Início

Questões de Concursos SEMEF Manaus AM

Resolva questões de SEMEF Manaus AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q693545 | Contabilidade Geral, Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Em um ente público, a conta “Ganhos com Incorporação de Ativos Apreendidos”, quanto à natureza da informação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q681578 | Contabilidade Geral, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público DCASP, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

No que se refere às demonstrações contábeis de um determinado ente público, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público determina que o valor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q690293 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Web Design da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.

                                                                                                    Darwin nos trópicos 

                Ao desembarcar no litoral brasileiro em 1832, na baía de Todos os Santos, o grande cientista Darwin deslumbrou-se com a natureza nos trópicos e registrou em seu diário: “Creio, depois do que vi, que as descrições gloriosas de Humboldt* são e sempre serão inigualáveis: mas mesmo ele ficou aquém da realidade”. Mas a paisagem humana, ao contrário, causou-lhe asco e perplexidade: “Hospedei-me numa casa onde um jovem escravo era diariamente xingado, surrado e perseguido de um modo que seria suficiente para quebrar o espírito do mais reles animal.” 
                O mais surpreendente, contudo, é que a revolta não o impediu de olhar ao redor de si com olhos capazes de ver e constatar que, não obstante a opressão a que estavam submetidos, a vitalidade e a alegria de viver dos africanos no Brasil traziam em si a chama de uma irrefreável afirmação da vida. Darwin chegou mesmo a desejar que o Brasil seguisse o exemplo da rebelião escrava do Haiti. Frustrou-se esse desejo de uma rebelião ao estilo haitiano, mas confirmou-se sua impressão: a África salva o Brasil.
                *Alexander von Humboldt (1769-1859): geógrafo, naturalista e explorador prussiano. 
                                                        (Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 167/168) 
Respeitando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q691510 | Programação, Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Considere o bloco jQuery abaixo, em uma página web onde as referências às bibliotecas necessárias estão corretas.
<script>
  $(document).ready(function(){
    $("button").click(function(){
           I
         ......  ;
     }) ;
   }) ;
< /s c rip t>
Para adicionar ao d iv com id = "c a ix a " as classes p r in c ip a l e branca, a lacuna I deve ser preenchida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q698257 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.
            Inovação sempre foi algo fundamental para o sucesso das empresas. Na atualidade, a capacidade de inovação se tornou questão de sobrevivência para a maioria das empresas, independentemente da atividade da organização. Não me refiro apenas àquelas empresas ligadas à tecnologia que notoriamente possuem inovação em seu DNA. Supermercados estão inovando. Empresas de construção civil estão inovando. Seja em relação ao produto ou ao serviço, à maneira de interagir com os clientes ou às estratégias que serão implementadas para conquistar mercado, todas as empresas que pretendem crescer buscam inovar.
            Ao contrário do que possa parecer, a habilidade de inovar requer muita disciplina. A ideia de que a inspiração precisa “baixar" para se poder inovar ou ser criativo é um mito. Mesmo parecendo um contrassenso, você pode desrespeitar todas as regras, porém de maneira disciplinada.
            O compositor austríaco Schoenberg desafiou todas as convenções da composição quando criou, no início do século XX, uma nova maneira de compor que se tornou conhecida como dodecafonismo. Mesmo que as composições de Schoenberg possam a princípio parecer difíceis de apreciar, a história da música reservou-lhe um lugar de destaque como um dos grandes compositores do século XX. Para desenvolver seu método revolucionário de compor, Schoenberg estudou com muita disciplina todas as técnicas de composição tradicionais e foi testando novas possibilidades até chegar ao dodecafonismo. Não foi algo que simplesmente aconteceu da noite para o dia.
                                                        (Adaptado de: GRINBERG, Renato. A excelência do olho de tigre. São Paulo: Editora Gente, 2016. edição digital).
Está correta a redação da frase adaptada do texto que se encontra em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q690644 | Engenharia de Software, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Ao realizar a manutenção de software, a equipe de TI deve aplicar algumas métricas de modo a avaliar a eficiência do processo de manutenção de software, sendo aspectos positivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q687447 | Raciocínio Lógico, Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Todo sábado, Sabrina
- vai ao parque ou vai ao cinema,
- acorda cedo ou não vai ao parque e
- janta fora ou não vai ao cinema.
Se, no último sábado, não jantou fora, então, é verdade que Sabrina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q693866 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.
Disseminação da violência

    A violência não se administra nem admite negociação: é da sua natureza impor a força como método. Sua lógica final é a adoção da arbárie. As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência. São chamados justamente de “supremacistas” (um neologismo, para atender a uma necessidade de nossos tempos violentos) aqueles que querem se impor pela força bruta, alcançar um poder hegemônico. Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte.
    Talvez em nenhuma outra época foi tão premente a necessidade de se fortalecerem as instituições que de fato trabalham a favor do homem, da coletividade, do interesse público. A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência que está em muitos e que já não se envergonha de si mesma, antes se proclama e se propaga com inaudito cinismo. Estamos todos diante de um grande espelho público e anônimo, onde se projeta o que se é ou o que se quer ser. Admirável como conquista tecnológica, a expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos, que devem reger nossa difícil caminhada civilizatória.
(Aníbal Tolentino, inédito)
Um segmento do texto tem seu sentido adequadamente traduzido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q692033 | Governança de TI, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Um assistente técnico de TI necessita aplicar o processo denominado Encerrar o Projeto ou Fase, conforme definido no PMBOK 5a edição. Dessa forma, esse técnico deve gerar dois documentos de saída relativos a esse processo, sendo um deles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q686576 | Programação, Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Em um parágrafo de uma página web desenvolvida com HTML5, um programador está usando palavras longas e está com medo do navegador quebrar as palavras ou linhas em locais incorretos. Para indicar os locais desejados para possíveis quebras de linha, quando a largura da janela do navegador mudar, o programador deverá usar a tag
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q687853 | Artes Gráficas, Técnico em Web Design da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Em fotografia, o Flash embutido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q692762 | Informática, Assistente Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

O chefe solicitou a um assistente a elaboração de um relatório sobre os problemas do seu departamento para encaminhar para a diretoria da empresa. Esse assistente utilizará o Microsoft Word 2013, em sua configuração padrão para a língua portuguesa, para a elaboração desse relatório. Um recurso que esse editor possui para auxiliar na escrita de um texto com maior riqueza de vocabulário é o fornecimento de sinônimos para as palavras. Para obter sinônimos de uma palavra, esse assistente deve, supondo o mouse do computador em sua configuração padrão,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q708152 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.
Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 9.
                    O brasileiro gosta de pensar que o Brasil é uma nação acolhedora, que recebe imigrantes de braços abertos. Em termos de 
dados históricos e estatísticos, não é bem assim. Apesar da imigração maciça promovida por sucessivos governos durante o Império 
e o primeiro período republicano, sempre houve debates sobre o tipo de imigrante que seria mais desejável, passando pela rejeição 
explícita a determinados grupos. Na década de 1860, a questão da imigração de chineses atingiu proporções de grande controvérsia 
e chegou a ser debatida no parlamento. O consenso era de que devia ser impedida para evitar o suposto risco de degeneração racial.
Pelo mesmo motivo, a pseudociência da época desaconselhava a entrada de mais africanos, para além dos milhões que já haviam 
ingressado escravizados no país. Em 1890, já sob a República, a entrada de asiáticos foi efetivamente barrada por decreto. [...]
                    O imigrante ideal, para as autoridades brasileiras daquele tempo, era branco e católico. De preferência, com experiência em 
agricultura e disposto a se fixar nas zonas rurais. Braços para a lavoura, era o que se dizia, e uma injeção de material genético se-
lecionado com o intuito de “melhorar a raça”. [...]. A preferência por imigrantes católicos seguia a premissa de que seriam de assimila-
ção fácil e não ameaçariam a composição cultural da jovem nação. Aqueles no poder queriam que o brasileiro continuasse do jeitinho 
que era, só que mais branco. Seguindo as premissas eugênicas então em voga, acreditava-se que o sangue europeu, tido como mais 
forte, venceria o sangue africano e ameríndio, eliminando-os paulatinamente. Essa política de branqueamento já foi documentada, ad 
nauseam, por nossa historiografia. Ela é o pano de fundo ideológico para o crescimento da cidade de São Paulo, onde a porcen-
tagem de italianos ficou acima de 30% entre as décadas de 1890 e 1910, período em que a população aumentou quase dez vezes.
                    Os doutores daquela época não conseguiram o que almejavam, por três motivos. O primeiro, concreto, é que as doutrinas 
científicas em que acreditavam eram falsas. Não existe raça pura, em termos biológicos, muito menos a superioridade de uma sobre 
outra. O segundo, circunstancial, é que a fonte de imigrantes na Europa foi secando antes que a demanda por trabalhadores no Brasil
 se esgotasse. Quando o navio Kasato Maru atracou no porto de Santos em junho de 1908, com 165 famílias japonesas a bordo, era o reconhecimento implícito de que os interesses econômicos iriam prevalecer sobre a ideologia eugenista. A imigração em massa de 
japoneses para o Brasil, ao longo do século 20, não somente descarrilou o projeto de branqueamento como também quebrou o 
paradigma de que não católicos eram inassimiláveis. Os japoneses ficaram e se fixaram. Seus descendentes tornaram-se brasileiros,
a despeito de muito preconceito e até perseguição. Conseguiram essa proeza, de início, porque se mantiveram isolados no interior do 
país. Longe da vista, como fizeram meus avós e bisavós.
                    O terceiro motivo do fracasso do modelo de assimilabilidade católica é conceitual. Seus defensores partiam de um pressuposto 
falso: o de que a população brasileira era homogênea em termos de religião. [...] o mito do bom imigrante católico ignorava 
estrategicamente a presença de judeus, muçulmanos e protestantes no Brasil. Os três grupos estiveram presentes desde a época 
colonial e, cada um a seu modo, contribuíram para a formação do país.
                                                                                                            (CARDOSO, Rafael. O Brasil é dos brasileiros. Revista Serrote, no 27, pp. 45 e 47, 2018)
Está correto o seguinte comentário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q698253 | Português, Morfologia, Assistente Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.
1. La Lettre - O centésimo aniversário de Claude Lévi-Strauss e a grande atenção que suscita revelam a posição excepcional que ocupa o autor de Tristes trópicos, uma das grandes figuras do pensamento do século XX. Qual é o papel de Lévi-Strauss?

2. Eduardo Viveiros de Castro - Lévi-Strauss é um intelectual que excede amplamente o quadro de sua disciplina, embora tenha sempre se preocupado em só falar como antropólogo. Lévi-Strauss é uma referência de seu tempo.

3. La Lettre - Tristes trópicos se apresenta como um testemunho nostálgico de um mundo que está em via de desaparecer, uma vez que a assim chamada civilização destrói a diversidade cultural e os biótopos.

4. Eduardo Viveiros de Castro - Lévi-Strauss parece pensar que a espécie está vivendo seus últimos séculos, visto que causa danos irreversíveis ao meio ambiente. Nossa espécie já enfrentou situações piores. Contudo, há motivo para inquietação. Como gerir a expansão demográfica neste momento em que a superpopulação oferece um perigo para nós mesmos? Talvez estejamos diante de um impasse antropológico, que é também biológico. A distinção entre natureza e cultura se apagou: se havia dúvida sobre o fato de essas duas "ordens" estarem imbricadas, agora não há mais. Vemos que a cultura é uma força natural, e que a natureza está envolvida em redes culturais. Portanto, é absurdo tentar distingui-las. 
Talvez sejamos a única espécie em risco de se extinguir sabendo disso de antemão. Concomitantemente, no campo da ficção científica vai se desenvolvendo todo um imaginário em torno da salvação da espécie. A ficção científica é a metafísica popular do nosso tempo, nossa nova mitologia.
Lévi-Strauss insistia na convergência entre o pensamento selvagem e a vanguarda da ciência. Parece que o mais primitivo e o mais avançado se juntam desde o auge da modernidade.
                                                (Trecho adaptado de entrevista com Eduardo Viveiros de Castro. Disponível em: www.scielo.br)

Considerado o contexto, o segmento com valor concessivo está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q692300 | Programação, Técnico em Web Design da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Em uma Servlet de uma aplicação Java EE construída em ambiente ideal há dois métodos com estrutura praticamente idêntica, mostrados abaixo.
@Override
protected void ..I.. (HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
         t h r o w s S e r v l e t E x c e p t i o n , I O E x c e p t i o n {
    processRequest(request, response);
}
@Override
protected void ...II....H ttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
        t h r o w s S e r v l e t E x c e p t i o n , I O E x c e p t i o n {
    processRequest(request, response);
}

As lacunas I e I devem ser corretamente preenchidas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q688188 | Raciocínio Lógico, Assistente Técnico Fazendário, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Uma loja vende chaveiros em formato quadrado ou redondo, nas cores azul ou amarelo. Em um determinado mês, essa loja vendeu 27 chaveiros redondos. Sabendo que o total de chaveiros azuis vendidos nesse mês foi de 17, dos quais 15 são quadrados, e que 1/6 dos chaveiros amarelos vendidos são quadrados, é correto concluir que o total de chaveiros vendidos pela loja nesse mês foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q689214 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Um técnico necessita fazer as emendas de fibras ópticas. Antes de cada fibra óptica ser colocada na máquina de fusão, ela necessita passar por um processo preparatório para garantir a qualidade da emenda, que inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q693672 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Web Design da Fazenda Municipal, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Texto associado.

                                                                                                    Darwin nos trópicos 

                Ao desembarcar no litoral brasileiro em 1832, na baía de Todos os Santos, o grande cientista Darwin deslumbrou-se com a natureza nos trópicos e registrou em seu diário: “Creio, depois do que vi, que as descrições gloriosas de Humboldt* são e sempre serão inigualáveis: mas mesmo ele ficou aquém da realidade”. Mas a paisagem humana, ao contrário, causou-lhe asco e perplexidade: “Hospedei-me numa casa onde um jovem escravo era diariamente xingado, surrado e perseguido de um modo que seria suficiente para quebrar o espírito do mais reles animal.” 
                O mais surpreendente, contudo, é que a revolta não o impediu de olhar ao redor de si com olhos capazes de ver e constatar que, não obstante a opressão a que estavam submetidos, a vitalidade e a alegria de viver dos africanos no Brasil traziam em si a chama de uma irrefreável afirmação da vida. Darwin chegou mesmo a desejar que o Brasil seguisse o exemplo da rebelião escrava do Haiti. Frustrou-se esse desejo de uma rebelião ao estilo haitiano, mas confirmou-se sua impressão: a África salva o Brasil.
                *Alexander von Humboldt (1769-1859): geógrafo, naturalista e explorador prussiano. 
                                                        (Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 167/168) 
No segundo parágrafo do texto, a vitalidade e a alegria de viver dos africanos são consideradas de modo a ressaltar a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q689936 | Governança de TI, Assistente Técnico de Tecnologia da Informação, SEMEF Manaus AM, FCC, 2019

Um Assistente Técnico participa da instalação de uma rede com cabeamento estruturado, e instalou um patch panel, que é um dispositivo frequentemente utilizado nessas instalações. O patch panel é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.