Questões de Concursos: SEMEC PI

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: SEMEC PI. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q319221 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

A interdisciplinaridade não pode ser vista como uma proposta teórica fechada, mas uma

22 Q321285 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.

Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve

23 Q326749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas.

De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê

24 Q324797 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade.

Esta organização torna-se mais difícil porque

25 Q321179 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.

Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas

26 Q322142 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar.

No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas

27 Q319090 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEMEC PI, FCC

A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...

As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido

28 Q811256 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SEMEC PI, FCC

O Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação aos maus tratos envolvendo alunos, determina que a comunicação ao Conselho Tutelar deverá ser realizada

29 Q320476 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCC

O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.

O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de

30 Q327654 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.

A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.