Questões de Concursos SEPLAG MG

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61Q170241 | Informática, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

Das opções seguintes, assinale aquela que contém um software básico.

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62Q324425 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos

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63Q176958 | Português, Direito, SEPLAG MG, FUNCAB

Texto associado.

Leia o texto abaixo e responda às questões

propostas.

O recente interesse na regulamentação da

astrologia como profissão oferece a oportunidade de

refletir sobre questões que vão desde as raízes

históricas da ciência até a percepção, infelizmente

muito popular, de seu dogmatismo. Preocupa?me, e

imagino que a muitos dos colegas cientistas, a

rotulação do cientista como um sujeito inflexível,

bitolado, que só sabe pensar dentro dos preceitos da

ciência. Ela vem justamente do desconhecimento

sobre como funciona a ciência. Talvez esteja aqui a

raiz de tanta confusão e desentendimento.

Longe dos cientistas achar que a ciência é o

único modo de conhecer o mundo e as pessoas, ou

que a ciência está sempre certa. Muito ao contrário,

seria absurdo não dar lugar às artes, aos mitos e às

religiões como instrumentos complementares de

conhecimento, expressões de como o mundo é visto

por pessoas e culturas muito diversas entre si.

Um mundo sem esse tipo de conhecimento

não científico seria um mundo menor e, na minha

opinião, insuportável. O que existe é uma distinção

entre as várias formas de conhecimento, distinção

baseada no método pertinente a cada uma delas. A

confusão começa quando uma tenta entrar no

território da outra, e os métodos passam a ser usados

fora de seus contextos.

Portanto, é (ou deveria ser) inútil criticar a

astrologia por ela não ser ciência, pois ela não é. Ela é

uma outra forma de conhecimento. [...]

Essa caracterização da astrologia como não

ciência não é devida ao dogmatismo dos cientistas. É

importante lembrar que, para a ciência progredir,

dúvida e erro são fundamentais. Teorias não nascem

prontas, mas são refinadas com o passar do tempo, a

partir da comparação constante com dados. Erros

são consertados, e, aos poucos, chega?se a um

resultado aceito pela comunidade científica.

A ciência pode ser apresentada como um

modelo de democracia: não existe o dono da

verdade, ao menos a longo prazo. (Modismos, claro,

existem sempre.) Todos podem ter uma opinião, que

será sujeita ao escrutínio dos colegas e provada ou

não. E isso tudo ocorre independentemente de raça,

religião ou ideologia. Portanto, se cientistas vão

contra alguma coisa, eles não vão como donos da

verdade, mas com o mesmo ceticismo que

caracteriza a sua atitude com relação aos próprios

colegas. Por outro lado, eles devem ir dispostos a

mudar de opinião, caso as provas sejam irrefutáveis.

Será necessário definir a astrologia? Afinal,

qualquer definição necessariamente limita. Se

popularidade é medida de importância, existem muito

mais astrólogos do que astrônomos. Isso porque a

astrologia lida com questões de relevância imediata

na vida de cada um, tendo um papel emocional que a

astronomia jamais poderia (ou deveria) suprir.

A astrologia está conosco há 4.000 anos e

não irá embora. E nem acho que deveria. Ela faz

parte da história das ideias, foi fundamental no

desenvolvimento da astronomia e é testemunha da

necessidade coletiva de conhecer melhor a nós

mesmos e os que nos cercam. De minha parte, acho

que viver com a dúvida pode ser muito mais difícil,

mas é muito mais gratificante. Se erramos por não

saber, ao menos aprendemos com os nossos erros e,

com isso, crescemos como indivíduos. Afinal, nós

somos produtos de nossas escolhas, inspiradas ou

não pelos astros.

Há evidente equívoco na determinação do valor significativo do sufixo (em destaque) da seguinte palavra empregada no primeiro parágrafo do texto:

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64Q729029 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Ainda sobre a seletividade discricionária no Direito Internacional dos Direitos Humanos, é CORRETO afirmar:

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65Q324145 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

São finalidades do Projeto Político Pedagógico, EXCETO:

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66Q466577 | Direito Tributário, Impostos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a alternativa que NÃO contém princípio (critério) constitucional específico a ser observado pela legislação ordinária, no tocante ao imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza:

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67Q324929 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:

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68Q388390 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Em outubro de 1949, Mao Tsé-tung, derrotando os nacionalistas, proclamou a República Popular da China. No interior do chamado campo socialista esse fato foi de suma importância, uma vez que

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69Q212689 | Raciocínio Lógico, Gestão Pública, SEPLAG MG, FUNCAB

Considere a afirmação "É incorreto dizer que todos os moradores de Salvador não gostam de carnaval". A condição necessária e suficiente para que essa afirmação seja verdadeira é que seja verdadeira uma das proposições abaixo. Assinale a alternativa que contém essa proposição.

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70Q385056 | Biologia, Genética, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A gametogênese é um processo muito importante para a reprodução sexuada dos seres vivos, pois garante a variabilidade genética e a manutenção do número cromossômico da espécie ao longo das gerações. A variabilidade genética pode ser evidenciada por diferentes processos, entre eles as combinações de possíveis cromossomos nos gametas.

Considerando apenas as possíveis combinações de cromossomos nos gametas, um organismo diploide com número de cromossomos 2n = 6 poderá formar durante a gametogênese
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71Q334226 | Matemática, Trigonometria, Assistente Administrativo, SEPLAG MG, FCC

Em um triângulo isósceles, o perímetro mede 105 cm. Sabe-se que a base tem a metade da medida de cada um dos outros dois lados. Nessas condições, as medidas dos lados desse triângulo correspondem a

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72Q385746 | Biologia, Ecologia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

São consideradas exóticas as espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas. As maneiras pelas quais essas espécies chegam e se instalam nessas novas localidades são variadas, mas elas, geralmente, acabam afetando as espécies nativas. Sob certas circunstâncias, as espécies nativas podem até mesmo ser extintas devido à ocorrência de

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73Q532736 | Engenharia Civil, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

As instalações prediais de água fria devem ser projetadas de modo que, durante a vida útil do edifício que as contém, atendam aos seguintes requisitos, EXCETO:

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74Q808918 | Legislação Federal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre os crimes hediondos, é INCORRETO afirmar que:

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75Q325392 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de

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76Q320034 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois

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77Q414529 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Constitui bem ambiental de domínio dos Estados:

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79Q322907 | Pedagogia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre

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80Q342695 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Em um carro viajam seis pessoas das quais três estão habilitadas para dirigir. O total de maneiras distintas que se pode acomodar essas pessoas no carro para a viagem é:

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