Questões de Concursos SEPLAG MG

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121Q341461 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Um casal planeja ter quatro filhos. Considerando que a possibilidade de um filho nascer do sexo masculino é igual à possibilidade de um filho nascer do sexo feminino, então, a probabilidade de todos os filhos nascerem do mesmo sexo equivale a:

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122Q592305 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O iodo é um sólido cristalino, cinza, brilhante. No aquecimento de seus cristais, origina-se um gás violeta. A mudança de estado físico descrita para o iodo é

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123Q211670 | Raciocínio Lógico, Gestão Pública, SEPLAG MG, FUNCAB

Assinale a alternativa que contém a sentença logicamente equivalente a "Não é verdade que Carla é morena e Luiza é magra".

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124Q355597 | Contabilidade Geral, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Dentre as opções abaixo, indique a que representa transação que caracteriza o regime financeiro de caixa.

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125Q357144 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Em se tratando da despesa pública, é CORRETO afirmar:

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126Q388257 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser

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127Q383515 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A Associação Internacional para o Estudo da Dor define que a

I. sensação dolorosa é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada à lesão tecidual potencial e/ou real, sendo sempre subjetiva. II. percepção de dor requer reconhecimento consciente ou consciência de um estímulo nocivo. III. percepção de estímulos nocivos requer certas conexões dos neurônios do córtex cerebral, que começam a aparecer em fetos com idade de 23 a 30 semanas de gestação. No que se refere à dor e ao desenvolvimento embrionário humano, está correto afirmar que
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128Q325002 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Libâneo (1999, p. 50), "o campo do conhecimento pedagógico corresponde ao estudo científico e filosófico da educação e aos conhecimentos teóricos e práticos de sua aplicação". Sendo assim, eles podem ser agrupados nas seguintes áreas, EXCETO:

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129Q817696 | Legislação Federal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O diretor da penitenciária que obriga os presos a freqüentarem culto religioso ecumênico:

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130Q807986 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas, EXCETO:

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132Q813414 | Legislação Federal, Lei de Execução Penal LEP, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Em relação às sanções disciplinares, é INCORRETO afirmar que:

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133Q171888 | Português, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

Ao reescrever-se o verbo em destaque na voz passiva pronominal, comete-se ERRO de concordãncia verbal em:

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134Q413703 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A Deliberação Normativa COPAM nº 74/2004, que estabelece critérios para classificação, segundo o porte e potencial poluidor, de empreendimentos e atividades modificadoras do meio ambiente passíveis de autorização ambiental de funcionamento ou de licenciamento ambiental no nível estadual, determina que os empreendimentos e atividades modificadoras do meio ambiente sujeitas ao licenciamento ambiental no nível estadual são aqueles enquadrados:

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135Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

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136Q171390 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveriA) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

A proposição cujo conteúdo o autor quer que se interprete, não como certo ou possível, mas como obrigatório encontra?se na alternativa:

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137Q551555 | Informática, Microsoft Office, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

É um formato de arquivo, desenvolvido pela empresa Adobe Systems, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usado para criá-los. É possível gerar arquivos nesse formato a partir de vários softwares como o Microsoft Word, Excel, PowerPoint, BrOffice Impress etc.

O texto fala do formato
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138Q729244 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A teoria da indivisibilidade dos Direitos Humanos é fundamental para a compreensão desses direitos após a segunda guerra mundial. Sobre essa teoria, é CORRETO afirmar:

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139Q729004 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre os direitos sociais fundamentais, é INCORRETO afirmar:

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140Q637022 | Informática, Aspecto Gerais, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Na perspectiva da Ciência da Informação, é INCORRETO afirmar que a informação pode ser:

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