Questões de Concursos: SEMEC PI

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11 Q428220 | Direito Constitucional, Educação, Professor, SEMEC PI, FCC

O ensino obrigatório e gratuito, inclusive a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria, previsto na Constituição Federal de 1988 (art. 208) é

12 Q432883 | Direito Constitucional, Educação, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O dever do Estado para com a educação, nos termos do artigo 208, da Constituição da República Federativa do Brasil, será efetivado mediante a garantia de:

I. oferta do ensino noturno regular, adequado à condições do educando.

II. atendimento ao educando através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

III. atendimento educacional e psicológico especializado aos que não conseguirem aprender na idade própria.

É correto o que se afirma APENAS em

13 Q321851 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!

Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas

14 Q327632 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve

15 Q328486 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

16 Q806684 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SEMEC PI, FCC

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das principais funções da avaliação escolar é

17 Q322406 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.

Cabe ao professor

18 Q322612 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso

19 Q324859 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

A discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos.

Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar

20 Q328627 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Conteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que

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