças pessoais.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q537720 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O tempo de duração é um dos elementos principais no planejamento de um projeto e, nesse sentido, destacam-se os cronogramas em redes ou, simplesmente, redes de planejamento, como as técnicas PERT (program evaluation and review technique) e CPM (critical path method). A respeito dessas técnicas, julgue os seguintes itens.

O tempo disponível para a realização de uma atividade é a diferença entre as datas de início e término de uma rede de atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q783045 | Agrimensura, Engenheiro, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considere um marco geodésico situado no Hemisfério Sul e com as seguintes coordenadas UTM: 680.000 mN e 9.540.000 mE. Considere, ainda, que um receptor GPS de navegação indicou as seguintes coordenadas para esse marco: 680.030 mE e 9.540.040 mN. Com relação a esses dados, julgue os próximos itens.

O ponto medido pelo GPS ficou deslocado na direção sudeste.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q329273 | Segurança e Transporte, Técnico em Transportes, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

A municipalização do trânsito, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), é um processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o município assume integralmente a responsabilidade pelos serviços definidos no art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As prefeituras são responsáveis pela administração de todas as ações ligadas ao trânsito dentro de sua competência legal e de seu território.

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q534688 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Os projetos de pavimentação envolvem diversos estudos geotécnicos, entre os quais, o estudo do subleito. Acerca desse estudo, julgue os itens seguintes.

Para o reconhecimento das camadas de solo do subleito é suficiente realizar sondagem no eixo da plataforma da rodovia por intermédio de inspeção expedida de campo e coleta de amostras.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q540156 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

No dimensionamento de peças de concreto armado de seção quadrada, submetidas a esforços de flexão, são adotadas diversas hipóteses. Julgue os itens seguintes acerca dessas hipóteses.

A deformação das barras da armadura passiva, em tração, é diferente da do concreto em seu entorno.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q472450 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 80 do século XX, observa-se um esforço no sentido de reorientar o trabalho pedagógico da Educação Física, revisando-se, com isso, o papel que compete ao professor na formação integral da criança, em uma visão mais ampla de educação e de currículo. Tendo dessa informação como referência inicial, julgue os itens de 56 a 60. Enquanto os demais professores da escola participam do conselho de classe, o professor de educação física deve promover uma gincana para todos os alunos da série, de forma a mantê-los ocupados nesse período.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q473324 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As diferenças biológicas e estruturais entre os sexos provocam desempenhos diferenciados nos esportes. Com relação a essas diferenças, julgue os itens a seguir.

As mulheres, por possuírem menor diâmetro torácico e maior diâmetro dos quadris comparativamente aos homens, levam vantagem nas provas de corrida de 100 m rasos e salto em distância.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q472847 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor perguntou aos meninos se eles não gostariam de discutir a possibilidade de serem feitas mudanças nas regras do jogo e no sistema de disputa que transformassem os campeonatos em algo divertido para todos.
  1. ✂️
  2. ✂️

56Q330058 | Segurança e Transporte, Técnico em Transportes, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considere que, a cada 30 minutos, saia um ônibus da rodoviária de Vitória para Guarapari e que, certo dia, os quatro primeiros ônibus despachados da rodoviária estavam com 70, 76, 88 e 98 passageiros, respectivamente. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Em um intervalo de cinco horas, 10 ônibus saem de Vitória para Guarapari.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q817441 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.o 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional —, julgue os itens que se seguem.

A matrícula das crianças no ensino fundamental é dever dos pais ou responsáveis e deve ocorrer a partir dos sete anos de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q783481 | Agrimensura, Engenheiro, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considere um marco geodésico situado no Hemisfério Sul e com as seguintes coordenadas UTM: 680.000 mN e 9.540.000 mE. Considere, ainda, que um receptor GPS de navegação indicou as seguintes coordenadas para esse marco: 680.030 mE e 9.540.040 mN. Com relação a esses dados, julgue os próximos itens.

O marco situa-se a 460 km da linha do equador.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q540030 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Controlador de Recursos Municipais, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Amplamente difundido e utilizado no país para calcular a precipitação efetiva a partir da precipitação total, o método do Soil Conservation Service é baseado no parâmetro CN, conhecido como Curva Número. Em relação ao parâmetro CN, julgue os seguintes itens.

O parâmetro CN é determinado em função da umidade antecedente, definida como a chuva acumulada nos 10 dias precedentes ao evento chuvoso considerado.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.