Questões de Concursos SEPLAG MG

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21Q473443 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de

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22Q413885 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A responsabilidade por dano ao meio ambiente no Brasil é:

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23Q319685 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela

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24Q333101 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Considere a função linear f(x) = ?x + 4 e a função quadrática g(x) = x2 + 4x + 10. A respeito dos pontos de intersecção das duas funções, está correto afirmar que ambos pertencem ao

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25Q328970 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

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26Q324353 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

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27Q331805 | Matemática, Circunferência, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A representação gráfica da circunferência (x + 2)2 + (y ? 1)2 = 5 intercepta os eixos coordenados em

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28Q320263 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A educação escolar compõe-se de:
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29Q329122 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes, EXCETO:

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30Q592300 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A porcentagem em massa de ferro, no cloreto ferroso, é, aproximadamente,

Dados: Massa molar (g/mol): Fe = 56 Cl = 35,5
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31Q471861 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A lógica que rege a relação entre esporte e mídia é a da espetacularização e do consumo. Todavia, é importante que o aluno de Ensino Médio saiba delimitar de que tipo de esporte trata essa relação. Nesse contexto, o professor de Educação Física deve fazer referência ao esporte

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32Q414511 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo a Constituição brasileira, o meio ambiente é:

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33Q337977 | Matemática, Função Linear e Linha Reta, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Um imóvel vale hoje R$ 240.000,00 e estima-se que daqui a 4 anos valerá R$ 320.000,00. Admitindo-se que o valor desse imóvel seja regido por uma função do 1o grau, está correto afirmar que daqui a 6 anos esse imóvel valerá

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34Q414288 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A competência para a instituição de políticas públicas de defesa do meio ambiente no Brasil é:

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35Q729107 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre a seletividade discricionária no Direito Internacional dos Direitos Humanos, é CORRETO afirmar:

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36Q413827 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de:

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37Q544032 | Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana

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38Q341319 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Na gaveta de Carla há 18 camisetas, sendo 3 vermelhas, 5 brancas, 4 pretas e as demais azuis. Para não acordar a irmã, que dorme no mesmo quarto, Carla não acende a luz e retira uma camiseta da gaveta no escuro. A probabilidade maior é de Carla retirar uma camiseta

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39Q334083 | Matemática, Retas e Planos, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Considere dois planos paralelos ? e ?. Um quadrado KLMN está contido no plano ? e o ponto P pertence ao plano ? de modo que sua projeção ortogonal no plano ? seja o ponto K. Assim, está correto afirmar que

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40Q172291 | Português, Análise sintática, Direito, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

O termo oracional em destaque que funciona como objeto direto encontra-se em:

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