Questões de Concursos: SEPLAG EDUCAÇÃO DF

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21 Q747997 | Economia, Estruturas de Mercado, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à teoria da firma, julgue os próximos itens.

Quando a produção aumenta em uma proporção menor que a de insumos, têm-se rendimentos crescentes de escala. Na sua representação, as isoquantas vão ficando cada vez mais distantes.

22 Q741035 | Economia, Estruturas de Mercado, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Em relação à estrutura e ao custo de capital das empresas, julgue o item abaixo.

Quando uma empresa, para financiar sua expansão, se capitaliza mediante a emissão de ações preferenciais, o custo médio ponderado de capital WACC (weighted average cost of capital) será tanto maior quanto maiores forem os dividendos preferenciais e os preços dessas novas ações.

23 Q341452 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio de contagem, julgue os itens a seguir.

Suponha que os números das matrículas dos alunos de uma escola tenham 4 algarismos e, para nenhuma matrícula, o primeiro algarismo seja o zero. Nesse caso, a quantidade de matrículas distintas é inferior a 8.550.

24 Q339466 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao princípio de contagem, julgue os itens a seguir.

Considere que, para ir de sua mesa ao balcão de atendimentos, o secretário escolar disponha de 6 caminhos e, para ir do balcão até os arquivos, ele disponha de 4 caminhos. Assim, para sair de sua mesa e chegar aos arquivos, passando pelo balcão, o secretário poderá fazê-lo de menos de 25 maneiras diferentes.

25 Q739608 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito aos conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens seguintes.

No setor de distribuição de eletricidade no Brasil, o componente de eficiência das revisões tarifárias associado ao método do preço-teto (price-caps) baseia-se nos custos de uma empresa de referência, definida pela ANEEL.

26 Q333594 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a planta do projeto urbanístico de uma cidade tenha sido construída de forma que 5 cm na planta correspondam a 15 km no espaço real e que a área de um quadrado em que o seu lado mede L m é igual a L × L m2, julgue os itens a seguir.

Se, na planta, um bairro da cidade corresponde a um quadrado de 100 cm2 de área, então a área real desse bairro é igual a 90.000 m2.

27 Q811032 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assisnte de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

No que concerne à LDB, julgue os próximos itens.

Considere que Jonas, secretário escolar, no mês de setembro, como de costume, tenha encaminhado ao Conselho Tutelar, ao Judiciário e ao Ministério Público a relação dos alunos que se evadiram da escola e daqueles cuja quantidade de faltas ultrapassava 50% do percentual permitido em lei naquele ano. Nessa situação, a atitude de Jonas é desnecessária e não está prevista na LDB, mesmo porque não haveria providências a serem tomadas por esses órgãos, já que esses alunos já estavam reprovados.

28 Q331525 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a planta do projeto urbanístico de uma cidade tenha sido construída de forma que 5 cm na planta correspondam a 15 km no espaço real e que a área de um quadrado em que o seu lado mede L m é igual a L × L m2, julgue os itens a seguir.

Uma rua que, na planta, mede 15 mm de extensão, seu tamanho real é igual a 4,5 km.

29 Q340541 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Assistente de Educação, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Na lógica sentencial, uma proposição é uma sentença declarativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não como verdadeira e falsa simultaneamente. As proposições são representadas por letras maiúsculas A, B, C, D etc. Como operações lógicas sobre proposições, a proposição “A ou B” só será falsa se as duas proposições A e B forem falsas; a proposição “Se A, então B” só será falsa se a proposição A for verdadeira e a B for falsa. Uma sequência de proposições é denominada correta se a última proposição, como consequência das anteriores, for verdadeira, sempre que as anteriores o forem. Nesse caso, a última proposição é denominada conclusão e as anteriores, premissas.

Julgue os itens subsequentes, com relação às definições apresentadas no texto acima.

Considere que as mesas em que Beatriz, Carla e Marcos trabalham têm as formas retangular, em L e redonda, e cores branca, azul e verde, não necessariamente nessas ordens. Sabe-se também que a mesa de Beatriz é azul; a de Marcos é redonda; a de Carla não é verde nem tem a forma de L. Nesse caso, é correto afirmar que a proposição “As formas das mesas azul, branca e verde são, respectivamente, em forma de L, redonda e retangular” é verdadeira.

30 Q745257 | Economia, Produção, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à análise dos grandes agregados econômicos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O fato de a isoquanta tangenciar a linha de isocusto mais baixa possível é consistente com a hipótese de minimização de custos.

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