Questões de Concursos SEPLAG MG

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201Q471599 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza

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202Q171123 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveriA) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

A alternativa em que ambos os termos constituídos de preposição + substantivo podem ser substituídos no texto por adjetivos semanticamente equivalentes é:

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203Q605629 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Considerando os serviços bibliotecários, assinale a alternativa que descreve corretamente uma atividade-fim:

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204Q320198 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

No Brasil há uma enorme variedade linguística com sotaques diferentes, palavras que fazem sentido somente para os moradores de determinada comunidade etc. Nessa perspectiva, o professor deve

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205Q467669 | Direito Tributário, Crédito tributário, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a afirmativa INCORRETA, relativamente ao crédito tributário:

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206Q485759 | Inglês, Gramática, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

What is the correct sequence?

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207Q818399 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo a LDBEN 9.394/96, o ensino médio faz parte da escola básica e deve ter por objetivo principal:

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208Q654139 | Química, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A separação de misturas heterogêneas sólido-líquido e a trituração de sólidos são conseguidas corretamente com utilização de, respectivamente,

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209Q335039 | Matemática, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Estatísticas dos últimos anos do departamento estadual de estradas apresentam 4.718 acidentes. Desses acidentes, 3.155 dos principais motoristas estavam alcoolizados e 1.037 vítimas foram fatais. O departamento estadual de estradas quer saber se as condições do principal motorista envolvido, sóbrio ou alcoolizado, interferem na ocorrência de vítimas fatais. Utilizou um teste quiquadrado e obteve a razão das chances pontual de 1,5 e intervalar, com 95% de confiança, de 1,3 a 1,7.

O departamento, então, NÃO pode tirar como conclusão:

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210Q343147 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O texto a seguir constrói um argumento:

Por mais de um século, astrônomos especulam a existência de água no planeta Marte. Recentemente, uma nave robótica enviada pelos Estados Unidos transmitiu a resposta em forma de fotos da superfície marciana: bilhas e ranhuras microscópicas visíveis em algumas pedras demonstram que estas já estiveram submersas em água. Se a água líquida é a única substância vital para a existência de seres vivos, então é possível que tenha existido vida em Marte.

A conclusão do argumento construído no texto é:

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211Q413909 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A Resolução Conama 273/2000 estabelece que dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental competente, sem prejuízo de outras licenças legalmente exigíveis, a localização, construção, instalação, modificação, ampliação e operação, EXCETO de:

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212Q468727 | Direito Tributário, SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a afirmativa INCORRETA:

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213Q324116 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.

 Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.

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214Q434965 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Com base na Constituição da República, assinale a matéria que NÃO se insere na competência material exclusiva da União:

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215Q170274 | Direito Administrativo, Lei n8987 95 Concessão e permissão de serviços públicos, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Levando em conta o conteúdo obrigatório dos contratos de concessão de serviços públicos, a única cláusula, dentre as apresentadas nas alterativas, que NÃO se caracteriza como essencial é aquela que estabeleça:

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216Q807826 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Assistente Administrativo, SEPLAG MG, FCC

De acordo com a Lei nº 11.340/2006, configura-se violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Esta variedade de violência contra a mulher constitui
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217Q211859 | Raciocínio Lógico, Gestão Pública, SEPLAG MG, FUNCAB

Assinale a alternativa que contém a afirmação logicamente equivalente a "É incorreto que, se Marcos está na praia, então Maria está na escola".

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218Q356770 | Contabilidade Geral, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a opção que se refere a uma finalidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.

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219Q414129 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A compensação ambiental significa:

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220Q171261 | Português, Biólogo, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

Altera?se fundamentalmente o sentido de: ?Ela vem justamente do desconhecimento sobre como funciona a ciência.? (§ 1), com a substituição da forma verbal VEM por:

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