Questões de Concursos SEPLAG MG

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181Q451393 | Direito do Trabalho, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A entidade representativa de determinada categoria profissional, quando impetra mandado de segurança coletivo na defesa de direito líquido e certo de seus inscritos, atua na condição de:

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182Q320596 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor

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183Q328021 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Duas crianças estão brincando de jogar "Damas".

– Quem começa?

Paulinho: – Eu!

Marcelo – Eu!

– Par ou ímpar?

Paulinho: – Par

Marcelo: –Ímpar! Ganhei. Eu começo!

Marcelo começa o jogo e, em determinado momento, faz um movimento com uma peça, mas se arrepende e movimenta outra peça rapidamente.

Paulinho grita: – Errou!

Marcelo tenta trapacear, dizendo que não tinha movimentado a pedra ainda.

– Regra é regra, diz Paulinho.

O desentendimento entre as crianças exige a intervenção do professor. A mediação do professor deve estar baseada na modalidade de desenvolvimento moral, conhecida como:

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184Q413756 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Considerando a Resolução nº 267/2000 do Conama, que trata do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio (CFC, entre outros) no Brasil, é INCORRETO afirmar:

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185Q170568 | Português, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

O termo oracional em destaque que funciona como objeto direto encontra-se em:

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186Q355745 | Contabilidade Geral, Princípios orçamentários, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Dentre os itens abaixo, assinale aquele que se constitui em exceção ao princípio orçamentário da universalidade:

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187Q472203 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

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188Q326609 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O conceito de ciclos de aprendizagem admite definições muito diversas. Um deles considera que certa homogeneidade dos programas e dos professores não constitui um ciclo de aprendizagem, mas apenas um simples ciclo de estudos. Segundo esse conceito, só existem verdadeiros ciclos plurianuais de aprendizagem quando a escolaridade é dividida em etapas de mais de um ano, com um currículo cobrindo o conjunto do ciclo, que pode ter a duração de dois, três ou quatro anos de escolaridade. O papel dos professores é conduzir os alunos que estão entrando no ciclo ao domínio dos objetivos visados para o final do percurso. Desse modo, as condições para a aprendizagem são, EXCETO:

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189Q171073 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

Considerado o ponto de vista expresso no início do parágrafo, o enunciado:
?Ela faz parte da história das ideias, foi fundamental no desenvolvimento da astronomia e é testemunha da necessidade coletiva de conhecer melhor a nós mesmos e os que nos cercam.? (§ 8) poderia, sem prejuízo da coerência argumentativa, ser introduzido por:

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190Q170387 | Português, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Há evidente equívoco na determinação do valor significativo do sufixo (em destaque) da seguinte palavra empregada no primeiro parágrafo do texto:

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191Q459213 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Considera-se funcionário público para efeitos penais, EXCETO:

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192Q414195 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Para alterar uma unidade de conservação, é necessário:

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193Q356165 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O resultado patrimonial do exercício representa o resultado final das variações patrimoniais da administração direta e indireta do governo. Para obtenção do valor e da natureza do saldo, o lançamento contábil CORRETAMENTE formulado, é:

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194Q355435 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Dentre os elementos a seguir, assinale aquele que NÃO se refere a uma das causas apontadas como responsáveis pelo aumento real das despesas públicas.

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195Q467199 | Direito Tributário, Crédito tributário, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a alternativa que contém modalidade de extinção do crédito tributário:

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196Q806431 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar EXCETO os casos de:

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197Q169796 | Raciocínio Lógico, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Considere a afirmação ?É incorreto dizer que todos os moradores de Salvador não gostam de carnaval?. A condição necessária e suficiente para que essa afirmação seja verdadeira é que seja verdadeira uma das proposições abaixo. Assinale a alternativa que contém essa proposição.

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198Q537949 | Engenharia Civil, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo a NBR 5.410 da ABNT, Instalações Elétricas de Baixa Tensão, a qualificação das pessoas é "influência externa" que pode decidir se uma medida de proteção contra choques é ou não aceitável em determinado local, dependendo de como essa condição de influência externa aí se apresenta. Considerada essa questão, em relação à sua competência, uma pessoa com conhecimento técnico e experiência tal que lhe permite evitar os perigos da eletricidade, é classificada, pela mesma NBR 5.410, como:

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199Q321131 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:

I. planejar a fala em situações formais de comunicação. II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada. III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas “complexas”. Está correto o que consta APENAS em
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200Q394740 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

"Declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário".

Maria Sylvia Zanella di Pietro refere-se assim ao:

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