Questões de Concursos SEMEC PI Resolva questões de SEMEC PI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SEMEC PI Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q324859 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos. Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar ✂️ a) requer a utilização de métodos modernos adequados à realidade atual dos educandos. ✂️ b) é um processo que se efetiva independentemente da escolha de métodos. ✂️ c) pressupõe a opção por uma educação libertadora. ✂️ d) depende, fundamentalmente, do compromisso político do educador. ✂️ e) exige o conhecimento dos processos de aprendizagem anteriormente à adoção de métodos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q328627 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCConteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que ✂️ a) corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade. ✂️ b) numa visão pragmática, resolva os problemas cotidianos do mundo do trabalho. ✂️ c) permita uma formação geral ao indivíduo, preparando- o ao prosseguimento dos estudos em graus mais avançados de conhecimentos. ✂️ d) habilite o indivíduo à realização de várias ações, tornando-o polivalente em seu campo de atuação. ✂️ e) produza prazer ao ser estudado, tornando o aluno um indivíduo mais feliz na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q326749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCCReconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas. De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê ✂️ a) primeiramente, na direção do olhar sobre o mundo. ✂️ b) na aceitação da existência de olhar de forma homogênia os objetos. ✂️ c) inicialmente, na direção do olhar crítico sobre si mesmo. ✂️ d) na tolerância do pensamento do outro sobre o que penso do mundo. ✂️ e) fundamentalmente, na compreensão das dificuldades de entendimento do outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q324797 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCEm todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade. Esta organização torna-se mais difícil porque ✂️ a) não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor. ✂️ b) os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si. ✂️ c) as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos. ✂️ d) as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento. ✂️ e) a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q321179 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCMeu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa. Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas ✂️ a) convencer que ele siga um método seguro para chegar à resolução do problema. ✂️ b) fazer com que ele preste atenção nas explicações do professor. ✂️ c) conseguir que ele compreenda como fez isto ou aquilo. ✂️ d) incentivar que ele aceite o caminho definido pelo professor, porque é mais lógico. ✂️ e) procurar que ele perceba a importância da disciplina para o entendimento do estudo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q811256 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SEMEC PI, FCCO Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação aos maus tratos envolvendo alunos, determina que a comunicação ao Conselho Tutelar deverá ser realizada ✂️ a) pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. ✂️ b) pelos dirigentes da Secretaria da Educação. ✂️ c) pelos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental. ✂️ d) pelos responsáveis pela criança ou adolescente. ✂️ e) pelos representantes do Conselho de Escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q319090 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEMEC PI, FCCA alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo... As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido ✂️ a) estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno. ✂️ b) e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida. ✂️ c) o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno. ✂️ d) o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno. ✂️ e) o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q322142 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNão há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar. No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas ✂️ a) pouco estruturadas que possam trazer desordem no decorrer do trabalho. ✂️ b) discriminadoras, em relação à cultura da comunidade escolar. ✂️ c) complexas que não considere as dificuldades de entendimento dos pais e alunos. ✂️ d) conflituosas que possam invadir o espaço de mando da direção da escola. ✂️ e) administrativas, prevenindo a interferência dos pais no uso das verbas da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q320476 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCO resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas. O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de ✂️ a) desenvolver as habilidades práticas para suas futuras ocupações profissionais. ✂️ b) organizar a aprendizagem de modo a instruir bem os alunos, preparando-os para o ensino médio. ✂️ c) preparar esses alunos para a vida futura que deverão enfrentar na sociedade, quando adultos. ✂️ d) valer-se do potencial de aprendizagem desses alunos, visando ao desenvolvimento da personalidade. ✂️ e) aproveitar essa atitude favorável das crianças de modo a obter formas mais efetivas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q320927 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCCVocê está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção? A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o ✂️ a) aluno com déficit cultural não consegue se concentrar nos estudos. ✂️ b) fracasso escolar está diretamente relacionado à questão disciplinar. ✂️ c) atraso cognitivo cria obstáculos para uma boa aprendizagem. ✂️ d) aluno que apresenta dificuldade auditiva é marginalizado. ✂️ e) desconhecimento de problemas psicológicos impossibilita um ensino competente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q327654 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCCAs práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência. A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados ✂️ a) com o objetivo de obter uma educação de qualidade. ✂️ b) para conseguir que o aluno respeite o professor. ✂️ c) em direção ao exercício da autonomia e da independência. ✂️ d) para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento. ✂️ e) na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← Anterior
21Q324859 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, SEMEC PI, FCCA discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos. Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar ✂️ a) requer a utilização de métodos modernos adequados à realidade atual dos educandos. ✂️ b) é um processo que se efetiva independentemente da escolha de métodos. ✂️ c) pressupõe a opção por uma educação libertadora. ✂️ d) depende, fundamentalmente, do compromisso político do educador. ✂️ e) exige o conhecimento dos processos de aprendizagem anteriormente à adoção de métodos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q328627 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCConteúdo significativo não é obrigatoriamente aquele que é útil, que tenha uma aplicação palpável e imediata, mas aquele que ✂️ a) corresponda a alguma necessidade do sujeito no seu processo de desenvolvimento e que também o ajude a compreender a realidade. ✂️ b) numa visão pragmática, resolva os problemas cotidianos do mundo do trabalho. ✂️ c) permita uma formação geral ao indivíduo, preparando- o ao prosseguimento dos estudos em graus mais avançados de conhecimentos. ✂️ d) habilite o indivíduo à realização de várias ações, tornando-o polivalente em seu campo de atuação. ✂️ e) produza prazer ao ser estudado, tornando o aluno um indivíduo mais feliz na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q326749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCCReconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas. De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê ✂️ a) primeiramente, na direção do olhar sobre o mundo. ✂️ b) na aceitação da existência de olhar de forma homogênia os objetos. ✂️ c) inicialmente, na direção do olhar crítico sobre si mesmo. ✂️ d) na tolerância do pensamento do outro sobre o que penso do mundo. ✂️ e) fundamentalmente, na compreensão das dificuldades de entendimento do outro. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q324797 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCEm todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade. Esta organização torna-se mais difícil porque ✂️ a) não há envolvimento de pais e alunos nas propostas do professor. ✂️ b) os professores têm dificuldade de organizar o trabalho entre si. ✂️ c) as mudanças nos paradigmas de avaliação dificultam a elaboração de projetos alternativos. ✂️ d) as mudanças são realizadas sem a devida preparação e planejamento. ✂️ e) a falta de afinidades entre os projetos não favorece a troca entre as pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q321179 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCMeu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa. Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas ✂️ a) convencer que ele siga um método seguro para chegar à resolução do problema. ✂️ b) fazer com que ele preste atenção nas explicações do professor. ✂️ c) conseguir que ele compreenda como fez isto ou aquilo. ✂️ d) incentivar que ele aceite o caminho definido pelo professor, porque é mais lógico. ✂️ e) procurar que ele perceba a importância da disciplina para o entendimento do estudo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q811256 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SEMEC PI, FCCO Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação aos maus tratos envolvendo alunos, determina que a comunicação ao Conselho Tutelar deverá ser realizada ✂️ a) pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. ✂️ b) pelos dirigentes da Secretaria da Educação. ✂️ c) pelos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental. ✂️ d) pelos responsáveis pela criança ou adolescente. ✂️ e) pelos representantes do Conselho de Escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q319090 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SEMEC PI, FCCA alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo... As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido ✂️ a) estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno. ✂️ b) e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida. ✂️ c) o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno. ✂️ d) o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno. ✂️ e) o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q322142 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SEMEC PI, FCCNão há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar. No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas ✂️ a) pouco estruturadas que possam trazer desordem no decorrer do trabalho. ✂️ b) discriminadoras, em relação à cultura da comunidade escolar. ✂️ c) complexas que não considere as dificuldades de entendimento dos pais e alunos. ✂️ d) conflituosas que possam invadir o espaço de mando da direção da escola. ✂️ e) administrativas, prevenindo a interferência dos pais no uso das verbas da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q320476 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, SEMEC PI, FCCO resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas. O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de ✂️ a) desenvolver as habilidades práticas para suas futuras ocupações profissionais. ✂️ b) organizar a aprendizagem de modo a instruir bem os alunos, preparando-os para o ensino médio. ✂️ c) preparar esses alunos para a vida futura que deverão enfrentar na sociedade, quando adultos. ✂️ d) valer-se do potencial de aprendizagem desses alunos, visando ao desenvolvimento da personalidade. ✂️ e) aproveitar essa atitude favorável das crianças de modo a obter formas mais efetivas de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q320927 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, SEMEC PI, FCCVocê está querendo dizer que se um aluno não aprende não é porque ele não presta atenção? A surpresa dessa professora mostra como, ainda hoje, o ✂️ a) aluno com déficit cultural não consegue se concentrar nos estudos. ✂️ b) fracasso escolar está diretamente relacionado à questão disciplinar. ✂️ c) atraso cognitivo cria obstáculos para uma boa aprendizagem. ✂️ d) aluno que apresenta dificuldade auditiva é marginalizado. ✂️ e) desconhecimento de problemas psicológicos impossibilita um ensino competente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q327654 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SEMEC PI, FCCAs práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência. A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados ✂️ a) com o objetivo de obter uma educação de qualidade. ✂️ b) para conseguir que o aluno respeite o professor. ✂️ c) em direção ao exercício da autonomia e da independência. ✂️ d) para manter a disciplina de estudo e apreensão do conhecimento. ✂️ e) na busca de uma relação horizontal, sem diferenças de funções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro